sexta-feira, agosto 17, 2007

quinta-feira, agosto 16, 2007

Abraço à Baía


O abraço à Baía irá realizar-se este domingo pelas 16:00horas, tendo o patrocínio da empresa Águas do Oeste.
Realizado desde 1999, o Abraço à Baía consiste na realização de um cordão humano em volta da baía, onde participam activamente amigos e veraneantes de S. Martinho do Porto que mostram o afecto por esta tradicional estância balnear.
Deste modo, pretende-se sensibilizar a opinião pública e as entidades competentes para a preservação do equilíbrio ambiental da Baía de S. Martinho do Porto.
Este ano, e também no domingo, a Águas do Oeste, terá as portas abertas da ETAR, das 10:00 horas às 15:00 horas, convidando toda a população interessada a visitar a nova ETAR de S. Martinho do Porto.

sábado, agosto 11, 2007

Preocupações ambientais


Decorreu ontem no Palace do Capitão, o 2º encontro da Tertúlia de São Martinho.
Durante cerca de 2 horas, foram abordadas diversas preocupações ambientais de São Martinho do Porto, nomeadamente, o funcionamento da ETAR, a qualidade da água da Baía, o funcionamento do emissário, bem como dos empreendimentos imobiliários falados para a freguesia, nomeadamente o golfe.
No próximo mês de Setembro uma nova Tertúlia terá lugar com tema e local a designar oportunamente.

segunda-feira, agosto 06, 2007

2º Encontro da Tertúlia


Preocupações ambientais em São Martinho do Porto
.
10/08/2007
21:30 Horas
.
HOTEL PALACE DO CAPITÃO
AV. MARGINAL
.
.
ORADORES CONFIRMADOS:
.
Eng. Valdemar Rodrigues
Eng. do Ambiente
Mestre em Ecologia, Gestão e Modelação dos Recursos
Doutorado em Engenharia do Ambiente
.
Dra. Maria de Jesus Fernandes
Bióloga
Técnica do Parque Natural da Serra d'Aires e Candeeiros
.
Engº Rodrigo Neto
Bacharel em Microbiologia
.
.
Participação especial:
Prof. Dr. Paulo Ferreira da Cunha
Prof. do Instituto Juridico Interdisciplinar da Faculdade de Direito da Universidade do Porto
.

Aguarda-se ainda a confirmação da presença de representantes da Águas do Oeste, Oikos e Câmara Municipal de Alcobaça.

quinta-feira, agosto 02, 2007

Geologia no Verão em S. Martinho do Porto


O Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra está a promover em S. Martinho do Porto, no âmbito da Geologia no Verão, uma iniciativa da Ciência Viva - Agência Nacional para a Divulgação Científica e Tecnológica.
Trata-se de uma acção de divulgação científica, de acesso gratuito e aberta a todos os cidadãos.

Participe!
.
.
.
Título: Geoevoluções em S. Martinho - o Porto, a lagoa e o mar.

Responsável: Jorge M. L. Dinis

Descrição da acção: A concha de S. Martinho do Porto é o que resta de uma vasta laguna costeira, que há apenas alguns milénios se estendia muito para o interior. Este abrigo natural tem grande tradição náutica, cujo expoente máximo são o porto e estaleiro de Alfeizerão, com papel relevante na saga dos Descobrimentos portugueses. No passeio veremos a estrutura geológica da região e a sua evolução, criadora da morfologia regional. Em relação à laguna, será explicada a invasão do mar e o seu recuo por um assoreamento que reflecte as alterações climáticas globais - glaciação e degelo, bem como mudanças menores - e está ligado à história das comunidades que sucessivamente foram ocupando a região, desde o Neolítico, com destaque para o impacto da Reconquista Cristã. Será ainda explicada a curiosa forma em concha e referida a erosão que afecta a zona costeira de Portugal.

Descrição sintética: A concha de S. Martinho do Porto é o que resta de uma vasta laguna costeira, que há alguns milénios passava de Alfeizerão, onde existiram porto e estaleiro. Veremos a estrutura geológica e a morfologia regional, será explicada a invasão do mar e o seu recuo pelo assoreamento marcado pelas alterações climáticas (glaciações e mudanças menores) e ligado à história das comunidades ocuparam a região.

Ponto de Encontro: Na marginal, frente à Capitania

Itinerário: Subida ao farolim do norte da barra - percurso ao longo da baía - miradouro de Salir do Porto

Notas: Usar roupa e calçado de passeio, em rochas e areia, chapéu, protector solar, líquidos. Recomenda-se pequeno farnel, binóculos e câmara fotográfica e/ou de vídeo...para mais tarde recordar. Fato de banho, opcional, para terminar com uma experiência hidrodinâmica de iniciativa individual.


Data/Hora: 4 de Agosto de 2007, 10:00
Duração: 5 horas
Nº Max. Participantes: 30
Nº de participantes extra: 10
Inscrições GRÁTIS online, na página da Ciência Viva ou linha Azul 808 200 205.