sábado, setembro 29, 2007

Marcada nova Assembleia de Freguesia...


Está marcada nova Assembleia de Freguesia, neste caso, Extraordinária, para a próxima quarta-feira (03 de Outubro) pelas 21:30 horas.

A ordem de trabalhos tem como ponto único:
- Proposta rectificativa da aquisição da viatura Mitsubishi L200 - 08-DX-97.
.
Nota: A presença e a participação dos eleitores e demais habitantes, é extremamente importante nas Assembleias de Freguesia.

sexta-feira, setembro 28, 2007

Melhoramentos na escola do 1º ciclo...





A escola do 1º ciclo de São Martinho do Porto, tem recentemente sido alvo de obras de beneficiação.
Estas beneficiações eram aguardadas há muito tempo, dado o chão existente no recinto exterior ser de pó de pedra, o que era inapropriado para as brincadeiras dos alunos, pela sujidade que provocava, bem como era nocivo ao nível da saúde.
Estas obras contemplam não só a colocação de novo e apropriado piso exterior, como também promoveu a feitura de um recinto de jogos.

quinta-feira, setembro 27, 2007

Pavilhão desportivo...

.
Passado mais um período longo de férias, continuam por concluir as obras no Pavilhão Gimno-Desportivo da Escola EB 2+3 S de São Martinho do Porto.

É um processo que se arrasta há demasiado tempo.

Conforme foi confirmado na última Assembleia de Freguesia, pelo próprio executivo, uma das deficiências encontradas, é que após a colocação da nova cobertura, continua a chover dentro do pavilhão.

Passeio pedestre...


segunda-feira, setembro 24, 2007

Nova ilegalidade efectuada pela Junta de Freguesia...

Na última Assembleia de Freguesia, realizada na passada 6ª feira, a Assembleia teve conhecimento de uma nova ilegalidade cometida pelo executivo da Junta de Freguesia de São Martinho do Porto.

O executivo adquiriu a 30/06/2007 uma viatura comercial (Mitsubishi L200) a crédito, sem a prévia autorização da Assembleia de Freguesia, conforme determina o artº. 44 da Lei nº. 2/2007 – Lei das Finanças Locais.

Mais estranho ainda é o facto de a aquisição ter sido efectuada no mesmo dia da penúltima Assembleia de Freguesia, a 30/06/2007, não tendo o executivo da Junta sequer tocado neste assunto.

Lamentável…

quinta-feira, setembro 20, 2007

Passadiço de São Martinho prolongado até Salir...


As praias de São Martinho do Porto e Salir vão ficar ligadas por um passadiço de madeira. Segundo a Câmara de Alcobaça, os trabalhos contratados vão durar um mês.
.
A Câmara Municipal de Alcobaça (CMA) reuniu, com o Instituto da Água (INAG) com quem falou do prolongamento do passadiço sobre as dunas de São Martinho do Porto com vista à ligação a Salir do Porto.
.
O passadiço sobre as dunas, para evitar que os utilizadores da praia destruam as dunas e a flora, foi inaugurado no Verão de 2006 mas ficou a meio da praia, deixando uma vasta área de dunas sem qualquer protecção. Na altura, a Câmara transmitiu ao INAG a sua vontade em ver a ligação de São Martinho do Porto a Salir (Caldas da Rainha) através do passadiço.

.

Vamos trocar armas por brinquedos! ...

22 de Setembro
15h00
São Martinho do Porto
Largo Frederich Ulrich

Os jogos e brinquedos violentos induzem as crianças a uma cultura de violência que é assimilada como algo normal, natural e usual e que as leva a reproduzir a violência no seu dia a dia. Podemos começar agora a mudança, oferecendo às crianças brinquedos que os ajudem a ver o mundo de outra forma, onde a violência não é um cenário constante e incentivando-as à criatividade, alegria e fomentando uma cultura de paz.
No dia 22 de Setembro, leve os seus filhos aos pontos de troca de brinquedos em Lisboa, S. Martinho do Porto ou Tomar, para que as crianças possam trocar os seus brinquedos bélicos por outros mais didácticos.
E para se divertirem nas nossas oficinas de actividades!
Esta acção, realizada no âmbito da campanha “Controlar as Armas” pretende promover a consciencialização das crianças, e dos seus pais, para o perigo das armas no mundo.
A par desta acção de rua, convidamos também os professores para sensibilizarem as crianças para este tema.
Para tal produzimos um Guia para Professores com actividades sobre os temas em questão: armas, crianças-soldado, violência armada. Neste guia encontrarão também sugestões sobre como dinamizar uma entrega de brinquedos na escola.
.

sexta-feira, setembro 14, 2007

Está marcada a próxima Assembleia de Freguesia...


Está marcada a Assembleia de Freguesia Ordinária para a sexta-feira (21 de Setembro) pelas 21:30 horas.
.
A ordem de trabalhos é a seguinte:
- Actividade da Junta de Freguesia no período de 20 de Junho a 11 de Setembro de 2007;
- II Revisão Orçamental;
- Aprovação da Comissão de Toponímia;
- Regulamento do Autocarro;
- Quadro de pessoal - Ponto de situação;
- Inventário - Ponto de Situação.

Nota: A presença e a participação dos eleitores e demais habitantes, é extremamente importante nas Assembleias de Freguesia.

terça-feira, setembro 11, 2007

São Martinho do Porto no Roteiro dos Desportos Náuticos e de Natureza

.
Alcobaça quer a realização de desportos náuticos na Baía para atrair mais turistas a São Martinho do Porto. O Governo garantiu que já está a trabalhar no assunto

A Câmara de Alcobaça voltou a pedir ao Secretário de Estado do Desporto que inclua a Baía de São Martinho do Porto no Roteiro dos Desportos Náuticos e de Natureza e, com isso, atraia mais turistas, em particular mais jovens, para esta freguesia do concelho que, desde sexta-feira, tem, de volta, a Pousada da Juventude de Alfeizerão que abriu completamente remodelada e com novos serviços.

O Presidente da Câmara, Gonçalves Sapinho, aproveitou a presença do Secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias, em Alfeizerão, onde assistiu à reabertura oficial da Pousada da Juventude, para pedir investimento numa área que pode desenvolver o turismo naquelas duas freguesias. Na mesma hora ficou a saber que a Federação de Desportos Náuticos já está a trabalhar num projecto para o desenvolvimento daqueles desportos na Baía.

A autarquia tem apoiado o clube náutico de São Martinho do Porto, nomeadamente na construção da sua sede, cujas obras estarão praticamente terminadas, e afirmado, publicamente, que é a favor da criação de uma escola de desportos náuticos na Baía que tenha “escala nacional” como uma forma de promover aquela vila como destino turístico e desenvolver uma área especifica ainda pouco explorada na Região.
.

sábado, setembro 08, 2007

Golfinho surge na baía...


As hipóteses de sobrevivência do golfinho bebé que apareceu na tarde de quinta-feira na Baía de São Martinho do Porto são reduzidas. Os técnicos estão, contudo, a acompanhar a todo o instante a evolução do bebé.
Marina Sequeira, coordenador do Instituto de Conservação da Natureza (ICN), entidade que recolheu o mamífero e está a tratar da sua sobrevivência, diz que se trata de uma das espécies mais comuns a viver ao largo da costa portuguesa, e de mais uma vítima das redes de pesca.
O golfinho ainda bebé, com apenas 80 centímetros de comprimento, apareceu na Baía de São Martinho do Porto por volta das treze horas de quinta-feira. Quando foi recolhido pelos técnicos do ICN apresentava vários ferimentos, alguns de redes de pesca e outros provocados por outros animais marinhos. Apresentava também problemas de flutuabilidade. De acordo com Marina Sequeira, “se se provar que ele esteve preso por redes de pesca, as hipóteses de sobrevivência são ainda mais reduzidas pois podem significar que o bebé está com problemas nos pulmonares”.
O mamífero foi recolhido três horas depois de ter sido dado o alerta pela Polícia Marítima. Foi estabilizado ainda no local e transportado, de seguida, para o Centro de Recuperação do ICN em Quiaios, na Figueira da Foz.
Estas ocorrências, conhecidas por arrojamentos, são comuns na costa do concelho. Desde Março de 2004 já se registaram 35 casos de vítimas das redes de pesca.
.
...
Ler em comentários o esclarecimento do Dr. José Vingada - Presidente da SPVS.
01/10/2007

sexta-feira, setembro 07, 2007

Novo pároco de S. Martinho ...

O Padre Joaquim Vieira Gonçalves, irá ser, a partir do próximo domingo (dia 09), o novo padre das paróquias de São Martinho do Porto e de Alfeizerão.
O Padre António Marques, actual pároco, irá continuar nas duas paróquias como padre emérito.
O novo pároco tem 37 anos e é natural da freguesia de Santa Catarina da Serra, e era até à sua nomeação, coadjutor na igreja de Algueirão – Sintra.
A cerimónia será pelas 11:00 horas do próximo domingo na igreja de São Martinho do Porto, e será presidida pelo Bispo D. Anacleto de Oliveira.

Inauguração da Pousada da Juventude ...

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, preside nesta sexta-feira, às 15h30, à cerimónia de reabertura da Pousada de Juventude de Alfeizerão-S.Martinho do Porto.
A obra de remodelação e ampliação da Pousada de Juventude, situada na Estrada Nacional 8, em Alfeizerão, teve como objectivo a reabilitação das edificações existentes e a sua ampliação, a reformulação da tipologia dos alojamentos, a remodelação das áreas sociais e de apoio, e a introdução dos requisitos funcionais de conforto e segurança.
A remodelação desta unidade de alojamento traduz-se num aumento da capacidade de alojamento de 56 camas para 70 camas, dispostas na seguinte tipologia: 3 quartos duplos; 1 quarto duplo adaptado para pessoas de mobilidade condicionada; 11 quartos múltiplos.
As áreas sociais e de apoio englobam refeitório, cozinha e lavandaria de serviço, sala de convívio com bar, cozinha/ lavandaria para alberguistas e campo polidesportivo.
Com um investimento orçado em 1.538.921.73 euros, que inclui a construção e decoração do novo imóvel, a Pousada de Juventude de Alfeizerão-S. Martinho do Porto funcionará 24 horas por dia, sete dias na semana.
Esta é a 45ª unidade de alojamento inserida na Rede Nacional de Turismo Juvenil de Portugal Continental.
.

Homenagem ao Dr. Graça ...

No passado dia 25 de Agosto, São Martinho do Porto prestou uma justa homenagem ao Dr. Rafael Gagliardini Graça.
As cerimónias incluíram o descerramento de um memorial (busto em bronze) no Largo Vitorino Fróis.
Já na década anterior, a freguesia lhe tinha prestado homenagem atribuindo o seu nome a uma rua da Vila, a antiga Rua da Circunvalação passou a designar-se Rua Dr. Rafael Gagliardini Graça.
O Dr. Rafael Graça nasceu em 1906 e foi médico durante mais de 50 anos em São Martinho do Porto.
Aos 25 anos, veio passar férias à Vila, e na ocasião o médico cá existente encontrava-se doente, pelo que lhe pediu a sua colaboração, e foi assim que iniciou a sua actividade na freguesia.
O Dr. Graça exercia a prática de clínica geral, obstetrícia e também de estomatologia.
È recordado não apenas pelas suas capacidades profissionais, mas também pelas suas qualidades humanas, tendo exercido diversos cargos de cariz social e político na freguesia.

terça-feira, setembro 04, 2007

Honrosa distinção


O amigo Joaquim Marques, através do seu blog Alcobaça e não só, honrou este blogue com esta nomeação.
Desde já agradeço a sua distinção e espero continuar a merece-la.
Um abraço.

--- "" ---
.
O amigo José Gonçalves do blogue Por entre montes e vales, também distinguiu o blogue com este certificado.
Um muito obrigado também a si.
Um abraço.