quarta-feira, janeiro 30, 2008

Alfeizerão já tem Biblioteca...


O espaço, inaugurado esta quarta-feira, está integrado no Centro Cultural onde já funciona a sede da Junta de Freguesia. O recheio ainda é pouco mas, segundo o Presidente da Câmara, Gonçalves Sapinho, trata-se de um equipamento que ficará ligado em rede à Biblioteca Municipal.
Falta ainda a inauguração da extensão de saúde de Alfeizerão, que passará a funcionar também no edifício do Centro Cultural.
A abertura oficial da extensão, que está pronta há algum tempo, deverá acontecer em Fevereiro apesar da ARS de Lisboa e Vale do Tejo ainda não ter assumido qualquer compromisso em pagar o que deve à Câmara de Alcobaça.
A autarquia tem atrasado a abertura da extensão com o argumento de ainda não ter recebido garantias da ARS sobre a verba que ficou de receber, no âmbito de um contrato-programa, e que permitiu a construção das novas instalações de saúde a Alfeizerão.
.

quinta-feira, janeiro 17, 2008

Mercado irá ter novo regulamento...

O mercado da vila irá ter novo regulamento, fruto de trabalho conjunto entre a Assembleia e a Junta de Freguesia.
O regulamento que está ainda em vigor data de 1988.
Passados 20 anos, tornava-se urgente a sua alteração, face à evolução das práticas daquele tipo de comércio, bem como a todo o conjunto de alterações legislativas que foram alteradas.
Este é um dos pontos que irá a aprovação na próxima Assembleia de Freguesia a realizar amanhã (6ª feira) pelas 21:30.
Depois da esperada aprovação, o documento terá 30 dias para apreciação pública. Findo esse período, passará a ser esse documento a regular o mercado da vila.

quarta-feira, janeiro 16, 2008

Vai começar a Requalificação da zona do Outeiro...


A Câmara de Alcobaça conseguiu um importante financiamento que vai permitir arrancar dentro de dias com a Requalificação da zona do Outeiro, em São Martinho do Porto.
Com esta obra, toda a zona histórica da vila fica com a renovação de imagem garantida.
O sistema de abastecimento de água e o de tratamento de esgotos vão ser, finalmente, adaptados às actuais necessidades daquela zona.
O Presidente da Câmara, Gonçalves Sapinho, prevê que o início da obra esteja para breve.
A Junta de Freguesia manifestou também a sua satisfação pela perspectiva das obras arrancarem dentro de dias, esperando que a intervenção fique quase resolvida antes ao início do verão.
A obra já adjudicada só agora tem ordens para arrancar.
Vai requalificar a Calçada de D. Pedro (na foto), Rua Professor Eliseu, Rua Gago Coutinho assim como o Largo da Junta e o Fontanário, e inclui, ainda, a requalificação do miradouro, classificado pelo Presidente da Câmara, Gonçalves Sapinho, “de grande interesse”.
.
In Rádio Cister

segunda-feira, janeiro 14, 2008

Festas de Sto. António 2008...


As Festas em honra de Santo António de 2008, vão ser organizadas, à semelhança do que aconteceu no ano passado, pelo Grupo Desportivo Concha Azul.
Os festejos serão realizados nos terrenos a sul do parque de campismo da freguesia.
A respectiva comissão de festas, é composta por 3 directores e por 2 associados.

Bem hajam.

sexta-feira, janeiro 11, 2008

Ministério confirma ligação linha do Oeste com TGV em Leiria...


O Ministério das Obras Públicas confirmou hoje que a ligação entre as duas estações ferroviárias de Leiria, uma que serve a actual linha do Oeste e outra que irá fazer parte da Rede de Alta Velocidade, revela a agência Lusa.
Em resposta a um requerimento interposto pelo deputado Feliciano Barreiras Duarte, o gabinete do ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações revelou que os estudos técnicos indicam que haverá uma ligação directa entre a linha do Oeste e a futura estação de alta velocidade de Leiria.
Será possível, «a partir da linha do Oeste aceder às duas localizações alternativas para a nova estação de Alta Velocidade de Leiria», permitindo assim a «articulação» entre as duas redes ferroviárias. Esta solução irá «permitir a revitalização da linha do Oeste e constituir um forte apoio à sua modernização», conclui o ministério, em resposta ao deputado social- democrata Feliciano Barreiras Duarte, que foi eleito pelo distrito de Leiria. «A intermodalidade e a dinamização da procura entre a rede de alta velocidade e a rede convencional são situações a promover» pela tutela e como a actual estação da linha do Oeste não pode ser incorporada na rede de alta velocidade fica garantido, pelo menos, a sua ligação.
Actualmente, estão em análise duas localizações para a nova estação de Leiria, «uma a nascente e outra a poente da cidade, a decidir em função da avaliação de impacte ambiental do troço Alenquer - Pombal, actualmente em curso».
A modernização do Oeste é uma das «acções prioritárias» da tutela, refere o gabinete ministerial, estando em curso a conclusão do Plano Estratégico para esta rede onde ficará estabelecido «o conjunto de acções a realizar na modernização desta infra- estrutura».
No requerimento, o deputado deu conta das preocupações da população do concelho de Alcobaça relativamente à nova linha de alta velocidade, lembrando os protestos dos moradores e da autarquia.
Em resposta, a tutela recorda que os dois traçados em discussão, a poente da Serra dos Candeeiros, terão sempre medidas de engenharia que visam a «minimização dos impactes negativos», através soluções como a construção de túneis e viadutos, a atenuação de ruído com barreiras acústicas, a garantia de locais de atravessamento para a fauna a que se somará depois a identificação e acompanhamento arqueológico de qualquer património detectado.
.

quarta-feira, janeiro 09, 2008

Estudo defende concelho de Alcobaça para receber novo hospital da zona Oeste-Norte...

O concelho de Alcobaça foi considerado a melhor solução para receber a futura unidade hospitalar da zona Oeste-Norte, segundo um estudo da Escola de Gestão do Porto, pedido pelo Ministério da Saúde.
O estudo, elaborado para a Estrutura de Missão Parcerias Saúde, recomenda que o novo hospital, que deverá ter uma capacidade para 200 camas, se localize no terreno identificado pela Câmara de Alcobaça, no lugar de Alfeizerão. O local situa-se a 15 quilómetros a Norte das Caldas da Rainha e a 12 minutos de distância desta cidade por auto-estrada.
De acordo com o documento, a localização é considerada "excelente, a poucas centenas de metros do nó da A8 e a cerca de 3,5 quilómetros de um centro populacional de alguma dimensão e importância turística: a freguesia de S. Martinho do Porto".
A opção escolhida no trabalho entregue ao Ministério da Saúde foi a de propor para toda a região Oeste duas unidades hospitalares de dimensão mais reduzida: um hospital Oeste-Sul e um hospital Oeste-Norte. Embora sejam recomendadas melhorias, o hospital de Torres Vedras reúne, para a equipa que elaborou o estudo, as condições para ser o hospital Oeste-Sul constituindo-se como uma solução para os concelhos de Torres Vedras, Lourinhã, Cadaval e Mafra. Relativamente à zona Norte, as conclusões do estudo dizem que não será possível contar com o hospital de Alcobaça, por falta de condições, tendo a população que se dirigir a Caldas da Rainha ou a Leiria.
O trabalho defende ainda que o Centro Hospitalar das Caldas da Rainha também não tem condições para se constituir como uma solução sem que sejam realizados investimentos consideráveis. A construção de raiz da nova unidade permitirá, segundo o documento, libertar as actuais instalações do hospital de Alcobaça, que deverão ser devolvidas à Misericórdia local, e do hospital das Caldas da Rainha que reverterão para o património do Estado.
Para os responsáveis do estudo coordenado pelo ex-ministro socialista Daniel Bessa, com a construção do novo hospital "parece impossível manter o hospital São Gonçalves Telmo em Peniche (...) por razões de falta de escala".Por outro lado, enquanto o novo hospital não estiver construído, a curto prazo "o mais provável é dar-se o encerramento do hospital de Alcobaça e a consequente sobrecarga para o hospital das Caldas da Rainha". Nestas circunstâncias, o hospital de Peniche ganha "uma importância acrescida". "O hospital de Peniche poderá constituir-se como uma retaguarda do Centro Hospitalar das Caldas da Rainha", defende o documento.
Na região Oeste, as unidades de saúde hospitalares existentes situam-se nos concelhos de Alcobaça, Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras.
A população abrangida é de 398 mil habitantes que residem nos concelhos de Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Mafra, Nazaré, Óbidos, Peniche, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Cadaval, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.
ARS concorda com estudo mas diz que "não é um assunto fechado"A Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo concorda com a sugestão do estudo mas o seu presidente, António Branco, diz que "não é um assunto fechado", podendo vir a ser construído no concelho de Alcobaça ou no de Caldas da Rainha.
A construção do novo hospital Oeste-Norte também foi apontada anteontem pelo ministro da Saúde, Correia de Campos, durante o programa de televisão “Prós e Contras” da RTP1. O ministro disse que a curto prazo, se não houver oposição das câmaras municipais, será primeiro constituído um novo Centro Hospitalar que integre Alcobaça, Peniche e Caldas da Rainha, sendo que "o objectivo é construir um hospital novo".
O presidente da ARS de Lisboa e Vale do Tejo afirmou esperar que "em Março entre em funcionamento a administração do novo centro hospitalar" que integre as unidades de saúde hospitalares dos três concelhos.
.

quinta-feira, janeiro 03, 2008

Cinco novos edifícios na marginal de São Martinho do Porto...


Foram autorizados cinco novos edifícios de quatro pisos para habitação na marginal de São Martinho do Porto.
O vereador das obras particulares, Carlos Bonifácio, garante que os edifícios cumprem com o Plano de Pormenor para aquele local e obtiveram pareceres positivos de várias entidades, nomeadamente da equipa de Requalificação Urbana em curso na Marginal.
Os vereadores do PS e da CDU não se opuseram ao projecto. Para Rogério Raimundo a aprovação era a única saída já que o construtor cumpriu o compromisso que tinha assumido com a Câmara, desde o primeiro mandato de Gonçalves Sapinho, em respeitar aos planos de ordenamento da marginal, e que implicam prédios até quatro andares com uma estética que não desrespeite os que já se encontram no local.
O processo de licenciamento pelo pelouro das obras particulares demorou dois anos. A Câmara autorizou, finalmente, o construtor Pereira Coutinho a fazer cinco novos prédios, perto do Parque de Campismo da Baía, destinados a habitação, e com lojas no rés-do-chão e algumas infra-estruturas públicas.
.

Mais de 120000 passaram a passagem de ano na Nazaré...


Mais de 120 mil pessoas encheram as ruas e o areal da Nazaré para dar as boas vindas a 2008, de acordo com a autarquia, confirmando esta festa como uma das maiores celebrações de fim de ano do País. O fim-de-semana prolongado e as boas condições atmosféricas combinaram-se a um programa de animação musical que, desde sexta-feira, contribuiu para incentivar os visitantes a uma estada mais prolongada. Foi um autêntico mar de gente aquele invadiu a Nazaré que, ao longo de quatro dias, registou uma ocupação inusitada, com alojamento praticamente esgotado, prateleiras vazias nos supermercados e muita animação nas ruas.

Na noite mais longa do ano, a extensa Marginal e o areal da praia foram os principais pontos de convergência dos foliões, mas os miradouros naturais da Pederneira e, sobretudo, do Sítio da Nazaré registaram também um grande afluxo de pessoas, que preferiram a vista panorâmica sobre o espectáculo de fogo-de-artifício, especialmente concebido para o cenário da enseada da Nazaré.

Para animar tantos milhares, foram instalados quatro palcos ao longo da Marginal e um no Sítio, com bandas locais e dj’s. A praia da Nazaré tornou-se uma imensa discoteca ao ar livre, iluminada pela luz das estrelas, raios laser e os 50 mil light sticks que a Câmara Municipal da Nazaré distribuiu.

Apesar da imensa multidão, considerada já pela organização a maior de sempre na Passagem de Ano na Nazaré, não se registaram incidentes, com uma articulação oleada entre as diversas forças de segurança, serviços de emergência e cuidados de saúde, no âmbito do serviço municipal de Protecção Civil. A Passagem de Ano é uma organização da Câmara Municipal da Nazaré e da Região de Turismo Leiria/Fátima.



Nota: Quando é que a autarquia toma consciência que em S. Martinho se pode e deve dinamizar a passagem de ano?