sexta-feira, junho 27, 2008

Hoje é dia de Assembleia de Freguesia...

Está marcada, para hoje, a Assembleia de Freguesia Ordinária pelas 21:30 horas.
A ordem de trabalhos é a seguinte:

- Actividade da Junta de Freguesia no período de 09 de Abril a 11 de Junho de 2008;
- Informação Financeira;
- Proposta de modificação orçamental;
- Regulamento para atribuição de apoios financeiros;
- Toponímia;
- Proposta de cedência - Clube Náutico.
.
Nota: A presença e a participação dos eleitores e demais habitantes, é extremamente importante nas Assembleias de Freguesia.

segunda-feira, junho 23, 2008

Golfe não está certo...


O Campo de Golfe de São Martinho do Porto está em risco.
O financiamento do QREN ao projecto apresentado por privados, e apoiado pela Câmara, corre sérios riscos por não ter sido sequer considerado pelo Plano Regional de Ordenamento do Território do Oeste e Vale do Tejo (PROT-OVT), que se encontra em discussão pública até Agosto.
A Câmara de Alcobaça já está a preparar um protesto junto da entidade responsável pelo PROT-OVT e vai argumentar que o concelho tem uma possibilidade de investimentos avultados que não quer perder e que passa pela instalação de, pelo menos, dois campos de golfe a norte, um em terreno privado e outro em terreno público, e um em S. Martinho do Porto, num terreno que fica a caminho da freguesia de Alfeizerão.
O PROT-OVT também não contemplava os campos de golfe em Pataias, mas, de acordo com o Presidente da Câmara, Gonçalves Sapinho, foram alcançados acordos, antes da colocação deste PROT em discussão pública, que resolvem, em princípio, o problema do norte do concelho, faltando o mesmo para o caso de S. Martinho do Porto embora, adiantou o autarca, exista abertura para se alcançar uma solução, cabendo, neste caso, segundo reconheceu, à autarquia a missão de pressionar as entidades competentes com vista à integração deste investimento no Plano Regional de ordenamento do Território do Oeste e Vale do Tejo.
Bastante crítico em relação a um Plano que prima pela indefinição face a verbas a disponibilizar por região e por projecto, Gonçalves Sapinho diz não perceber, por exemplo, o facto do PROT-OVT não contemplar mais áreas do concelho de Alcobaça para o turismo, ao contrário do que acontece com Óbidos, cujo território, disse, está praticamente todo afecto à actividade turística.
Para além do golfe, Alcobaça também quer ver contempladas no PROT, obras de melhoria na linha ferroviária do Oeste entre Alcobaça e a Nazaré, a reabilitação do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça e a Área de Localização Empresarial da Benedita.
In www.cister.fm

sexta-feira, junho 20, 2008

De 20 a 22 de Junho...


Afirmar o Oeste como nova realidade turística...

Bernardo Trindade, Secretário de Estado do Turismo

Correio da Manhã – Lançou o Programa ‘A Oeste tudo de novo’. Que iniciativas destaca?
Bernardo Trindade – Os festivais de música nos monumentos, nomeadamente em Alcobaça e Óbidos, os eventos relacionados com a gastronomia, bem como os campeonatos de surf e bodyboard e ainda os de golfe.
– Qual o objectivo do programa?
– O programa vem ao encontro da vontade de afirmar o Oeste enquanto nova realidade turística em Portugal. Com esta campanha de animação que agora lançamos, resultante de um trabalho conjunto com a Associação de Municípios do Oeste, o Oeste mostra esta sua nova faceta, capaz de atrair mais e diferentes turistas.
– Qual o valor do investimento?
– Nesta fase da campanha foi feito um investimento de 500 mil euros, sem contar com os investimentos feitos pelos municípios.
– O que oferece a região?
– Tem havido uma evolução significativa em termos da oferta turística do destino, que tem permitido realçar a beleza do património natural e cultural desta região. Trata-se de uma oferta turística de muita qualidade, que tem permitido atrair novos segmentos com maior valor acrescentado.
– Por que decidiram apostar no turismo da Região do Oeste?
– O Oeste foi uma das regiões escolhidas para esta aposta tendo em conta os seus importantes atractivos patrimoniais e culturais, bem como o forte investimento turístico privado de que a região tem sido alvo. Neste sentido, aliás, e tendo em vista a qualificação decisiva deste destino, alargámos a rede de escolas de hotelaria na região.
– Depois do Algarve e do Oeste, qual a região que se segue?
– É preciso consolidar estes dois programas e maximizá-los, de forma a que possamos tirar o maior aproveitamento possível. Com estas apostas ganhas, certamente evoluiremos para outras regiões.
.

sexta-feira, junho 13, 2008

Milhares a ouvir Quim Barreiros...



Ao recinto das Festas de Santo António afluiram cerca de 12 000 pessoas para ouvir Quim Barreiros na noite do passado dia 9.
Foi uma aposta ganha pela organização.
Os parabéns à Comissão de Festas do Grupo Despotivo Concha Azul.