sexta-feira, setembro 26, 2008

Hoje há Assembleia de Freguesia...


Hoje pelas 21:30 irá realizar-se Assembleia de Freguesia.
Ordem de Trabalhos:
  1. Actividade da Junta de Freguesia no período de 12 de Junho a 09 de Setembro de 2008;
  2. Informação financeira;
  3. Toponímia;
  4. Protocolo de cedência da Escola de Vale do Paraíso à Paróquia de São Martinho do Porto;
  5. Proposta para a instalação de Depósito de Gás nos Terrenos dos Medãos - Avenida Marginal.

segunda-feira, setembro 22, 2008

Geocientistas avaliam potencial petrolífero...

Dezenas de geocientistas dos países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa vão passar por S. Martinho nos próximos dias 10 e 11 de Outubro com o objectivo de avaliar o potencial petrolífero da Bacia Lusitânia, onde a vila se insere.Esta visita decorre no âmbito da conferência internacional "As Geociências no Desenvolvimento das Comunidades Lusófonas", que vai decorrer no mês de Outubro e que pretende divulgar a cooperação em Ciências da Terra dos países lusófonos nos domínios político, empresarial, académico e educacional.Na Universidade de Coimbra, que organiza esta conferência, cerca de 70 empresários, políticos, investigadores e educadores de várias nacionalidades vão promover a partilha de ideias, a análise de políticas de cooperação e desenvolvimento e de projectos de investigação científica entre os diversos países de expressão em língua portuguesa. Formar a população universitária dos diversos países de língua oficial portuguesa é outro propósito desta conferência, que os promotores querem ver reeditada anualmente.De acordo com a organização, esta conferência surgiu da necessidade de os geocientistas articularem as suas actividades, pelo que nesta primeira edição será feito um inventário das competências actuais deste sector no seio da CPLP. A visita a S. Martinho é uma de quatro visitas de campo planeadas para os participantes da conferência internacional, que cinco dias depois de estarem na nossa região partem em direcção a Cabo Verde, para visitar o Parque Natural do Fogo.
.

sexta-feira, setembro 19, 2008

quinta-feira, setembro 18, 2008

Reflexões sobre o Verão 2008 (IV)...


As infra-estruturas na nossa freguesia voltaram a falhar neste Verão. Existiram falhas ao nível do saneamento, do fornecimento de electricidade e da água da rede pública.
Aquando da requalificação da Marginal, foram feitos grandes investimentos ao nível do saneamento, de modo a ultrapassar os habituais rebentamentos. No entanto, e mais uma vez, o grande afluxo verificado em Agosto voltou a provocar problemas, nomeadamente numa estação elevatória, que acabou por se avariar com o volume de descargas feitas pelo sistema. Não se admite.
Esta situação e o “saltar” das tampas de saneamento verificados neste período, reforça a necessidade de ser aprofundada esta revisão ao nível do saneamento.
No que concerne às falhas de energia eléctrica, os residentes de S. Martinho, já estão habituados a sempre que chove existirem faltas frequentes de luz; contudo, durante este mês de Agosto foram quase diárias estas falhas de energia. Não se compreende.
Relativamente à água da rede, e também devido ao grande afluxo de pessoas, ocorreram com regularidade falhas de água, assim como a determinadas horas do dia existia pouquíssima pressão de água nos canos. Não se aceita.
Na área das infra-estruturas muito há a fazer na freguesia… E apesar, a construção não pára...


continua...
Ver também:

quinta-feira, setembro 11, 2008

Escola de São Martinho do Porto vai para obras em 2009...


O executivo de Alcobaça espera dar início às obras de melhoramento da Escola Básica 2,3 de São Martinho do Porto já em 2009, durante o próximo ano lectivo.
Trata-se de uma intervenção da responsabilidade do Ministério da Educação, mas cujo processo burocrático está a ser agilizado pela Câmara de Alcobaça, que irá lançar o concurso público.
Para minimizar o impacto da intervenção no estabelecimento de ensino irão ser instalados pavilhões provisórios, garante o vereador das Obras Públicas, Hermínio Rodrigues.

Adiada a Inauguração da Extensão de Saúde de Alfeizerão...


Por motivos imprevistos de agenda dos participantes, a Inauguração da Nova Extensão de Saúde de Alfeizerão, já anunciada, para dia 12 de Setembro, fica sem efeito.
.
In www.cister.fm

terça-feira, setembro 09, 2008

Reflexões sobre o Verão 2008 (III)...


Este verão foi colocada em prática uma ideia que muitos defendiam para os transportes no Verão: o comboio turístico. Foi um sucesso! Encontrou-se quase sempre com a lotação esgotada para passeio e também como meio de transporte para alguns veraneantes.
Contámos ainda com uma charrete que faz percursos turísticos na nossa vila.
Apesar disto, continuo sem compreender o porquê do mini bus adquirido pela freguesia antes das últimas eleições autárquicas continuar quase sempre na garagem sem utilização.
Para lá do custo de aquisição, somam-se os custos de manutenção que também são elevados, assim como o custo exagerado da aquisição das placas de paragem. Para quê?
Será que não seria de aproveitar este mini bus para transportar os nossos veraneantes dos parques de estacionamento para a praia e para outros locais de interesse?
Será que não temos que caminhar para a construção de grandes parques de estacionamento e de reduzir o trânsito na marginal?
continua...

Ver também:

Reflexões sobre o Verão 2008 (I)...

Reflexões sobre o Verão 2008 (II)...

segunda-feira, setembro 08, 2008

Adiada a inauguração do Elevador...


Por questões de agenda do Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, José Gonçalves Sapinho, a inauguração do Elevador Panorâmico de São Martinho do Porto, anteriormente anunciada para o dia 10 de Setembro, vai ser adiada.
A data da cerimónia será divulgada em momento oportuno.
In http://www.cister.fm/

quinta-feira, setembro 04, 2008

Reflexões sobre o Verão 2008 (II)...



Há muito que defendo a criação de um logótipo (imagem) para S. Martinho. Uma imagem que transpareça aquilo que a nossa terra tem de melhor: alegria, sol, mar… Uma imagem que sirva de trampolim para um novo São Martinho do Porto. Um S. Martinho rejuvenescido e com grande potencial para o futuro.
Seria algo que, onde quer que fosse usado, fosse facilmente associado a S. Martinho do Porto, uma imagem de marca
Este logótipo para lá de ser a referência de todos os eventos realizados na freguesia, deveria ser também o logótipo a utilizar pela Junta de Freguesia.
Depois de devidamente registada pela autarquia, a marca, serviria de suporte a actividades de marketing e de merchandising.
Seria a marca São Martinho.
A criação desta marca pode ser realizada através de concurso próprio ou através de uma parceria com as instituições de ensino.
Este é mais um desafio que lanço… Vamos ter o melhor Verão de 2009.
.
Ver também:
continua...

quarta-feira, setembro 03, 2008

Mário Lino inaugura Elevador Panorâmico...


A completar a segunda fase do projecto de Requalificação Urbana da vila de São Martinho do Porto, a Câmara Municipal de Alcobaça inaugura, no dia 10 de Setembro, pelas 11h00, o Elevador Panorâmico de São Martinho, que vai fazer a ligação entre a Rua Vasco da Gama (mais conhecida por Rua dos Cafés), a Rua da Bela Vista e o Largo Comendador José Bento da Silva.A sessão de inauguração contará com as presenças do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, e do Secretário de Estado do Ordenamento do Território e Cidades, João Ferrão.
Este não será apenas um elevador que tornará São Martinho mais acessível. A estrutura, que assume uma arquitectura contemporânea, é composta por três pisos. No piso térreo desenvolve-se um espaço totalmente aberto que permite a visualização de todo o edifício, onde os utentes poderão também encontrar uma caixa multibanco. No piso 1 será implementado o Posto de Turismo da vila, onde os visitantes poderão solicitar informações e aceder, de forma individualizada, à internet. O piso 2 é um espaço equipado com infra-estruturas com capacidades para acolher inúmeras e diversificadas actividades lúdico/educativas como: exposições, eventos culturais, conferências, workshops entre outras. Os espaços de apoio como arrumos, sanitários femininos e masculinos estão localizados no piso -1.
A empreitada não se resumiu à construção do elevador. Os trabalhos englobaram também a requalificação do Largo José Bento da Silva, antigo Adro, um dos mais belos miradouros de São Martinho do Porto.
A obra do elevador assume grande importância para os habitantes residentes na vila, uma vez que vai ligar a parte baixa à zona alta, também conhecida por Outeiro, que há muito se deparam com dificuldades de ligação, devido ao desnível acentuado do piso neste, ainda que curto, trajecto. Assim, este novo equipamento vai facilitar a mobilidade dos habitantes, principalmente para os cidadãos com dificuldades motoras, idosos, grávidas e pais com crianças pequenas. Trata-se de uma nave em vidro, que permite total visibilidade do utilizador para o exterior. É, pois, um elevador panorâmico.
Ao nível da cobertura do Posto de Turismo e com acesso a partir da Rua da Bela Vista foi construído, para além de uma escada pública de ligação ao Largo Comendador José Bento da Silva, um bar com esplanada. A obra é da autoria do Arquitecto Gonçalo Byrne, faz parte do pacote da Requalificação Urbana de São Martinho do Porto e custou cerca de 860 mil Euros ao orçamento municipal, havendo uma comparticipação de Fundos Comunitários.

segunda-feira, setembro 01, 2008

Reflexões sobre o Verão 2008 (I)...

Foto de Pedro Libório

Com o mês de Agosto a chegar ao fim, termina igualmente o verão em São Martinho do Porto.
Não tão longo como todos desejaríamos, mas, quanto a mim, e ao nível de toda a dinâmica envolvida nas mais variadas actividades, foi sem dúvida o melhor programa de Verão que há memória.
Tradicionalmente o “nosso verão” começa com as Festas em Honra de Santo António em Junho, e daí até agora, foram várias as actividades realizadas em S. Martinho, entre as quais:
- Mostra de Cerâmica Contemporânea;
- Festas da Vila;
- Festival Rock Atlântico;
- Brincar na Areia;
- Biblioteca de Praia;
- Festival de Acordeão;
- Baía Azul Summer Fest;
- Limpeza Sub-Aquática;
- Feira do Livro;
- Regatas organizadas pelo Clube Náutico;
- Travessia da Baía a nado;
- Torneio de Ténis;
- Desfile de Fanfarras dos Bombeiros;
- Abraço à Baía;
- Projecção do Filme “Mamma Mia”.
Reflectindo acerca das diferentes instituições/ organizações que proporcionaram estes eventos, penso ser de grande pertinência, para uma comunicação e participação de todos mais eficaz, a existência de uma agenda de Verão São Martinho, em que todos os eventos estejam incluídos.
Este ano houve muita dificuldade na identificação dos eventos, pois os organizadores eram diferentes e como tal, fizeram os seus cartazes e panfletos próprios.
Tem de ser feita uma agenda única, que envolva todas estas organizações e se possível ainda mais associações da freguesia.
Assim o Verão São Martinho sairá forçosamente reforçado e melhorado.

continua...