terça-feira, dezembro 30, 2008

Votos de um excelente 2009 para todos...


Desejo a todos os leitores, família e amigos que em 2009 concretizem os vossos projectos e sonhos.

Parapente caiu na baía de S. Martinho...


Um parapente caiu, domingo à tarde, na baía de S. Martinho do Porto, concelho de Alcobaça. O ocupante do veículo, um indivíduo de 27 anos, não sofreu qualquer ferimento.
Passavam poucos minutos das 12 horas quando, devido ao forte vento, o condutor do parapente perdeu o controlo e acabou por cair em plena baía de S. Martinho do Porto. O proprietário de um barco, que se encontrava no local, apercebeu-se da situação e conseguiu chegar junto do jovem e resgatá-lo, deixando-o são e salvo em terra.
"Felizmente, tudo não passou de um grande susto", contou fonte dos Bombeiros de S. Martinho, que estiveram no local com três elementos e uma viatura.

In Jornal de Noticias

segunda-feira, dezembro 22, 2008

Hoje há Assembleia de Freguesia...

Está convocada para hoje pelas 21:30 horas uma sessão ordinária da Assembleia de Freguesia.
Ordem de Trabalhos:
  • Actividade da Junta entre 10/09 e 09/12;
  • Informação financeira;
  • Proposta para actualização de taxas para 2009;
  • Apresentação das Opções do Plano, PPI e Relatório, Orçamento e Mapa de Pessoal;
  • Regulamento da Estrutura Orgânica e Organograma;
  • Proposta para a aquisição de um tractor;
  • Festas em Honra de Santo António 2009.

sábado, dezembro 20, 2008

Concertos de Natal...


IGREJA DE SÃO MARTINHO DO PORTO - 20 de Dezembro

Músicas de Natal interpretadas por Filipe de Moura (Tenor)
21h00 Entrada livre


quarta-feira, dezembro 17, 2008

Convocatória para Assembleia dos Bombeiros...

Festa de Natal da Freguesia...


As crianças de São Martinho do Porto viveram no passado Domingo a sua festa de Natal pelo segundo ano consecutivo, no Pavilhão Gimnodesportivo da Vila, numa organização conjunta da Assembleia e Junta de Freguesia, este ano também com a colaboração da Câmara Municipal de Alcobaça.
Queiramos ou não, a verdade é que a crise e o mau tempo que se fez sentir, não nos trouxe desta vez, a afluência esperada, que o ano anterior prometeu.
Porém, as quase cem crianças com as respectivas famílias, num total aproximado de quatrocentas pessoas, ficaram agradadas com o evento e a participação activa dos miúdos com as palhaças numa interacção brilhante, foram a nota dominante desta Festa.
Durante o evento foram dedicadas aos presentes, algumas palavras de Boas Festas proferidas pelo Presidente da Junta de Freguesia de São Martinho do Porto, Comandante Antunes Pereira, pelo Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Dr. Gonçalves Sapinho, pelo Pároco da Freguesia, Padre Joaquim, pelo representante da Assembleia de Freguesia, Dr. Ernesto Feliciano, e por António Inglês em nome da organização.
Foram menos de metade dos participantes do ano anterior, mas os que tiveram a coragem de enfrentar uma tarde chuvosa e de forte ventania, gostaram do que viram, principalmente as crianças que deram mostras da sua alegria durante o espectáculo, ora batendo palmas, ora gritando aos apelos da Palhaça Fru-Fru, ora pulando no insuflável, e acabando com as caritas pintadas pelas duendes. A magia esteve presente e o Pai Natal não teve descanso pois andou numa roda-viva com os garotos que não o largaram e se fartaram de passear pelo recinto às “cavalitas” do pobre Pai Natal.
O espectáculo terminou com a intervenção dos Palhaços Kaki e Pintarolas que no seu número alegre e bem disposto envolveram miúdos e graúdos, encerrando em beleza esta tarde/ noite de festa natalícia.
Texto adaptado do blogue "Por entre montes e vales"

terça-feira, dezembro 16, 2008

Venda de Natal...

Homem cai em buraco na via pública...


Um homem caiu num buraco em São Martinho do Porto, no cruzamento das ruas Conde de Avelar e Francisco Cavaleiro, no sábado passado.
O acidente não provocou ferimentos de maior. A cratera ter-se-á aberto com a força da chuva, que caiu com grande intensidade no sábado, e, segundo presidente da Junta de Freguesia de S. Martinho do Porto, Antunes Pereira, devido à má compactação das terras onde foram colocados os eco-pontos, provocando o deslizamento de terras. O buraco foi tapado ainda durante a tarde de sábado.

quinta-feira, dezembro 11, 2008

Festa de Natal da Freguesia é já este domingo...

Passagem de Ano em S. Martinho...


A Avenida Marginal de São Martinho do Porto é palco de animação nos dias 30 e 31 de Dezembro, com Nova Banda, Bandalizmu e DJ Luis Carvalho.
Haverá igualmente fogo de artifício.
A organização é da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São Martinho do Porto para assinalar a passagem de ano.

Festa de Natal na EB 2,3/Secundária de S. Martinho...

O Clube “Os Comunicantes” da Escola Básica 2,3/Secundária de São Martinho do Porto vai organizar no dia 12 de Dezembro, pelas 21 horas, uma Festa de Natal 2008 na escola.
Esta festa com entrada livre está aberta a toda a comunidade, com o seguinte programa:
21h00 – Início das actividades com apresentação do Clube de Música;
21h25 – Apresentação da peça de Teatro “O Anjo na Cidade, pelo Clube de Teatro;
21h15 – Desfile de Moda, das lojas da região, com participação de alunos, professores e funcionários da escola;
22h25 – Encerramento das actividades com coreografias de Dança, pelas Star.
Durante o evento haverá bar aberto.

quarta-feira, dezembro 10, 2008

Casa da Cultura José Bento da Silva cria apoio a estrangeiros...

A região de S. Martinho do Porto vai ter um novo serviço de atendimento a residentes e proprietários estrangeiros. Trata-se de um serviço gratuito inédito, a partir do qual se pretende dar acompanhamento aos estrangeiros que procuram a nossa região para residir e que enfrentam as dificuldades naturais de quem não conhece os nossos sistemas administrativo, fiscal, de saúde, de segurança, etc. levando-os, muitas vezes, a pensar desistir de viver no nosso País, devido às dificuldades de compreensão e utilização dos sistemas públicos.
A iniciativa partiu de um grupo de senhoras voluntárias estrangeiras a residir na nossa região e que se propõem ajudar quem estiver a passar pelas mesmas dificuldades que as próprias já sentiram e que, agora, passados vários anos residindo entre nós, se sentem aptas a minorar as dificuldades dos outros.
O gabinete de atendimento vai funcionar três tardes por semana nas instalações da Casa da Cultura José Bento da Silva, onde também poderão encontrar aulas de Português para estrangeiros, para além das ocupações habituais de pintura, bordados e tapeçaria.
É mais uma actividade nesta associação que assim, também contribui para a inserção destes novos imigrantes na nossa sociedade.

terça-feira, dezembro 02, 2008

Alguns considerandos...

A liberdade de expressão…

Tenho assistido, em silêncio, e com alguma tristeza a alguns comentários que se vão fazendo pelo blogue. Falo em tristeza, pois não foram esses os princípios para que o blogue foi criado.
Comentar um artigo ou partilhar uma opinião não é a mesma coisa que expor uma pessoa ou situação a comentários altamente depreciativos ou a lançar ofensas pessoais, seja contra quem for.
Penso ser importante existir maior contenção por parte das pessoas que, com frequência têm marcado as suas opiniões desta forma. Caso contrário, pondero a não publicação desses mesmos comentários e opiniões. Seria a primeira vez a fazê-lo.
É meu desejo que este seja um espaço de partilha de opiniões, pensamentos e comentários sobre São Martinho e sobre o que aqui se passa, tenha como principal virtude a liberdade de expressão, desde que esta não interfira com Direitos de outros. Este blogue não pode ser um ringue de boxe!
Quebro agora este silêncio para relembrar a todos que não é com divisões que vamos tornar S. Martinho uma freguesia melhor.

Ser oposição…

Volto a reflectir com todos os que visitam este espaço sobre o tema de "Ser oposição". Este voltar ao tema está relacionado com uma perspectiva errónea daquilo que é estar na Oposição. Na minha visão, Ser oposição não é estar sistematicamente do contra.
Orgulho-me de nestes três anos termos tido a preocupação de defender o que consideramos ser o melhor para a freguesia, e o termos feito de forma construtiva.
Foi esta posição construtiva para a nossa Freguesia que fez com o executivo da Junta reconheça, considere e ouça a "Oposição" nas principais decisões que toma, abandonando um estilo autístico de governação.
Foram quase 2 anos, em que sistematicamente a legislação era esquecida acerca do Estatuto da Oposição; sobre a obrigatoriedade de todos os representantes da população serem ouvidos. Como tal, não abdico, e estarei sempre disponível para mostrar à Junta de Freguesia o que consideramos ser o melhor para a freguesia; assim como não abdico de reunir seja com quem for para fazer com que esta freguesia cresça de uma forma sustentável.
Nestes 3 anos S. Martinho tem assistido a uma oposição forte, coesa e dinâmica, e isso vai continuar a acontecer.


A escritura de Usucapião…

Ainda sobre a recente escritura de usucapião feita pela Câmara Municipal de Alcobaça, penso ser pertinente refutar alguns considerandos e comentários que algumas pessoas fizeram relativamente à posição da Oposição. Assim:
* Só interpretações abusivas é que poderão afirmar que estamos do lado A ou do lado B;
* Refuto todas e quaisquer afirmações de que tive conhecimento prévio da escritura;
* Face aos imóveis em causa, deveria não só a Assembleia de Freguesia ter conhecimento do que se iria passar, como as demais partes envolvidas;
* Disso dei conta ao presidente da Junta logo que informado pela população da ocorrência desta escritura. Ao invés, tudo foi feito envolto em secretismos.

Acrescento ainda que penso que seria importante por parte da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários ter feito uma comunicação aos seus associados a explicar a situação, ou até mesmo a convocação de uma Assembleia Extraordinária para debater o assunto.

segunda-feira, dezembro 01, 2008

Almoço em Vale do Paraíso...

Notas da última Assembleia de Freguesia…

Tesoureiro sem confiança política do presidente?
Da última Assembleia de Freguesia há uma nota importante a realçar: face à ausência do tesoureiro da Junta, o presidente da Junta refere para a Assembleia que certamente terá que lhe retirar a confiança política.

Orçamento rectificativo aprovado com uma abstenção.
Importa realçar ter sido feita previamente uma reunião explicando aos membros da oposição a necessidade da feitura do orçamento rectificativo, de modo a fazer face ao plano aprovado.

Retirada a proposta para a instalação de depósito de gás na Avenida Marginal.
Face à inexistência de documentos explicativos da situação, o presidente da Junta, retira pela 2ª vez consecutiva, este ponto da ordem de trabalhos.

Urge encontrar solução para o Clube Recreativo de Vale Paraíso.
Por sugestão do nosso grupo, e de modo a não precipitar a extinção/ dissolução desta Associação, decidiu-se tomar nova diligência no sentido de serem eleitos novos corpos gerentes.
A proposta da Junta de Freguesia era entregar de imediato o caso ao Ministério Público, sem ter, no entanto, qualquer parecer da jurista da Freguesia.
Desde que a maioria dos Corpos Gerentes entregou em Agosto a chave da Associação à Junta de Freguesia, que a Associação vive num impasse, sem ninguém querer assumir os seus destinos.
A Junta de Freguesia identificou a conta à ordem a negativo no banco, bem como já apurou o inventário dos bens em posse da Associação.