terça-feira, janeiro 27, 2009

Etar pode ficar pronta este ano...



A TrevoOeste estima que a Estação de Pré-tratamento de Efluentes de Suinicultura (ETES) de São Martinho do Porto esteja pronta em Setembro de 2009.
A data de conclusão desta obra já foi corrigida por diversas vezes. As previsões iniciais apontavam para a conclusão da Etar, localizada junto à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da empresa Águas do Oeste para o final de 2008.
Um dos motivos de tanto atraso é a falta de regulamentações do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN já que a construção desta como das ETAR da Benedita e do Cadaval foram alvo de uma candidatura aos fundos comunitários.
Pedro Alves, vice-presidente da TrevoOeste, não se mostra preocupado com os atrasos que atribui a «questões técnicas», lembrando, ainda, que a «estação de pré-tratamento irá ser dotada de uma tecnologia não prevista no projecto inicial, designadamente ao nível do tratamento de odores».
As futuras três Estações de Tratamento de Efluentes Suinícolas da TrevoOeste, que, no total, representam um investimento superior a 28 milhões de euros, terão capacidade para pré-tratar 1.230 metros cúbicos de efluentes gerados por mais de 290 mil suínos de 619 explorações existentes nos concelhos de Alcobaça, Caldas da Rainha, Cadaval, Óbidos e Bombarral.
In www.cister.fm

quarta-feira, janeiro 21, 2009

O que se vai passando por cá...

Após alguma ponderação, decidi colocar no blog, os 3 comunicados/ cartas abertas emitidos(as) até ao momento pelas entidades identificadas em cada comunicado/ carta aberta.
Só os publico porque todos eles têm o seu emissor devidamente identificado.
Esta publicação permitirá a leitura total dos documentos, tanto mais que já existiam comentários directos a estes documentos noutros artigos deste blog.
Para as pessoas de fora da freguesia que não tiveram acesso a estes documentos, ou não estão devidamente elucidados de toda esta situação, poderão também assim ter acesso aos documentos.
Aconselho também a leitura dos artigos:
- Escritura de Usucapião;
- Expulsão de sócios.

Comunicado...

Folheto distribuído na Freguesia
durante a semana passada

Carta aberta 02...

Publicada no Região de Cister
em 15/01/2009

Carta aberta 01...

Publicada no Região de Cister
de 31/12/2008

terça-feira, janeiro 20, 2009

IGESPAR inviabilizou a classificação do Hotel Parque como património nacional...

A Câmara Municipal solicitou, entretanto, ao proprietário e à GNR que zelem pelo imóvel que se encontra devoluto e em risco de danos, nomeadamente de incêndio ou vandalismo, o que colocará em causa o imóvel de interesse arquitectónico.
Um incêndio num dos quartos do antigo Hotel Parque de São Martinho do Porto, classificado como imóvel de interesse municipal pelo Plano Director Municipal (PDM) de Alcobaça, no final do verão de 2006, foi o primeiro alerta para o perigo a que está exposto o edifício centenário, propriedade privada.
O edifício está devoluto há mais de dez anos e o acesso fácil pelas portas e janelas são um risco para a sua sustentação.
O antigo Hotel do Parque que foi mandado construir por um comendador brasileiro, em 1894, é propriedade do empresário de construção civil de Caldas da Rainha, Joaquim Coutinho, que terá iniciado o desenvolvimento de um projecto turístico-hoteleiro para o antigo Hotel Parque, em parceria com algumas cadeias de hotéis já instaladas.
O edifício do Hotel Parque encontra-se classificado como imóvel de interesse municipal pelo PDM. Qualquer intervenção no local terá, segundo adiantou o vereador Carlos Bonifácio, de «respeitar a traça e características originais».
In www.cister.fm

segunda-feira, janeiro 19, 2009

Academia de Karaté levou ao pódio o nome de São Martinho...


Na nossa freguesia existe a Academia de Karaté ShotoKai de São Martinho do Porto, inserida na Associação de Karaté Luso Francesa.
Esta academia, fundada em 1988, está orientada pelos Treinadores de Nível 1 e graduados com 3ºDan, Gonçalo Clérigo e José Sebastião.
No passado sábado (17 de Janeiro) participou em Aveiro na fase de apuramento do Campeonato Nacional, obtendo a classificação de 1º lugar (Campeã Regional), no escalão feminino de séniores -50Kg, através da atleta INÊS BRITO de 19 anos de idade.
A atleta consagrou-se campeã na prova de Kumité.

.
Parabéns à atleta, treinadores e academia.
Que continuem a prestigiar a nossa terra.

quinta-feira, janeiro 15, 2009

Campismo de S. Martinho do Porto dá lugar a Hotel...

A Câmara Municipal de Alcobaça (CMA) admite destinar o terreno onde funciona o Parque de Campismo de São Martinho do Porto a um Hotel.
O Plano de Pormenor (PP) da Marginal de São Martinho, que começou a ser revisto, prevê a transferência do parque de campismo para outro sítio da vila.
O prazo de revisão do plano termina daqui a três anos, o que coincide com o fim da licença precária dada pela Câmara ao Parque de Campismo, a funcionar há várias décadas ilegalmente.
A construção de um Hotel, junto à Baía, parece ser, neste momento, a hipótese mais viável. A Câmara Municipal de Alcobaça já terá colocado de parte a hipótese de autorizar a construção de habitações familiares naquele local, uma vez que o Plano de Pormenor da Marginal de S. Martinho do Porto prevê, nomeadamente, uma vasta área de espaços verdes, o que não seria economicamente viável com a construção de blocos de apartamentos.
Carlos Bonifácio, vice-presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, garante, para já, que «qualquer decisão será sempre tomada depois de se auscultar a Junta de Freguesia de São Martinho do Porto, proprietária dos terrenos».
A deslocalização do campismo vai obrigar a Junta de Freguesia de S. Martinho do Porto, presidida pelo social-democrata Antunes Pereira, a indemnizar os campistas por estes terem adquirido parcelas de terreno no parque.
A Junta de Freguesia tem afirmado que precisa de manter um Parque de Campismo na vila para a realização de verbas próprias, que lhe dão maior autonomia financeira face à Câmara Municipal, e para dar resposta às centenas de pessoas que continuam a optar por este tipo de alojamento.

Passagem de ano com boa adesão...

A praia de São Martinho do Porto ofereceu aos seus visitantes e à população local uma entrada em 2009 com festa e animação até ao nascer do primeiro dia do novo ano.
A registar o momento da passagem de 2008 para 2009, o céu encheu-se de luzes com fogo de artifício que foi lançado em três zonas, sendo disparados foguetes em simultâneo durante dez minutos.
Este foi o primeiro ano que a praia de São Martinho do Porto teve festa de passagem de ano, mas a adesão foi muito boa – entre 15 a 20 mil pessoas.
Foram organizados 2 palcos com bandas e a animação foi uma constante.
A organização esteve a cargo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São Martinho do Porto.

quinta-feira, janeiro 08, 2009

Bombeiros de S. Martinho do Porto expulsam sócios que tomaram partido da Câmara Municipal...

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de São Martinho do Porto expulsou quatro sócios e apresentou uma queixa-crime contra os antigos membros da Instituição. Em causa está um diferendo com a Câmara Municipal de Alcobaça (CMA) por causa das antigas instalações dos Bombeiros.
A Câmara Municipal de Alcobaça fez uma escritura de usucapião do antigo edifício sede dos Bombeiros Voluntários de S. Martinho do Porto, que a Direcção da Associação tenta, agora, impugnar. O prédio, que está sem qualquer utilização há cerca de 15 anos, está destinado à reinstalação da autarquia local.
Os sócios que testemunharam a favor da Câmara Municipal, como Antunes Pereira (actual presidente da Junta de Freguesia de São Martinho), Joaquim Francisco Pereira, (ex-presidente da Junta), Alexandre Quaresma (ex-comandante dos BVSMP que chegou a propor em Assembleia Geral a venda do edifício) e Vasco Ganhão (antigo dirigente dos Bombeiros) foram expulsos por decisão da maioria dos sócios reunidos em Assembleia Geral da Associação Humanitária.
O comandante da corporação, Joaquim Clérigo, considera que os quatro sócios «prejudicaram a associação» com a posição que assumiram.
Entretanto, Antunes Pereira já anunciou que irá recorrer da decisão, que classifica «de intempestiva», acreditando que a Associação Humanitária terá de «readmitir os sócios expulsos». O presidente da Junta de Freguesia afirma, ainda, que razão sobre este caso «está do lado da Câmara Municipal uma vez que não existe qualquer escritura a provar que o edifício pertence aos Bombeiros».
Antunes Pereira lamenta, ainda, que a Assembleia Geral dos Bombeiros se esteja a esquecer várias acções que a autarquia local tem desenvolvido para ajudar a corporação como o pagamento do carro de combate urbano a incêndios ou o contributo de 15 mil euros para a associação comprar uma nova auto-escada.

quarta-feira, janeiro 07, 2009

Distinção para o blogue...


O amigo "Tretoso Mor", autor do Blog "Tretas da Vida" ofereceu ao blogue esta honrosa distinção, o que humildemente agradeço.
A distinção deste prédio, tem segundo o seu criador, os seguintes requisitos:
“Com o Prémio Dardos se reconhecem os valores que cada blogueiro emprega ao transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc. que, em suma, demonstram a sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, entre suas palavras.
Esses selos foram criados com a intenção de promover a confraternização entre os blogueiros, uma forma de demonstrar carinho e reconhecimento por um trabalho que agregue valor à Web.”
Espero sinceramente, que este espaço continue a ser uma casa de debate de ideias e projectos para São Martinho do Porto, e na qual o nosso caro amigo "Tretoso Mor" tem sempre a porta aberta.
Um grande abraço, com votos de um excelente 2009.

sábado, janeiro 03, 2009

Passagem área sobre a linha de caminho de ferro pronta no verão...



A passagem aérea sobre a linha de caminhos-de-ferro em São Martinho do Porto poderá entrar ao serviço dos munícipes e dos visitantes no próximo verão.
A obra esteve para arrancar em Dezembro deste ano mas o vice-presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Carlos Bonifácio, estima que a construção da passagem pedonal tenha início no princípio do ano 2009.
De iniciativa privada, a passagem aérea pedonal terá três elevadores, um em cada uma das extremidades e um outro ao meio, para facilitar a acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida ou aos carrinhos de bebé no acesso à estação ferroviária de S. Martinho do Porto, muito utilizada em períodos especiais do ano ou, ainda mais, durante o verão, por pessoas que moram em vários concelhos do distrito de Leiria e se deslocam à baía para um dia de praia.