segunda-feira, abril 27, 2009

Louvor


Ana Mafalda Cunha Ferreira tem participado em várias provas de atletismo Nacionais e Internacionais onde vem obtendo honrosas classificações.
No passado dia 15 de Março de 2009 participou no Campeonato Nacional de Corta Mato Longo, onde se sagrou Campeã Nacional na categoria de sub 23.
A Assembleia e Junta de Freguesia de São Martinho do Porto, orgulhosos desta sãomartinheira louvam a atleta Ana Mafalda Cunha Ferreira pelos feitos obtidos que muito honram a sua freguesia.
São Martinho do Porto, 23 de Abril de 2009.
A Assembleia de Freguesia
A Junta de Freguesia

sexta-feira, abril 24, 2009

CMA aprova intermarché...


A Câmara Municipal de Alcobaça (CMA) aprovou a construção de uma média superfície comercial em São Martinho do Porto (Intermarché).
Para além do espaço comercial, promovido pelo grupo “Os Mosqueteiros”, o licenciamento prevê também a construção de duas rotundas de acesso.
Carlos Bonifácio, vereador responsável pelas obras particulares, aguarda agora que os promotores levantem a licença de construção, prevendo-se que a obra fique pronta no verão, tornando-se na primeira superfície comercial de médias dimensões a ser instalada na freguesia de São Martinho do Porto.

quinta-feira, abril 23, 2009

Hoje é dia de Assembleia de Freguesia...

Hoje pelas 21:30 horas terá lugar no edifício José Bento da Silva a sessão ordinária da Assembleia de Freguesia com a seguinte ordem de trabalhos:

- Louvor à atleta Ana Mafalda da Cunha Ferreira;
- Actividade da Junta de Freguesia entre 10/12 de 2008 a 14/04 de 2009;
- Informação Financeira;
- I Revisão Orçamental;
- Conta de Gerência do Colégio José Bento da Silva - 2008;
- Prestação de Contas da Junta de Freguesia – 2008;
- Bens da Freguesia – Apreciação do Inventário – 2008;
- Toponímia;
- Ponto de situação – Fundação Manuel Francisco Clérigo;
- Ponto de situação do Recreativo e Cultural de Vale do Paraíso;

- Verba de Transferência – Lista de distribuição de 2009;
- Levantamento dos terrenos de Vale do Paraíso;

sexta-feira, abril 17, 2009

Dia do Doente/ Idoso...

Mais um excelente resultado no Karaté...


A Academia de Karaté de São Martinho do Porto, pertencente à Associação de Karaté Luso Francesa, informa que participou no Campeonato Nacional de Karaté Fase de apuramento Regional Centro Norte na prova de kumité, no escalão juvenil feminino, + 55Kg, no dia 5 de Abril de 2009, em Belmonte - Covilhâ, com a atleta Bárbara Clérigo, de 12 anos de idade..
É de referir que a atleta, subiu ao pódio no 3º Lugar e irá disputar dia 18 do corrente mês o Campeonato Nacional que decorre em Santarém.
Esta Associação e Academia, contínua a ser orientada pelos treinadores de Nível 1 e 3º Dan, Gonçalo Clérigo e José Sebastião.

Asa Delta na Serra dos Mangues este Fim de Semana...


Dois dias de Asa Delta cuja iniciativa é chamada de Spring Fever 3 , que irá decorrer na Serra dos Mangues, dia 18 e 19 de Abril entre a praia de São Martinho do Porto e a Praia da Nazaré, esta praia tem cerca de 6 Km de areal, tendo uma falésia de aproximadamente 125 metros de desnível, e ai os praticantes irão pincelar o céu com as cores das suas asas. Haverá igualmente voos Bi-lugar com instrutores devidamente credenciados, para poder demonstrar e proporcionar a quem o desejar a possibilidade de sentir as sensações de voar, realizar o mais velho sonho da humanidade, desafiando os Deuses e Voar como passáros.
Esta iniciativa élevada a efeito pelo CNVL, clube federado na Federação Portuguesa de Voo Livre (www.FPVL.pt). A Asa Delta é um desporto que encontra em Portugal o melhor país da Europa para a sua prática. É o único país da Europa que tem locais de voo e meteorologia que permitem voar o ano inteiro.
No entanto existem relativamente poucos praticantes, e um dos problemas prende-se com a falta de divulgação. O CNVL é um clube sem fins lucrativos, constituido por umas dezenas, mas poucas, de sócios-pilotos voadores, e pretende promover esta fantástica actividade desportiva, tão diferente e amiga do ambiente.

Loteamento dos Medros vai ter estrutura abaixo do nível do mar...

A aprovação ou não de um loteamento em S. Martinho do Porto, que ficará com uma parte da estrutura abaixo do nível do mar, vai ser, em breve, alvo de debate por parte da Câmara Municipal de Alcobaça.
O condomínio, previsto para a zona dos Medros, terá de respeitar uma série de questões técnicas por causa do nível freático para vir a ser aprovado.
Carlos Bonifácio, vice-presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, já esclareceu que, com estas exigências, «o executivo não pretende impedir o crescimento de São Martinho do Porto, mas sim garantir que os novos loteamentos cumpram todas as regras técnicas e legais em vigor».
O processo esteve para ser discutido na primeira reunião de Câmara do mês de Abril, mas o assunto foi retirado por faltarem alguns pareceres sobre as construções em leito de cheias.
In www.cister.fm

quinta-feira, abril 09, 2009

Votos de Boa Páscoa...

Processo de classificação do "Hotel Parque"...

EDITAL n.º 29/2009
Carlos Manuel Bonifácio, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, nos termos do n.º 6.º do art.º 15 e do n.º 1 do art.º 94 da Lei n.º 107/2001 de 8 de Setembro, FAÇO PÚBLICO QUE, por deliberação aprovada por unanimidade pela Câmara, em reunião ordinária de 5 de Janeiro de 2009, foi determinada a abertura do processo de instrução relativo à eventual classificação do imóvel designado de “Hotel Parque”, sito na Rua General Carmona, em São Martinho do Porto, conforme planta em anexo.
Mais faço saber que, na fase de instrução do processo de classificação, o imóvel em causa fica abrangido pelas disposições legais em vigor, designadamente os n.ºs 4 e 5 do art.º 25 da Lei n.º 107/2001 de 8 de Setembro, pelo que não poderá ser demolido, alienado, expropriado, restaurado ou transformado sem autorização expressa da Câmara Municipal de Alcobaça.
Convidam-se, assim, os interessados a apresentar quaisquer reclamações, no prazo de trinta dias, que tenham por objecto a ilegalidade ou inutilidade da constituição ou alteração da servidão ou a sua excessiva amplitude ou onerosidade.
E para constar se publicam este e outros de igual teor que vão ser afixados nos lugares de estilo.
Paços do Concelho de Alcobaça, em 1 de Abril de 2009
O Vice-presidente da Câmara Municipal
Carlos Manuel Bonifácio

sexta-feira, abril 03, 2009

Paulo Inácio é o candidato do PSD à CMA...

Paulo Inácio ficou em primeiro lugar na Sondagem realizada pelo PSD junto do seu eleitorado, com um resultado bastante destacado dos restantes três nomes propostos como virtuais candidatos.
Além do nome do presidente da Assembleia Municipal de Alcobaça, foram ainda submetidos à apreciação do eleitorado social-democrata os de Carlos Bonifácio, actual vice-presidente da Câmara Municipal de Alcobaça; Herminio Rodrigues, vereador das Obras Públicas na Câmara Municipal de Alcobaça e Rui Morais, programador cultural do Cine-Teatro e Director da Academia de Música de Alcobaça.
Para o bom resultado alcançado por Paulo Inácio junto do eleitorado neste estudo efectuado a poucos meses das eleições autárquicas, terá contribuído o papel que desenvolveu, enquanto advogado e presidente da Assembleia Municipal de Alcobaça, no processo de contestação ao traçado do TGV a Oeste da Serra dos Candeeiros, que se traduziu, nomeadamente, numa petição entregue na Assembleia da República, junto do eleitorado da Benedita, Turquel e Aljubarrota, freguesias expressivas na contagem final de votos para todas as eleições autárquicas.
Carlos Bonifácio, que foi apontado por alguns sectores do PSD como o candidato "natural" para suceder a Gonçalves Sapinho que anunciou a sua retirada de uma nova corrida pelo partido devido a questões relacionadas com a sua saúde, foi preterido.
Paulo Inácio foi considerado o candidato em melhor posição para "suceder" a Gonçalves Sapinho numa candidatura a à Câmara Municipal de Alcobaça.
Esta terça-feira à noite, depois de analisados os resultados da Sondagem feita pela Comissão Nacional do PSD, a Comissão Politica local decidiu por unanimidade indicar Paulo Inácio como o seu cabeça de lista à Câmara Municipal de Alcobaça.
Paulo Inácio já classificou de «responsabilidade» a candidatura que assumiu pois esta segue-se à de «um líder, que fica na história de Alcobaça, Gonçalves Sapinho», que venceu os últimos três actos eleitorais para a presidência da Câmara Municipal.
O autarca adiantou que, para já, apenas se avançou para a escolha do candidato à Câmara, deixando para depois a nomeação dos restantes candidatos, nomeadamente à Assembleia Municipal de Alcobaça.
In www.cister.fm

quinta-feira, abril 02, 2009

Escola de S. Martinho entre as 50 mais degradadas do País...


A Escola Básica de S. Martinho do Porto, está entre os 50 estabelecimentos de ensino, a nível nacional, cujas instalações foram identificadas como sendo as mais degradadas.
O Conselho Executivo (CE) do Agrupamento de Escolas de S. Martinho do Porto, a que pertence a Escola Básica, reivindica há vários anos a realização de obras de remodelação nas instalações, com mais de três décadas, e esse pedido intensificou-se recentemente pelos encarregados de educação dos 130 alunos. Para além da necessidade de serem substituídas as canalizações e a parte eléctrica, a principal preocupação do CE é a falta de espaço físico, para resolver a questão relacionada com o desdobramento das turmas. “O nosso principal problema é que as actuais instalações são pequenas para o número de alunos, o que nos impede de concentrar todas as actividades curriculares no mesmo espaço”, afirma Sónia Lavadinho, vice-presidente do CE do Agrupamento de Escolas e representante do órgão de gestão na Escola Básica.
Como as instalações são exíguas, os alunos almoçam e frequentam as actividades de enriquecimento curricular num espaço que a Câmara arrendou, e, algumas das disciplinas, nomeadamente Inglês e Educação Física, têm de ser leccionadas alternadamente. “Algumas dessas disciplinas só são frequentadas pelos alunos da quarta classe, porque não temos capacidade para mais”, acrescenta a responsável.
O Programa de Requalificação das Escolas Básicas implementado pelo Ministério da Educação, com verbas provenientes do Programa Operacional de Valorização do Território e do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), prevê um investimento na ordem dos 175 milhões de euros que será gerido pelas 28 autarquias.
Esse investimento contempla qualificação de espaços, correcção de problemas de construção, melhoria das condições de acessibilidade e segurança e melhorar as instalações escolares para responder aos desafios que se apresentam à escola do futuro.
In Diário de Leiria