sábado, junho 27, 2009

Wii Fit Tour 2009 está em São Martinho do Porto...


Nos dias 26, 27 e 28 de Junho, o Wii Fit Tour 2009 vai estar em São Martinho do Porto, entre as 10h00 e as 21h00.

Trata-se de uma iniciativa inserida na campanha “Sente-te Bem Portugal” que permite a experimentação gratuita da consola Wii Fit e de todas as suas funcionalidades para demonstrar como se pode melhorar o bem-estar e a condição física de forma descontraída e divertida.

A campanha vai percorrer as principais cidades do país entre os meses de Junho e Agosto e pretende informar e sensibilizar os portugueses para a importância que a prática regular de exercício físico tem para a saúde, através da consola Wii Fit.

Trata-se de uma nova forma de praticar desporto a partir de exercícios interactivos de yoga, tonificação, aeróbica e de equilíbrio do corpo destinados a todos os membros da família.

quinta-feira, junho 25, 2009

Amanhã haverá Assembleia de Freguesia...

Amanhã pelas 21:30 horas terá lugar no edifício José Bento da Silva sessão ordinária da Assembleia de Freguesia com a seguinte ordem de trabalhos:
- Actividades da Junta de Freguesia;
- Situação Financeira;
- Reversão da escritura de usocapião relativa à Capela de Santo António para a Paróquia.

Unidade de Cuidados Continuados em S. Martinho do Porto chumbada...


Um privado está interessado em construir uma Unidade de Cuidados Continuados, com três andares, em S. Martinho do Porto, numa arriba classificada como reserva ecológica, entre a zona do Facho e da Gralha.

O projecto foi chumbado pelas entidades competentes pelo ordenamento do território mas o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça lembra que os investidores «podem recorrer», estando, por isso, ainda «tudo em aberto» quanto a este empreendimento de cuidados de saúde.

O projecto, que é considerado pela maioria PSD como sendo de «interesse municipal, tem todas as condições para avançar, desde que se cumpra a Lei», afirmou Gonçalves Sapinho, presidente da Câmara Municipal.

Já a CDU contesta as intenções dos privados e a posição da maioria que governa a Câmara Municipal.

Segundo o vereador Rogério Raimundo, «este pedido de licenciamento para o terreno de 10 mil metros quadrados poderá ser um subterfúgio para conseguir a alteração da caracterização do solo, permitindo que mais tarde se possa construir, por exemplo, unidades hoteleiras ou condomínios» num local protegido e de risco.

In www.cister.fm

Turismo de Leiria-Fátima rejeita integração de Alcobaça e Nazaré no Pólo do Oeste

O Turismo de Leiria-Fátima (TLF) anunciou em comunicado que rejeita a integração dos concelhos de Alcobaça e Nazaré no Turismo do Oeste, considerando que a eventual alteração do diploma legal retoma "a intenção de liquidar turisticamente" a região.

"Com grande evidência, existem os circuitos de visitação que incluem Fátima, Batalha, Alcobaça e Nazaré", refere um comunicado do TLF, realçando que o desmembramento do território da instituição contraria "os interesses regional e nacional na promoção de um produto turístico consolidado".

A nova lei das áreas regionais de turismo, de 10 de Abril de 2008, inclui no TLF os concelhos de Alcobaça, Batalha, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Ourém, Pombal e Porto de Mós.

Contudo, os municípios de Alcobaça, a 13 de Outubro, e Nazaré, a 03 de Novembro, deliberaram pedir ao Governo uma alteração legislativa de forma a passarem a integrar o Turismo do Oeste, do qual fazem parte os concelhos de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.

Segundo o comunicado do TLF, "a maior parte dos empresários dos referidos municípios que trabalham no sector do turismo entende que o seu lugar natural é no Pólo de Leiria-Fátima".

A direcção do TLF aponta ainda a proximidade das eleições legislativas e autárquicas para justificar que "não faz qualquer sentido proceder a alterações" ao decreto-lei, acrescentando que "a iniciativa legislativa anunciada se vai traduzir em claros prejuízos para a região e para o país".

À Agência Lusa, o presidente do TLF, David Catarino, explicou que perante a iniciativa legislativa, em curso, a direcção "entendeu que não podia ficar calada", admitindo que a motivação para a mudança possa ter na génese "interesses político-partidários".

"Existe um circuito turístico consolidado, com Fátima, Batalha, Alcobaça e Nazaré", afirmou, questionando: "Teremos de procurar percursos alternativos?".

David Catarino defendeu ainda que este assunto deve ser objecto de "reflexão e decisão" após o próximo ciclo eleitoral, atendendo a que "responsáveis por estas decisões" podem não vir a ser reconduzidos nos respectivos cargos.

quarta-feira, junho 24, 2009

sábado, junho 20, 2009

Câmara de Alcobaça apresenta variante de S. Martinho do Porto ao Governo...


A Câmara Municipal de Alcobaça apresentou a nova rede viária de São Martinho do Porto ao Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, João Ferrão.
A construção de uma variante, localizada entre a entrada sul da vila balnear e a rotunda junto ao parque de campismo, terá pelo meio um viaduto que irá atravessar a linha ferroviária. A variante será composta por 4 faixas e ciclovia.
O objectivo, segundo os autarcas é "retirar o trânsito do centro urbano da vila e fechar a marginal à circulação automóvel durante alguns períodos do ano".
O projecto prevê também a construção de uma avenida paralela à marginal que, para além de libertar a principal artéria da vila do fluxo de trânsito, irá ainda criar espaços de estacionamento.
.
In www.cister.fm

segunda-feira, junho 08, 2009

Resultados das Eleições Europeias em São Martinho do Porto...

ELEIÇÕES EUROPEIAS


.............................Mesa 1 ...................Mesa 2.............. Total de votos

Brancos .....................19 .............................19 ................................38
Nulos ..........................9 ...............................9 .................................18

BE .............................62 ..............................67 .............................129
PCP/PEV .................28 ..............................18 ...............................46
PSD ..........................171 ...........................114 ............................285
MPT ............................5 ...............................4 ................................9
PPM ............................5 ................................2................................ 7
MEP ............................2 ................................7 ................................9
PS ............................107 ..............................64 ............................171
CDS ...........................37 ...............................45 .............................82
PNR ............................3 .................................2 ................................5
MMS ...........................1 .................................4 ................................5
PCTP/MRPP .............6 ...................................4 ..............................10
POUS ..........................0 .................................0 ................................0
PH ...............................0 .................................0 ................................0


POR ORDEM DE RESULTADOS

PSD ............................285
PS ...............................171
BE ..............................129
CDS .............................82
PCP/PEV ....................46
PCTP/MRPP ..............10
MPT .............................9
MEP .............................9
PPM .............................7
PNR .............................5
MMS ............................5
POUS ...........................0
PH ................................0

sábado, junho 06, 2009

Centro de Saúde...

S. Martinho = Praia de Ouro...


A nossa praia é novamente considerada uma praia de OURO pela Quercus.
O objectivo da Quercus é realçar as garantias de praias que ao longo de vários anos, sistematicamente apresentam boa qualidade, e que portanto, em nosso entender, apresentam uma maior fiabilidade no que respeita à boa qualidade da sua água, confirmando ainda a sua excelência na última época.

http://www.quercus.pt/xFiles/scContentDeployer_pt/docs/articleFile185.pdf

quinta-feira, junho 04, 2009

Tesoureiro da Junta condenado...


O Tesoureiro da Junta de Freguesia de São Martinho do Porto foi condenado a 1 ano e 4 meses de prisão, com pena suspensa, por ter reaberto uma passagem de nível.
O processo foi movido pela REFER depois de um episódio de desobediência da população, a uma decisão tomada pela empresa, em Agosto de 2008.
A Rede Ferroviária Nacional decidiu encerrar a passagem, por questões de segurança, mas a população opôs-se à medida e no meio dos protestos, o tesoureiro da Junta, Manuel Estevão, assim como Luís Pedro Nunes, que conduziu a máquina que "reabriu" a passagem, decidiram ir contra a decisão da REFER e abrir a passagem de nível, de novo aos peões.
Por não terem antecedentes criminais, os dois arguidos ficaram com a pena suspensa. Se reincidirem, a pena a aplicar será agravada.

Declaração de Voto...

DECLARAÇÃO DE VOTO

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE SÃO MARTINHO DO PORTO

29 DE MAIO DE 2009

Os membros abaixo assinados votam contra o orçamento rectificativo porque ele tem como uma das suas maiores componentes uma alteração ao nível do pessoal que nos parece incorrecta a 3 níveis:
.
Politico: não nos parece correcto que em ano de eleições, no meio de uma crise e quando é pedido a todos contenção e rigor, que a Junta de Freguesia proceda a um aumento tão significativo com os seus custos com o pessoal.
.
Técnico: Não vemos suporte legal que justifique alguns dos aumentos, em especial os dos contratos a termo, que devem ser sujeitos a concurso público e portanto não devem os pressupostos do concurso ser alterados a meio do contrato.
Não entendemos também o critério usado (foi-nos dito que seria a antiguidade mas isso não se verifica).
.
Ético: Todo o processo foi mal conduzido. Os aumentos ao pessoal, a que agora propõem a respectiva dotação orçamental já se encontram a vigorar com efeitos a 01 de Janeiro de 2009.
.
Temos vindo a alertar desde o início do mandato para a necessidade de o executivo agir com a responsabilidade necessária a quem gere o Bem Público.
A partir de determinada data sentimos que os nossos alertas estavam a ser considerados mas, infelizmente, vamos terminar o mandato como começamos, com actos de gestão que lesam gravemente a freguesia e que terão consequências no futuro.
.
Os Membros da Assembleia de Freguesia

Ernesto Feliciano
Acácio Gomes
Rodrigo Neto
Paulo Fonseca