terça-feira, outubro 27, 2009

Paulo Inácio toma posse da presidência de Alcobaça na Sexta-Feira...

.

Paulo Inácio toma posse como presidente da Câmara Municipal de Alcobaça na próxima sexta feira - dia 30 de Outubro.

.

A tomada de posse do novo executivo camarário, composto por 4 elementos do PSD (Paulo Inácio, Hermínio Rodrigues, Mónica Batista e José Vinagre), 2 do PS (Acácio Barbosa e Jorge Agostinho) e 1 da CDU (Rogério Raimundo) será realizada no Mosteiro de Alcobaça.

.

O anúncio da atribuição de pelouros a cada eleito pela maioria social-democrata só deverá acontecer mais tarde.

.

Paulo Inácio pretende reunir-se antes com os elementos da oposição para auscultar as várias opiniões e sensibilidades.

.

Na mesma cerimónia tomarão também posse os membros da Assembleia Municipal de Alcobaça para o quadriénio 2009-2013.

.

Serão 11 membros eleitos pelo PSD, 5 pelo PS, 3 pela CDU, 1 pelo CDS e 1 pelo BE, bem como pelos presidentes eleitos das Juntas de Freguesia do concelho.

.

Assembleia de Freguesia toma posse na Quinta-Feira...


Joaquim Clérigo irá tomar posse do cargo de presidente da Junta de Freguesia na próxima quinta-feira, em cerimónia a realizar no Colégio José Bento da Silva pelas 21:30 horas.
.
Em resultado dos resultados eleitorais de 11 de Outubro, o movimento “Força Viva” terá 6 mandatos na Assembleia de Freguesia, enquanto que o PSD elegeu 3 elementos. O BE também concorreu mas não conseguiu nenhum mandato.

.

quarta-feira, outubro 21, 2009

Monumento aos Ex Combatentes...

Foto Horizonte

.

No passado dia 10 de Outubro, inserido no 12º Convívio Anual dos Ex Combatentes do Ultramar da freguesia de São Martinho do Porto, foi inaugurado um monumento na entrada do cemitério em homenagem aos Ex Combatentes.

Foi uma cerimónia simples, mas com muito significado, pois irá perpetuar todos os que serviram a sua Pátria durante vários meses da sua juventude.

.


sexta-feira, outubro 16, 2009

Ranking das Escolas...


Duas escolas secundárias das Caldas da Rainha, uma privada e outra pública, lideram o 'ranking' do distrito de Leiria nos exames nacionais.
Os resultados foram divulgados pelo Ministério da Educação, e apresentam alterações significativas na tabela, com as escolas da região a baixar os resultados no panorama nacional de resultados, mas com a maioria dos estabelecimentos de ensino a registar nota positiva.
Segundo os resultados dos exames nacionais a todas as disciplinas, das primeira e segunda fases, dos alunos internos (numa lista elaborada pelo jornal Correio da Manhã), o Colégio Rainha D. Leonor, nas Caldas da Rainha, surge como a primeira do distrito, com uma média de 12,1 valores, seguida da Escola Secundária Raul Proença, também da cidade caldense, que obteve igual média, mas com menos algumas décimas.
Aliás, ambas as escolas, privada e pública, encontravam-se nos primeiros três lugares da tabela distrital em 2008. O estabelecimento de ensino que acompanha as duas escolas das Caldas da Rainha este ano é a secundária de Porto de Mós, a terceira melhor, com uma média de 12 valores, ocupando, assim, um dos lugares que pertencia à Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo no ano passado. Este ano, o mesmo estabelecimento de ensino registou uma descida significativa, ocupando agora o nono lugar, com uma média de 11,3 valores.
Os resultados ditaram igual caminho para a Escola Secundária Domingos Sequeira, que em 2008 ocupava a quarta posição, descendo este ano para o sexto lugar com 11,5 valores de média dos exames nacionais.
No final da lista, os piores resultados do distrito foram obtidos em Leiria, na Escola Básica e Secundária Maceira Lis (pública), e no Colégio Dinis de Melo (privado), com 7,4 e 8 valores respectivamente. Em 2008, a Maceira Lis encontrava-se a meio da tabela distrital.
Na lista das 10 escolas do distrito com os melhores resultados nos exames nacionais, cinco correspondem ao sector público e cinco do privado. Ao contrário, as 10 escolas que ocupam as últimas posições, seis são públicas e quatro privadas.
Segundo os dados analisados, a maioria das escolas do distrito alcançou a média positiva. Dos 35 estabelecimentos de ensino com resultados negativos encontram-se o Colégio João de Barros (Pombal), Josefa de Óbidos, Guia (Pombal), Rafael Bordalo Pinheiro (Caldas da Rainha), Figueiró dos Vinhos, Colégio Cidade Roda (Pombal), Externato D. Fuas Roupinho (Nazaré), Agrupamento Escolas Fernão Pó (Bombarral). S. Martinho do Porto (Alcobaça), Colégio Dinis de Melo e Maceira Lis (Leiria), esta última escola com a média mais baixa, de 7,4 valores, ainda assim, mais alta que o último lugar em 2008, quando a Escola Josefa de Óbidos registou 5,3 valores. Este ano, o mesmo estabelecimento de ensino recuperou várias posições.
Quanto ao 'ranking' nacional, os resultados dos exames colocam a primeira escola do distrito de Leiria no 41.o lugar, uma descida de quatro posições em relação a 2008.
Entre os 597 estabelecimentos analisados, a Escola Básica e Secundária Maceira Lis ocupa o posto 592.

Relativamente aos exames do 9º ano, a Escola Básica dos 2º e 3ºs Ciclos com Ensino Secundário de São Martinho do Porto, ocupou o lugar 652 (em 1300 escolas) com a média de 2,958621 relativamente aos exames nacionais de matemática e português.

.

Rankings SIC

.

Fontes: Diário de Leiria e SIC

.

domingo, outubro 11, 2009

Resultados Autárquicas...

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA

Força Viva - 811 votos - 56.32 %
PSD - 453 votos - 31.46%
BE - 126 votos - 8.75 %

Abstenção - 963 - 40.07 %
Votantes - 1440 - 59.93 %
Nulos - 26 - 1.67 %
Brancos - 24 - 1.67 %
.
CÂMARA MUNICIPAL
.
PSD - 646 votos - 44.86 %
PS - 289 votos - 20.07 %
BE - 180 votos - 12.50 %
CDU - 108 votos - 7.50 %
CDS-PP - 75 votos - 5.21 %
Movimento Cívico Independente de Alcobaça - 49 votos - 3.40 %
.
.
ASSEMBLEIA MUNICIPAL
.
PSD - 576 votos - 40.00 %
PS - 278 votos - 19.31 %
BE - 260 votos - 18.06 %
CDU - 102 votos - 7.08 %
CDS-PP - 82 votos - 5.69 %
MPT - 33 votos - 2.29 %

terça-feira, outubro 06, 2009

O final do nosso mandato...

Meu caro Dr. Ernesto,

.

Estando a escassos cinco dias das Eleições Autárquicas, caminhamos a passos largos para o fim do nosso mandato de quatro anos na Assembleia de Freguesia de São Martinho do Porto.

No próximo dia 11 de Outubro, a população é mais uma vez chamada a deixar o seu voto nas urnas. É assim que vai desenhando o seu futuro e escolhendo quem, no seu entender, melhor reunirá condições para gerir os destinos do nosso país, e neste caso em particular, os destinas da nossa Freguesia.

Não sei em quem recairá a escolha desta vez, nem isso é importante, pois seja ela qual for, a escolha do povo será soberana. O futuro será aquilo que a população de São Martinho do Porto quiser que seja. Para o bem e para o mal.

Não sou daqueles que dizem que a voz do povo tem sempre razão. Infelizmente, a história tem-nos mostrado que muitas das escolhas são desastrosas e deixam as suas autarquias hipotecadas para os vindouros.

Em São Martinho tivemos esse exemplo e não fora estes quatro anos que ora findam e os próximos estariam irremediavelmente condenados a uma falência absoluta.

Não vou fazer o balanço do nosso mandato pois tivemos oportunidade de o fazer em Assembleia de Freguesia, e o Ernesto transcreveu-o já para este seu espaço. No entanto, não posso deixar passar em claro o muito que se fez e que foi importante e decisivo para que hoje a nossa Freguesia possa encarar o futuro com esperança e com a certeza de que a vida pública se normalizou, entrando no caminho da legalidade.

Infelizmente, a ignorância ou a cegueira política de alguns leva-os a não reconhecer o esforço e o trabalho por nós desenvolvido. O futuro se encarregará de demonstrar quão importante ele foi.

Quero deixar-lhe expresso publicamente, o meu agradecimento pela liderança que imprimiu ao nosso grupo de trabalho, e dizer-lhe que foi uma honra ter trabalhado todos estes anos, consigo e com os nossos companheiros, todos debaixo de fortes pressões, denúncias, correcções e dificuldades. Todas elas nós ultrapassámos de forma firme e rigorosa.

Àqueles que têm dificuldade em encontrar a verdade no que afirmo, deixo-lhes o conselho para uma leitura exaustiva das actas das muitas Assembleias de Freguesia pois elas espelham bem o nosso trabalho. Grande parte das propostas do executivo foram alteradas, corrigidas ou rejeitadas, e das que foram aprovadas, em muitas votámos contra, não por sermos oposição, mas sim porque entendemos que não serviriam ou seriam lesivos para a Freguesia. E sempre deixámos expressa a razão do sentido do nosso voto. Por outro lado, a grande maioria das propostas que fizemos foram aprovadas e isso diz bem do papel que desempenhámos, desde logo porque a partir de certa altura do mandato, o estatuto de oposição foi reconhecido e o executivo reconheceu que as nossas intenções eram construtivas, passando desde aí a preparar conjuntamente o futuro da nossa Vila.

Quis o destino, que os nossos caminhos políticos se desviassem, e por isso nas próximas eleições não estarei envolvido em nenhuma campanha política. A militância política não é para todos mas sim para aqueles que, ideologicamente se sentem motivados e mobilizados para dar a cara por partidos políticos e têm a coragem de o assumir. Por isso, e só por isso, não o acompanharei nesta nova campanha que se afigura dura mas que chegará a bom porto.

Sempre tive consciência de que eu era um dos poucos militantes políticos (PS) do nosso grupo, e que o cenário que ora se depara seria possível, se as indefinições partidárias se mantivessem até ao momento das decisões, o que veio a acontecer.

Com muita pena minha, a situação foi incontrolável, e embora me custe vê-lo, a si e à maioria dos nossos companheiros de luta, com uma nova camisola vestida, sei que a importância e a continuidade do nosso trabalho é não só fundamental mas sobretudo vital para que o garante da legalidade seja uma garantia. Até porque acima dos partidos políticos, nós sempre vestimos a camisola de São Martinho do Porto e por cima dessa que agora vestem, estará sempre a da nossa Vila, como sei que está.

Eu, tenho a minha missão cumprida, sinto-me de consciência bem tranquila e creio chegada a hora da retirada e do descanso. Levo comigo a certeza de que sempre defendi os interesses da terra, e das Instituições em que me envolvi. Não fui brilhante mas fui esforçado e não deixei nem dívidas nem o futuro comprometido a ninguém.

Finalmente, quero desejar-lhe as maiores felicidades, quer no campo político quer na sua vida particular, mas sobretudo dizer-lhe: MUITO OBRIGADO PELO MUITO QUE FIZEMOS POR E PARA SÃO MARTINHO DO PORTO.

.

Que Deus proteja e ajude São Martinho do Porto.

.

António Inglês


sexta-feira, outubro 02, 2009

Certificado ambiental...


A Escola EB 2,3/Sec. de S. Martinho do Porto foi galardoada com a atribuição de Bandeira Verde 2009.

A cerimónia decorreu no dia 29 de Setembro, em Santa Maria da Feira.

Este galardão insere-se no Programa Eco-Escolas.
Este programa destina-se preferencialmente às escolas do ensino básico, embora possa ser implementado em qualquer grau de ensino.

O Programa Eco-Escolas pretende:

  • encorajar acções, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade.
  • estimular o hábito de participação envolvendo activamente as crianças e os jovens na tomada de decisões e implementação das acções.
  • motivar para a necessidade de mudança de atitudes e adopção de comportamentos sustentáveis no quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário.
  • fornecer formação, enquadramento e apoio a muitas das actividades que as escolas desenvolvem.
  • divulgar boas práticas e fortalecer o trabalho em rede a nível nacional e internacional.
  • contribuir para a criação de parcerias e sinergias locais na perspectiva de implementação da Agenda 21 Local.

Parabéns à nossa Escola.

.