quinta-feira, fevereiro 01, 2007

.
.

O
Centro de Saúde
de
São Martinho do Porto
.


O que se suspeitava, parece que já é oficial – não vai haver nos próximos anos um novo Centro de Saúde em São Martinho do Porto.
Promessa constante em todas as eleições autárquicas. Aliás, nas últimas eleições circulou a informação que o Centro de Saúde seria eventualmente oferecido por um benemérito que queria dessa forma homenagear o seu avô.
Também por diversas vezes, e por parte do Sr. Presidente da Câmara, se ouviu dizer que em caso de não existir verba por parte do Ministério da Saúde, a Câmara assumiria integralmente a sua construção, a iniciar neste mandato.
Isso mesmo me foi dito, quando questionei o executivo camarário em Assembleia Municipal.
Para o novo Centro de Saúde, existe espaço para a sua construção, e o projecto já se encontra devidamente elaborado. Aliás foi apresentado publicamente. Mais, a rua onde o Centro de Saúde iria ser construído passou a chamar-se como a Rua do Centro de Saúde.
Mas, parece que a rua vai continuar apenas a ter o nome não o Centro! Parece impossível que à já mais de 10 anos, o Centro de Saúde da Vila mantém-se em sitio completamente inapropriado. Basta dizer que se situa num 1º andar, onde é impossível a ida de qualquer cadeira de rodas ou de alguma maca.
Esta é uma das grandes deficiências do espaço … mas há mais … Por exemplo, o posto de enfermagem situa-se na cozinha do andar, etc, etc.
Sempre considerei, e considero, a construção de um novo Centro de Saúde, como 1ª prioridade para São Martinho do Porto.
A saúde é o nosso principal bem, e é dever de quem nos governa (Governo, Câmara Municipal, Junta de Freguesia, e demais entidades), promover as melhores condições para a manutenção desta nossa riqueza.
População de São Martinho, temos que nos unir … temos que fazer com que o novo Centro de Saúde passe de uma miragem a uma realidade.
A Bem da nossa freguesia.

10 comentários:

Anónimo disse...

O projecto apresentado para o Centro de Saude não era do mesmo arquitecto da requalificaçõa pois não?
é que se fosse não acredito que já não tivesse sido feito...

Anónimo disse...

O Centro de Saude de S. Martinho não foi ou não é feito pela Câmara de Alcobaça porque esta não quer.
A Câmara tem em S. Martinho espaços seus que poderia disponibilizar para a sua edificação.
Terão que gastar algum dinheiro? Claro então que queriam? De borla?
Eu sei que quem tinha obrigação do o construir era o governo, mas quem o prometeu mesmo se o governo não o construisse foi o Dr. Sapinho.
E o Dr. Sapinho quando o prometeu sabia que nos anos mais próximos o governo não o construiria, porque disponibilizou primeiro verbas para a saúde para Figueiró dos Vinhos e portanto para cá não viria nada tão depressa por questões de prioridade.
Meus caros deixem-se de demagogias. Quem tem disponibilizado tanto dinheiro para a requalificação cá da Terra não tem cara de poder continuar a pedir dinheiro para a nossa Baía, ou não será?
Já sei que me irão responder que uma coisa não tem nada a ver com a outra. Não terá?
E se com a requalificação mudassem tambem algumas mentalidades de alguns "velhos tios" que não querem que esta Terra progrida. É que se isto se modernizar muito e evoluir, eles deixarão de poder vir para cá com as suas "criadas" que levam os meninos a passear á praia... Que saudades ai ai...
Parem. Escutem e Olhem.
A vida vai a passar e os bons velhos tempos já lá vão. É hora de aceitar que esta Terra tem de ser nossa. E se for nossa será vossa tambem certamente.
O comércio e as gentes de S. Martinho dificilmente sobreviverão aos tempos que se avizinham sem essa modernização.
O Centro de Saúde não é uma obra de fachada, é uma obra de primeirissima necessidade.
Deixo no ar um desafio:
FAÇAMOS TODOS UMA VIGILIA Á PORTA DO ACTUAL CENTRO DE SAÚDE COMO FORMA DE PROTESTO PARA FALTA DE CORAGEM E DE SENSIBILIDADE DOS NOSSOS GOVERNANTES. VAMOS A ISSO?
TOKY

Anónimo disse...

Caro Erneste,

A questão do Centro de Saúde de S. Martinho do Porto só interessa aos partidos políticos em tempo de eleições.
Mas, uma coisa, a população e os eleitos locais da oposição podem fazer: exigir ao município que cumpra a Lei e instale o Centro de Saúde em edifífico relativamente ao qual não existam barreiras arquitectónicas.
Ainda há muito pouco tempo saiu legislação sobre a matéria da qual eu lhe darei conta ainda esta semana.
Podemos sempre responsabilizar os poderes públicos instituídos pelo não não cumprimento, por acção ou por omissão.
Votos de bom trabalho

Ernesto Feliciano disse...

Caro anônimo,
O projecto do Centro de Saúde foi elaborado pelo Gabinete da Câmara Municipal de Alcobaça.

Ernesto Feliciano disse...

Caro Toky,
Já convocámos uma Assembleia de Freguesia Extraordinária para debatermos alguns assuntos da vida da Freguesia - um dos quais é o Centro de Saúde de São Martinho do Porto.
Conto com uma grande presença da população, de modo a conseguirmos, de uma vez por todas, que se faça um Centro de Saúde novo em S. Martinho.

Ernesto Feliciano disse...

Caro Alzira,
Obrigado pelo seu comentário.
Na questão do Centro de Saúde, queremos que as promessas sejam de facto cumpridas.
Mais, que se cumpra a Lei.
A nossa população, como certamente todas, merecem um local muito mais condigno, para tratarem dos seus problemas de saúde, do que aquele que as actuais instalações do Centro de Saúde propocionam.
Aguardo os documentos em causa.

Ernesto Feliciano disse...

Em entrevista à rádio cister, no passado sábado (dia 10/02/2007), o Sr. Presidente da Câmara, reafirma a promessa de construção do Centro de Saúde de São Martinho do Porto, por parte da Câmara e neste mandato:

"A Câmara reafirma o compromisso de construir uma nova extensão de saúde em São Martinho do Porto se o Governo não cumprir a sua obrigação.
O posto médico de São Martinho do Porto precisa de ser reinstalado, mas a Câmara diz que essa é uma obrigação do Governo, embora assuma o compromisso de construir uma nova extensão ainda durante o actual mandato se, entretanto, o Governo não cumprir com as suas obrigações."

In www.cister.fm

Anónimo disse...

Ou seja veio contradizer o que tinha afirmado pouco tempo antes.
Esta atitude que finalidade tem?
Será que a Câmara encontrou por lá algum filão de dinheiro nestes ultimos dias?
Como é possivel que num curto espaço de um mês, o executivo camarário tivesse afrimado que já não iria construir o CS por falta de verba e de repente apareça a contradizer esta afrimação?
Isto é para nós acreditarmos ou é para brincar com a "tropa"?
Quando é que os partidos politicos começam a deixar de utilizar o POVO para atingirem os seus fins?
Quando acabam estas mentiras que outra coisa não visam que não seja a de não perderem clientes?
Quem souber responder a estas perguntas .... que o faça.
Tristeza de plotiqueiros que vamos tendo por este Portugal...
VENTOS DA BAÍA

Anónimo disse...

Mais uma vez e com o pequeno exmplo se ve os homens ou mulheres que estão no poder...pessoas ditas "idosas", com pensamentos retrogádas e já com alguma dificuldade em efectuar o seu papel... Por favor, coloquem estas pessoas na reforma, e coloquem outras... novas, formadas e principalmente uteis...o serviço disponibilizado por esta freguesia é uma inutilidade...é uma vergonha habitar no sitio tão cheio de corruptos como é são martinho...em todo o lado, se vive das aparências, do abuso do poder... no fundo um cambada de pessoas que passam a vida, e desculpem a expressão a cheirar "o rabo uns dos outros".É de facto a vergonha do concelho.

Anónimo disse...

Mais palavras para quê?
Está visto que na melhor das hipoteses vão colocar a 1ª pedra do centro de saúde dias antes das próximas autárquicas.
Duvidam?