quinta-feira, agosto 16, 2007

Abraço à Baía


O abraço à Baía irá realizar-se este domingo pelas 16:00horas, tendo o patrocínio da empresa Águas do Oeste.
Realizado desde 1999, o Abraço à Baía consiste na realização de um cordão humano em volta da baía, onde participam activamente amigos e veraneantes de S. Martinho do Porto que mostram o afecto por esta tradicional estância balnear.
Deste modo, pretende-se sensibilizar a opinião pública e as entidades competentes para a preservação do equilíbrio ambiental da Baía de S. Martinho do Porto.
Este ano, e também no domingo, a Águas do Oeste, terá as portas abertas da ETAR, das 10:00 horas às 15:00 horas, convidando toda a população interessada a visitar a nova ETAR de S. Martinho do Porto.

10 comentários:

Maria Faia disse...

Olá Ernesto,

Se me for possível, não faltarei ao abraço à linda Baía de S. Martinho.
A mesma vontade não me move quanto à ETAR de SMP porquanto, o mau cheiro que ela difunde por toda a vila é, de facto, horripilante...
Desejo, sim, que os responsáveis pela obra promovam todas as acções necessárias à eliminação dessa ocorrência que, seguramente, só afasta as pessoas (turistas e outros) das lindas paisagens da vila.

Um abraço

Ernesto Feliciano disse...

Olá Maria Faia,

Então domingo lá estaremos.
Quanto ao mau cheiro proveniente da Etar, é um facto que já denunciei várias vezes.
Há dias que se torna mesmo insuportável.

Um abraço.

Anónimo disse...

Amigo Ernesto,

Tenho estado sempre presente no "Abraço à Baia". Acho que é uma forma de a "acarinharmos" e tentar chamar a atenção para a qualidade que tanto queremos para ela...
Quanto à Etar, já a visitei no dia da inauguração e sinceramente, penso que ficou tudo visto.
É urgente que começe a funcionar bem, e no seu todo, senão... é uma mentira escondida como o gato!...
Beijinhos

Ernesto Feliciano disse...

Nem mais, amiga Aramis.

Esta iniciativa teve como base de sustentação chamar a atenção para o agravamento da qualidade da água da nossa baía, que ano após ano, estava a piorar...

Começou em 1999, e apesar de a qualidade da água actualmente ser bem melhor, como atesta o relatório da quercus, não se pode baixar os braços.

Temos que relembrar e fazer todos os esforços para que a Etar que irá tratar dos dejectos das suiniculturas seja uma realidade.

Um beijo.

rendadebilros disse...

Nunca estive nestes dias do Abraço, mas o meu coração está aí!
Um abraço.

Anónimo disse...

Caríssimos,

Sem dúvida que "O abraço à baía", é um acontecimento que permite chamar a atenção para a criação das condições conducentes à preservação desta linda baía.

Permitam-me no entanto, referir que o contributo de todos é garantido, não apenas neste dia, através de um acto simbólico difundido pelos meios de comunicação social, mas através da atitude que todos temos no dia a dia, na relação com S. Martinho.

É de lamentar que pessoas que participam neste evento, durante o ano, tragam os cães para a praia, permitindo que façam as suas necessidades no areal, o que já é de reprovar, com a agravante de conspurcarem as zonas frequentadas por crianças.
É de lamentar que as pessoas que participam nesta iniciativa, comam as pevides e os tremoços ao longo do paredão e deixem as cascas espalhadas pelo chão, ou em montículos, "bem organizados", nos canteiros das árvores, mesmo ao lado dos caixotes do lixo, organizadamente distribuidos pela avenida marginal.

Enfim... gosto da iniciativa, desde que seja respeitada por todos os que a ela se associam.

Kamikase

Ernesto Feliciano disse...

Amiga "Renda de Bilros",

Sei que nutre um carinho muito especial por São Martinho.

Obrigado pelas fotos.
Estou a preparar um outro artigo para relamçar a ideia da exposição.

Um abraço.

Ernesto Feliciano disse...

Amigo "Kamikase",

Ora, nem mais.
Faz-me lembrar o ditado que há e que se encaixa certamente nessas pessoas que refere... "faz o que eu digo, não faças o que eu faço!".

Um abraço.

Maningue disse...

Pois é, mais um ano de "Abraço à Baía", infelizmente, de ano para ano, cada vez mais descoordenado e este ano a realizar-se à mesma hora das Fanfarras. Inicialmente até as 1ªs t-shirts mencionavam o "Abraço" sendo personalizadas hoje as t-shirts oferecidas apenas publicitam as "Àguas do Oeste" que apesar de ser o único patrocinador poderia colocar na t-shirt a referida frase ("abraço à baía").
Estive na zona das "Gaivotas" e o abraço não sucedeu existiam espaços muito abertos entre os pontos criados e uma descoordenação total da organização. A falta de divulgação e a falta de comuinicação por parte da organização com as "gentes" de S. Martinho, não ajuda em nada a organização deste evento e que marca a despoluição da nossa baía. Eu julgo que se fosse soliciatdo aos pescadores a sua participação com os seus barcos, eles acabariam por participar.
Esta falta de diálogo e divulgação faz com que muitas pessoas não participem, dizendo que isto é mais uma promoção dos "betos".
A Associação Defesa do Ambiente de S. Martinho do Porto apesar da criação do seu novo blog (http://baiadesaomartinho.blogspot.com) "ainda tem muito que andar", e deixar de ser apenas para a "Elite".

Ernesto Feliciano disse...

Caro Pirata,

De facto este ano ocorreram em simultâneo duas fortes iniciativas: o abraço à Baía e o desfile das fanfarras, facto que originou uma divisão nas pessoas.

Lamento também o facto das t'shirts actuais, tal como as do anos passados recentes, se esquecerem do evento, e apenas servirem de publicidade à empresa.

Lembro-me também de nos anos iniciais existir uma dinâmica também com os barcos que durante o abraço, apitavam.

Espero que esta iniciativa não acabe, e que em 2008 a sua organização tenha outra dinâmica.