quinta-feira, agosto 02, 2007

Geologia no Verão em S. Martinho do Porto


O Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra está a promover em S. Martinho do Porto, no âmbito da Geologia no Verão, uma iniciativa da Ciência Viva - Agência Nacional para a Divulgação Científica e Tecnológica.
Trata-se de uma acção de divulgação científica, de acesso gratuito e aberta a todos os cidadãos.

Participe!
.
.
.
Título: Geoevoluções em S. Martinho - o Porto, a lagoa e o mar.

Responsável: Jorge M. L. Dinis

Descrição da acção: A concha de S. Martinho do Porto é o que resta de uma vasta laguna costeira, que há apenas alguns milénios se estendia muito para o interior. Este abrigo natural tem grande tradição náutica, cujo expoente máximo são o porto e estaleiro de Alfeizerão, com papel relevante na saga dos Descobrimentos portugueses. No passeio veremos a estrutura geológica da região e a sua evolução, criadora da morfologia regional. Em relação à laguna, será explicada a invasão do mar e o seu recuo por um assoreamento que reflecte as alterações climáticas globais - glaciação e degelo, bem como mudanças menores - e está ligado à história das comunidades que sucessivamente foram ocupando a região, desde o Neolítico, com destaque para o impacto da Reconquista Cristã. Será ainda explicada a curiosa forma em concha e referida a erosão que afecta a zona costeira de Portugal.

Descrição sintética: A concha de S. Martinho do Porto é o que resta de uma vasta laguna costeira, que há alguns milénios passava de Alfeizerão, onde existiram porto e estaleiro. Veremos a estrutura geológica e a morfologia regional, será explicada a invasão do mar e o seu recuo pelo assoreamento marcado pelas alterações climáticas (glaciações e mudanças menores) e ligado à história das comunidades ocuparam a região.

Ponto de Encontro: Na marginal, frente à Capitania

Itinerário: Subida ao farolim do norte da barra - percurso ao longo da baía - miradouro de Salir do Porto

Notas: Usar roupa e calçado de passeio, em rochas e areia, chapéu, protector solar, líquidos. Recomenda-se pequeno farnel, binóculos e câmara fotográfica e/ou de vídeo...para mais tarde recordar. Fato de banho, opcional, para terminar com uma experiência hidrodinâmica de iniciativa individual.


Data/Hora: 4 de Agosto de 2007, 10:00
Duração: 5 horas
Nº Max. Participantes: 30
Nº de participantes extra: 10
Inscrições GRÁTIS online, na página da Ciência Viva ou linha Azul 808 200 205.

2 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Ernesto,

Acho uma excelente iniciativa! Deve de ser bastante interessante.
Tudo o que venha para se adquirir conhecimento, é bem vindo!

Um abraço

António Inglês disse...

Meu amigo

Não fora o meu peso e lá estaria em primeiro lugar.
Fico a aguardar por noticias daqueles que dirão: presente.
Bom passeio
José Gonçalves