sexta-feira, junho 20, 2008

Afirmar o Oeste como nova realidade turística...

Bernardo Trindade, Secretário de Estado do Turismo

Correio da Manhã – Lançou o Programa ‘A Oeste tudo de novo’. Que iniciativas destaca?
Bernardo Trindade – Os festivais de música nos monumentos, nomeadamente em Alcobaça e Óbidos, os eventos relacionados com a gastronomia, bem como os campeonatos de surf e bodyboard e ainda os de golfe.
– Qual o objectivo do programa?
– O programa vem ao encontro da vontade de afirmar o Oeste enquanto nova realidade turística em Portugal. Com esta campanha de animação que agora lançamos, resultante de um trabalho conjunto com a Associação de Municípios do Oeste, o Oeste mostra esta sua nova faceta, capaz de atrair mais e diferentes turistas.
– Qual o valor do investimento?
– Nesta fase da campanha foi feito um investimento de 500 mil euros, sem contar com os investimentos feitos pelos municípios.
– O que oferece a região?
– Tem havido uma evolução significativa em termos da oferta turística do destino, que tem permitido realçar a beleza do património natural e cultural desta região. Trata-se de uma oferta turística de muita qualidade, que tem permitido atrair novos segmentos com maior valor acrescentado.
– Por que decidiram apostar no turismo da Região do Oeste?
– O Oeste foi uma das regiões escolhidas para esta aposta tendo em conta os seus importantes atractivos patrimoniais e culturais, bem como o forte investimento turístico privado de que a região tem sido alvo. Neste sentido, aliás, e tendo em vista a qualificação decisiva deste destino, alargámos a rede de escolas de hotelaria na região.
– Depois do Algarve e do Oeste, qual a região que se segue?
– É preciso consolidar estes dois programas e maximizá-los, de forma a que possamos tirar o maior aproveitamento possível. Com estas apostas ganhas, certamente evoluiremos para outras regiões.
.

4 comentários:

António Inglês disse...

Boa notícias para a Região Oeste e pode ser que nos consigamos introduzir neste triângulo turístico que fica entre Alcobaça, Óbidos e Fátima. Ficamos mesmo no meio e temos a vantagem de ser costa marítima com uma praia de qualidades e condições muito especiais, cada vez mais procurada por investidores estrangeiros.
O problema é se as verbas são gastas nestas três terras, de forte implantação turística e a São Martinho não chega nenhum. Continuamos à espera da despoluição da Baía, que ouvimos dizer que está em marcha mas deve ser lenta. Continuamos à espera de um Centro de Saúde que servirá condignamente esta crescente população, e que pensávamos estava a dar os primeiros passos mas que afinal estes já nem se ouvem. Continuamos à espera de parques de estacionamento, prometidos mas que nunca apareceram. Continuamos à espera de uma política de turismo devidamente planeada e sustentada, e não de projectos que de São Martinho só têm o nome.
É por tudo isto que eu digo que estas são boas notícias para a Região, desde que estejamos contemplados nela.
Um abraço
António

Anónimo disse...

O problema da baía é preocupante e devia ser prioritário. Alguem me consegue explicar o que é que falta e quando é que a despoluiçao fica resolvida? O aspecto da praia entre os faróis e Salir está pior que no ano passado.
A Reis

Anónimo disse...

Há umas semanas foi aqui publicado que havia esgotos domésticos a serem despejados na zona docais. É verdade? Continua?

DD

Anónimo disse...

Caros anonimos!

Para que a despoluição da baia fique completa falta apenas que a Câmara Municipal de Alcobaça e Serviços Municipalizados de Alcobaça deixe de mandar os esgotos para a baia de São Martinho....
O resto está tudo pronto...
Espero estar cá para ver quando é que estes senhores ganham vergonha.

João Carlos