sexta-feira, junho 13, 2008

Milhares a ouvir Quim Barreiros...



Ao recinto das Festas de Santo António afluiram cerca de 12 000 pessoas para ouvir Quim Barreiros na noite do passado dia 9.
Foi uma aposta ganha pela organização.
Os parabéns à Comissão de Festas do Grupo Despotivo Concha Azul.

16 comentários:

aramis disse...

Amigo Ernesto, acredita que não me lembro de ver nunca tanta gente em são martinho... qual Marisa ou Rui Veloso, nem existe comparação!
Olha que pelas 21h45, o transito já estava parado no cruzamento a seguir ao Banco Millenium...
Boa aposta da Organização, estão realmente de Parabens!
Um abraço amigo,

António Inglês disse...

Bom dia Ernesto

Vou pedir desculpa por ter de falar num assunto que foi no dia de ontem, sexta-feira, tema de conversa em todo o recinto das Festas.
INDIGNAÇÃO era o estado de alma da Comissão Organizadora pelos acontecimentos que se vieram a desenrolar com o grupo que compunha as marchas populares da Vila, e não só.
Devo dizer que não presenciei os incidentes, antes os comento por ter sido abordado na noite de sexta-feira por elementos da Comissão de Festas que se sentiam revoltados com o sucedido.
Passo a explicar. Na quinta-feira passada, dia 12 de Junho, o programa era composto por Marchas Populares, pelas 21h30m, o que veio a acontecer.
Neste tipo de organização, sempre que algo implique alterações ao trânsito, as forças da ordem são chamadas a intervir por forma a coordenarem ou desviarem o trânsito automóvel para que tudo corra sem incidentes.
Atempadamente, a organização teve de entregar no posto da GNR local, o traçado das Marchas Populares, pois o grupo pretendia desfilar ao longo da marginal até ao recinto das Festas.
Pouco tempo depois de iniciado o desfile, um graduado desta força da ordem, procurou os elementos da Comissão de Festas de Santo António, comunicando-lhes que os iriam responsabilizar pela alteração do percurso que as referidas Marchas entenderam levar a efeito.
Ao que se sabe, as forças da GNR tinham motos e veículos à espera das Marchas para lhes abrir caminho, conforme combinado.
Não sei quem do grupo de marchantes resolveu alterar o percurso, mas seguramente que o fez sem ter a mínima noção do que estaria a fazer.
Além de tudo o mais, a Comissão de Festas desconhecia totalmente estas alterações e por essa razão nada poderia fazer.
Duas situações me saltam desde logo à vista. A primeira, a atitude dos responsáveis das Marchas, que afinal era apenas uma Marcha, por ter pensado que poderia sem dar cavaco a ninguém, alterar o percurso a seu belo prazer, sem se preocupar se essa alteração traria complicações à organização dos festejos da Vila.
A segunda, a forma fria e dura como o graduado da GNR se dirigiu à Comissão de Festas, isto segundo relato destes elementos, mais parecendo que esta força da ordem não está em São Martinho para manter com a população local um bom relacionamento, mas antes uma atitude de rigor exagerado, independentemente de ter razão ou não, e creio que neste caso estaria cheia dela.
A GNR está em São Martinho por imposição governamental. Deve manter a ordem e a disciplina no seio da comunidade que protege, e deveria ter com ela uma relação cordial, vigilante e eficaz.
Se a eficácia não é posta em causa, uma atitude mais intransigente como esta já nos deixa muitas dúvidas pois não entendo que estas relações entre as forças da ordem e as forças vivas da terra tenham de ser feitas desta maneira. Seguramente que ninguém quis pôr em causa a GNR local que é bem vinda e faz falta à Vila. Situação a acompanhar e se possível rever com boa vontade.
Um outro acontecimento, talvez o mais caricato e que pouco abona quem o praticou, relaciona-se com a falta de atitude dos vários, ou de alguns, elementos do grupo das Marchas que, ao que sabemos e nos foi contado, durante a tarde fez encomenda junto do Restaurante da Festa, de cerca de 16 a 18 refeições para os membros das marchas. Tudo normal até aqui, pois a Comissão de Festas, estabeleceu contratualmente esse acordo da refeição após o desfile.
Desta forma, logo que o mesmo findou, e foi bastante reduzido dentro do recinto das festas, (cerca de dez minutos), um elemento das Marchas dirigiu-se ao Sr. Cardoso confirmando-lhe os 16 a 18 jantares para o grupo.
Por sugestão do Sr. Cardoso, as peças a grelhar iriam àquela hora, 23h 30m, para as grelhas para que a comida fosse confeccionada da melhor e mais fresca maneira possível.
Sugerindo aos elementos das Marchas que se fossem sentando ou passeando pela festa, o Sr. Cardoso, afirmou-lhes que teriam cerca de 15 a 20 minutos e depois tudo estaria na mesa para comerem, conforme o anteriormente combinado.
Começa aqui a falta de consideração por quem deitou mãos ao trabalho àquela hora, para que tudo estivesse bem, ainda para mais sendo pessoal de São Martinho do Porto.
Dez a quinze minutos após esta última confirmação das refeições, um elemento das Marchas dirigiu-se ao Sr. Cardoso comunicando-lhe que o pessoal que tinha participado nas Marchas afinal tinha-se ido embora e portanto ninguém iria jantar.
A falta de consideração e de atitude foi também para com a Comissão de Festas, que para além do sacrifício de ter pago 450€ pelos tocadores que acompanharam as marchas, (para o trabalho efectuado, algo exagerado suponho), ainda se comprometeu a pagar estas refeições.
Em resumo, o Sr. Cardoso acabou por deitar toda a comida ao lixo e a Comissão de Festas irá ter de lhe pagar as 16 a 18 refeições então encomendadas.
Fico perplexo com atitudes como esta pois em nada dignificam quem as praticou. Todos queremos que São Martinho progrida e tenha um espírito de união entre todos, a bem da comunidade, mas agindo desta forma, acaba-se por pôr em causa todos os conceitos de ética e correcção que deveriam ter sido acautelados para que nada viesse ensombrar as Festas de Santo António.
Esta é uma atitude irresponsável, imatura, incorrecta e deselegante para com a Comissão Organizadora, que chamou a si a responsabilidade de organizar estes festejos, para que todos se divirtam e que suportará os prejuízos de toda a organização, se os houver.
Quando se apregoa alto e bom som que se defende os interesses de São Martinho e alguns se consideram os legítimos representantes dos naturais da terra, há que saber fazer corresponder as palavras com as acções.
Lamentável, digo eu, tudo o que aconteceu e mais grave ainda porque na manhã do dia seguinte, Sexta-feira, um elemento dos marchantes se ter dirigido ao Sr. José Carlos (membro da Comissão de Festas), criticando-o por pagarem refeições a toda a gente que participa nas festas e a eles marchantes não o ter feito. Teria sido gozo? Ou afinal quem marcou as refeições não comunicou aos restantes elementos das Marchas?
Por tudo isto minha amiga Aramis, acho que perdes-te um bom jantar e em boa companhia, por troca com algo que a ser verdade tudo o que aqui deixo comentado, não valeu a troca.
Um abraço a todos e fica o reparo, que prometi tornar público através deste seu espaço de informação, Ernesto. Espero que me perdoe.
A bem de São Martinho do Porto.
António

Anónimo disse...

Sou dos que nao gosto nem dou valor ao artista convidado (contratado). Há quem goste. Infelizmente.

Anónimo disse...

Também nao gostei. Há que subir o nível e nao ficar no popularucho fácil.
A Reis

Anónimo disse...

Nao se arranja nada de melhorzinho para o ano que vem?

Sousa

Anónimo disse...

Realmente, comparar o Sr. Barreiros com a Marisa ou o Rui Veloso.....................

Anónimo disse...

E depois admiram-se que continuemos a formar geraçoes "rasca"!

Anónimo disse...

Boa noite

Há muito que não coloco comentários neste blog. Não o faço porque irrita-me certos “anónimos” fazerem alguns comentários que, na minha opinião, não são mais correctos e ainda por cima não têm coragem para se identificar…
Tenho pena que estes “anónimos” ou “anónima” não se identifiquem, pois poderiam justificar com mais clareza o que é “geração rasca”.
Para mim, “geração rasca” é aquela que não sabe ouvi e aceitar a opinião/gostos dos outros, aquela que não sabe viver em sociedade, aquela que apenas dá a cara quando lhe convêm, etc.
Não podemos colocar todos os artistas no mesmo saco. Tanto o Rui Veloso, como a Mariza ou o Quim Barreiros, ou outro, têm o seu valor e arrastam multidões.
Parabéns à organização pelo excelente trabalho e, para o ano que venha o Marco Paulo que cá estarei para o aplaudir.

Cordiais cumprimentos,
João Carlos

P.S: Quanto aos anónimos, que ganhem vergonha e identifiquem-se e aí veremos quem é a geração rasca….

Anónimo disse...

O Comandante também gostou muito do Quim Barreiros!
Será que vai haver uma reconciliaçao?

António Inglês disse...

Ora boa tarde a todos estes anónimos que por aqui têm vindo dar a sua opinião bem pela calada do anonimato.
Claro que só alguém de má fé considera que foi feita a comparação entre Rui Veloso, Marisa e Quim Barreiros...
A única comparação foi apenas e só uma constatação de factos... números...
No que a mim diz respeito, gosto de Quim Barreiros como gosto de Rui Veloso e de Marisa, mas isso sou eu que sou de uma geração rasca que foi à lua...
Sou português e não me envergonho de o ser, mas não misturo as coisas.
Pelos vistos andam por aí muitas cabeças pensantes, mas sem rosto que afinal acham que o facto de Quim Barreiros ter vindo a São Martinho foi rasca... pois 12.000 pessoas não pensaram o mesmo e estiveram presentes... tudo gente rasca...
Nestas coisas, quem quer vai, quem não quer fica em casa e é mau quando alguém se envergonha daquilo que o povo português gosta, povo português que é o seu, ou estes anónimos são estrangeiros?
Vir aqui fazer comentários sem dar a cara, acusando quem trabalha de ter sido "rasca" por ter trazido Quim Barreiros... só mesmo a coberto do anonimato...
Meus amigos tenham a coragem de se mostrar e depois discutiremos quem é rasca ou não..
Quanto ao nível ele pode realmente ser elevado, começando logo pela identificação dos comentadores, isso é elevar o nível, o resto, o nível dos artistas, havendo dinheiro e condições ele sobe mas é preciso entender isso mesmo...
Um abraço a todos.
António

Anónimo disse...

Neste site aceitam-se críticas ou é só para receber elogios?

Anónimo disse...

Para o ano que vem podem contratar o Arrumador das caldas da rainha, que também toca música Pimba!

António Inglês disse...

Lamento que continuem os comentários anónimos, mas se são para animar então podem continuar.
Por aqui também fazem falta alguns "castiços"
Por aqui podem fazer-se criticas e são sempre bem vindas acredito, mas criticas que sejam construtivas.
Criticar só porque se considera a música de Quim Barreiros pimba, é que não me parece seja o melhor caminho.
De qualquer maneira, não voltarei a dar resposta a quem tem a cobardia de continuar escondido/a. Lamentável.
António

Anónimo disse...

Boa noite Ernesto Feliciano

Vou meter a colherada para deixar aqui uma sugestão.
Aos anónimos que fazem comentários apontando o dedo aos Pimbas, sugiro-lhes que deixem aqui as vossas sugestões para ficarmos todos a saber quem é que os amigos querem que se contrate para o ano.Assim ficamos a par dos vossos gostos e aqueles que gostam de música pimba verão como afinal têm andado enganados. É preciso cultivar o Zé Povinho...
Eu disse cultivar? Desculpem estava a pensar no legume que os senhores não devem ter...
Ou então juntem-se e mostrem-nos a vossa música porque anda por aí muita gente que dança conforma a música que lhes tocam...
As melhoras a todos...
VENTOS DA BAÍA

Anónimo disse...

O nível nao está a subir, mas os da Organizaçao estao demasiado sensíveis a críticas. Nao é para isto que serve o Blog, nem para trocar parabens e elogios entre os autores.
Silvino

António Inglês disse...

Amigo Silvino

Se é quem eu penso, quero dizer-lhe que anda bastante confuso pois ainda não vi ninguém da organização fazer comentários por aqui.
Por outro lado, se este blog não é para fazer elogios também não o será para fazer criticas, especialmente se essas criticas não apontam soluções e projectos, nem oferecem braços para trabalhar em prol da terra.
Fico admirado com as suas criticas em relação ao nível e deduzo que alguns dos comentários anteriores sejam seus. Conhecendo-o como penso conheço, diria que o meu amigo até gostaria de música popular portuguesa. Pelos vistos enganei-me.
Aqui apenas se quis endereçar os parabéns à Organização, que deitando mãos à obra, à qual ninguém quis pegar (excepção feita talvez ao seu agora amigo Pereira), fez a aposta através de meios próprios, de trazer a São Martinho do Porto um artista popular que congregou à sua volta cerca de 12.000 pessoas, feito nunca antes conseguído. Boa aposta portanto.
Aliás dias antes deste concerto, eu dizia aos organizadores que os números presenciais não seriam esses. Enganei-me e ainda bem porque no meio desta imensa multidão muitos são os que ficaram a gostar da nossa Baía e talvez cá venham comprar a sua casa de férias ou quem sabe, viver em definitivo, o que trará vantagens aos proprietários cá do burgo, não será amigo Silvino?
Como sou daqueles que acho que São Martinho precisa de gente, e muita, fiquei satisfeito com os resultados desta iniciativa.
Por outro lado posso dizer-lhe muito frontalmente que EU gosto de Quim Barreiros e dele sou amigo de longa data, desde os tempos de infância e deu para nos reencontrar-mos ao fim de mais de trinta anos sem nos ver-mos.
Sabe, eu nunca esqueço um amigo e ao fim destes anos todos gosto da música de Quim Barreiros que me trás o cheirinho do meu Minho. Música Pimba como lhe chamam, mas que eu gosto de ouvir.Coisas de velho. Sou assim mesmo e não julgo poder mudar com a minha idade.
Respeito a opinião dos outros mas se ela for devidamente expressa sem que isso agrida a opinião de cada um.
Se o amigo é quem penso, já o vi ser bastante critico e frontal e por isso mais admirado fico com esta sua posição. São fases, isso passa-lhe.
Desejo-lhe um excelente fim de semana e espero encontrá-lo pois há muito tempo que não o vejo. As obras ocupam-nos sempre muito tempo...não ocupam?
Um abraço e até um dia destes
António