quinta-feira, fevereiro 12, 2009

Novo centro de catequese...

A educação não se reduz a instruir ou a proporcionar conhecimentos, mas a formar harmónica e ordenadamente a pessoa em todas as suas facetas: intelectual, social, religiosa e moral.
É na família, o berço da sociedade, que o homem nasce, cresce e desenvolve as suas potencialidades, tomando consciência de toda a dignidade de que é portador.
Esta célula base da sociedade, a família é também a primeira educadora, a transmissora das virtudes e valores humanos, a formadora da recta consciência moral, pelo que não se pode demitir ou delegar nos outros a responsabilidade do cumprimento de tão nobre tarefa.
À Escola competirá, naturalmente, ensinar, ensinar a pensar, ensinar a aprender e a estar com os outros em sociedade, dando continuidade a todo o processo formativo e educativo já antes iniciado.
Porque a riqueza do homem é imensa e o seu potencial infinito, urge não descurar a sua formação religiosa, pelo que a Igreja é chamada a colaborar na Evangelização ou transmissão da palavra de Deus.
A Catequese é a educação da fé, feita de modo ordenado e sistemático, de acordo com programas previamente definidos e adequados à idade das crianças e dos jovens que a frequentam.
Na medida em que se projecta para além da vivência pessoal, a Catequese ocupa um lugar de destaque, pois vai reflectir-se em toda a sociedade, através da prática dos valores cristãos sob a forma da partilha, do amor aos outros e da solidariedade.
Nenhum homem é uma ilha isolada, vivemos entre todos e sobretudo, uns com os outros.
O encontro pessoal do homem com Deus não é um acto de fraqueza ou egoísmo, mas uma mais-valia e um serviço que conduz a uma maior riqueza de vida e a uma mais ampla proposta de sentido para a nossa precária mas não finita existência. Toda a fé que não se apega, apaga-se.
A Paróquia de S. Martinho do Porto ciente desta missão e responsabilidade lançou-se na concretização de um antigo sonho, com muito esforço, trabalho e empenho deu corpo ao Novo Centro de Catequese, um espaço de acolhimento, para as mais duma centena de crianças que a frequentam.
É mais um exemplo de como a persistência, a entreajuda e as ” muitas gotas de generosidade” transformam um ideal em realidade. É mais uma prova de que quando Deus quer e o homem sonha e trabalha a obra nasce.
In Jornal das Caldas

2 comentários:

Anónimo disse...

Com muito esforço e dedicaçao. Parabens a todos os que contribuiram para transformar este Centro!

Anónimo disse...

O mérito é grande. Numa altura em que a formaçao espiritual anda descuidada este Centro é ainda mais importante e um orgulho para a nossa Terra.