quinta-feira, junho 25, 2009

Unidade de Cuidados Continuados em S. Martinho do Porto chumbada...


Um privado está interessado em construir uma Unidade de Cuidados Continuados, com três andares, em S. Martinho do Porto, numa arriba classificada como reserva ecológica, entre a zona do Facho e da Gralha.

O projecto foi chumbado pelas entidades competentes pelo ordenamento do território mas o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça lembra que os investidores «podem recorrer», estando, por isso, ainda «tudo em aberto» quanto a este empreendimento de cuidados de saúde.

O projecto, que é considerado pela maioria PSD como sendo de «interesse municipal, tem todas as condições para avançar, desde que se cumpra a Lei», afirmou Gonçalves Sapinho, presidente da Câmara Municipal.

Já a CDU contesta as intenções dos privados e a posição da maioria que governa a Câmara Municipal.

Segundo o vereador Rogério Raimundo, «este pedido de licenciamento para o terreno de 10 mil metros quadrados poderá ser um subterfúgio para conseguir a alteração da caracterização do solo, permitindo que mais tarde se possa construir, por exemplo, unidades hoteleiras ou condomínios» num local protegido e de risco.

In www.cister.fm

8 comentários:

Anónimo disse...

O PC é sempre a mesma coisa. Imaginem o que sofre quem, como eu, vive no Alentejo, rodeado de PC´s por todo o lado...

Anónimo disse...

À velocidade a que a nossa linha de costa tem recuado e face aos riscos que representa para todos construir (ainda mais) em zona se arriba, devíamos era investir em renaturalizar e não em encher de betão...

Temos de deixar de pensar que tudo o que tenha no nome saúde ou emprego nos traz benefícios. Muitas vezes, não passam de formas de os privados conseguirem lucros (como comprar uma terreno de reserva ecológica e querer transformá-lo em urbano).

Ainda por cima, neste caso, nem sequer estamos a falar de um equipamento público, que possa servir as pessoas de São Martinho, mas sim de um investimento privado.

Muito bem chumbado, na minha opinião. Filipa R

Anónimo disse...

não darei muito tempo ate que a presidencia da camara dê a volta a questao de forma a que seja permitido construir a dita unidade de cuidados continuados numa zona protegida...
haverão com toda a certeza outros interesses que desconhecemos...

e se é assim tão importante a construção dessa unidade de cuidados continuados entao que o façam noutro sitio...

é só máfia...

Anónimo disse...

Mudem o terreno da construção se o problema é esse.
Depois não se queixem que até Salir do Porto já está mais desenvolvido.

Anónimo disse...

A Unidade de Cuidados Continuados de facto seria uma mais valia, mas não na zona de arriba.
Todos nós sabemos a instabilidade das arribas que nos circundam e continuar a saturá-las com betão não é de todo uma boa ideia, devemos preocupar-nos em manter a nossa paisagem natural evitando a sua instabilidade e perda.
Contudo, existem mais locais na nossa freguesia que poderiam albergar uma unidade destas sem que seja colocadas em causa zonas de reserva natural/ecológica.

Suzana

Anónimo disse...

Se nao se protege a zona da costa, continuamos a assistir à degradaçao da paisagem. Estranho nao ter sido o Coutinho a meter o Projecto, já que isso garantia a sua aprovaçao.

Se querem investir em Cuidados Continuados, a própria Junta pode facultar outro terreno, mediante contrapartidas a negociar.
Houve firmeza da Câmara, que se espera semantenha para outros casos.
Bem, desta vez.

Anónimo disse...

....esperem atá passar as eleições!!!!!!

Anónimo disse...

E a luta é sempre:

Coutinho contra S. Martinho

Vai ganhando o 1º por muitos a zero!