sábado, abril 21, 2007

Instalação da GNR em São Martinho do Porto


A população de São Martinho do Porto, respondeu de forma positiva no passado dia 16 de Abril de 2007, ao acto de tomada de posse da GNR que veio substituir a PSP que durante 40 anos aqui desempenhou funções de policiamento.

Entre cumprimentos e trocas de promessas de colaboração, estiveram presentes ao acto, as mais altas patentes da Guarda Nacional Republicana, bem como as chefias do novo destacamento, o Presidente da Cãmara Municipal de Alcobaça, o representante do Governador Civil de Leiria, os Presidentes das Juntas de Freguesia de São Martinho do Porto, Alfeizerão e Salir do Porto, membros das respectivas Assembleias de Freguesia, orgãos de comunicação social e público. Estranhámos a ausência do Presidente da Assembleia de Freguesia da localidade, que contactado mais tarde nos informou que a sua ausência ao acto da tomada de posse no destacamente se ficou a dever ao facto de não ter recebido convite para tal.

O novo destacamento da GNR ficou com âmbito mais alargado no seu raio de acção do que aquele que a PSP abrangia anteriormente.
Assim ficam sob a alçada desta patrulha a freguesia de São Martinho do Porto, incluindo Vale Paraiso e Serra dos Mangues, que já eram patrulhadas por esta força do posto de Alcobaça, e a freguesia de Alfeizerão.

Esta tomada de posse da GNR com hastear da bandeira no destacamento foi seguido de sessão solene de boas vindas na sede da Junta de Freguesia que culminou com um pequeno porto de honra.

Dos discursos, realça-se a chamada de atenção feita para o facto de SMP ser uma Vila turistica de caracteristicas especiais, com uma população residente de cerca de 3.000 habitantes fixos e que em fins de semana a população flutuante cresce assustadoramente, sendo que, durante o Verão essa mesma população atinge o numero de entre 50.000 a 60.000 habitantes.
Destas condicionantes resulta a necessidade de reforço de elementos do destacamento da GNR durante os meses de Verão, que foram logo ali prometidos pelos responsáveis desta força de segurança.

Esperamos todos que esta mudança traga à Freguesia a segurança que todos esperam.
.
Por último, um agradecimento muito especial à PSP que durante cerca de 40 anos velaram pela segurança da nossa Vila.
.
No sábado, dia 14, realizou-se um jantar de homenagem, com entrega de louvores elaborados pela Junta e Assembleia de Freguesia, aos elementos que faziam parte da esquadra de São Martinho do Porto.

1 comentário:

Anónimo disse...

O Rei morreu, viva o Rei.
Novos ventos estão a chegar a São Martinho do Porto. Pode ser que sejam todos bons.
Assim esperamos.
VENTOS DA BAÍA