sábado, abril 21, 2007

Moção - Aeroporto da Ota

Moção entregue pelo nosso grupo na Assembleia de Freguesia de 20 de Abril de 2007.
Reprovada por maioria:
4 votos a favor (nossos);
5 votos contra.

Moção:

A construção do novo aeroporto de Lisboa, tem sido alvo de vários estudos, efectuados ao longo de muitos anos.
Esses estudos foram suportados por vários Governos.
Na sequência da decisão do Governo, em avançar com a construção na OTA , têm sido desenvolvidos outros com vista a potenciar uma maior qualidade de vida na região Oeste, donde se destacam o Plano Regional de Ordenamento do Território do Oeste e Vale do Tejo – PROT-OVT, a Estratégia de Desenvolvimento do Oeste 2020 e o Estudo Integrado da Mobilidade, Acessibilidades e Sistema de Transportes nos concelhos integrantes dos Municípios do Oeste.
A construção do novo aeroporto da Ota será factor de maior desenvolvimento para a região.
Certamente que se instalarão novas indústrias e outros sectores de actividade, bem como permitirá uma modernização e reorganização das plataformas logísticas existentes.
Deste modo, consideramos que a recente polémica instalada sobre a localização do aeroporto prejudica seriamente, não só os interesses da região, como também os interesses nacionais podendo conduzir ao desinteresse de investimento na região.
Para São Martinho do Porto, seriam inegáveis as vantagens da construção do novo aeroporto na Ota, possibilitando um crescimento qualitativo e quantitativo no nosso turismo.
Assim, propomos esta moção de apoio à construção do novo aeroporto na Ota.
.
OS MEMBROS DA ASSEMBLEIA DE FREGUESIA
.
Ernesto Feliciano
Acácio Gomes
Rodrigo Neto
Lino Neves

8 comentários:

Alzira Henriques disse...

Olá Ernesto,
Os membros da maioria do PSD andam mesmo desnorteados... Nem para a sua região sabem ou querem ser bons!
Porventura nem sabem que, a nível Distrital, se realizou uma cimeira PS/PSD em defesa do aeroporto da OTA.
Que pobreza de espírito confrangedora!!!!!
A vocês cabe o papel de mostarem ao povo de S. Martinho tamanha incompetência...
Um abraço

Anónimo disse...

No espaço de comentário desta moção, faço o meu em relação a todas as moções.
Nota-se claramente que a Assembleia votou em consciência nas outras moções, mas nesta veio ao de cima a disciplina partidária que se sobrepôs aos interesses de toda uma região.
Cegos é o único adjectivo que lhes arranjo senhores da bancada do PSD.
Esqueceram-se que o projecto da Ota até começou quando o vosso partido era governo.
Paciência, tambem se não fosse essa cegueira os senhores não estavam onde estão agora.
Estimo as melhores meus senhores.
Prabéns á oposição que tem apresentado, projectos, moções, ideias e tambem as irregularidades que esta Junta e as anteriores têm nas suas contas.
VENTOS DA BAÍA

Ernesto Feliciano disse...

Amiga Alzira,

Eu cada vez fico mais surpreendido com as atitudes deste elenco PSD na Assembleia de Freguesia.

E não se tem passado só nesta questão...

Agora quando devíamos unir esforços, e lutar por melhores condições para a freguesia ...
acontecem situações destas ...

E sabe qual foi um dos argumentos de um membro da bancada deles?
O barulho dos aviões que não lhe iria permitir descansar convenientemente, pois a Ota é muito perto!!!

Enfim!!!

Ernesto Feliciano disse...

Caro(a) Ventos da Baía,

Relativamente a esta moção do aeroporto da Ota, não creio que tenha existido disciplina partidária.
Revela isso sim, um grande desconhecimento da realidade política da região, e não se trabalhar em prol do desenvolvimento sustentado de São Martinho do Porto.
Recentemente foi feita uma cimeira entre dirigentes das distritais do PS e PSD, tendo em vista conciliar esforços para objectivos comuns.
E um dos objectivos comuns destas forças partidárias do distrito é precisamente a feitura do novo aeroporto de Lisboa, na Ota.
Pelo que sei, esta iniciativa foi um grande sucesso e foi noticiada em vários órgãos da comunicação social, não só regionais como nacionais.

Ernesto Feliciano disse...

Distritais do PS e do PSD combinam estratégias

Os presidentes das distritais do PS, João Pedrosa e do PSD, Fernando Marques, reuniram-se, ontem, em Leiria, com mais 10 membros de ambos os partidos, para concertarem posições em torno de projectos fundamentais para o desenvolvimento regional.

Num encontro que consideraram "inédito", discutiram "grandes projectos nacionais com interesse para a região" como é o caso do aeroporto da Ota, os eixos rodoviários e ferroviários, a localizaçãodos serviços desconcentrados do Estado e os financiamentos que podem beneficiar o distrito. No que respeita à Ota, decidiram convidar professores universitários e diversos tipos de técnicos para mostrar aos empresários as possibilidades de negócio que a Ota pode representar.

Já no que toca às dúvidas que têm sido levantadas, sobre a localização do aeroporto na Ota, os dois escusaram-se a fazer comentários. Fernando Marques disse que "a reunião não se destinava a fazer essa avaliação" e João Pedrosa preferiu reforçar a capacidade de lobby que a região centro mostrou ao longo do processo em que os políticos e os empresários locais se uniram e "ganharam".

Esta primeira reunião serviu para " definir como aproveitar as sinergias de cada partido e aquilo que podem acrescentar estando juntos: "Estamos convencidos que isso ajuda a fortalecer a economia da região", disse João Pedrosa.

In DN Online

Ernesto Feliciano disse...

PS e PSD de Leiria tomam posição conjunta a favor do aeroporto na Ota
As direcções distritais do PSD e PS de Leiria defenderam a construção do aeroporto internacional de Lisboa na Ota, rejeitando qualquer eventual retrocesso do Governo nesta matéria.
Na conferência final da primeira cimeira entre as direcções distritais dos dois partidos, os responsáveis do PS e PSD minimizaram as críticas dos detractores da Ota e propuseram a realização de reuniões com os técnicos e projectistas da obra com empresas da região.
"As empresas da região podem beneficiar da construção", afirmou Fernando Marques, presidente da distrital do PSD de Leiria, que não quis comentar as críticas do líder dos sociais-democratas, Marques Mendes, à construção do aeroporto da Ota.
"O líder do meu partido sabe a nossa posição e nós sabemos a dele", afirmou o responsável social-democrata. "A nossa posição é clara: a haver aeroporto deve ser feito a norte do Tejo e na Ota, a não ser que nos provem que há problemas muito graves", acrescentou Fernando Marques, numa posição que foi subscrita pelo presidente da Federação de Leiria do PS, João Paulo Pedrosa.
O objectivo dos contactos com os projectistas é "dar conta da capacidade industrial instalada" e as condições tecnológicas da região.
"Juntando as vozes do PS e PSD, poderemos tirar vantagens para enriquecer o nosso distrito e fortalecer o tecido empresarial", explicou o dirigente socialista.
A fixação de serviços desconcentrados no âmbito do Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado (PRACE) foi outra das reivindicações que saiu da reunião entre PS e PSD, que querem centralizar no distrito uma série de instituições.
No caso da região Oeste, que pertence à Região de Lisboa e Vale do Tejo, os dirigentes políticos do PS e PSD entendem que os serviços que servem os concelhos do distrito (Alcobaça, Nazaré, Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche e Bombarral) devem estar em ligação com Leiria e não com outros distritos.
"Os serviços da região Oeste não devem ser espartilhados por outros distritos", considerou João Paulo Pedrosa.
No futuro, deverão ter lugar novas reuniões de trabalho entre as direcções regionais dos dois partidos para abordar outras questões.
Sobre um novo referendo à regionalização, baseada nas cinco Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), a questão não foi abordada na reunião, pelo que não foi tornada pública qualquer posição.
"Essa poderá ser uma das questões para outra reunião", afirmou Fernando Marques.
Na cimeira, que contou com dirigentes das duas comissões políticas distritais, foi ainda abordada a necessidade de contratualizar mais verbas no âmbito do futuro Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) para o distrito de Leiria.
"Aquilo que nos une é a defesa intransigente para elevar o nome deste distrito", afirmou o líder da Federação socialista.
As conclusões da reunião serão enviadas às respectivas direcções partidárias e poderão ocorrer acções concertadas ao nível das estruturas regionais ou dos deputados eleitos para defender "causas comuns" para o distrito, acrescentaram os dois dirigentes.

In www.noticiasdocentro.net/artigo.php?ArtID=2231

Ernesto Feliciano disse...

PS e PSD unidos a favor da OTA
As distritais do PS e PSD apresentaram, na terça-feira, a sua posição "consensual" quanto à construção do novo aeroporto na OTA, considerando esta a solução que melhor satisfaz a região.
Numa 'cimeira' política, que reuniu à mesa uma dúzia de representantes dos dois partidos, foram debatidos "projectos de interesse nacional com importância para a região", como a OTA, projecto que Fernando Marques, líder da Comissão Política Distrital do PSD, considera "consensual" entre as duas forças políticas, apesar da opinião contrária do líder social-democrata, Marques Mendes, que mantém as suas dúvidas quanto à localização do aeroporto na OTA.
Aos jornalistas, Fernando Marques defendeu que a construção de um novo aeroporto "deve ser feita a Norte do Tejo e na OTA, a não ser que provem que há problemas graves", reconhecendo a sua importância para a região e as empresas, que "podem beneficiar com a sua construção".
Por sua vez, João Paulo Pedrosa, presidente da Federação Distrital do PS, anunciou que os partidos irão reunir com projectistas e pessoal universitário, no sentido de as empresas do distrito poderem vir a beneficiar da construção do aeroporto.
Durante o encontro, foram debatidos outros temas como a conclusão do Plano Rodoviário no distrito, o Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e a reforma da Administração Pública. O objectivo, explicou João Paulo Pedrosa no final do encontro, pretendeu, "sem procurar perder a identidade de cada partido", encontrar "pontos de entendimento" que valorizem projectos no distrito, potenciando-os e dando-lhes "maior envergadura".
Nesse sentido, acrescentou Fernando Marques, as duas forças políticas assumiram um "compromisso" de juntar esforços para, em conjunto com cada partido, analisar cada um dos projectos.
"Vamos ver, no futuro, o modo de operacionalizar este conjunto de princípios, com os quais estamos de acordo, envolvendo as forças partidárias, os autarcas e os grupos parlamentares", referiu Fernando Marques.
Por seu turno, João Paulo Pedrosa explicou que esta "nova forma de fazer política" poderá produzir frutos, de acordo com a "capacidade de influência" de cada um junto dos seus partidos.
"Seremos persistentes e fundamentados tecnicamente a defender as soluções que entendemos serem as melhores", frisou João Paulo Pedrosa, convencido que a iniciativa "ajuda a fortalecer a economia da região".
Os bons resultados da 'cimeira' poderão culminar num novo encontro, com data a marcar. Os dois representantes vão agora fazer chegar as suas iniciativas aos seus partidos.


Consenso noutras matérias


Além do aeroporto da OTA, foi também analisado o PRACE - Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado. Também aqui, houve "consenso" dos dois partidos, que defendem que os serviços "não devem ser espartilhados por outros distritos", mas ficar com a ligação Pinhal/Litoral/Oeste.
Em relação ao QREN, entendem que deve ser aprofundada a contratualização com os municípios.
Questionados sobre o tema da regionalização, os representantes dos dois partidos alegaram não estar em condições de dizer se estão de acordo sobre a temática

In www.diarioleiria.pt/11960.htm

Anónimo disse...

Como é possível que a v/ Moção sobre o Aeroporto na Ota fosse chumbada por uma autarquia que tanto poderá vir a beneficiar com essa localização!!!