segunda-feira, julho 09, 2007

Mosteiro de Alcobaça = Maravilha de Portugal


O Mosteiro de Santa Maria marcou mais uma vez o seu lugar na Historia de Portugal fazendo parte do grupo das Maravilhas do nosso País.
Estão assim de PARABÉNS o Mosteiro, Alcobaça os seus Munícipes e a Câmara Municipal. Esta eleição surge como o resultado de um esforço de todos para dar visibilidade ao que os Alcobacenses já há muito reconheciam; mas esta eleição confere a todos igualmente, a responsabilidade de o conservar e promover de forma adequada.
Pessoalmente sempre defendi e incentivei a votação no nosso Mosteiro por considerar que seria uma mais valia para o nosso Concelho.
Nesta eleição foram ainda distinguidos o Castelo de Óbidos e o Mosteiro da Batalha.
Parece-me que esta é mais uma das razões para apostar num plano que promova a nossa Região em que a qualidade e o mérito sejam as principais características.

8 comentários:

Anónimo disse...

Caro Ernesto


Lamento não conseguir partilhar da sua alegria e optimismo. Uma verdade construída sobra a mentira soa sempre a falso. Para nossa vergonha ficará para a história um titulo que foi construído sobre a mentira, quando desde o inicio se deveriam ter exigido regras e critérios com um minimo de seriedade.

Naturalmente que o Mosteiro tem valor por si, e este concurso não lhe acrescentou absolutamente nada. Aliás, daqui a uns meses já ninguém se irá lembrar desta macacada, feito para que os gestores de um canal de televisão podessem encher os bolsos.

Se algum sentimento esta coisa do 7-7-2007 me poderia fazer sentir seria de vergonha e tristeza. Vergonha por ver que muitas pessoas tidas por cultas deveriam ter percebido logo no inicio que este concurso estava viciado na origem. Um qualquer concurso de misses numa qualquer aldeola teria tido seguramente mais rigor do que este.
Não se pode aceitar uma votação fraudulenta como esta foi, sem o menor sinal de rigor cientifico, de tal forma que a UNESCO se demarcou de toda esta fantochada.
E convém recordar que foi a UNESCO que classificou o Mosteiro de Alcobaça como patrimonio da Humanidade, e essa classificação sim, trouxe ao Mosteiro grande prestigio e promoção.
Isto não foi um concurso, isto foi uma máquina de ganhar ddinheiro inventada por uma televisão e na qual cairam muitos pacóvios.
Um desses pacóvios foi o senhor presidente da Câmara de Alcobaça. E por isso sinto tristeza por ele ter andado a enganar as pessoas simples a pedir-lhes que votassem por telefone, induzindu-as a votar em chamadas de valor acrescentado. Desta forma creio que fez as pessoas cair num logro.
E se cada um podia votar as vezes que entendesse, isto deixou de ser uma eleição para ser uma fraude.
Um órgão de poder, como o é uma Câmara, nunca poderia alinhar nisto.
Admito que a Câmara podesse investir dinheiro na promoção de Alcobaça num qualquer evento televisivo, tal como no passado aconteceu com carnavais e coisas do genero. Este foi mais um investimento num carnaval televisivo.
Mas 150 mil euros é dinheiro demais. É interessante ver e analisar que a Batalha conseguiu a sua eleição com menos esforço financeiro, pois gastou apenas 15 mil euros e Óbidos gastou apenas 10 mil euros. Se conseguiram a eleição com menos esforço financeiro será sinal de que tem mais valor, mais prestigio e mais impacto do que Alcobaça. Afinal andamos sempre na cauda do pelotão, apenas nos gastamos conquistamos um lugar na frente.

Mas o resultado será deste concurso da TVI, será semelhante ao dos Big Brother's e de outros concursos. Daqui a alguns meses já ninguem se irá lembrar dos vencedores.
Mas o nosso dinheirito desapareceu.
Se isto tivesse algum rigor entenderia que a Câmara fizesse esforço financeiro num investimento integrado num plano promocional de longo prazo. Mas gastar dinheiro em fogachos é mal-baratar ddinheiro, é despesismo, é má gestão.
E quanto a retorno deste investimento nada se pode esperar.
Isto apenas poderia atingir o mercado nacional, e tratamos tão mal esse mercado nacional.
Porque razão a Câmara de Alcobaça não participa na Bolsa de Turismo de Lisboa o maior evento de promoção turistica a pensar no mercado nacional?
As pessoas passam por aquele evento e colhem ideias para as suas visitas e escapadinhas de fim de semana, um segmento de mercado que precisamos de conquistar, mas que desprezamos.
Mas se porventura e por milagre os turistas começassem a aparecer tinhamos programas e roteiros para os fixar por cá, por um só dia que fosse? A resposta é NÃO!
Tinhamos estruturas hoteleiras e de restauração? Não!
Então o que andamos a fazer?
Agora faziram este gasto e ficam a aproveitar o turismo que os operadores nos trazem. Triste e lamentável. É sinonimo de incapacidade e imcompetencia politica.
Estragar dinheiro quanto temos tantas carências de desenvolvimento.

Defendo investimento em promoção turistica, em eventos qualificados, em coisas que tenham um minimo de pés e cabeça, agora assim não. Brevemtente teremos a Câmara a patrocinar o "Fiel ou Infiel" ou coisa do género.

Lamento profundamente mas não consigo partilhar a Vossa alegria e contentamento.

Ernesto Feliciano disse...

Amigo Joaquim,

Deixe-me desde já, esclarecer-lhe a minha posição sobre publicitados 150.000,00 euros gastos por parte da CMA nesta campanha.
Em lado nenhum me refiro que foi o método adequado, nem que concordo com a quantia gasta.
Como sabe, considero que essa quantia tinha destinos bem mais adequados do que teve.
Ainda para mais, quando a iniciativa arrancou a meio, demonstrando que desde o início não havia uma estratégia planeada.
Ao contrário, o município de Óbidos, arrancou com uma campanha de sensibilização desde o início, e gastou cerca de 7,5 % do total gasto pelo município de Alcobaça.
Mas ao contrário de Alcobaça, o marketing em Óbidos é anual e visa várias iniciativas que se desenrolam ao longo do ano.
Relembro-o que o presidente de Óbidos ainda recentemente ganhou o Prémio de personalidade do ano de marketing no seu sector.

Mais, no futuro, parece-me difícil que a CMA tenha o argumento de dificuldades financeiras para a prossecução de objectivos bem essenciais para a vida dos seus munícipes – por exemplo, para a aquisição do Centro de Saúde de São Martinho do Porto.

Mas repare, o que eu digo no texto é que estamos de parabéns, porque sempre achei da mais elementar justiça que o nosso Mosteiro figurasse nos mais belos monumentos nacionais.
E que a sua entrada neste restrito lote, se bem aproveitada será uma mais valia para o turismo do nosso concelho.No entanto, pouco servirá ao concelho a atribuição deste galardão, se não existir uma plano estratégico para a dinamização do turismo, e se ele for implementado.
Isso sim é o mais importante que a CMA deve fazer.
E lamentavelmente, ano após ano, nem na BTL de Lisboa o concelho se faz representar, e não é só o Mosteiro que representa o Turismo de Alcobaça.
Mais, para que esta aposta seja frutífera, tem que se apostar também nas mais elementares infra estruturas, e aqui Alcobaça ainda tem uns passos também a dar.

Por fim, sobre as regras do concurso, em que se podia votar mais do que uma vez … estou 100 % de acordo consigo.

Alzira Henriques disse...

Caro Ernesto,

Deixo-lhe aqui o comentário que deixei no blog "Por entre Miontes e Vales":
O meu peito enche-se de orgulho sempre que este povo, que amo, dá o seu melhor, na procura do bem-comum. Tenho orgulho na minha terra, naquilo em que devo ter e, para ser mais concreta, tenho, por exemplo, orgulho no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça por ser a primeira obra arquitectónica plenamente gótica erguida no nosso país e, por ser património mundial, assim considerado pela UNESCO.
Mas, não tenho orgulho de um programa televisivo que me vem dizer o que já sei: que este mosteiro é uma maravilha de Portugal.
Também não tenho orgulho em ver a minha Câmara Municipal governada por pessoas que não têm uma noção social das prioridades para o concelho.
Sabia que há muitos cidadãos deste concelho que não têm água canalizada, energia eléctrica ou sabeamento básico?
Sabia que, grande parte dos esgotos de Alcobaça vão desaguar nos rios Alcoa e Baça?
Sabia que, desde que este elenco camarário tomou posse, foi abandonada a dinamização do parque industrial do Casal da Areia, com graves consequências em termos económicos e sociais para o emprego e o crescimento económico em Alcobaça?
Sabia que, de todas as obras executadas durantes estes mandatos autárquicos, nenhuma é criadora de riqueza para o Concelho?
Sabia que uma das obras emblemáticas deste elenco camarário violou descaradamente a lei em várias matérias, como sejam as acessibilidades para deficientes motores e outros?
Penso que sabe tudo isto.
E, mesmo assim, ainda tem orgulho em ver o Dr. Sapinho, todo emproado, na televisão, a receber o prémio maravilha?
POIS EU NÃO.
Teria orgulho sim em vê-lo lutar pela satisfação das necessidades básicas deste povo mas, não é o caso.
DO MOSTEIRO DE ALCOBAÇA TENHO SEMPRE ORGULHO, mas sei que não podemos viver à sombra dele eternamente. Porque não aprendermos com o passado e construirmos o futuro?
Aí sim, teria orgulho de qualquer executivo camarário.

António Inglês disse...

Meus amigos

Acho que poderemos arrefecer um pouco os ânimos porque todos nós nos conhecemos, todos nós percebemos as posições de cada um e da mesma forma que o Joaquim Marques afirma que daqui a uns meses ninguém se irá lembrar desta macacada, também vos digo que daqui a uns meses ninguém se irá lembrar se o processo de eleição foi ou não feito de forma fraudulenta.
O que ficará na memória é que na primeira vez que uma eleição destas foi feita, o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça figurou entre as sete Maravilhas de Portugal.
Quanto ao resto, estaremos cá nós todos para irmos lembrando o executivo da Câmara para o que de mal fez, tem feito e pelos vistos continuará a fazer.
E não é isso que temos andado a fazer? Na Câmara e nas Freguesias, não é Joaquim Marques?
Um abraço para vocês todos meus amigos.
José Gonçalves

rendadebilros disse...

Apesar de todas as críticas que se podem fazer a uma votação deste género, Alcobaça só tem a ganhar com esta publicidade , embora eu creia que nem precisava dela... É um marco importante na nosa História... e fiuqie muito feliz por se juntar a esta o Mosteiro da Batalha e Óbidos...
Boa semana.

Ernesto Feliciano disse...

Amiga Alzira,

Sei o que pensa sobre este assunto, e também penso que percebe a minha opinião.

Um abraço.

Ernesto Feliciano disse...

Amigo José,

Tenho visitado assiduamente o seu blog, e felicito-o pela sua qualidade.

Um abraço.

Ernesto Feliciano disse...

Amiga "Renda de Bilros",

É como eu também penso.

Sei contudo, que a questão financeira que envolveu a campanha por parte da Câmara de Alcobaça é muito polémica, bem como o sistema de votação.

Uma boa semana também para si.