segunda-feira, julho 30, 2007

Na falésia da praia da Gralha...


O alarme foi dado na manhã de Domingo, quando um tripulante de asa delta, descobre um automóvel na falésia da praia da Gralha.

Não se encontraram ocupantes na viatura, pelo que se presume que o automóvel terá caído sozinho.

Desconhece-se as motivações da ocorrência, no entanto soube-se no local que se tratava de uma viatura que tinha sido furtada recentemente na região.

sábado, julho 28, 2007

Missão humanitária no Darfur


Na próxima 3ª feira, 31 de Julho, pelas 21h30, será feita, na Casa da Cultura José Bento da Silva, em S. Martinho do Porto, a apresentação da experiência da médica alemã Bárbara de Matos Marques.
Esta médica vive na Venda Nova, S. Martinho do Porto, e participou numa missão humanitária num campo de refugiados de Darfur.
O registo da sua permanência no campo de refugiados é impressionante e a sua vontade de continuar a ajudar aqueles refugiados leva-a a dar a conhecer a sua experiência a todos nós, com a força que só quem lá esteve consegue transmitir.

quinta-feira, julho 26, 2007

Golfe: ameaça ou desafio?


No passado mês de Maio o jornal Região de Cister publicou um artigo com o título “Bloco de Esquerda contra golfe”. Não queria acreditar. Tantos anos que S. Martinho esperou por um grande investimento na área do turismo e agora que existe essa possibilidade alguém se mobiliza para lutar contra.
Os argumentos apresentados foram o suposto atentado ao equilíbrio ecológico e ambiental e a alteração de nível de vida e pacatez?!?
Não me parece um bom princípio tomar uma posição tão radical sem conhecer o detalhe do projecto.
Sou o primeiro a opor-me à construção sem regra, à especulação imobiliária, à construção de todo e qualquer metro de solo disponível, situação que se tem verificado nas últimas décadas em S. Martinho do Porto. Mas a solução não pode ser parar no tempo, deixar esta vila ao sabor do vento tornando-se cada vez mais um “dormitório” sem grande actividade económica.
Sem prejuízo de uma evolução de opinião ao conhecer melhor o projecto, parece-me que este projecto pode ser a grande oportunidade de S. Martinho do Porto. Vai criar emprego, vai atrair turistas com um poder de compra elevado, vai ajudar a combater a sazonalidade da actividade turística e, por outro lado, não me parece que vá criar grandes problemas ambientais uma vez que os terrenos onde seria construído não raras vezes fica submerso, não sendo também por isso o argumento da diminuição dos terrenos agrícolas um grande argumento.
Se este projecto não se concretizar S. Martinho passará a ser uma “ilha” parada no tempo. No concelho de Alcobaça fala-se em investimentos destes em Pataias e Vimeiro, no concelho das Caldas na Serra do Bouro e a Nazaré também luta pelo mesmo.
S. Martinho do Porto foi beneficiado pela natureza ao “desenhar-lhe” esta linda baía e complementando-a com serra e campo. Foi beneficiado pelos antepassados que nos deixaram um património fora de série, está na hora de sermos nós a fazer qualquer coisa pela nossa terra.
Vamos lutar para que os detalhes deste projecto sejam públicos mas não matemos à nascença o que poderá ser um benefício para esta terra, e mais importante, não usem S. Martinho nas lutas partidárias.
.
Por: Paulo Fonseca

terça-feira, julho 24, 2007

Mafalda Veiga ao vivo no próximo Sábado...


Mafalda Veiga vai estar dia 28 de Julho (Sábado), pelas 22h00, em São Martinho do Porto.
.
Um concerto a não perder!

Passeio pedestre


O passeio pedestre é já este Domingo, dia 29.

segunda-feira, julho 23, 2007

Escolha o próximo tema da Tertúlia...



Qual o proximo tema que gostaria de ver abordado na Tertulia?
Accao Social
Ambiente
Cultura
Desporto
Educacao
Juventude
Patrimonio
Proteccao Civil
Seguranca Publica
Turismo
  
pollcode.com free polls

sábado, julho 21, 2007

O 1º encontro da tertúlia





Dezenas de pessoas participaram no 1º encontro da Tertúlia de São Martinho do Porto.

Com a tertúlia, pretende-se a criação de um espaço de reflexão sobre a nossa freguesia, nos mais diversos temas, bem como reavivar os saudáveis serões de café onde os amigos antigamente se reuniam à volta da “bica”.

A juventude foi o tema escolhido para o 1º encontro.

Certamente, que após o encontro todos demos por bem empregue o nosso serão.

O próximo encontro da tertúlia será em Agosto (dia 3 ou 10), com tema a definir.

Coz ou Cós?


Uma das questões mais interessantes na nossa freguesia tem a ver com o grafismo do seu nome. Actualmente coexistem duas variantes, “Cós” e “Coz”, parecendo haver alguma confusão quanto à forma correcta da designação. De forma a clarificarmos este assunto, procurámos investigar sobre o tema e chegámos a algumas observações curiosas.
Desde logo que o nome evoluiu ao longo do tempo e que a sua origem é incerta. Historiadores como Pedro Barbosa e Maria da Luz Moreira não excluem a hipótese de o nome ter uma origem árabe, podendo derivar de “al-qos”, que significaria “célula de eremita”, de onde teria derivado também o topónimo “Alcouce”. Outros autores, como José Pedro Machado, referem uma possível origem grega do nome: Kôs, pelo latim Cos (ao lado de Coos e Cous). Para percebermos a evolução do nome ao longo do tempo é importante que passemos brevemente em revista a história da ortografia da língua portuguesa. Nela é possível reconhecer três períodos distintos:
a) o período fonético, que prevaleceu até ao século XVI, e durante o qual se procurava representar foneticamente os sons da fala. São desta fase as designações que aparecem na documentação alcobacense latino-medieval “Quod”, “Cod”, “Côod”, “Quos” e “Coz”, tal como referem os historiadores Cristina Sousa e Saul Gomes. É também deste período a carta de doação de 1153 feita por D. Afonso Henriques à Ordem de Cister, na qual aparece a designação “Coz”: “quomodo partit cum ipso Andano et ferit in ipsam aquam de Coz”;
b) o segundo período da história da ortografia da língua portuguesa é designado por autores como Manuel Mendes de Carvalho por período pseudo-etimológico, e estende-se desde o século XVI até 1911. Ele caracterizou-se pela influência crescente do Latim na escrita, resultado da tendência, muito patente no Renascimento, de admiração pelos tempos clássicos e, em particular, pelo Latim. Daqui resultou o aparecimento de inúmeras consoantes duplas, o aparecimento dos grupos ph, ch, th, rh, que antes praticamente ninguém usava (o grafismo do topónimo “Nazareth” remonta a este período). Durante este período o topónimo escrevia-se “Coz” mas também já “Cós”, como aparece por exemplo em alguns documentos históricos conventuais datados de 1823;
c) o terceiro período corresponde ao período moderno, e vai grosseiramente desde 1911 até à actualidade. A proliferação das grafias complicadas e a anarquia ortográfica, cujo apogeu acontece nos finais do século XIX, levam em 1911 o Governo a nomear uma comissão para estabelecer a ortografia a usar nas publicações oficiais. Desta comissão fazia parte o insigne foneticista Gonçalves Viana, tendo a nova ortografia sido oficializada por portaria de 1 de Setembro de 1911. Esta reforma (republicana) da ortografia, a primeira oficial em Portugal, foi profunda e modificou completamente o aspecto da língua escrita. Teve, como seria inevitável, muitas reacções adversas na sociedade. É deste período o grafismo oficial de “Cós”, que até hoje se mantém.
Curioso foi o facto recente, de há talvez menos de duas décadas, de algumas instituições terem feito renascer o antigo topónimo “Coz”, talvez em virtude da sua maior simplicidade gráfica. O facto é que hoje os dois grafismos coexistem, algo erradamente portanto. Porém a nível oficial a designação correcta deverá ser “Cós” e não “Coz”. A utilização hodierna do topónimo “Coz” parece-nos todavia desculpável no contexto, se assim quisermos designá-lo, da “sociedade civil”. Isto se levarmos em conta por um lado a irrazoabilidade de se alterarem por decreto os nomes próprios de lugares (o que veio a acontecer também durante o Estado Novo), e por outro o facto de o topónimo “Coz”, além de ter uma reconhecida fundamentação histórica, ter sido poupado às “modas” latinizantes do período pseudo-etimológico.
.
por Raquel Romão, Valdemar Rodrigues e J. Elias Jorge

quarta-feira, julho 18, 2007

São Martinho: passado e presente...







Um contraste entre o passado e o presente de São Martinho do Porto.

As fotos mais antigas, foram recolhidas no blog da amiga Aramis.

As mais recentes, da autoria de Pedro Libório e de Dias dos Reis, foram recolhidas na net, através do endereço www.pbase.com.

São Martinho do Porto é lindo, e merece ser divulgado.

Queria fazer um desafio: vamos recolher fotos e filmes antigos e vamos juntar a fotos e filmes mais actuais, de modo a fazer uma exposição pública em São Martinho do Porto.

Vamos a isso?

segunda-feira, julho 16, 2007

Tertúlia de S. Martinho é já 6ª feira...


1º ENCONTRO
A Juventude e seu futuro em São Martinho do Porto


20/07/2007 – 21:00 HORAS
CAFÉ BOÉMIA
AV. MARGINAL



ORADORES CONFIRMADOS:

Prof. Dr. Amílcar Coelho
Professor Universitário
Doutorado em Filosofia

Dra. Alzira Henriques
Advogada
Directora de Serviços da Segurança Social - Leiria

Dra. Andreia Mendes
Psícologa Clínica
Doutoranda em Educação e Intervenção Familiar

Dra. Isabel Rufino
Sociologa
Professora do Ensino Secundário
Presidente da Associação de Jovens “A Barafunda”

quinta-feira, julho 12, 2007

Hospital Oeste Norte

O estudo sobre a reorganização Hospitalar da Região Oeste, realizado pelo economista Daniel Bessa, a pedido do Governo, aponta para a construção de um novo Hospital de modo a rentabilizar a rede hospitalar e os recursos humanos e financeiros.

A informação foi revelada pelo deputado socialista António Galamba que defende, no entanto, que a solução final deve ser tomada depois de um estudo profundo a todas as opções. O deputado, e também vereador na Câmara das Caldas da Rainha, aponta como alternativa a um novo Hospital a ampliação do centro hospitalar das Caldas da Rainha, prometida há vários anos mas nunca concretizada, afirmando que o desmantelamento seria menos penoso para o Hospital de Alcobaça que para o de Caldas da Rainha, já que o primeiro terá pouco mais de 200 profissionais enquanto o segundo envolve para cima de 900.

Se a decisão do Ministro da Saúde for a favor do novo Hospital, o deputado socialista diz que há um “conjunto de factos objectivos que apontam as Caldas da Rainha como um epicentro da designada região Oeste-norte”.

O Presidente da Câmara de Alcobaça (CMA), Gonçalves Sapinho, diz desconhecer os resultados a que chegou o estudo realizado pelo economista Daniel Bessa mas admite ser favorável à construção de um novo Hospital, que sirva todos os concelhos Oeste-norte.

A construção de um novo Hospital, que reúna o maior número de especialidades possíveis, com uma boa capacidade de internamentos e que sirva vários concelhos da região oeste (Alcobaça, Caldas da Rainha e Peniche) tem sido uma luta de José Serralheiro, deputado municipal de Alcobaça, e antigo administrador do Hospital Bernardino Lopes, nos últimos seis anos. O gestor diz-se “satisfeito” com as conclusões a que terá chegado o estudo elaborado por Daniel Bessa e diz mesmo que a compreensão do seu projecto foi mais “rápida por parte da administração central do que pelos autarcas desta região”.

Para José Serralheiro, só um Hospital de raiz responderá em condições às necessidades de saúde da região, que cresce durante a época balnear e épocas festivas, e do país, a braços com dificuldades financeiras para suportar tantas despesas em tantos organismos demasiado próximos mas onde as respostas às solicitações dos utentes nem sempre são dadas devido à falta de especialistas bem como pelas condições físicas ou humanas das unidades de saúde.

Daniel Bessa estudou a rede hospitalar da região, e depois de ter reunido com autarcas e responsáveis pela saúde local já terá apresentado as suas conclusões ao Ministro da Saúde, Correia de Campos, para rentabilizar serviços e economizar dinheiro, que apontarão a construção de um Hospital a norte da região oeste (Alfeizerão) como a solução mais viável financeiramente tanto mais que, e segundo tem alertado José Serralheiro, há a possibilidade de ir aos Fundos Comunitários para pagar a mais parte do investimento.
.

terça-feira, julho 10, 2007

Vote na sondagem de opinião...

Qual o seu local preferido de São Martinho do Porto?


Um novo ciclo, surge hoje no blog ... sondagens de opinião.
Regularmente, surgirão inquéritos sobre temas da nossa freguesia.
Esteja atento(a).
Vote e verifique os resultados.

Lado direito do blog, por baixo do email.

Algumas ruas de S. Martinho...


Neste início do Verão, que devíamos saudar convenientemente quem escolhe a nossa Vila para passar as suas férias, algumas das nossas ruas encontram-se como as fotos documentam…

segunda-feira, julho 09, 2007

Mosteiro de Alcobaça = Maravilha de Portugal


O Mosteiro de Santa Maria marcou mais uma vez o seu lugar na Historia de Portugal fazendo parte do grupo das Maravilhas do nosso País.
Estão assim de PARABÉNS o Mosteiro, Alcobaça os seus Munícipes e a Câmara Municipal. Esta eleição surge como o resultado de um esforço de todos para dar visibilidade ao que os Alcobacenses já há muito reconheciam; mas esta eleição confere a todos igualmente, a responsabilidade de o conservar e promover de forma adequada.
Pessoalmente sempre defendi e incentivei a votação no nosso Mosteiro por considerar que seria uma mais valia para o nosso Concelho.
Nesta eleição foram ainda distinguidos o Castelo de Óbidos e o Mosteiro da Batalha.
Parece-me que esta é mais uma das razões para apostar num plano que promova a nossa Região em que a qualidade e o mérito sejam as principais características.

sábado, julho 07, 2007

Animação de Verão

.
.
A atribuição de São Martinho do Porto como uma das mais belas praias da costa portuguesa, bem como a atribuição do galardão de praia de ouro pela Quercus, vem de encontro às expectativas dos milhares de veraneantes que todos os anos nos procuram para mais umas belas férias em São Martinho do Porto.

Cabe-nos a todos nós, a tarefa de bem receber, e de proporcionar um ambiente, não só de praia, mas também de um conjunto de actividades que permitam uma cada vez maior fidelização dos que todos os anos nos visitam.

Nesse sentido penso ser crucial, à semelhança do que acontece noutras praias nossas vizinhas, que se crie um conjunto de iniciativas a realizar na época balnear.

Aliás uma proposta de dinamização de actividades de Verão, foi já aprovada em sede de Freguesia em Março de 2006.

Infelizmente, e mais uma vez, o que foi deliberado, não teve desenvolvimento, e a animação de Verão de São Martinho 2007, deverá resumir-se ao concerto de Mafalda Veiga.

Ao contrário, Foz do Arelho, Peniche, Nazaré e Santa Cruz, por exemplo, apostam verdadeiramente na animação de Verão, como fonte promotora de turismo.

sexta-feira, julho 06, 2007

Agradecimento ao Concha Azul

.
AGRADECIMENTO

Os membros abaixo designados da Assembleia de Freguesia de São Martinho do Porto congratulam, e dão os parabéns, ao Grupo Desportivo Concha Azul, e restantes membros envolvidos na organização das Festas em Honra de Santo António 2007, pelo excelente trabalho efectuado na organização dos festejos.

Acácio Gomes
Rodrigo Neto
Lino Neves
.
Nota: Aprovado por maioria, dado o impedimento de Ernesto Feliciano, por ser Presidente da Assembleia Geral do Grupo Desportivo Concha Azul.

quinta-feira, julho 05, 2007

Exposição de modelismo em Alfeizerão


De 06 a 13 de Julho
Junta de Freguesia de Alfeizerão

quarta-feira, julho 04, 2007

Proposta de Louvor


PROPOSTA DE LOUVOR


À ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
DE SÃO MARTINHO DO PORTO




A Assembleia de Freguesia de São Martinho do Porto, concede um voto de louvor à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São Martinho do Porto, pelos altos serviços prestados à freguesia, nos seus cem anos de existência.

São Martinho do Porto, 30 de Junho de 2007.




OS MEMBROS DA ASSEMBLEIA DE FREGUESIA

Ernesto Feliciano
Acácio Gomes
Rodrigo Neto
Lino Neves




.
Nota: A proposta foi aprovada por unanimidade.

segunda-feira, julho 02, 2007

Tertúlia em São Martinho


CONVITE


Um grupo de amigos e residentes de São Martinho do Porto, entendeu constituir a “ TERTÚLIA DE BEM DIZER “ onde todos sem excepção poderão debater temas e ideias numa franca e amena cavaqueira, reavivando os saudáveis serões de café onde os amigos antigamente se reuniam à volta da “bica”, prática infelizmente em desuso nos nossos dias.
.
A primeira reunião da “Tertulia de Bem Dizer” terá lugar no próximo dia 20 de Julho de 2007 , pelas 21 horas, no café BOÉMIA na marginal de São Martinho do Porto.
.
Desta forma, todos estão convidados a participar nesta primeira sessão da Tertúlia.
.
.
TEMA DO 1º ENCONTRO
A juventude e seu futuro em São Martinho do Porto