quinta-feira, junho 25, 2009

Turismo de Leiria-Fátima rejeita integração de Alcobaça e Nazaré no Pólo do Oeste

O Turismo de Leiria-Fátima (TLF) anunciou em comunicado que rejeita a integração dos concelhos de Alcobaça e Nazaré no Turismo do Oeste, considerando que a eventual alteração do diploma legal retoma "a intenção de liquidar turisticamente" a região.

"Com grande evidência, existem os circuitos de visitação que incluem Fátima, Batalha, Alcobaça e Nazaré", refere um comunicado do TLF, realçando que o desmembramento do território da instituição contraria "os interesses regional e nacional na promoção de um produto turístico consolidado".

A nova lei das áreas regionais de turismo, de 10 de Abril de 2008, inclui no TLF os concelhos de Alcobaça, Batalha, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Ourém, Pombal e Porto de Mós.

Contudo, os municípios de Alcobaça, a 13 de Outubro, e Nazaré, a 03 de Novembro, deliberaram pedir ao Governo uma alteração legislativa de forma a passarem a integrar o Turismo do Oeste, do qual fazem parte os concelhos de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.

Segundo o comunicado do TLF, "a maior parte dos empresários dos referidos municípios que trabalham no sector do turismo entende que o seu lugar natural é no Pólo de Leiria-Fátima".

A direcção do TLF aponta ainda a proximidade das eleições legislativas e autárquicas para justificar que "não faz qualquer sentido proceder a alterações" ao decreto-lei, acrescentando que "a iniciativa legislativa anunciada se vai traduzir em claros prejuízos para a região e para o país".

À Agência Lusa, o presidente do TLF, David Catarino, explicou que perante a iniciativa legislativa, em curso, a direcção "entendeu que não podia ficar calada", admitindo que a motivação para a mudança possa ter na génese "interesses político-partidários".

"Existe um circuito turístico consolidado, com Fátima, Batalha, Alcobaça e Nazaré", afirmou, questionando: "Teremos de procurar percursos alternativos?".

David Catarino defendeu ainda que este assunto deve ser objecto de "reflexão e decisão" após o próximo ciclo eleitoral, atendendo a que "responsáveis por estas decisões" podem não vir a ser reconduzidos nos respectivos cargos.

3 comentários:

Anónimo disse...

"Aprovado em conselho de ministros de 25 de Junho
Alcobaça e Nazaré no Pólo Turístico do Oeste"

http://www.tintafresca.net/News/newsdetail.aspx?news=eb2c5ae5-fb44-4400-9364-9a49dae20601&edition=104

Anónimo disse...

Excelente notícia.
O principal erro de São Martinho do Porto em termos de desenvolvimento e promoção turistica foi pertencer à RTLF.
Se São Martinho do Porto quer ter turismo de grande qualidade e com oferta diversificada a escolha certa é o Turismo do Oeste.

Anónimo disse...

A nossa região, especialmente S. Martinho do Porto, a nossa belíssima praia, foi muito pouco dinamizada e divulgada em termos turísticos pelo TLF. É fácil confirmar em todos os folhetos publicitários ou mesmo em campanhas publicitárias no exterior, a nossa imagem de marca, a belíssima baía e paisagem natural raramente surgiram nessas campanhas. Mais uma vez, é fácil constatar tal situação num dos recentes folhetos TLF, na área Sol e Mar, em que a imagem nº 3 da nossa Vila não demonstra a sua beleza, parecendo uma praia vulgar em que se pode andar de canoa.
Sempre achei que deveriamos pertence à zona de Turismo do Oeste, dada a falta de iniciativa que existiu sempre por parte do TLF.
É com agrado que foi efectivamente aprovado em Conselho de Ministros de 25 de Junho essa mudança.

"Decreto-Lei que procede à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 67/2008, de 10 de Abril, que aprovou o regime jurídico das áreas regionais de turismo de Portugal continental e dos pólos de desenvolvimento turístico, a delimitação e características, bem como o regime jurídico da criação, organização e funcionamento das respectivas entidades regionais de turismo".

http://www.portugal.gov.pt/pt/GC17/Governo/ConselhoMinistros/ComunicadosCM/Pages/20090625.aspx

Suzana