quinta-feira, agosto 13, 2009

Dragagens de manutenção na baía...


O Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, I.P. (IPTM), aprovou o Processo de Concurso Público para a empreitada de Dragagens de Manutenção da Baía de S. Martinho do Porto.
Esta intervenção, cujo investimento será de cerca de 440 000 euros, irá repor as condições de transposição da barra e canal de acesso ao cais.
A realizar num período de três meses, a empreitada prevê a dragagem na zona da barra à cota de -4m, numa extensão de 60 metros, com uma largura de 40 metros, associado a um canal 90 metros de comprimento e 40 metros de largura, à mesma cota.
A partir da barra será dragado para o interior da baía um canal de acesso ao cais, numa extensão de 300m por 40m de largura de rastro, à cota de -3m, associada a uma pequena bacia de estacionamento, junto ao cais, dragada a -2m.
Estas dragagens, totalizarão cerca de 31 500m3 de areias e siltes, a imergir ao largo.

In jornaldascaldas.com

13 comentários:

Anónimo disse...

Nao é suficiente. Quantos anos é que durou a última ?

E o célebre desvio do rio de Salir?

Agora até a ETAR volta nao volta, ajuda à festa da poluiçao.

Menos folclore e mais trabalho.

Anónimo disse...

Para quem faz da sua profissão, a pesca, ou até mesmo para todos os pescadores de pesca desportiva ou de recreio, a dragagem da baía, essencialmente o desassoreamento da barra é algo há muito tempo esperado.
Os nossos pescadores solicitam esta intervenção há já algum tempo, alertando para os perigos que podem ocorrer em dias de vaga e de maré baixa. Nestes dias a situação para quem faz esta travessia pode, mais dia menos dia, correr mal e suceder um acidente.
O mesmo sucede com o encostar dos barcos ao cais.

Não nos podemos esquecer que São Martinho não vive apenas do Turismo e Comércio Tradicional, mas também, daqueles que se dedicam à Pesca Local e Apanha de Algas.

A maior dificuldade em gerir os destinos da nossa Vila está na quantidade de Entidades/instituições Responsáveis e das quais estamos, na maioria das vezes, dependentes das suas decisões, não sendo possível agir sozinhos sem antes colocar os pedidos a todos as entidades/institutos que nos regulam. Não é com toda a certeza fácil esta gestão.

Para mim pessoalmente, para aqueles que me são chegados, e que dependem da Pesca, como sua actividade profissional, esta noticia de intervenção, chega-nos com muito agrado.

Quanto ao comentário anónimo do Folclore, só o facto de o IPTM ter ouvido os pedidos dos pescadores e da Junta de Freguesia e ter aberto concurso público para a dragagem já é um sinal de que se está atento e que se trabalha.

Em relação à Despoluição da Baía, esses projectos mantém-se, não é por haver uma dragagem que o resto pára.

Suzana

Anónimo disse...

“Enquanto a autarquia das Caldas constrói tanques, a de Alcobaça faz piscinas”, lembra Gonçalves Sapinho, realçando que os residentes em S. Martinho não devem querer que a vila tenha “tratamento similar” aos que moram em Salir do Porto, concelho de Caldas da Rainha.
O presidente da Junta de Freguesia de S. Martinho do Porto, Manuel Pereira, considera não fazer “qualquer sentido” a passagem da vila para o concelho vizinho, pelo facto dessa mudança “não trazer benefícios” para a zona balnear...

quer comentar Sr Ernesto???

Anónimo disse...

Boa tarde,

Alguem conhece o movimento que anda a tentar que São Martinho passe para as Caldas da Rainha?
É estranho que este "movimento" aparece apenas quando há eleições autárticas...
Não sei quem são estes senhores, mas a verdade é que ninguém os vê...ESTRANHO, não acham?
Qual o seu objectivo?
Derrotar a maioria PSD?
Se têm objectivos politicos, por que não dão a cara?
Alguém conhece este Antonio Costa?
Quem é? De onde vem? onde mora?
Tudo muito estranho...

Cumprimentos


Nota: este comentário foi também enviado para o blog do Dr. Ernesto, porque, tal como já foi dito anteriormente, no blog da Força Viva (ou meio viva) nem sempre são publicados os comentários.

Anónimo disse...

São Martinho do Porto, 13 de Agosto de 2009

Conforme prometido, os Amigos de São Martinho do Porto não se vão calar nem compactuar com os enredos e falsidades transmitidos à população da nossa Vila, de forma a “acalmar” os ânimos entre a Fundação e o Povo.
As últimas notícias publicadas nos órgãos da Comunicação Social, em Julho do corrente ano, em que os Amigos de São Martinho do Porto trouxeram a público a intenção do actual Presidente da Fundação alterar os estatutos da Instituição, para seu benefício em detrimento da população, atitude que em conjunto com uma serie de “mandamentos” do Sr. Presidente em parceria com a Sr.ª Directora Técnica (incluindo o escandaloso fecho da Creche, Infantário e C.A.T.L. durante todo o mês de Agosto), levou à revolta da população, que nesta altura estava a organizar-se para tomar a Fundação de “Assalto”. Esta medida drástica era a forma mais eficaz para que os nossos governantes (do Governo Civil de Leiria, da Câmara Municipal de Alcobaça e da Junta de Freguesia de São Martinho do Porto) resolvessem o problema da Administração ilegal e isolada da Fundação, o mais rápido possível.
Com a publicação da referida notícia, o Exmo. Sr. Governador de Leiria “apressa-se” a reunir, no Governo Civil, com o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça e com o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de São Martinho do Porto (responsáveis pela nomeação dos membros para a Administração). Para ”acalmar” a população e evitar um escândalo público, o Sr. Governador de Leiria indica, em sua representação, um técnico profissional do Governo Civil (que inclusivamente teve que interromper as suas férias para colaborar na resolução deste problema) com o intuito de reunir em Leiria no Governo Civil, com os representantes dos pais e encarregados de educação das crianças que frequentam a instituição, assim como com a própria família (Clérigo) do Fundador da instituição.
Nestas reuniões em Leiria, é público que o Governo Civil comprometeu-se que até ao final da terceira semana do já passado mês de Julho, iria ser feita a nomeação dos órgãos para a Administração e que os pais e encarregados de educação iriam ser contactados, na referida semana. Pois até hoje este facto não aconteceu e parece-nos que nem vai acontecer, mesmo após se ter contactado, por telefone, o Governo Civil, para através do técnico profissional indicado pelo senhor Governador (que estava tão empenhado no assunto, e foi de férias sem cumprir com o combinado), se tentar perceber o que se passou para não cumprirem com a sua palavra.
Também é público que o senhor Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, o Dr. Sapinho, se encontra de férias nesta magnifica Vila e mesmo de férias continua a reunir-se secretamente com o seu amigo, ou seja, o Sr. Oliveira, Presidente da Fundação, apoiando-o na sua ilegalidade, mesmo sabendo que este senhor não é colaborante com a população. O Dr. Sapinho não deveria misturar amizade pessoal com interesses da população, de uma das freguesias que ele politicamente representa…
É vergonhosa a forma como se mente à população. Já se chegou à conclusão que a intenção do Governo Civil não foi a de solucionar o problema, mas sim a de tentar que a população não tomasse a instituição de “Assalto”. Mas tanto a população como os Amigos de São Martinho do Porto estão atentos e não vão ser os nossos políticos que os vão continuar a enganar. A população por respeito e consideração depositou confiança na atitude prometida pelo Governo Civil, e este não agiu conforme prometido. Visto tudo o que foi prometido não passar de uma farsa, a população sente-se ofendida e promete:

UMA NOVA TOMADA DE ASSALTO ESTÁ A SER PLANEADA

Sem mais comentários…
Cumprimentos,

Os Amigos de São Martinho do Porto

Obs. Os Amigos de São Martinho do Porto agradecem, desde já, a todos os jornais, que através das suas publicações demonstram a confiança depositada neste grupo, publicando os nossos artigos democraticamente e sem qualquer tipo de medo ou represálias. A todos o bem-haja!

Anónimo disse...

Tudo o que implica medidas drásticas, impensáveis e ilegais, tem sempre o efeito contrário, por mais bem intencionadas que sejam as intenções.
Concordo que a Fundação necessita de uma mudança mas é necessário continuar de forma legal e recorrendo a todos os meios, sem pressões ou decisões precipitadas que possam colocar em causa as pessoas envolvidas no Grupo dos Amigos por S. Martinho do Porto.
É público que algumas das decisões tomadas em outras situações, apesar de todos estarmos de acordo, mas que foram precipitadas colidindo com a lei e que prejudicaram os cidadãos envolvidos. Portanto, apesar de concordar alguns dos objectivos deste Grupo em causa, alerto para que as decisões não sejam tomadas sem ponderarem as consequências pessoais que alguns possam vir a ter. Há sempre uma forma de alcançar o objectivo, mesmo que por vezes a mesma demore mais algum tempo a ser atingida.

Anónimo disse...

Amigo Ernesto, vou enviar por email cópia da monofolha feita pela camara, para nos ajudar a divulgar no seu blog, a acção de rua que este ano a Conferencia de S. Vicente de Paulo vai fazer no proximo sabado. Agradecemos desde já a sua colaboração a que na verdade, já estamos habituados.
Um abraço,
Paula Monteiro

Rakel Macedo disse...

Boa tarde,

Eu fui um dos encarregados de Educação recebidos pelo técnico nomeado pelo Governador Civil. A reunião, a meu ver, foi proveitosa para ambas as partes. Ambas as partes (Técnico e encarregados de Educação) sairam de lá mais esclarecidos.

Não podemos esquecer que apesar de ser uma IPSS a Fundação é efectivamente uma Instituição privada...

Saímos de lá igualmente com a indicação que iriam «tentar» (não foram feitas promessas), repôr a legalidade na administração da Fundação até à 3ª semana de Agosto. Tal situação, como bem sabemos ainda não aconteceu.

No entanto, e apesar de ser uma das «prejudicadas» com o fecho da creche em pleno mês de Agosto(impensável tirar férias - só se metesse baixa médica - e a minha família é monoparental)não me parece que tomar a Fundaçãod e assalto vá servir qualquer um dos nossos propósitos.

Não se deverão combater ilegalidades com ilegalidades.

Aliás ao tomar atitudes dessas, desesperadas, sabemos, pelo mesmo Técnico do Governador Civil, que a chamada da GNR ao local, para repôr a normalidade, será logo tida em consideração.

Apelo a todos os envolvidos que se unam sim, pela defesa dos direitos de todos nós, mas dentro da legalidade e sem niguém sair prejudicado.

Anónimo disse...

Boa noite,

Sem duvida alguma que esta dragagem é muito insuficiente.
A Baia precisava de uma intervenção em toda a sua área, incluindo a zona de Salir do Porto.
De qualquer maneira, esta pequena dragagem vai concerteza melhorar muito a circulação dos barcos, o que já não é nada mau.
É necessário continuar a pressionar as entidades oficiais para que seja feita uma intervenção mais profunda e que reponha o equilibrio da Baia.

Um abraço

Rodrigo Neto

Anónimo disse...

Ainda respondendo ao Sr. João Carlos,

Li com atenção os seus dois comentários nos 2 blogse vou responder às suas dúvidas e inquietações com cordialidade.
1º - Este movimento não aparece porque há eleições autárquicas. Nem queremos qualquer interferência na escolha eleitoral. A primeira vez que surgiu esta iniciativa foi há quase 13 anos (e não há 4 como o senhor diz, porque nessa altura não me recordo de qualquer iniciativa ou falatório com esta ideia). Quando se fizeram os primeiros esforços para a mudança de concelho, na data que eu referi, estava o seu desconhecido António Costa como secretário da Junta de Freguesia pelo...PSD. E a Câmara Municipal de Alcobaça arvorava a bandeira do...PS (era presidente o sr. Miguel Guerra). Como vê, não se trata de guerra partidária como o país está - mal - habituado. Nem sequer implicações pessoais dirigidas a alguem em particular. Queremos mudar porque estamos farto do "sistema" alcobacense e nos julgamos mais ligados às Caldas!
2º - O objectivo do movimento parece muito claro. Como crítico (obviamente respeito, tem toda a legitimidade de o ser), deve ter tido o cuidado de ler os artigos dos jornais e do nosso blog, bem como o manifesto distribuído. Estão lá os objectivos, pelo que me vou eximir de os mencionar. São muitos.
3º - Derrotar a maioria PSD? Sr. João, repito (e deve tê-lo lido): trata-se de um movimento independente. Se quiser, pode também considerá-lo suprapartidário, todos cabem no movimento. Não temos qualquer ligação a partido algum, nem pretendemos atentar a qualquer um deles. Não estamos contra partidos nem pessoas. Não faz sentido dizer que se persegue a maioria PSD. Quando o movimento surgiu a Câmara era PS e a Junta PSD (era lá que estavam parte dos mentores da ideia). A câmara das Caldas era e é PSD! Á sua pergunta respondo: não, não queremos derrotar a maioria PSD! Não é essa a nossa "guerra", a dos partidos.
4º - O nosso objectivo político é tão só a mudança de concelho. Sim, damos a cara. Distribuímos papéis, andamos na rua, na imprensa. Visite o blog, leia os jornais, pergunte às pessoas de São Martinho quem são as cabeças do movimento. Não temos nada a esconder nem a temer.
5º - Se alguém conhece o senhor António Costa? Julgo que sim...
6º - O senhor António Costa, também conhecido por "Tonico", tem família em São Martinho há mais de 100 anos. Nasceu, estudou e trabalha em São Martinho. É comerciante. Sem querer estar a fazer publicidade, mas apenas para o situar melhor, é propritário da Leitaria Marisabel, distribuidor de gás e dono da Albergaria Sto Antonio. Tem um curriculum consideravel de entrega à vila: foi bombeiro 25 anos na terra (corporação que comandou), foi vice-presidente do clube nautico, vice-presidente do clube recreativo, secretário e tesoureiro na Junta de Freguesia e teve também lugar na Assembleia Municipal de Alcobaça! Por todos os cargos que exerceu(com todos os êxitos e fracassos próprios de qualquer ser humano)posso afirmar que foi sempre de uma grande honestidade, isenção, desprendimento material ou de interesse próprio. Moveu-o sempre, todos sabemos, um grande sentido de TENTAR bem servir a terra.
7º - Para completar, respondo que mora na rua José Bento da Silva, nº 45, em São Martinho do Porto. Para falar com ele, aconselho que apareça pela Albergaria Sto António em hora a combinar com ele por email: tonicocosta@hotmail.com

Nada é estranho. Aproveito para dizer que não temos ligação com esta lista à Junta de Freguesia ou qualquer outra. Olhamos para os Sãomartinhenses como uma unidade. Espero Sr. João que leia o meu artigo que lhe escrevi sem ofensa alguma e com a educação e maneiras que lhe faltaram, permita-me, ao dirigir-se aqui ao nome do Sãomartinhense António Costa, meu PAI.

Cumprimentos

António Carlos Martins Costa

Anónimo disse...

Mais uma operação de cosmética para a nossa baía, quanto tempo vai durar? como se vai realizar?quem fiscaliza a retirada dos dragados? enfim uma série de dúvidas que não vão resolver nada, vão sim adiar o problema fazendo uma operação para calar a boca aos saomartinheiros. Tanto a Câmara, como a Junta e todos os saomartinhenses têm que resolver este assunto e outros de vez, em primeiro lugar têm que saber o que querem para S.Martinho, será que é uma praia? porto de pesca? porto de recreio?simplesmente porto de mar? definem o que é que somos e então virem todas as artilharias para esses objectivos, não quer dizer que não seja tudo e mais alguma coisa, só quando fizerem alguma coisa procurem fazer bem feita e acabada, não é obras desse género que resolvem a situação, atenua e verdade, mas não resolve. Aliás veja as obras começadas e não concluídas,(quer relembrar, avenida, adro"uma vergonha á porta da Junta,por 50 metros de calçada",cruzeiro,facho,cais, etc.etc.)e agora a baía com uma dragagem débil.E então o rio de Salir? ATÉ BREVE
J.J.

Anónimo disse...

ESTA NOTÍCIA DA TOMADA DE ASSALTO À FUNDAÇÃO QUE ESTÁ A SER PREPARADA, FAZ-ME LEMBRAR UMA OUTRA INICIATIVA DO GÉNERO... NOS BOMBEIROS, LEMBRAM-SE?
...LÁ VAI MAIS UMA INSTITUIÇÃO FICAR NA PENÚRIA...
SERÃO OS MESMOS? É QUE A TÁCTICA É SEMELHANTE....

Anónimo disse...

Sr Ernesto
O Senhor ainda é oposição ou já renegou?
Anda tão calado! Agora quem anda descansado é o presidente da Junta.
Não vejo comentários do Sr gostava de saber sobre a dragagem
Ernesto