quinta-feira, abril 12, 2007

Está em equação o encerramento de duas passagens de nível


Segundo noticia hoje a Rádio Cister, está em fase de negociações entre a Câmara Municipal de Alcobaça e a REFER, o encerramento das passagens de nível dos Medros e de Vale Paraíso.
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A ser verdade, é um passo atrás no desenvolvimento da freguesia.

9 comentários:

Anónimo disse...

E assinalável o esforço da Refer nos últimos anos para reduzir ao mínimo as passagens de nível existentes, na realidade a Refer não só esta a violar aquelas que são as suas competências entre outras de zelar pela segurança da circulação, mas também a esbanjar dinheiros públicos (nossos contribuintes) do investimento feito nos medros com a instalação da sinalização automática.
Mas o mais lamentável e a CAMARA alinhar neste facto contra S.M., e para casos como este não poderá haver condescendência, pois a passagem dos medros hoje e a única alternativa ao caos do transito de S.M. que com a chegada da época balnear irá sem duvida por qualquer condutor com os nervos a flor da pele, ou em alternativa.....
mc
gomes

Anónimo disse...

Caro amigo, primeiro que tudo quero dar-te os parabéns pelo sucesso que este blog tem alcançado, e que tem servido para nos manter informados sobre o que realmente se passa na nossa terra.
Hoje ao ver este novo post, resolvi comentar pois não estou lá muito de acordo ctg quando dizes que se esteja a dar um passo atrás no desenvolvimento da freguesia, no entanto também depende se serão criadas alternativas a essas passagens de nível ou não, como seja a construção de alguma passagem superior (ou inferior) junto às passagens de nível a encerrar, mas pelo que eu conheço da politica da REFER, sempre que se fecha uma passagem de nivel é criada uma passagem alternativa, não sei se será este o caso ou não.
Por outro lado, e em termos de Linha do Oeste, o fecho das passagens de nivel só trás vantagens, porque quando existem passagens de nivel, e principalmente quando estas estão sem guarda (como é o caso das PN's referidas) os comboios têm obrigatoriamente de passar nessa zona a uma velocidade reduzida (60/80 km/h no máximo), velocidade essa que pode ser aumentada caso não existisse a passagem de nível. Já que falo na Linha do Oeste, a questão das passagens de nivel é um dos maiores problemas que impede o aumento da competitividade desta Linha, pois a Linha do Oeste tem centenas de Passagens de Nivel ao longo da sua extensão, o que não permite que as velocidades praticadas sejam mais elevadas. Também é certo que a infra-estrutura da via precisa de ser substituida, pois os materiais existentes já estão obsoletos. Depois existe a questão do material circulante que também já teve melhores dias, mas que julgo não será substituido enquanto as condições actuais da via e das passagens de nivel existentes se verificarem.
Voltando ao post, não acredito que o fecho das Passagens de Nivel signifique um passo atrás, mas que pode ser o início de uma tentativa de se melhorar a Linha do Oeste, que pode trazer vantagens para a nossa terra.
Um abraço
Pedro Agostinho

Ernesto Feliciano disse...

Caro(a) Gomes,
Obrigado pelo seu comentário.
De facto, a passagem de nível dos Medros é a única alternativa ao trânsito da marginal.
E a sua automatização, bem como o alcatroamento da estrada são bem recentes...

Ernesto Feliciano disse...

Amigo Pedro,

Penso que a criação deste blogue tem despertado algum interesse, e humildemente penso que tem contribuído para uma partilha de informação sobre a nossa freguesia.

Pelo que leio no teu comentário, não estamos em desacordo.
Concordo 1000 % com o que dizes.

Mas, a noticia que surge é apenas o encerramento das passagens de nível …

Quanto a alternativas … nada.

Relembro-te que se fala de um viaduto a iniciar na marginal e que passaria por cima na linha-férrea à mais de 10 anos … e até agora nada foi feito.

Não posso estar de acordo com o encerramento puro e simples das passagens de nível, principalmente com a dos Medros (recentemente melhorada) e que é a única alternativa ao trânsito da Marginal.

Se se construir um outro tipo de passagem, quer superior quer inferior, certamente que é um progresso.

Mas se apenas se registar o encerramento, sem alternativas … é certamente um passo atrás …

Ou não concordas?

E outra coisa importante … primeiro à que fazer as alternativas e só depois, se for o caso, encerrar-se as passagens de nível…

Não achas que assim é que é correcto?

Um abraço e volta sempre.

Anónimo disse...

Boa noite
Vejo esta noticia com alguma apreensão, muito embora não me passe pela cabeça que nem a Refer nem a Câmara Muncipal de Alcobaça tenham a coragem de encerrar qualquer das passagens de nível de S. Martinho sem a construção de alternativas.
Penso que esta será mais uma daquelas noticias que vêm a público apenas com o intuito de tentar mostrar às gentes cá do burgo, que estão a trabalhar em prol desta terra. Areia para os olhos do "zé povinho"
Todos sabemos que até para servir de alternativa ás obras de requalificação vai ser necessário criá-las. Eles dizem muitas coisas mas nada tem vindo a ser feito nesse sentido, nem acredito que a promessa de que até ao Verão a marginal esteja pronta.Até por causa dessas alternativas que tirando a dos Medros não se vêm.
A mim não me admira nada estas informações, mas acho que devemos ter muita calma, porque a Refer não tomará nenhuma decisão sem o acordo da Câmara e esta não irá certamente concordar com uma medida que vem mexer com a população e prejudicar de maneira grave a vida desta freguesia, se bem que estamos habituados aos avanços e recuos do Dr. Sapinho. Lembrem-se do célebre Centro de Saúde.
A propósito disso. Existem mais desenvolvimentos em relação á mudança de instalações para o nosso Centro de Saúde e que a CMA se propôs comprar? ou alugar?
É que parece que espaço já existe, resultados ou algo de novo sobre o assunto é que nunca mais se ouviu.
Ou esta manobra da vinda a S. Martinho do vereador Herminio e dos Técnicos de Saúde, para em conjunto com o executivo da Junta e com a oposição com a finalidade de encontrarem o tal local, não passou de encenação?
Voltando à noticia, estou de acordo com o Pedro Agostinho meu caro Ernesto, e no fundo tambem consigo porque depois de ler a sua resposta ao comentário do Pedro, verifico que estamos todos de acordo.
Se as alternativas, ou seja, as tais passagens superiores ou inferiores como há muitos anos são prometidas, forem efectivamente construidas e as passagens de nivel depois disso encerradas, isso significará para toda a nossa freguesia progresso e desenvolvimento.
A eliminação das inumeras passagens de nível existentes no País, representam um avanço considerável não só nas vias férreas que servem, como tambem no trânsito local, colocando Portugal mais perto da Europa e dos paises mais desenvolvidos.
Um abraço aos dois
VENTOS DA BAÍA

Ernesto Feliciano disse...

Caro(a) Ventos da Baía,

Na próxima 6ª feira temos nova Assembleia de Freguesia.

Conto intervir também nestas questões que foca.

Vamos aguardar se o executivo terá respostas.

Anónimo disse...

Ao ler o post de Pedro Agostinho não posso discordar mais!
Cortar uma via de trânsito alternativa de entrada em São Martinho do Porto quando passam cerca de 4 ou 5 comboios (com caracteristicas que eu própria duvido que dêem mais de 40km/hora) por dia nesta via férrea, parece-me realmente um verdadeiro passo atrás nesta freguesia.
Felizmente ou infelizmente tenho uma grande experiência com a REFER.
Durante alguns anos da minha vida o meu principal meio de transporte foi o comboio... e... não tenho saudades! Não pelos comboios mas pela "politica da REFER".
De facto, as lembranças que tenho desse tempo não são agradáveis e não consigo acreditar que desta vez seja diferente; ou seja, que a REFER tenha uma capacidade de organização e planeamento que consiga prevenir efeitos adversos nesta terra tão sofrida e também tão experiente em falta de organização e capacidade de planeamento.
Sem mais delongas fico igualmente atenta à decisão da Câmara Municipal... O que será que nos espera mais????

Alexandra

Anónimo disse...

Olá!
Eu viajo todos os dias para as Caldas da Rainha e asseguro-lhe, Alexandra que prefiro fazer essa viagem de comboio em detrimento de outro transporte público. A diferença de preços entre um bilhete de comboio e de autocarro é 0,77 €. Eu, de comboio chego às Caldas em 10/15 min, de autocarro demoro 30 min; o bilhete de comboio é bastante mais barato que o do autocarro, e viajo com muito mais conforto num comboio do que num autocarro. Apenas discordo consigo quando se refere ao estado dos comboios. Por outro lado, também acho (à semelhança de quase todos) que temos um horário péssimo de comboios. Quanto à notícia, concordo com o comentário do Pedro. Mas, se apenas se fecharem as passagens de nível e não se criarem as alternativas, penso que é um retrocesso no esforço (pouco!) que foi feito para melhorar a segurança dos habitantes da vila.
Abraço a todos

Ernesto Feliciano disse...

Este assunto foi levado à Assembleia de Freguesia (AF)de 20/04/2007.
Foi por nós aprsentada, e aprovada por maioria, um moção fazendo sentir a preocupação da AF neste assunto.
A moção encontra-se no blog.