sábado, maio 26, 2007

Vale do Paraíso - Festa da Espiga 2007





Como manda a tradição a Festa da Espiga 2007 foi em Vale do Paraíso.

Cheia de animação e bons petiscos, realizou-se de 17 a 20 de Maio.

Para o ano há mais...

5 comentários:

Anónimo disse...

Olá Ernesto

Diz a tradição, que o povo tem sempre razão, e neste caso poderemos aplicar esta máxima.
Por alguma razão a população de São Martinho continuou a responder presente á festa da espiga em Vale Paraíso.
Também lá estive e verifiquei que eram umas duas boas centenas de pessoas que estariam ali neste dia comendo o seu franguinho e depois bailando ao som do Zé Café e Guida ,muito popular pela nossa zona, com a alegria que só o povo consegue ter.
Por mim continuarei a cumprir com esta tradição enquanto puder.
Um abraço
VENTOS DA BAÍA

Ernesto Feliciano disse...

Caro(a) Ventos da Baía,

Em Vale do Paraíso, a tradição ainda é o que era.

Um abraço.

Anónimo disse...

Meus caros,

É verdade, a tradição, em alguns aspectos, ainda é o que era.
Mais uma vez este ano, para além de comer o delicioso frango assado, voltei a encontrar pessoas que não encontrava à meses e, como as fotografias comprovam, passei um bom bocado no bailarico.
Mas como eu acho que por gostarmos da nossa terra não precisamos de "não gostar" das outras, fica aqui o meu testemunho da bonita festa que assisti no passado fim-de-semana na Cela Velha – 17ª Mostra Gastronómica, organizada pelo Rancho Papoilas do Campo.

Paulo Fonseca

Anónimo disse...

Amigo Paulo

É uma boa achega essa de falar na gastronomia da Cela-Velha, porque também tenho estado á espera que o nosso amigo Ernesto faça um pequeno apontamento para deixar um comentário.
Como sabe também lá estive nessa excelente mostra gastronómica que é uma iniciativa do Rancho Folclórico e Etnográfico Papoilas do Campo da Cela Velha, há já 17 anos.
É meritório todo um trabalho de investigação e pesquisa feito por aquelas gentes que para além de o testemunharem nos seus trajes e nas suas danças, também o fazem na gastronomia pois que mantêm os modos tradicionais de outros tempos.
Está de parabéns a Iva Vieira por todo o trabalho que tem vindo a desenvolver em prol dos usos e costumes da sua terra e da nossa região, mas não só ela, também aqueles que a antecederam nesse trabalho, (creio que o seu próprio pai teve um papel importante e activo nessa pesquisa), e todos aqueles que contribuíram e contribuem para que esta mostra seja realmente um exemplo de comunidade, amizade, folclore e sabores, com o êxito que o meu amigo teve o prazer de apreciar.
Apenas lamento não ter tido conhecimento deste evento nos outros 16 anos anteriores, porque seguramente não teria falhado a nenhum.
Esta mostra porem, não tira tradição nem valor ao franguinho de Vale Paraíso em tempos de espiga onde tenho ido e espero continuar a ir durante muitos anos e bons na vossa companhia, enquanto quiserem ter a maçadora tarefa de me aturar.
Um grande abraço.
A.Inglês

Ernesto Feliciano disse...

De facto nem só na nossa freguesia, se realizam festividades.

Como referem o Paulo e o António, no domingo passado, decorreu na Cela Velha a 17ª Mostra de Gastronomia Tradicional.

Efectuei um novo artigo com algumas fotos do evento.

Um abraço.