quinta-feira, julho 12, 2007

Hospital Oeste Norte

O estudo sobre a reorganização Hospitalar da Região Oeste, realizado pelo economista Daniel Bessa, a pedido do Governo, aponta para a construção de um novo Hospital de modo a rentabilizar a rede hospitalar e os recursos humanos e financeiros.

A informação foi revelada pelo deputado socialista António Galamba que defende, no entanto, que a solução final deve ser tomada depois de um estudo profundo a todas as opções. O deputado, e também vereador na Câmara das Caldas da Rainha, aponta como alternativa a um novo Hospital a ampliação do centro hospitalar das Caldas da Rainha, prometida há vários anos mas nunca concretizada, afirmando que o desmantelamento seria menos penoso para o Hospital de Alcobaça que para o de Caldas da Rainha, já que o primeiro terá pouco mais de 200 profissionais enquanto o segundo envolve para cima de 900.

Se a decisão do Ministro da Saúde for a favor do novo Hospital, o deputado socialista diz que há um “conjunto de factos objectivos que apontam as Caldas da Rainha como um epicentro da designada região Oeste-norte”.

O Presidente da Câmara de Alcobaça (CMA), Gonçalves Sapinho, diz desconhecer os resultados a que chegou o estudo realizado pelo economista Daniel Bessa mas admite ser favorável à construção de um novo Hospital, que sirva todos os concelhos Oeste-norte.

A construção de um novo Hospital, que reúna o maior número de especialidades possíveis, com uma boa capacidade de internamentos e que sirva vários concelhos da região oeste (Alcobaça, Caldas da Rainha e Peniche) tem sido uma luta de José Serralheiro, deputado municipal de Alcobaça, e antigo administrador do Hospital Bernardino Lopes, nos últimos seis anos. O gestor diz-se “satisfeito” com as conclusões a que terá chegado o estudo elaborado por Daniel Bessa e diz mesmo que a compreensão do seu projecto foi mais “rápida por parte da administração central do que pelos autarcas desta região”.

Para José Serralheiro, só um Hospital de raiz responderá em condições às necessidades de saúde da região, que cresce durante a época balnear e épocas festivas, e do país, a braços com dificuldades financeiras para suportar tantas despesas em tantos organismos demasiado próximos mas onde as respostas às solicitações dos utentes nem sempre são dadas devido à falta de especialistas bem como pelas condições físicas ou humanas das unidades de saúde.

Daniel Bessa estudou a rede hospitalar da região, e depois de ter reunido com autarcas e responsáveis pela saúde local já terá apresentado as suas conclusões ao Ministro da Saúde, Correia de Campos, para rentabilizar serviços e economizar dinheiro, que apontarão a construção de um Hospital a norte da região oeste (Alfeizerão) como a solução mais viável financeiramente tanto mais que, e segundo tem alertado José Serralheiro, há a possibilidade de ir aos Fundos Comunitários para pagar a mais parte do investimento.
.

7 comentários:

António Inglês disse...

Olá Ernesto

Tiro daqui o meu chapéu ao Dr. José Serralheiro pela sua teimosia e persistência na defesa da construção de um novo hospital na região oeste.
Muitas vozes se levantaram considerando o projecto inviável e afinal, parece que lhe deram razão.
E ainda mais, ao que julgo saber, os estudos apontam para a construção do Hospital a norte de Alfeizerão, que de repente vê assim crescer obra na sua freguesia, e foi sempre o lugar defendido por ele para esta construção, penso.
Temo que a ser verdade, o centro de saúde de São Martinho do Porto fique em "águas de bacalhau". aproveitando o executivo camarário de Alcobaça o ensejo de evocar um gasto desnecessário.
Não podemos nós por cá ficar descansados pois certezas ainda não existem e a Câmara prontificou-se perante a população de SMP a colocar o C de S nas tais instalações que vieram reconhecer e aprovar.
A verdade é que até agora foi só fogo de vista, resultados não há.
Será que a Câmara estava à espera desta noticia?
Pelos vistos lá pela Câmara sabem estas coisas com antecedência, e se esta for uma informação como a que me deram há poucos dias, de que em Alcobaça se soube oito dias antes das eleições das sete maravilhas, que o nosso Mosteiro ficaria nas sete maravilhas de Portugal, então meus caros.... adeus Centro de Saúde de SMP.
Um abraço
JG

Anónimo disse...

Olá. sei que nao tem a ver com o conteudo do post, mas pode informar-me se o parque de campismo de sao martinho do porto se encontra em funcionamento? Aqui há uns anos, passei aí e gostei muito do sitio :)

Ernesto Feliciano disse...

Amigo José,

De facto grande parte deste trabalho e insistência deve-se ao Dr. José Serralheiro.

Permita-me apenas ressalvar um aspecto relativo à sua localização.

O Dr. Serralheiro inicialmente defendeu a localização no concelho de Alcobaça, mas pelo que tenho acompanhado, actualmente defende a sua localização em Caldas da Rainha.

Um abraço.

Ernesto Feliciano disse...

Caro(a) Anômino(a),

O Parque de Campismo está a funcionar.

António Inglês disse...

Amigo Ernesto

O Dr. José Serralheiro, penso defendeu primeiro a construção deste hospital ali a norte de Alfeizerão, Concelho de Alcobaça, que ao que consta seria o lugar indicado no estudo efectuado.
Neste momento desconheço se defende a sua localização no Concelho das Caldas da Rainha.
Seja lá onde for a sua construção, será na região oeste e eu apenas quis realçar o facto da sua persistência, digna de nota, pois que chegou a ser contra tudo e contra todos, incluindo eu próprio, não por estar contra o projecto mas porque não acreditei que viesse a ser possível a sua viabilidade.
Uma abraço
JG

Anónimo disse...

Amigo Ernesto,
Boa noticia... esperemos que vá avante pois além de ser necessário é uma mais valia para a região Oeste.
Entretanto...aguardemos para ver!
Beijinhos

Anónimo disse...

Boas noites amigos do oeste.
É com imensa satisfação que soube desta noticia sobre o possível Hospital Oeste Norte.
Há muito que acompanho todas as noticias por um novo hospital e aqui de longe tenho também "participado" na mesma.
Acredito agora que o novo hospital seja uma realidade em breve e ao mesmo tempo dar uma palavra ao Dr. José Serralheiro, pela sua "luta", pela sua coragem no dia a dia por esta causa.

Parabéns ao Oeste, parabéns ao Dr. José Serralheiro