segunda-feira, novembro 12, 2007

São Martinho do Porto: 1955 - 1957 ...



Estas fotos foram gentilmente cedidas pelo Capitão Manuel Pereira Pinto, agora reformado, e, à época, 1º Cabo da Guarda-fiscal.

Nas fotos também surgem as suas filhas, e as respectivas colegas da Escola Primária.

Em Julho deste ano, lancei um desafio a todos vós, de recolhermos fotos e filmes de S. Martinho (antigos e actuais) de modo a fazer uma exposição pública em S. Martinho do Porto sobre São Martinho do Porto.

Este grupo de fotos insere-se nessa iniciativa, cujo desafio gostaria agora de relembrar.

Um muito obrigado ao Sr. Capitão Manuel Pinto e à sua filha que prontamente me enviou estas fotos e disse presente a este desafio.

7 comentários:

Isamar disse...

Acho este desafio muito aliciante. Mostrar a nossa terra em tempos mais ou menos remotos e poder comparar com os de hoje é uma oportunidade a não perder.A ideia de fazer uma exposição, ampliando as fotografias não deve ser posta de parte. Pelo que me cabe irei tentar dar um pequeno contributo. Gostava de poder ser útil.
Beijinhos

António Inglês disse...

Interessante e meritório Ernesto.
Pena é que tenham havido poucas respostas.
Como sabe sou um defensor das memórias do nosso povo, dos seus usos, dos seus hábitos, dos seus costumes.
Eu tenho as minhas, mas não são de São Martinho do Porto e não penso que aqui façam história.
Lembra-se que lhe um dia lhe propus fazer-mos uma "reportagem" com os nossos idosos? Pois não está esquecido e temos de pôr isso em prática senão um dia destes será muito tarde.
Um grande abraço
José Gonçalves

Anónimo disse...

Amigo Ernesto,
Uma ideia excelente!
Posso contribuir com aquelas que coloquei no meu blog, podes usá-las como quiseres. Se as quiseres em fotografia mesmo, tambem posso mandar fazer.

Um destes dias, tomei um café no "Arcada", ao lado da Clinica, e qual o meu espanto quando vejo que a Manuela Cunha o decorou só com fotografias antigas do nosso S.Martinho. Mas que boa coleção ela tem! Dá lá uma espreitadela um destes dias... Penso que ela se lhe pedirmos não se importará decerto de colaborar para colocar a tua ideia na prática.
Beijinhos.

Ernesto Feliciano disse...

Amiga Sophia,

É um desafio que sem o apoio de muita gente é dificil de concretizar.

Vamos ver, vou continuar a tentar.

Ernesto Feliciano disse...

Amigo José,

De facto ainda o material que servirá para esta exposião ainda é deveras insuficiente.

Tenho já algum material em arquivo, e também a referência de várias pessoas que se desponibiizarão para emprestar as suas fotos, mas ainda não chega.

Lembro-me perfeitamente, temos de colocar em prática essa reportagem.

Um abraço.

Ernesto Feliciano disse...

Amiga Aramis,

Estou a contar com o seu apoio para esta iniciativa.

Um abraço.

Isamar disse...

Pois é a amiga Renda, está uma anjinha linda.Vamos todos tentar descobrir quem nos pode ajudar nesta pesquisa. Que jornais e revistas havia ao tempo? Plateia, Flama, Século, Diário de Notícias....

Bora lá!

Beijinhossss