quarta-feira, setembro 03, 2008

Mário Lino inaugura Elevador Panorâmico...


A completar a segunda fase do projecto de Requalificação Urbana da vila de São Martinho do Porto, a Câmara Municipal de Alcobaça inaugura, no dia 10 de Setembro, pelas 11h00, o Elevador Panorâmico de São Martinho, que vai fazer a ligação entre a Rua Vasco da Gama (mais conhecida por Rua dos Cafés), a Rua da Bela Vista e o Largo Comendador José Bento da Silva.A sessão de inauguração contará com as presenças do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, e do Secretário de Estado do Ordenamento do Território e Cidades, João Ferrão.
Este não será apenas um elevador que tornará São Martinho mais acessível. A estrutura, que assume uma arquitectura contemporânea, é composta por três pisos. No piso térreo desenvolve-se um espaço totalmente aberto que permite a visualização de todo o edifício, onde os utentes poderão também encontrar uma caixa multibanco. No piso 1 será implementado o Posto de Turismo da vila, onde os visitantes poderão solicitar informações e aceder, de forma individualizada, à internet. O piso 2 é um espaço equipado com infra-estruturas com capacidades para acolher inúmeras e diversificadas actividades lúdico/educativas como: exposições, eventos culturais, conferências, workshops entre outras. Os espaços de apoio como arrumos, sanitários femininos e masculinos estão localizados no piso -1.
A empreitada não se resumiu à construção do elevador. Os trabalhos englobaram também a requalificação do Largo José Bento da Silva, antigo Adro, um dos mais belos miradouros de São Martinho do Porto.
A obra do elevador assume grande importância para os habitantes residentes na vila, uma vez que vai ligar a parte baixa à zona alta, também conhecida por Outeiro, que há muito se deparam com dificuldades de ligação, devido ao desnível acentuado do piso neste, ainda que curto, trajecto. Assim, este novo equipamento vai facilitar a mobilidade dos habitantes, principalmente para os cidadãos com dificuldades motoras, idosos, grávidas e pais com crianças pequenas. Trata-se de uma nave em vidro, que permite total visibilidade do utilizador para o exterior. É, pois, um elevador panorâmico.
Ao nível da cobertura do Posto de Turismo e com acesso a partir da Rua da Bela Vista foi construído, para além de uma escada pública de ligação ao Largo Comendador José Bento da Silva, um bar com esplanada. A obra é da autoria do Arquitecto Gonçalo Byrne, faz parte do pacote da Requalificação Urbana de São Martinho do Porto e custou cerca de 860 mil Euros ao orçamento municipal, havendo uma comparticipação de Fundos Comunitários.

13 comentários:

Anónimo disse...

Mário Lino em S. Martinho?

Jamais!

Anónimo disse...

E vai de mao dada com o Comandante?

Anónimo disse...

Favor publicarem fotografias do evento.
Estou curiosíssìma!

Anónimo disse...

É pena que se continue a ir a consultas de estética em vez de consultas do coração.
É bonito e pode até ser útil, mas e o saneamento ? e o reforço da rede eléctrica ? o estacionamento ? o centro de saúde ?
Será necessário ser o Arqº Byrne a fazer projectos para estas estruturas para que elas se concretizem ?

aramis disse...

Meu caro amigo, pois nem tudo é mau... Quanto à presença do Sr. Ministro penso que deve ser bem aproveitada para se lhes colocarem todas as questões que estão em atraso na nossa freguesia. Por exemplo ontem à noite o cheiro na marginal era perfeitamente nauseabundo... mais uma descarga de uma suinicultura! Será que não existe uma forma de fiscalizar quem o faz e cobrar a respectiva coima?
Hoje de manhã não se falava de outra coisa, pois até quem vive no Outeiro deu por isso pelo menos durante uma hora. Não pode ser!
Fico bem contente com a existencia do elevador, é decerto uma mais valia em todos os aspectos. Principalmente, uma boa forma das pessoas se deslocarem com mais facilidade à parte de baixo da vila. Temos muitos idosos no Outeiro que só vão passear até a marginal, se os levarmos no carro, assim, penso que com o piso melhorado e tudo, chegarão mais facilmente ao elevador e depois é tudo em frente. Lembro tambem as mães com os carrinhos de bébé a terem de subir e descer as ladeiras.
Outro aspecto é o turistico, pois do adro avista-se uma panoramica belíssima e decerto passará a ser mais um local de interesse turistico. Mas... tudo depende da forma como vai ser gerido, começando pela limpeza!
Ainda hoje fui de propósito ao Balneário que fica ao pé do Restaurante Farol e tenho de dar razão à maioria das pessoas, está nojento! Como é possivel que tendo funcionários, não se faça uma "revista" e se exija que sejam limpos. Não é só estar à porta!
Fazendo um balanço final, não ha duvida que embora com algumas falhas, todo o projecto de requalificação foi muito bom para a nossa terra. Nisso "tiro o chapéu" ao Dr. Sapinho. Só a ele, não ao executivo da junta que apenas assistiu e nem sequer acompanhou rigorosamente nada...
Um grande abraço,

Anónimo disse...

Meus caros,

É um facto que o elevador é uma mais valia para a terra. Fiquei agradavelmente surpreendido com as restantes infra-estruturas do edificio, pelos vistos até um posto de acesso à internet terá.
Fico curioso como/quem irá gerir toda aquela estrutura. Conheço estruturas semelhantes que não tiveram a manutenção necessária e acabaram ao abandono.
E como o António Silva diz, estas obras não nos podem fazer esquecer as carências de estruturas básicas que a freguesia tem.

Paulo Fonseca

António Inglês disse...

Ora vivam meus amigos.

Tenho andado muito calado porque achei que não valia a pena continuar a malhar em ferro frio...
Infelizmente, quase todas as minhas dúvidas acerca de muitas infraestruturas turísticas e não só, para São Martinho, acabaram por se confirmar e os projectos não passarem do papel. Eu exemplifico. O Centro de Saúde; o golfe, e neste caso fico à espera para ver como responderá a empresa que promoveu as vendas do empreendimento junto ao Restaurante Pirâmide, pois ao que consta as mesmas foram feitas a estrangeiros e penso que com o argumento de que iria ser construído um campo de golfe ali bem perto; parques de estacionamento, que o executivo camarário diz não fazerem falta porque no ano passado um parque de estacionamento provisório, tinha em pleno mês de Agosto, apenas sete veículos e este ano São Martinho em pleno mês de Agosto rebentava pelas costuras, o que veio confirmar as informações do executivo... enfim vamos-nos contentando com estas notícias de mais uma inauguração.
Curiosamente fui ontem à noite a Alcobaça e passei pelo elevador que também na cidade foi construído aquando das obras de requalificação. Estava sem funcionar, e creio que poucas ou nenhumas vezes funcionou, e no acesso superior o referido elevador já nem botões de chamada tem, apenas os buracos lá estão. Ou seja tudo aquilo é um grande buraco.
Em São Martinho do Porto, Mário Lino vem inaugurar o "nosso" elevador. Muito bem, POMPA E CIRCUNSTÂNCIA, pois claro que a ocasião bem o merece.
Só gostaria de saber por quem e como irá ser gerida a sua utilização? Pressupõem-se que terá de existir alguém que garanta a segurança aos utentes, nomeadamente a idosos e crianças, e também zele pela sua conservação.
A propósito de conservação, também gostaria de saber quem irá suportar a manutenção do mesmo pois não deve ser barata, dada a sua utilização e a proximidade do mar e da areia.
Passo agora a fazer um exercício interessante que me ocorreu ao ler o comentário da nossa amiga Aramis.
Imaginemos uma mãe com um carrinho de bébé, que irá utilizar o elevador para chegar mais rápido e menos cansada à parte baixa da Vila. Imaginemos agora um idoso, que por maioria de razões utilizará o elevador para lhe ser mais fácil chegar à parte baixa da Vila. Em ambos os casos, as duas situações seriam casos para uma consulta médica no actual Centro de Saúde. Pois muito bem, como qualquer deles terá dificuldade em aceder ao CS, das duas uma, ou voltam pelo mesmo caminho ou o esforço que pouparam para chegarem cá em baixo terá de ser utilizado para conseguírem concretizar os motivos da sua viagem pelo elevador. Interessante não é?
Mas nem tudo é mau, todos os outros utilizadores e habitantes de São Martinho poderão tirar o devido partido da infraestrutura que agora vai ser inaugurada.
Quanto ao Centro de Saúde, alegrem-se os corações e os habitantes da nossa Vila, porque um futuro candidato ao lugar de Presidente da Junta de Freguesia, já afirma que vai ser o próximo ocupante do antigo Colégio José Bento da Silva, e irá ele construir o Centro de Saúde que foi alvo de tantas promessas eleitorais há muitos anos. Isto a fazer fé no que se diz pelos cafés e pontos de encontro da população.
Mais um benemérito cá da terra, ou então terá acordos secretos com a Câmara ou com o Ministério da Saúde que todos nós desconhecemos.
Tem sido por estas e por outras que me tenho remetido ao silêncio e quebro-o agora porque achei que poderia desabafar em voz alta.
Lamento ser um pessimista mas os desenvolvimentos destes e outros capítulos das muitas novelas que por cá têm passado, têm-me dado razão, e eu que não a queria ter.
Soube agora do mau cheiro que andou por São Martinho, e é coisa que não me admira pois não é a primeira vez. Nos últimos tempos tem acontecido vezes de mais. Ainda não há muito tempo uma nova rotura nos esgotos inundou a marginal.
Se estou errado, e tenho estado para aqui a divagar sem motivo, então não liguem ao que escrevi pois deve ser da idade.
Um abraço a todos.
António Inglês

Aproveito para tranquilizar os mais inquietos pois não apresentei a minha demissão ao grupo a que pertenço, ONDA DE MUDANÇA, nem nunca tal coisa me passou pela cabeça. Apenas fiz o comentário que gostaria de me afastar destas andanças por razões de cansaço e nada mais, mas isso não quis dizer que me demitisse ou retirasse o meu apoio ao Dr. Ernesto a quem tenho a honra de apoiar. Continuarei no seio do Grupo a que pertenço, por direito próprio e até ao fim deste mandato.
Descansem pois os mais preocupados que ainda não é desta que se livrarão de mim.
A.Inglês

aramis disse...

Meu amigo,
Dentro do ambiente que se vive e fala sobre a inauguração do elevador, alguem me chamou a atenção para uma situação perfeitamente incrivel. Ora aqui vai... uma das duas ruas que dá acesso ao elevador, a que fica à esquerda para quem está de costas para o talho e também a que dá acesso à Calçada da Glória e sai do Outeiro está num estado caótico... pedras, buracos, enfim, uma desgraça!
Não dá a "bota com a perdigota", um adro arranjado e a escassos metros, uma rua que se tem de fazer para lá chegar estar neste estado. Amigo, o que podemos fazer? Claro que a primeira coisa que me vem à cabeça é convidar o Sr. Ministro a deslocar- se um pouco e fazer esta rua a pé! Penso ainda hoje falar no assunto a alguem do executivo da junta, pois nunca é o pelouro daquele com quem estamos a falar, é sempre "do outro". O Sr. Pina informou que as ruas tem a ver com o Sr. Manuel... Estou engasgada e cá para mim ainda tento falar com os tres, porque depois não venham dizer que não sabiam!
Amanhã vou tentar fotografar e falarei contigo.

Fiquei cintente com o regresso do nosso amigo António Ingles com quem estou quase sempre de acordo. Não sabia mesmo que já existia por aí um candidato à junta a prometer coisas. Quando souber mais detalhes comentarei pois vou confirmar se é quem eu suspeito...
Um grande abraço e Força "Onda de Mudança"!

aramis disse...

Já agora, meu amigo, esclareçe uma coisa por favor, eu estou doida ou ouvi em assembleia de freguesia que já tinham adquirido uma casa ao Sr.Simão para o nova centro de saude?
Inclusivamente ía jurar que até já existia uma planta afixada...
Aguardo a tua informação.
Um abraço,

aramis disse...

Meu amigo,
Dentro do ambiente que se vive e fala sobre a inauguração do elevador, alguem me chamou a atenção para uma situação perfeitamente incrivel. Ora aqui vai... uma das duas ruas que dá acesso ao elevador, a que fica à esquerda para quem está de costas para o talho e também a que dá acesso à Calçada da Glória e sai do Outeiro está num estado caótico... pedras, buracos, enfim, uma desgraça!
Não dá a "bota com a perdigota", um adro arranjado e a escassos metros, uma rua que se tem de fazer para lá chegar estar neste estado. Amigo, o que podemos fazer? Claro que a primeira coisa que me vem à cabeça é convidar o Sr. Ministro a deslocar- se um pouco e fazer esta rua a pé! Penso ainda hoje falar no assunto a alguem do executivo da junta, pois nunca é o pelouro daquele com quem estamos a falar, é sempre "do outro". O Sr. Pina informou que as ruas tem a ver com o Sr. Manuel... Estou engasgada e cá para mim ainda tento falar com os tres, porque depois não venham dizer que não sabiam!
Amanhã vou tentar fotografar e falarei contigo.

Fiquei cintente com o regresso do nosso amigo António Ingles com quem estou quase sempre de acordo. Não sabia mesmo que já existia por aí um candidato à junta a prometer coisas. Quando souber mais detalhes comentarei pois vou confirmar se é quem eu suspeito...
Um grande abraço e Força "Onda de Mudança"!

Ernesto Feliciano disse...

Cara Aramis,
Relativamente à compra do edificio junto à escola secundária, o que existia era um contrato promessa entre a CMA e os proprietários (Caixa de Crédito).
Quanto a plantas, não tenho conhecimento da existência de nenhuma para esse espaço.

Anónimo disse...

De tudo o que se lê, vemos que a actual Junta se limita a prometer e a fazer muito pouco: vamos ouvir falar no elevador - que nao parece ser uma obra prioritária - durante anos. Os esgotos, a despuluíçao da baía (alguem sabe se ou quando é que volta a necessitar de ser dragada?), o parque de campismo (para entregarem aos construtores civis do costume, deixem estar assim), o trânsito, etc. tudo está na mesma.
Há muita curiosidade sobre propostas concretas da Oposiçao para resolver estes problemas. Querem sintetisar para os de pior memória?
A Reis

Ernesto Feliciano disse...

Caro A Reis,

Infelizmente para a freguesia, o manifesto eleitoral das últimas autárquicas da Onda de Mudança, ainda está bastante actual.

Poderá aceder ao seu conteúdo através deste endereço: http://ondademudanca.com.sapo.pt/Programa.htm , ou no link presente no blogue.

Tenho, também no blogue, abordado diversos temas da vida da nossa freguesia, não só através dos artigos como nos fóruns/ debates.