segunda-feira, setembro 01, 2008

Reflexões sobre o Verão 2008 (I)...

Foto de Pedro Libório

Com o mês de Agosto a chegar ao fim, termina igualmente o verão em São Martinho do Porto.
Não tão longo como todos desejaríamos, mas, quanto a mim, e ao nível de toda a dinâmica envolvida nas mais variadas actividades, foi sem dúvida o melhor programa de Verão que há memória.
Tradicionalmente o “nosso verão” começa com as Festas em Honra de Santo António em Junho, e daí até agora, foram várias as actividades realizadas em S. Martinho, entre as quais:
- Mostra de Cerâmica Contemporânea;
- Festas da Vila;
- Festival Rock Atlântico;
- Brincar na Areia;
- Biblioteca de Praia;
- Festival de Acordeão;
- Baía Azul Summer Fest;
- Limpeza Sub-Aquática;
- Feira do Livro;
- Regatas organizadas pelo Clube Náutico;
- Travessia da Baía a nado;
- Torneio de Ténis;
- Desfile de Fanfarras dos Bombeiros;
- Abraço à Baía;
- Projecção do Filme “Mamma Mia”.
Reflectindo acerca das diferentes instituições/ organizações que proporcionaram estes eventos, penso ser de grande pertinência, para uma comunicação e participação de todos mais eficaz, a existência de uma agenda de Verão São Martinho, em que todos os eventos estejam incluídos.
Este ano houve muita dificuldade na identificação dos eventos, pois os organizadores eram diferentes e como tal, fizeram os seus cartazes e panfletos próprios.
Tem de ser feita uma agenda única, que envolva todas estas organizações e se possível ainda mais associações da freguesia.
Assim o Verão São Martinho sairá forçosamente reforçado e melhorado.

continua...

9 comentários:

Anónimo disse...

A idéia parece-me boa. Agora havia que analisar os eventos deste ano e pensar nos que se podem melhorar e se há um ou outro que nao interesse e deva ser eliminado no próximo ano.
Creio que a principal aposta deve ser nas actividades naúticas.Nestas S. Martinho tem pouca concorrência dadas as suas carecterísticas únicas.
HTF

Anónimo disse...

Estou de acordo com o tema da baía.
A travessia foi um sucesso. Das regatas há que sacar mais.

O pior: os concertos nas dunas. Trouxeram gente indesejável e fizeram muito barulho à noite.
AReis

aramis disse...

Meu amigo,
Completamente de acordo contigo!
Especialmente na tentativa de agendar em conjunto.
Foi realmente o verão com mais animação de que me lembro até hoje. Parabens a todos os que estiveram nas respectivas organizações!

Acrescento que até a Missa no Adro no passado Sábado teve um numero bem mais elevado de pessoas. Foi celebrada pelo nosso Prior, Sr.Pe.Joaquim e pelo nosso antigo Pároco, Sr.Pe. Marques.
Foi uma cerimónia lindíssima em todos os aspectos, a participação das crianças e jovens, a forma como espiritualmente agradeçemos a Deus o nosso verão e pedimos protecção para o resto do ano - foram lembrados em particular todos os sãomartinheiros -e o ambiente que a natureza proporciona, com um lindo por do sol, foi espectacular!
Um grande abraço e força para o trabalho que tu e a tua equipe tem pela frente... Muita coragem!

Anónimo disse...

Caro Areis!

Tem razão: há que acabar com a gente indesejável que vem aos concertos, acessíveis a todos e a preços muito abaixo do habitual, e continuar com as touradas e o sofrimento dos animais nas Caldas da Rainha, com os passeios de bicicleta em Alcobaça, com os torneios de golfe em Óbidos ou com as festas particulares (festa da chita) esse sim, é o verdadeiro VERÃO DE SÃO MARTINHO…
Que estupidez…
Os concertos são o evento que atrai mais jovens e, tal como no resto do país, os jovens são o futuro desta terra.
São os jovens que têm de emendar os erros da geração anterior que só fez asneirada (a titulo de exemplo podemos observar o ordenamento do território e a protecção ao ambiente). E ainda nos chamam “geração rasca”.
Ganhem juízo…
Os concertos fazem falta para atrair mais público jovem (vejam o que acontece na Foz, por exemplo, no sábado estavam mais de 40 000 jovens a assistir ao concerto de encerramento do Verão da Foz) …

Cumprimentos,

Cinzas

Nota: estou de acordo com a aposta nos desportos náuticos, preferencialmente os não motorizados.

Alzira Henriques disse...

Quando o Homem quer, a obra acontece!
Que ela continue, pela positiva, em S. Martinho pois, temas de má memória já bastam.

Um abraço amigo,
AHenriques

Anónimo disse...

Caro Cinzas,

Tem de se conformar, este terra é uma coutada particular, onde uns sobrevivem e alguns gozam.
Esta praia sempre foi conhecida por ser das "marquesas", nada mudou.
Continuam a imperar as festas por convite onde não têm lugar quem não tem nome de "nobreza" ou não se verga perante o poder.
De quem é a culpa ?
Da minoria que que faz o que quer, e é financiada pelo estado para isso ou da maioria que se deixa estar quieta no seu canto ?

ASilva

aramis disse...

Caro Cinzas e ASilva,
Informo que para todas as festas, existiam convites no turismo para toda a gente. O que aconteçe por vezes é que se fica sempre a pensar que as festas são particulares e fechadas aos "tios", mas não é verdade, só não vai quem não quer... Esta é mesmo a verdade. Passem por favor a informar-se antes no local apropriado.
Um exemplo: O 2º prémio do Baile das Chitas foi atribuido e muito bem a um grupo de jovens de S. Martinho, que além de amigos, frequentam o mesmo ano da nossa escola. Uma menção honrosa foi para a neta do Sr. Ramiro, primeiro proprietário da Estalagem Concha.Se querem... tenho fotografias! Claro que estão presentes também as pessoas que estão cá a passar férias.
Olhem que tudo mudou mesmo muito desde o tempo a que estão a chamar das "marquesas".
Todas as pessoas que s.martinho recebe que vem para férias com tios, tias, avós, netos e são martinheiros que alugam casa, são extremamente importantes para o progresso da nossa vila.
Falando com alguns comerciantes, não ha duvida que entra muito dinheiro, ou seja, financeiramente, movimenta muito dinheiro.
Como iriam sobreviver os comerciantes sem os veraniantes? Certas pessoas se não alugassem as suas casas e quartos, como passariam o resto do ano?
Infelizmente, o nosso inverno é cada vez mais comprido...
Tenho esperança que um dia ainda possa ver a minha terra com algum movimento durante todo o ano, mas pereçe que existe "um entrave", vindo não sei bem de onde.
Deixo uma pergunta: O que faz o executivo da actual junta de freguesia pela animação local? Nem um posto de internet existe (como em Salir), para os jovens puderem ir até lá, nada se faz para pelo menos termos um grupo recreativo para nos juntarmos à noite! Existe um mas que o Sr. Libório se apoderou...

Sabem por exemplo que no próximo dia 12 vai ser inaugurado o centro de saude de alfeizerão? Porquê? Porque a Dra. Natividade se mexe...
Aqui, é o parque de campismo, com um autocarro parado que nos custa mensalmente um bons euros, uma apatia que até faz raiva!
Ainda tenho esperança que tudo mude nas proximas eleições, senão...existe algo de errado na cabeça das pessoas. Olhem para os lados, o desenvolvimento de Salir e Alfeizerão com presidentes que até pertencem ao mesmo partido...
Um abraço esperando dias melhores,

Anónimo disse...

Cara Aramis,

Lamento informá-la, mas enganou-se.
Este ano a Junta resolveu fazer actividades na praia para as crianças.
Estas actividades foram denominadas "Brincar na Areia"...
A ideia até era boa, mas faltou capacidade e inteligência para fazer as coisas: as actividades eram feitas junto ao Parque de Turismo (para não variar), numa zona onde o Nº de crianças é reduzido e onde não existe nadador salvador e WC`s...
Mais uma borrada desta Junt (possivelmente foi combinada no Farol depois de mais uma jantarada à grande...)..
Nem para isto eles prestam...
Quanto às actividades do Verão de São Martinho, não concordo com algumas das coisas que são feitas por essa associação, nomeadamente as actividades fora de S.Martinho, mas tenho de admitir que esses "carolas", permita-me o termo, são os unicos que até agora se chegaram à frente para trazer alguma animação a esta terra...
Também acho que este ano existiram espectáculos para todos os gostos, o que me agradou muito...
Todos os espectáculos são bons, devem é ser feitos em S.Martinho,pois o Verão de S.Martinho nas Caldas, Alcobaça, Foz e Óbidos é que me parece errado(há 3/4 anos os eventos de verão da Foz e Óbidos traziam a informação de que pertenciam ao Verão de S.Martinho...

Cumprimentos,

Cinzas

Nota: Caro AReis, esta terra é da população e dos que gostam dela... nós é que fomos burros ao entregá-la a estes "Tios" e a esta junta de Freguesia...

Anónimo disse...

Cinzas,

Não o conheço, mas gosto do modo como fala e decomo apresenta as suas ideias.

Bem vindo :)