segunda-feira, janeiro 22, 2007


Festas de Santo António
podem não se realizar
.
.
As festas de Santo António de São Martinho do Porto podem não se realizar este ano. Não há espaços dentro da vila nem gente interessada em realizar uma das festas mais antigas da baía.

A Junta de Freguesia diz que anda à procura de soluções para cumprir uma das promessas eleitorais de manter as principais festas da povoação, mas reconhece que as dificuldades são grandes.

A polémica tem rodeado, nos últimos anos, as festas de Santo António que, mais uma vez, correm o risco de não se realizar apesar da Junta estar, neste momento, a procurar junto da Casa de Cultura José Bento da Silva encontrar uma solução.
In www.cister.fm

6 comentários:

Anónimo disse...

Não existem lugares na Vila para as festas?
Procurem bem que os encontram.
Então o Sr. Presidente que sempre disse que enquanto ele cá estivesse as festas não acabariam...
É dificil fazer festas com uma oposição tão exigente e controladora não é?
Casa da Cultura? Outra comissão de marionetas? E terá a Casa da Cultura vocação para as organizar?
E como vai ser? a Junta ficará á margem destas festas ou mais uma vez dirão que não querem nada com as festas e depois até fazem parte da sua organização...mas na clandestinidade...
CUIDADO! ATENÇÃO! OLHO ABERTO!
Não nos tome por parvos Sr. Presidente!!!
Esta posição da Junta de Freguesia não tem outro objectivo que não seja o de pressionar a opinião pública, continuando o seu Presidente a utilizar todos os meios baixos e vergonhosos para se vitimizar constantemente, como se fosse uma vitima nas mãos dessa oposição que não o deixa fazer nada...
Têm sido esses os métodos do executivo desde que começaram a aparecer os problemas. A oposição é a culpada de tudo.
O tempo irá esclarecer oportunamente quem na verdade é este senhor que se serve de s. martinho e dos s. martinheiros para continuar agarrado ao poder sem que ninguem lhe toque.
Por bem menos, grandes Homens da nossa politica e não só, demitem-se ou suspendem os seus mandatos até um completo esclarecimento das acusações que sobre si pendem.
Por cá vai-se brincando com o povo, utilizando este tipo de argumentos para ir tapando o sol com a peneira.
Alerta todos, pois que na hora da verdade, se o Sr. Presidente ainda cá estiver ( e Deus queira que não ) vai mesmo fazer as festas e encontrar o local certo para as fazer.
Com o "Zé Café e Guida" ou com "Jaime Ferreira" ou ainda com os "olha que dois" vão ser bailes todas as noites, e depois lá virão as rectificações ao orçamento.... é o costume...
Ou então mais uma vez fazem-nas mas depois dizem que não foram eles... vá-se lá saber porquê...
TOKY

Anónimo disse...

Pois o que aconteçe é que depois de tantos anos de festas sem apresentação de contas, existe finalmente alguem que está com os olhos bem "em cima do acontecimento"!!!
Claro que o Sr.Presidente sem poder por o pé em ramo verde, chama-lhe "dificuldade em arranjar espaço"...

Anónimo disse...

Então e os amigos do São Martinho, não serão agora amigos também do Santo António?

Ernesto Feliciano disse...

Caros anônimos,
Não nos deixemos confundir.
A única verdade sobre o local das festas, é que de facto não poderão ser na marginal da Vila.
Quanto às contas, para quem tem assistido às últimas Assembleias de Freguesia, penso que estará tudo dito.
A que não tem podido estar presente, apenas vos queria recomendar a leitura de artigos anteriores neste blog.

Anónimo disse...

esta polémica do local das festas de stº antónio trazem-me á lembrança uma outra situação que se desenrola na nossa marginal.
ora bem, ao que se sabe as festas não podem continuar na marginal por protestos de moradores que defendem que elas prejudicam a beleza da marginal, o descanso dos moradores e tambem evocam a falta de higiéne.
por outro lado a requalificação foi o motivo encontrado para reforçar a mudança, e até para acabar com a feira de velharias que trazia a s. martinho do porto milhares de turistas nos fins de semana em que se realizava.
esta requalificação foi tambem motivo para obrigar uma vendedora habitual de tremoços, amendoins e outras iguarias a mandar fazer um pequeno veículo que se adaptasse de forma harmoniosa ao local, para exercicio da sua actividade.
a uma outra que tambem naquela marginal exerce esta actividade,ao que parece não lhe foi exigida tal adaptação.
encostadinha á cervejaria Oceano existe uma outra barraca de venda de artigos de vestuário a quem tambem nada foi exigido.
pergunto, no interesse publico não seria tambem altura para arranjar local a estes vendedores , que têm direito á vida como é obvio, mas que de uma forma ou de outra conferem á marginal pouca beleza e pouca estética?
sei que é tradição comprar umas pevides ou uns tremoços naquelas vendedoras mas, a umas são exigidas reformas no seu negócio, a outras não.
é do conhecimento de todos nós que abriu há pouco tempo na nossa marginal um hotel de primeirissima qualidade que muito irá prestigiar esta Terra, o Hotel Palace do Capitão.
Será interessante aos turistas que nos visitam e naquele hotel se alojam que quando vêm ás suas varandas levam com um daqueles postos debaixo no nariz?
é esta a imagem que queremos que s. martinho transmita?
nada tenho contra os vendedores que ali se encontram.
reclamo é o direito á minha indignação pela desigualdade de tratamento das autoridades para com eles, e pela sua localização que entendo não ser a melhor nem a mais adequada.
o facto de por ali se vender há muito tempo não dá direitos adquiridos.
veja-se os exemplos dos nossos vizinhos que aproveitaram as respectivas requalificações e alindaram esses pormenores, criando local próprio para todos aqueles que exercem aquela actividade.
aqui fica o meu alerta e a certeza de que esta oposição que tanto tem contribuido para a moralização desta Terra, saberá intervir pugnando por soluções que a todos contemple.
a bem de s. martinho do porto
TOKY

Ernesto Feliciano disse...

Defendi e continuo a defender que a organização das festas devem preferencialmente ser da responsabilidade de uma Associação da freguesia.
A Junta de Freguesia, por seu turno elaboraria o respectivo caderno de encargos, e daria um subsídio para a sua realização.
Esta é a posição que manifestei por diversas vezes e em locais próprios.
Não podemos é dizer que não haverão Festas em Honra de Sto. António sem procurarmos verdadeiras alternativas.