quinta-feira, janeiro 11, 2007


São Martinho do Porto
tem poucas possibilidades de beneficiar verbas
no âmbito do URBCOM
.
.
São Martinho do Porto tem poucas possibilidades de vir a beneficiar de verbas para a modernização do comércio tradicional no âmbito do URBCOM.

A Câmara Municipal de Alcobaça, que mantém a candidatura da vila a este projecto de financiamento que já ajudou a renovar parte da cidade de Alcobaça, reconhece que as “hipóteses da vila vir a beneficiar desse programa são quase nulas”

O Presidente da Câmara, Gonçalves Sapinho, considera que são mais importantes os financiamentos alcançados para a requalificação urbana em curso que o programa do URBCOM porque, além da área da vila abrangida ter pouco comércio instalado, Alcobaça já foi contemplada uma vez e dificilmente conseguirá novos financiamentos deste programa.

Apesar de reconhecer as dificuldades de acesso a um novo financiamento, o vereador da CDU, Rogério Raimundo, que considera este financiamento mais uma importante contribuição às pretensões de renovação da imagem da vila de São Martinho do Porto, voltou a questionar a maioria social-democrata na Câmara sobre o estado deste processo.
.

6 comentários:

Anónimo disse...

Parece que prometeram ajuda aos comerciantes de S. Martinho para atenuar os prejuizos pela realização das obras de requalificação e afinal, os apoios serão ZERO !!!

Anónimo disse...

"O Presidente da Câmara, Gonçalves Sapinho, considera que são mais importantes os financiamentos alcançados para a requalificação urbana em curso que o programa do URBCOM porque, além da área da vila abrangida ter pouco comércio instalado"
Então as obras de requalificação não estão a ser efectuadas na MArginal e no futuro por exemplo na Rua José Bento da Silva? Então essas zonas não são as zonas tipicas de comércio em São Martinho? Será que o presidente da câmara anda equivocado? Será que é para morrer o comércio em S. Martinho?

Anónimo disse...

O Comércio de S. Martinho do Porto sempre esteve entregue a si próprio, e rezam as crónicas que tambem ele não soube encontrar caminhos que lhe possibilitasse uma vida mais próspera, desafogada e mais de acordo com as legitimas aspirações daqueles que nesta Terra aplicaram as suas ecónomias, quando resolveram juntar os seus esforços na defesa dos seus direitos, com a criação da Associação de Comerciantes de São Martinho do Porto.
Desenvolvimento tinha esta Associação na sua denominação. De quê? Onde? Quando? Por onde anda agora essa Associação? Ninguem sabe.
Raros são os casos de sucesso comercial. As lojas abrem e fecham a um ritmo alucinante sem se perceber quais as verdadeiras dimensões sociais e comerciais de tão curtos espaços de actividade.
A verdade é que mesmo fechando umas, logo outras abrem com a mesma rapidez o que nos deixa ainda mais confusos.
Contrariando o que o Sr. Presidente da Junta disse há uns tempos nos orgãos de comunicação social da região,"que nunca abriram tantos comércios em S. Martinho como nos ultimos anos", não acredito que esta análise possa confirmar seja o que for, porque a verdade é bem diferente, pelo menos no conceito de comércio porta aberta com sucesso comercial.
Não está em causa o numero de lojas que abriram.O que realmente conta são aquelas que se aguentaram durante muito tempo, e essas são poucas ou quase nenhumas.
Repare-se que das poucas que têm aberto e que ainda se mantêm, são lojas de artigos orientais que julgo poucos de nós conhecemos em concreto os reais contornos que lhes permitem continuar em actividade, façam negócio ou não. Serão apoios financeiros dos Países de origem dos seus proprietários?
Seja lá o que for são um caso á parte.Por cá e por todo o lado.
Apoio aos comerciantes? Foi prometido? Talvez. Mas neste Concelho quem não está habituado ás promessas que de quatro em quatro anos nos são feitas?
Quando o poder não consegue cumprir com uma promessa que tem sido bandeira eleitoral durante anos e anos e que mexe com os mais elementares direitos do ser humano, o direito á saúde, que nem se atreve a esclarecer concretamente a população com o que realmente se passa com o seu Centro de Saúde, se o faz se não faz, quando, como e onde. Como é que nos admiramos que as outras promessas não sejam cumpridas.
A esta Terra, apenas tem sido oferecida a possibilidade de assistir ao crescimento desenfreado de urbanizações sem estética nem critério.
Nunca por cá se ouviu falar em apoio aos jovens, a uma politica sustentada de apoio ao Turismo, e muito menos de apoio aos comerciantes. Quem até hoje se preocupou em criar estruturas para fixar os jovens na sua Terra.
Empregos? Onde estão? Na construção civil é verdade, mas de forma temporal, sem continuidade.
Claro é bem preferivel ver crescer blocos e blocos de cimento, segundas habitações de uma sociedade mais ou menos abastada e que é bem vinda mas que fundamentalmente trás ao Concelho mais Contribuições. Bom para a Câmara de Alcobaça.
Bem recentemente se ouviu da boca do Vice Presidente da Câmara de Alcobaça que S. Martinho fazia parte do lote de terras que maior numero de projectos apresenta naquela Câmara.
É esta a politica que mais interessa ao poder.
URBCOM? Quando o desenvolvimento de S. Martinho se confinou ao cimento como poderemos esperar apoios para projectos de urbanismo comercial?
Requalificação? Pois sim que venha e que melhor esta linda Baía, mas de forma consistente e com claro e objectivo critério de melhoramento.
Esperemos para ver. Como diz o Presidente da Câmara de Alcobaça: " ... a obra ainda não está concluida..." Esperemos então a sua conclusão.
Uma certeza temos todos. Estamos muito preocupados, não com esta requalificação, não com o URBCOM, com tudo, com a Junta de Freguesia que foge ao fisco e o poder assobia para o lado (a ver vamos), com o Centro de Saúde, com os parques de estacionamento,com os problemas carenciais de grande parte da nossa população local, com a Fundação enfim com tudo e com todos os apoios que nos têm sido prometidos e nunca cumpridos.
TOKY

Ernesto Feliciano disse...

É muito importante conseguir-se estes apoios para os coemrciantes de modo a atenuarem as percas que têm tido devido às obras de requalificação.
Com mais e melhor comércio, São Martinho daria um outro salto qualitativo.

Anónimo disse...

Alguém sabe-me dizer quantas lojas já fecharam e quantas ainda vão fechar este ano?
Eu conto várias.
Basta falar com qualquer comerciante para se aperceber que as coisas só estão a piorar, e certamente muitos não vão aguentar mais este ano.

Ernesto Feliciano disse...

Caro anônimo,
Muitas lojas já fecharam, e a maioria está a viver com muitas dificuldades económicas, e não sei se vão aguentar até 2008.
E não queria falar apenas da Avenida Marginal.
Temos que olhar também para a zona alta da Vila.
São Martinho tem que ser revitalizado.