quinta-feira, março 08, 2007

FESTAS DE SANTO ANTÓNIO
2007

As festas de Santo António deste ano, organizadas pelo Grupo Desportivo Concha Azul, vão realizar-se no parque desportivo do Concha Azul.

As festas de Santo António são as de maior tradição da freguesia.

A sua Vida:
Nascido e criado em Lisboa, aos quinze anos entrou para um convento de Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, e em 1220, com vinte e cinco anos, impressionado pela pregação de alguns frades que conheceu em Coimbra enquanto estudava, trocou o seu nome por Antônio e ingressou na Ordem dos Franciscanos. Era um pregador culto e apaixonado, conhecido pela sua devoção aos pobres e pela habilidade para converter heréticos. Leccionou ainda teologia em várias universidades europeias, tendo passado os últimos meses da sua vida em Pádua, Itália
, onde viria a falecer no bairro de Arcella.

A sua Canonização:
Santo Antônio detém o recorde de
canonização da Igreja Católica: foi declarado santo menos de um ano decorrido sobre a sua morte, em 30 de Maio de 1232 (11meses e 17dias após a sua morte). É o santo padroeiro das cidades de Pádua e de Lisboa (nesta última, substituiu a antiga devoção ao mártir São Vicente de Saragoça). Em 1934, o Papa Pio XI proclamou-o segundo padroeiro de Portugal, a par de Nossa Senhora da Conceição. Por fim, em 16 de Janeiro de 1946, o Papa Pio XII juntou o seu nome à lista dos Doutores da Igreja Católica.

9 comentários:

Anónimo disse...

Eu estarei cá para ver (espero eu!) essas festas que são cada vez mais "feira"!!Numa primeira abordagem sobre o sítio parece-me mal, numa segunda também! É pena!
Estamos a everedar num caminho cada vez mais degradante... As festas são uma das coisas que se tem notado mais esse caminho. Antes eram alegres, dava prazer passear pela marginal... O ano passado: tudo ao molho e fé em Deus, desde um membro da comunidade de S. Martinho maltratado, a fogos de artíficio que não existiam mas na noite de 13 Junho lá se ouviram uns foguetezitos... É incrível, como nesta freguesia acontece de tudo...
Mais uma vez, é pena! :(

Ernesto Feliciano disse...

Caro anônimo,
Concordo consigo, as festas têm perdido o seu cariz.
De facto ... é muita pena.

Anónimo disse...

Que Sto. António nos abençoe a todos.
Bem precisamos.

Anónimo disse...

As festas de Stº António morreram em Junho de 2005.
Em 2006 fizeram-se em Junho as festas de Stº Manuel Pereira.
Este ano de 2007, em Junho serão as festas da Srª das Necessidades.
De qualquer maneira estarei ao lado do Concha Azul para ajudar no que for preciso, nem que seja com a presença.
Deixo mesmo um apelo á população de S. Martinho do Porto.
VAMOS TODOS COLABORAR NAS FESTAS DESTE ANO 2007, para que a Srª das Necessidades não faça falta e os nossos corajosos amigos do Concha tenham êxito e não prejuizo.
Espero que desta vez se houver prejuizo, a Junta cumpra o que prometeu, apoio para que aquela rapaziada que teve a coragem de deitar mãos á obra, não fique com um bico de obra nas mãos...
VENTOS DA BAÍA

Anónimo disse...

Ouvem-se comentários pela rua de que as festas de Stº
António apenas teriam do Concha o nome e o nº de contribuinte e que a comissão
é a do costume.

Ernesto Feliciano disse...

Caro anônimo I,
Mais ano menos ano era previsível que deixasse de ser a marginal o local para os festejos das festas em Honra de Santo António.
As queixas já eram muitas.
A requalificação veio forçar a mudança do local.
Temos que procurar as melhores alternativas de locais.
Penso que ao alterar ano após ano o local dos festejos não será uma atitude muito benéfica para as festas.

Ernesto Feliciano disse...

Caro anônimo II,
Foi aprovada em Assembleia de Freguesia a atribuição das festas ao Grupo Desportivo Concha Azul.`
A direcção conta é com o apoio de sócios para a ajudarem a levarem a efeito a organização dos festejos.

Anónimo disse...

Ernesto
Sócios ou não, a verdade é que o anónimo que afirma que se ouve na rua que a organização das festas de Stº António, do Concha só terão o nome mas que a comissão é a mesma, corresponde inteiramente á realidade pois que pelo menos dois dos que fizeram parte da comissão que ajudou a Junta a fazer as de 2006, são agora tambem eles, grandes e activos paraticipantes na feitura das de 2007 pelo menos na versão dos dois elementos.
Tenho é a certeza de uma diferença enorme, é que esta ano as contas serão devidamente controladas e do conhecimento público pormenorizado.
TOKY

Ernesto Feliciano disse...

Caro Toky,
Tanto quanto sei essas pessoas de que fala estarã a ajudar o Concha Azul.
Relativamente às contas, oiço falar que tudo será certinho, com contratos para tudo.