sábado, março 03, 2007

PSP VAI SAIR DE S. MARTINHO ...


Segundo informações do Sr. Presidente da Junta, feitas ontem na Assembleia de Freguesia, foi feito recentemente um acordo entre o Sr. Presidente da Câmara e o Ministério da Administração Interna para a saída da PSP de São Martinho do Porto.
Em sua susbstituição virá a GNR que passará a "policiar" toda a freguesia.

15 comentários:

Anónimo disse...

O Dr Sapinho não era defensor da PSP?
Aceitou a GNR como?

ANTONIO DELGADO disse...

A GNR não irá policiar irá possivelmente é GNR - izar... Para S. Martinho há que ter humor.

Um abraço.

Anónimo disse...

esta informação não é nenhuma novidade
salvo erro a oposição já tinha avançado com ela há uns tempos por informações que alegadamente teria recebido do MAI
por isso estes senhores da junta andam atrasados e já cá não estão a fazer nada

Ernesto Feliciano disse...

Caro(a) anônimo(a),
Tanto quanto me disse pessoalmente, o Dr. Sapinho era de facto defensor da continuidade da PSP em São Martinho do Porto, tal como em Alcobaça.

Ernesto Feliciano disse...

Caro António,
De facto o humor por cá tem forçosamente que existir.
Um abraço.

Ernesto Feliciano disse...

Caro(a) anônimo(a),
Sim, fomos nós, que já no ano passado informamos que tudo apontava que a GNR iria substituir a PSP em S. Martinho do Porto.
Mais, dissemos que iria patrulhar toda a freguesia, contrariamente ao que acontece actualmente, e que ficaria com posto na freguesia.

Anónimo disse...

PSP de São Martinho do Porto trocada pela GNR

A Câmara Municipal de Alcobaça classifica de “aceitável” a decisão do MAI. A população não está convencida e promete lutar pela polícia.
São Martinho do Porto perdeu a PSP, que passa, segundo anunciou o Governo, a ficar apenas nas sedes do concelho, e ganhou o patrulhamento da GNR.
O Presidente da Câmara, Gonçalves Sapinho, que esteve na cerimónia de apresentação das linhas orientadoras do reordenamento das forças policiais, classifica a decisão do Ministro da Administração Interna, António Costa, aceitável já que, de início, se chegou a falar na possibilidade do concelho perder ainda mais policiamento. Para o autarca trata-se, apenas, de uma “troca de fardas” e de “força policial” ficando a vila de São Martinho do Porto com policiamento e vigilâncias garantidas.
A notícia da substituição da PSP pela GNR levou São Martinho do Porto a convocar, de urgência, uma Assembleia de Freguesia extraordinária na sexta-feira. Antunes Pereira, que se mantém ao lado da insatisfação da população, acredita que já pouco há a fazer pelo regresso da PSP já que o Governo acenou aos autarcas onde houve alterações com as “substituições” e reforço das competências das forças reestruturadas.
Menos convencida está a popualação que elegeu esta sexta-feira uma Comissão representativa das freguesias de Alfeizerão, SMP e Salir do Porto. Uma das porta-voz da Comissão, Ana Branco, garante que a troca da PSP pela GNR não satisfaz e lembra que a população já estava habituada à presença e serviço da polícia.
A PSP de São Martinho do Porto é substituida pela GNR que passa a ter de vigiar, também, a costa, função que era antes responsabilidade da Polícia Marítima. A troca só foi possivel pelo governo ter abandonado o critério do número de residentes que caso tivesse sido aceite, como propôs uma Comissão de Trabalho encarregue de estudar a reorganização das forças policiais, teria ditado ainda mais reduções no policiamento no concelho de Alcobaça.

www.cister.fm

Anónimo disse...

PS e CDU optimistas quanto à solução dada São Martinho do Porto

Alcobaça aceita a troca da PSP pela GNR em São Martinho do Porto decidida pelo Governo. Depois do Presidente da autarquia, Gonçalves Sapinho, ter classifica a decisão do Ministro da Administração Interna, António Costa, de “positiva” tendo em que conta que o que se esperava era o desaparecimento do policiamento na vila, PS e CDU afirmam-se optimistas quanto à solução dada à vila do concelho de Alcobaça em termos de policiamento. O autarca considerou que a “ampliação de competências” da GNR dá ainda “mais garantias de segurança à população”.
A CDU, que ainda vai analisar internamente o assunto, espera que a substituição anunciada não seja mais uma medida “falhada do Governo”. Rogério Raimundo teme, contudo, que se trate de mais uma medida economicista mas reserva para mais tarde um comentário final aos efeitos desta substituição. O vereador da CDU admite, no entanto, elogiar a decisão governamental caso se prove que foi a melhor para a vila de São Martinho do Porto e povoações vizinhas.
Para Nuno Pereira, Presidente da Concelhia Socialista de Alcobaça, o mais importante está garantido a São Martinho do Porto e vizinhos. O socialista diz que o que estava em causa era o policiamento daquela área e isso acabou por ficar garantido com a vantagem do reforço de meios humanos anunciados pelo Governo.
A GNR vai substituir a polícia de segurança pública em São Martinho do Porto e ficar responsável, além do patrulhamento da Serra dos Mangues, Vale Paraiso, toda a zona não urbana e rural da freguesia, e Salir do Porto (Caldas da Rainha), pela fiscalização da zona costeira.
www.cister.fm

Anónimo disse...

Noticia da Cister.fm
...Menos convencida está a população que elegeu esta sexta-feira uma Comissão representativa das Freguesias de Alfeizerão, SMP e Salir do Porto...
Independentemente da acção meritória que esta Comissão possa vir a ter, não me recordo de qualquer eleição neste sentido.
Ao que julgo saber, um conjunto de moradores tomou em mãos esta acção, mas de iniciativa própria o que louvo pela tenacidade e demonstração de querer agir no momento próprio, mas daí até se afirmar que a população elegeu???
VENTOS DA BAÍA

Anónimo disse...

GNR por PSP, como? onde? quantos e já agora porquê?

Anónimo disse...

Eu, sinceramente, não sei essa obcessão com a permanência da PSP em S. Martinho.Só porque cá está há 38 anos?! Eu pergunto se existe alguma vantagem em ter a PSP em lugar da GNR. Eu moro num lugar pertencente à freguesia, e se houver alguma emergência temho de ligar para a GNR de Alcobaça, (quando tenho uma força policial a 4 km de casa), para depois de 25 minutos cá estarem. Acho que nem vale a pena sairem dos seus lugares...! Quando cá chegarem o que é que vão fazer!!?
Pedir desculpa e dizer que realmente isto, realmente aquilo....Acho desnecessário!

Ernesto Feliciano disse...

Caro(a) Ventos da BAía,
Os populares têm e terão sempre uma palavra a dizer.
Em regimes democráticos terá forçosamente que ser assim.
Quando sempre se diz que S. Martinho é uma terra que sempre se acomoda, é de salutar esta iniciativa.

Ernesto Feliciano disse...

Caro anônimo I,
Perguntas simples às quais algumas não lhe saberei responder.
Penso que nesta altura, nem eu, nem ninguém.
O que se fala é que no dia que sair a PSP sai a GNR.
As instalações deverão ser as mesmas.
A GNR terá a sua área de intervenção algragada a toda a freguesia, bem como ficará com a responsabilidade da guarda da costa litoral.
Quantos efectivos - não se sabe.
Quando - também não.
O porquê insere-se na óptica da restruturação das forças policiais a nível do território nacional.

Ernesto Feliciano disse...

Caro anônimo II,
É demasiado cedo para se falar em vantagens e desvantagens desta alteração.
Tanto mais que os reias contornos desta alteração ainda não são conhecidos, nomeadamente o número de efectivos que terá o posto de São Martinho do Porto.
Relativamente a Serra dos Mangues, Venda Nova, Bom Jesus e Vale do Paraíso haverá desde já com a alteração da força policial uma maior proximidade ao posto.
Passará de Alcobaça a São Martinho do Porto.
Isso sempre defendemos, independentemente de a força policial de São Martinho do Porto ser a GNR ou a PSP.

Anónimo disse...

Caro Ernesto
Hoje, estando nas Caldas da Rainha por mero acaso, parou junto a mim um carro das forças da ordem que identifiquei, porque nele tinha escrito, escola segura.
Como olhei com um pouco mais de atenção, verifiquei que a força em questão era a GNR, pelo que fico um pouco mais descansado por ser aquela força a vir para SMP e abranger aquela vertente da segurança que nesta Vila é fundamental.
VENTOS DA BAÍA