sábado, março 17, 2007




A nossa “sala de visita” está assim …

O areal da baía tem estado, como as fotos documentam, muito sujo.
Os visitantes que por cá passam, certamente que verificam o estado em que se encontra a areia da praia, e ficam com pouca vontade de cá voltarem.
E a Páscoa está prestes a chegar…
Valerá a pena todo este investimento na requalificação da Marginal, se a praia é para estar neste estado?

19 comentários:

Anónimo disse...

A nossa Praia sinonimo de liberdade, nossa porta de entrada inesquecível e diferenciável dotada de uma beleza natural, só e recordada pelos responsáveis no Verão.
Mas nós alem da condição de moradores de uma Vila como a nossa, temos também consagrado na Constituição um direito de cidadania, e este e sinonimo de Liberdade, Direitos e Obrigações.
Valorizar a imagem da nossa vila depende de todos, e o estímulo que tem sido transmitido aos moradores a redescobrirem a importância de participar nas discussões que norteiam os destinos da nossa terra e cada vez mais intenso mas ainda insuficiente. È necessário mais para que a nossa Vila não seja explorada apenas em função de alguns e apenas com fins lucrativos.
Aos primeiros raios de sol e ver a nossa praia criar uma moldura humana como se da areia brotassem (será que nascem do lixo? Não creio) vivemos cá todo o ano e não alguns dias.

Acácio gomes

ANTONIO DELGADO disse...

Tem toda a razão com a pergunta que faz. É precisamente contra essas incongruências, detectadas a olho nu e por qualquer cidadão com sentido comum que eu tento lutar contra MARES por isso solidarizo-me com seu preocupante ALERTA. Infelizmente esse TRISTE espectáculo, que expõe só não é visivel por parte de quem governa o concelho. Pergunto: será assim que o actual presidente da câmara de Alcobaça quer elevar o concelho a uma terra de turismo??? Parece-me que esse senhor não vive nesta realidade de todos nós.
S. Martinho e todo o concelho de Alcobaça enquanto não reagir com uma terapia de choque em relação a este senhor...será o que é,, e, continuará a ser o que sempre foi...um atraso! e terra sem futuro ou espaço lei.

Ps. Faço a sugestão de alertarem para a rádio sobre o perigo que pode ser para a saúde publica essas matérias fecais e em especial cuidado com as crianças que brincam na areia... O Sol Já despontou.

ANTONIO DELGADO disse...

Esqueci-me!
convide agora o Xapinho a promover o abraço a S. Martinho e tire-lhe fotos.
Um abraço.

Anónimo disse...

Meus amigos
Desde sempre que as necessidades de São Martinho são alvo de negociações que nunca ninguem sabe a quem aproveitam, mas que seguramente a menos beneficiada é a Vila.
Neste caso já tivemos várias informações contraditórias em relação á limpeza da praia. Umas diziam que quem era responsável por essa limpeza era a empreza SUMA que tambem a faz á Vila. Entretanto outras diziam que afinal era a Junta. Ao que parece,é mesmo esta empresa que é a responsável por este lindo espectáculo, aliás confirmado pelo Presidente da Câmara.
Esta SUMA que raramente se vê na limpeza da praia, não só não vem periodicamente fazê-la com até passou a não fazer a recolha do lixo em alguns locais da Serra dos Mangues, logo agora que a maior parte dos seus caminhos estão alcatroados.
São estas negociações e empreitadas que nós desconhecemos nem sabemos os seus contronos.
A Junta de Freguesia terá pelo menos aqui alguma responsabilidade pois não se virificando o cumprimento do contratuado com aquela empresa, no que á limpeza de São Martinho diz respeito, tem a obrigação de fazer junto da Câmara a denuncia da situação.
Mas como terão porventura muitos problemas para resolver, e nós sabemos que sim, têm demonstrado um certo divórcio com as verdadeiras necessidades de São Martinho.
O tempo tem escasseado e têm-no utilizado mais onde faz vista e menos onde faz falta.
Questão de prioridades.
A verdade é que quando são chamados á responsabilidade a culpa nunca é deles...
É preciso mais uma vez que as forças vivas desta Terra, com a oposição encabeçando o querer da população, esteja atenta e vá fazendo a denuncia destes casos e de outros a bem de São Martinho do Porto.
VENTOS DA BAÍA

Anónimo disse...

Ernesto, vim agora da marginal e a praia está cheia de gente, especialmente crianças. Os dias estão lindíssimos e é mesmo uma tentação.
Lembro-me no verão de ver limpar a praia todos os dias, talvez fosse a empresa Suma.
De quem é a competencia de mandar limpar a praia? Se for da actual Junta de Freguesia, bem podemos esperar pois sabemos que só se for para o Parque de Campismo ou "Parque de Turismo" ( que é uma nomenclatura que não existe na DGT),
então sim, era logo no dia seguinte!
Abraço.

Anónimo disse...

É uma vergonha o que mostra estas fotos.
Mais ainda porque são a presente realidade.

Anónimo disse...

Realmente aquilo que deveria ser uma das grandes mais valias da nossa freguesia afinal é sinal de descuido.

Realmente numa altura em que deverá a terra receber visitantes é assim o nosso cartão de visita!

A quem pediremos nós QUE FAÇAM ALGUMA COISA????

Alexandra

Ernesto Feliciano disse...

Amigo Acácio,
Nem mais...
É nosso dever alertar, pressionar e fazer de tudo para que esta nossa magnífica baía melhore a todos os níveis.
E tem de ser bela todos os dias do ano.
Um abraço.

Ernesto Feliciano disse...

Caro António,

Este cenário é arrepiante quando se quer fazer de São Martinho uma terra de excelência no turismo nacional.
E São Martinho tem todas as condições para o ser, e terá que o ser.
Esta, como diz, não é apenas uma questão ambiental, mas acima de tudo de saúde pública.
Com os dias de sol que têm estado, muitas são as crianças que procuram esta bela praia.
E mais, a Páscoa, está bem próxima.

Ernesto Feliciano disse...

Caro António,
Ainda na semana passada estve cá o Ministro do Ambiente,mas por certo não lhe mostraram este triste cenário...

Ernesto Feliciano disse...

Caro(a) Ventos da Baía,

Ao que sei, o acordo de limpeza da praia pela empresa que identifica reporta-se apenas ao período de Verão.
No restante ano, quem deveria assegurar a limpeza seria a Câmara Municipal, mas nunca esquecendo outras entidades também responsáveis (Ministério do Ambiente, INAG, …) por estas ocorrências.
Tanto mais que a grande maioria da sujidade da baía vem do rio.
Antes de publicar o artigo, questionei a Junta de Freguesia sobre o assunto. Informaram-me que reportam quase diariamente estes factos à Câmara, tanto ao executivo como aos engenheiros responsáveis.
Sobre a questão da recolha de lixo na Serra dos Mangues, vou indagar o que se passa.
Agradeço mais uma vez a sua visão atenta de S. Martinho, e de me reportar questões que a todos nos preocupam.

Ernesto Feliciano disse...

Caro Anônimo,

È um facto … com a melhoria dos dias, a praia enche-se de gente, e em especial de crianças.
E isso é ainda mais preocupante.
Daí termos de agir com rapidez.
Um abraço.

Ernesto Feliciano disse...

Caro anônimo,
As fotos apresentadas foram tiradas recentemente.
Lamentavelmente, é assim que a praia se encontra.

Ernesto Feliciano disse...

Cara Alexandra,

A nossa baía é a nossa identidade.
É por ela que São Martinho é conhecido.
O investimento que está a ser feito na sua requalificação é louvável, mas não podem ser descurados outros aspectos, em que a limpeza da praia é primordial.
A população tem de ser mais interventiva…
Tem que reclamar os seus direitos…
Tem de fazer ouvir a sua voz…

Anónimo disse...

Meu caro Ernesto
A ser assim, temos de pressionar a Câmara Municipal de Alcobaça mais uma vez, porque claramente este executivo anda a tirar onde faz falta e a pôr onde faz vista.
Foram muitos anos a prometer coisas e loisas a SMP. Agora há que cumprir e fazer-mos ouvir a nossa voz como diz e muito bem.
Se calhar teremos é de gritar bem alto para nos ouvirem, ou talvez não, que me diz?
Quanto ao INAG, não sei não. Ouço muitas coisas sobre o que o INAG faz ou vai fazer mas sinceramente estou á espera de ver os resultados dessas intervenções.
Monistério do ambiente?
Se o Ministro do Ambiente esteve cá só a apresentar cumprimentos ao nosso Presidente da Junta, sim digo bem, só ao Sr. Antunes, porque o INAG lhe enviou a ele e só a ele o convite para receber o sr. ministro, logo particularmente e não de forma oficial, e o Sr. Ministro esteve apenas 40 minutos "nas bordas" ( como costuma dizer o Dr. Sapinho) da Vila ...
Ele, sr. ministro do ambiente que era suposto vir ver as obras de requalificação...
Que obras? Que requalificação? Que viu o sr. ministro?
Que ambiente é este?
Andam a enganar o povo de São Martinho. Digam-nos o que querem fazer da nossa Vila porque nós andamos tal qual este executivo da Junta, e os anteriores, ou seja á deriva...
O projecto de requalificação é alterado a miude. A Junta não sabe que obras se estão a desenrolar nem as que se seguem, nem tão pouco até onde irão. Eles que até são farinha do mesmo saco... do PSD...
...será que se entendem? ou estas obras só o arquitecto e o presidente da câmara de alcobaça conhecem?
Quanto á recolha do lixo na Serra dos Mangues que referi no comentário anterior, e que era feita diáriamente e passou a ser uma ou duas vezes por semana, localiza-se na Rua do Bom Jesus ou Estrada do Bom Jesus conforme se entre por um lado ou pelo outro, porque este caso conheço por testemunho de moradores. Provávelmente haverão outros mas será uma questão de se fazer um pequeno levantamento do problema e teremos a imagem de toda a Serra ou de outros locais.
VENTOS DA BAÍA

Ernesto Feliciano disse...

Continuam as descargas na Baía de São Martinho

A Junta de Freguesia de São Martinho Porto admite que as descargas poluentes na Baía, recentemente limpa, vão continuar até que os responsáveis pela poluição “sejam duramente autuados”.
Para Antunes Pereira, que lamenta mais uma descarga poluente para a Baía, só uma “fiscalização regular poderá resolver este grave problema” ambiental e económico para a vila.
A poucos dias da Páscoa, que promete trazer bom tempo, e a escassos meses da abertura de mais uma época balnear, as constantes descargas ilegais para a Baía de São Martinho do Porto, que depois da despoluição realizada pelas Águas do Oeste luta pelas condições necessárias ao regresso da Bandeira Azul, são consideradas um grave problema para a concretização dos projectos turísticos e ambientais.
In www.cister.fm
23/03/2007

Ernesto Feliciano disse...

CDU exige maior fiscalização sobre os Suinicultores

A CDU exige maior coordenação entre entidades para aumentar a fiscalização sobre os Suinicultores que, este fim-de-semana, foram responsáveis por mais uma descarga ilegal para a Baía de São Martinho do Porto.
O vereador Rogério Raimundo diz que é preciso travar a acção dos menos conscientes enquanto não fica concluído o processo da TrevoOeste, nomeadamente com a entrada em funcionamento das Estações de Tratamento dos efluentes.
Estão previstas três ETARS da Trevoeste, entidade criada para gerir o processo de despoluição na região Oeste. Com a construção da Estação de São Martinho do Porto, Benedita e Lourinhã tratam-se os efluentes de centenas de suiniculturas espalhadas pela região e que, neste momento, não fazem qualquer tratamento dos esgotos antes de os lançarem nos solos e linhas de água. Mesmo assim, a CDU diz que é preciso fiscalizar mais para evitar as consequências dos menos conscientes.
In www.cister.fm
23/03/2007

Anónimo disse...

Sempre é verdade que a imprensa local e a camara olham com atenção para este blogue.
Muito bem.

Ernesto Feliciano disse...

Areal de São Martinho do Porto pode começar a ser limpo quinzenalmente
O areal de São Martinho do Porto pode começar a ser limpo quinzenalmente. O vereador do ambiente, Herminio Rodrigues, está em negociações com a SUMA – empresa que faz a recolha do lixo a Alcobaça – para reforçar a limpeza da baía.
O Inverno e as marés vivas, dos últimos dias, deixaram, segundo Antunes Pereira, Presidente da Junta, o areal da baía com um ar desolador.
A Junta defende uma limpeza mais regular da praia que é muito procurada por turistas durante todo o ano.
Para já, a Câmara promete iniciar uma limpeza mais regular a partir do mês de Maio.
In www.cister.fm
26/03/2007