quinta-feira, maio 17, 2007

Quinta-feira de Ascensão - Festa da Espiga

Na Quinta-Feira de Ascensão, comemora-se a subida de Cristo ao Céu, fechando um ciclo de quarenta dias que se iniciou na Páscoa.

Por decreto de 11.01.1952 a Quinta-feira de Ascensão deixou de integrar o número de dias santos acerca dos quais a igreja determina que devem ser consagrados a Deus, com a obrigação de os fiéis participarem no sacrifício da missa e de se absterem de trabalhos servis.

Este dia também é conhecido como Dia da Espiga.

Tradicionalmente, as pessoas iam para os campos, para apanharem uma espiga de trigo, fazendo assim o ramo da Espiga. Este ramo, em número de combinações variáveis conforme as localidades, pendurava-se dentro de casa e aí se conservava durante um ano, até ser substituído pela "espiga" do ano seguinte.
O Dia da Espiga, marca também o início da época das colheitas.

Na nossa freguesia, os festejos são em Vale do Paraíso.

Visite e participe.

11 comentários:

Anónimo disse...

Ora lá está um festejo a que normalmente detesto faltar: ao franguito assado em Vale Paraíso, no dia da Festa da Espiga. Todos, ou quase todos os anos, quando lá vou vejo imensas pessoas de S. Martinho que nunca vejo no Bar das Festas em Honra de Santo António, em SMP. Vontade de arejar nem que seja noutro local da Freguesia?? :) Raquel Macedo

Anónimo disse...

Olá Ernesto

Este dia da Espiga, comemorado na nossa freguesia à nossa maneira, tem já a tradição de irmos comer um franguinho a Vale Paraíso, e talvez que a razão dessa tradição tenha mesmo a ver com o que o Ernesto conta, como um hábito do povo ir ao campo apanhar a espiga. É que na nossa freguesia, Vale Paraíso, é o lugar que mais tem a ver com o campo.
Pela minha parte lá irei estar, como tenho feito nestes anos, salvo um ou outro que os afazeres não o tenham permitido.

Olá Raquel

Bem vinda a este espaço, que inúmeras vezes visito, mas onde poucas vezes faço comentários.
Desta vez apetece-me fazê-lo não só por ver que por aqui andas mas também para te dizer que quando vou a Vale Paraíso não reparo nem distingo quem é de S. Martinho ou de Vale Paraíso. Para mim somos todos de S. Martinho, uns de um lugar outros doutro.
Depois era só o que faltava era que alguém quisesse impor aos outros as Festas ou os Bares que deve frequentar.
E não falo por mim porque penso que me tens visto nos dois lados. Mas querer impor aos outros que pelo facto de irem a Vale Paraíso deveriam de ir ao Bar das festas em honra de Stº António... minha cara.
Desde logo porque as duas festas têm características bem diferentes e portanto existirá pessoas que gostarão mais de uma do que de outra, ou não será?

À parte as festas, gostaria de enviar um grande beijinho ao teu lindo bébé que me deixa completamente derretido com a sua ternura e beleza. Parabéns.
Para ti um beijinho também.

António Inglês

Anónimo disse...

Olá a todos,

Por razões obvias sou um leitor assíduo deste blog embora nunca tivesse escrito nada.
Que artigo melhor para me “estrear” do que o da festa da minha aldeia, embora concorde com o Inglês, é uma das festas da freguesia de S. Martinho. Não é uma opinião, é um facto, não só porque Vale do Paraíso é parte integrante da freguesia de S. Martinho mas principalmente porque nesta festa vemos pessoas de toda a freguesia que vivem a festa como a sua festa. Tal como a Raquel nesta festa tambem encontro pessoas que não vejo o resto do ano. Os tempos mudam e as festas já não são o que eram, mas para mim a festa da Espiga de Vale do Paraíso ainda me faz recuar ao passado. Não é bom ficarmos presos no tempo mas é tão bom recordar as coisas boas da vida ...
Espero encontrá-los lá na festa.
Um abraço,
Paulo Fonseca

Rakel Macedo disse...

Olá Inglês!
Normalmente gosto de andar por onde se fala de S. Martinho. :) É a terra da minha alma como quem me conhece bem sabe :)
O meu intuito não é o de impôr seja quem for a ir a que lado for.
Tanto mais que provavelmente por as Festas de Santo António serem mais dias eu não consiga acompanhar todos os visitantes da mesma.
Mas, por vezes fico triste com o pouco apoio que por vezes as pessoas dão à sua própria terra e respectivas colectividades.
Mas, pelo que tenho lido aqui parece-me bem que ainda há quem se importe e quem queira fazer algo. Sejam anónimos, sejam identificados, isso não me interessa. O que me interessa é que vejo um conjunto de pessoas, diferentes entre si, mas a remar para o mesmo lado.

Obrigado pelos votos da minha bebé. Aproveito então para fazer publicidade que ela é o bebé do mês no site do continente :) Um borracho!

Anónimo disse...

Olá Rakelita

Ainda bem que está de acordo comigo e outra coisa não esperaria de ti, até porque me conheces bem.
Eu venho aqui quase todos os dias mas isto da informática não é para "burro velho" minha amiga.
Estou satisfeito porque reconheces que existem muitas pessoas interessadas no bem da nossa freguesia. No meu caso acho que sempre o soubeste.
Pela tua bébé mais uma vez parabéns e irei tentar ver esse tal bébé do mês.
Beijinhos e espero ver-te por Vale Paraíso a comer um belo franguinho mais o teu marido e da "tu" mãezona.
Volta sempre.
António Inglês

Ernesto Feliciano disse...

Raquel,

Bem-vinda ao blogue.
Certamente não terá sido a 1ª vez que o visitastes, mas penso que este foi o teu 1º comentário.
Tens a “porta” aberta do blogue sempre que queiras.

A tradição passa mesmo por ir comer um franguito a Vale do Paraíso.

Mas também passa pelas festas de Santo António.

E espero que continuem as já poucas tradições que temos.

Ernesto Feliciano disse...

Amigo António,

Já há uns tempos que não comentava os artigos do blogue.

Já se está a entender melhor com o seu computador?

Estou à espera de um artigo seu para publicar no blogue.

Quanto à tradicional festa da Espiga, em Vale do Paraíso, penso que a origem do nome terá mesmo a ver com o que referi no texto.

Um abraço.

Ernesto Feliciano disse...

Amigo Paulo,

Pois parece-me que de facto é a 1ª vez que escreves um comentário no blogue … mas sei que o lês atentamente.

Mas se não comentasses hoje … era imperdoável … 

Referistes um aspecto muito importante … a freguesia de São Martinho não é só a Vila.

Agora que iniciastes os teus comentários, espero que não pares.

Um abraço.

Ernesto Feliciano disse...

Raquel e António,

Desculpem-me de me estar a intrometer na vossa conversa, é apenas para dizer que já tive a oportunidade de ver a Carolina como bebé do mês do Continente … está Linda.

Parabéns aos pais.

Rakel Macedo disse...

Nós... Como pais babados incondicionalmente agradecemos os comentários e os elogios ;)

Anónimo disse...

Meu caro Ernesto

Parece-me que escolhi bem o dia para perder o receio dos computadores.
Com efeito, hoje fiquei com a sensação que pela primeira vez vi o espaço de diálogo que o Ernesto tão bem gere, a servir os seus propósitos, ou seja, a ser realmente um ponto de encontro de amigos, neste caso muito particular, em ligação quase directa.
Ainda bem. Bom seria que fosse assim todos os dias e que a troca de comentários fosse efectiva e sem interesses e comentários menos académicos que por vezes leio neste e noutros blogs.
Como facilmente podemos reparar, quando o tema é São Martinho e estamos todos em sintonia, sem falsos moralismos, sem pretensiosismos intelectuais que por vezes não passam da capa que nos querem impingir, o diálogo flui sem grandes conflitos nem discursos inflamados. Cada um de nós é o que é e mais nada.
Quero dizer à rakelita que também já vi a foto da sua Carolina no site do Continente como bébé do mês, mas cá para mim ela devia por continuar por mais alguns meses.
Ao nosso amigo Paulo Fonseca, um grande abraço de boas vindas por aqui.
Até parece que já percebo muito disto meu caro amigo Ernesto mas continuo a ter uma péssima relação com o meu computador.
Um abraço a todos.
António Inglês

PS. Não sabia que estaria interessado num artigo meu para colocar no seu blog. Prometo que vou tentar encontrar as palavras certas para concretizar esse seu pedido, mas olhe que lhe vão fugir muitos visitantes com a prosa que eventualmente eu possa utilizar.
A. Inglês