segunda-feira, outubro 22, 2007

6ª feira - debate sobre o parque de campismo...


TERTÚLIA

TEMA

Parque de Campismo da Freguesia - Que futuro?

. 26/10/2007
21:30 horas
.
HOTEL PALACE DO CAPITÃO
AV. MARGINAL


Este é um tema cuja importância e complexidade,
merece um debate sério.

Compareça e participe!

12 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Ernesto,
Em primeiro lugar fico bem contente com a reactivação da nossa tertulia!

O tema não pode ter sido mais bem escolhido, pois neste momento é assunto de mesas de café, padaria, esquinas de rua, centro de saude e por aí fora...
As pessoas estão baralhadas, não sabem o que está ou não legal, quais os direitos dos actuais utilizadores do Parque e sobretudo se é possivel em todas as vertentes chegar ao Parque de Campismo, fechá-lo, mandar os utentes retirarem as casas e pronto... dar inicio à construção de piscinas municipais!

Tentei ouvir uma reação de um actual membro da Assembleia de Freguesia e que já foi presidente de Junta que me informou que no seu tempo de presidente todos os utentes do Parque terão assinado um documento em que confirmavam que as suas casas eram amoviveis e que em qualquer altura podiam ter de ser movidas para outro local. Ou seja, que todos os utentes tem conhecimento e sabem que por lei, podem ser mandados embora para fora ou para outro local alternativo.
Foi-me dito tambem que o executivo da Junta, tem pensado muito sobre a localização e que até já tinha um espaço alternativo para o Parque, para assim se efectuar uma mudança de espaço. Outras pessoas poderiam optar pelo outro Parque que existe - Colina do Sol.
Isto tudo porque nunca vão conseguir a sua legalização!!!
Penso que com frontalidade e coragem é extremamente positivo que as pessoas se juntem na próxima tertulia em redor deste tema.
Propunha inclusivamente que fizessem umas folhas A4 com a divulgação do evento e a colocassem nos locais habituais de passagem - cafés, lojas, supermecados,etc.

Devido à sua importancia tenho receio que o "passa palavra" não chegue a todos os que decerto estariam interessados em ver este assunto debatido. É só uma ideia...

Um abraço

Anónimo disse...

Acrescento que achava interessante que convidassem o executivo da Junta e da Assembleia de Freguesia para estarem presentes na tertulia.
Penso que seria da máxima importancia.
Além disso porque não divulgar o evento tambem junto dos utentes do Parque? Eles mais do que ninguem tambem gostariam decerto de debater este tema!

Anónimo disse...

Olá Ernesto
Olá Aramis

Este tema promete ser um tema quente.
Veremos do interesse da população de São Martinho em debater os seus problemas.
Queria dizer-te que a informação que te foi prestado por antigo Presidente da nossa Junta. é verdadeira, que este executivo já teve nas mãos a possibilidade de ter transferido o parque, até porque isso mesmo foi decretado em julgamento e havia uma decisão judicial que dizia que o parque deveria ser entregue à Junta, limpo e livre ao nível do solo.
Só que, minha amiga, não o fez e até acabou por receber o parque tal como ele está, reactivou-o, pois na altura os moradores estavam convencidos que teriam de sair do local, e veio a dar-lhe uma nova e diferente vida que aquela que aquele parque conheceu até que este executivo aceitou o parque para o gerir e daí tirar partido dos seus proveitos.
No entanto, um anterior executivo, que foi responsável pela acção judicial que a freguesia moveu à entidade que geria na altura o parque, gastou nessa acção cerca de 10.000€, mais ou menos 2.000 contos antigos.
Alem disso, foi este executivo fazendo promessas aos moradores e permitindo-lhes fazer obras de vulto que neste momento vêm complicar um pouco as coisas.
É que aqui não funciona o uso capião, é verdade, mas em termos de direitos adquiridos não sei não. Isto não vai ser fÁcil.
Alem disso, alguém tem de responder perante a freguesia, pelos gastos e investimentos que no parque foram sendo feitos, mesmo sabendo que ele teria de sair dali. Não será isto mais uma irregularidade?
Temos de tratar este assunto com muito cuidado porque os utentes e moradores daquele espaço, serviram a São Martinho e aos seus comerciantes, durante os últimos anos.
Sexta feira continuamos a discussão.
Um abraço
António Inglês

Rakel Macedo disse...

Bom dia!

Gostaria muito de estar presente sexta feira. No entanto não sei se tal vai ser possível, com muita pena minha.

A «nossa» Carolina tem andado muito terrorista e ainda no Domingo partiu a cabeça o que me tem ocupado bastante os dias.

A ver vamos.

Ernesto Feliciano disse...

Amiga Aramis,

Agradeço-lhe o entusiasmo e a ajuda com que tem colaborado nas nossas tertúlias.

Este tema penso que é extremamente oportuno, e por isso o tema que estava agendado para esta tertúlia irá ser agendado para uma próxima.

Quanto à presença do presidente da junta, foi devidamente convidado, e já me confirmou pessoalmente que irá estar presente.

Um abraço.

Ernesto Feliciano disse...

Nem mais amigo António,

6ª feira espero que a população esteja presente pois este é um tema muito importante para o futuro da freguesia.

Um abraço.

Ernesto Feliciano disse...

Olá Raquel,

Desejo as rápidas melhoras da Carolina, e espero que seja possível estares presente na tertúlia.

Maria Faia disse...

Olá Ernesto,

Se puder, passarei por lá.
O tema promete.

beijo
Maria Faia

Ernesto Feliciano disse...

Olá Maria Faia,

É um tema muito importante para a freguesia, e que ninguém tem tido a coragem de falar sobre ele.

A legalização continua a não existir, a CMA parece que já tem uma posição sobre o local, e não verifico da parte da Junta de Freguesia nenhuma iniciativa para a clarificação deste assunto.

Não podemos fazer como avestruz...

Um beijo e até 6ª feira.

Rakel Macedo disse...

«Alcobaça 26-10-2007
São Martinho do Porto debate saída do parque de campismo
Texto de Artur Ledesma
“Parque de Campismo da Freguesia - Que futuro?” é o tema em debate hoje, sexta-feira, no Hotel Palace do Capitão, em São Martinho do Porto.
O debate, que os promotores consideram de tertúlia, está marcado para as 21h30 horas e está a ser divulgado pelo blogue “São Martinho do Porto” de Ernesto Feliciano, eleito pelo PS para a Assembleia de Freguesia.
Criado em 1977, o parque de campismo de São Martinho do Porto foi gerido pela empresa Parqetur e, em 1998, foi entregue, por decisão judicial, à Junta de Freguesia que tem gerido aquela infra-estrutura com muitas polémicas à mistura.
A tertúlia de logo à noite foi despoletada pelas recentes declarações do presidente da Câmara Municipal de Alcobaça que levantou a hipótese de no espaço ocupado pelo parque de campismo poderem serem construídas as piscinas municipais.
O chefe do executivo defende, até, o fim do campismo em São Martinho do Porto, pois considera que a vila está vocacionada para um turismo de qualidade.
O problema já não é novo e a mudança do parque de campismo tem vindo a ser defendida em várias situações.
Por exemplo, em Dezembro de 2003, e no seguimento de uma decisão judicial em que o Tribunal dizia que o parque de campismo de São Martinho do Porto “não reúne todas as condições.”
Na altura, a Câmara reconheceu a existência de algumas ilegalidades antigas mas aguardava pelo estudo de requalificação da vila encomendado ao arquitecto Gonçalo Byrne para “se ver qual a solução definitiva para o parque”.
Um hotel de qualidade, um parque de lazer e uma zona comercial são, entre outras, algumas das ideias em discussão no debate.
Entretanto, a Junta de Freguesia de São Martinho do Porto já disse não estar disposta a perder os rendimentos do parque, considerados uma fonte importante de receitas.
Para os promotores da tertúlia, “o tema merece um debate sério” dada a sua “importância e complexidade”.»

In região de Leiria
Ed. 3684
26 de Outubro de 2007

Ernesto Feliciano disse...

Olá Raquel,

Agradeço-te o envio da noticia.
Já a coloquei também na rúbrica "Notas de imprensa".

Um abraço.

Anónimo disse...

Muito bem Rakel

És realmente uma menina linda e mostras estar atenta aos problemas da nossa freguesia.
Muito obrigado por isso.
Uma beijoca à tua filhota.
António Inglês