terça-feira, outubro 30, 2007

Quem foi Vitorino Froes?


No passado sábado estive na sede da junta de freguesia de Alfeizerão na apresentação de um trabalho sobre Vitorino Froes da autoria de Adriano Monteiro.
Foram principalmente 2 as razões que me levaram a deslocar-me a este evento, por um lado conhecer um pouco mais deste famoso cavaleiro que deu nome a ruas e largos da nossa região, por outro conhecer a sede da junta de Alfeizerão. Se é verdade que gostei muito da obra feita naquela antiga adega agora transformada, para além da sede da junta, num espaço cultural, o que me leva a escrever é o que fiquei a conhecer sobre Vitorino Froes.
Já sabia que o cavaleiro de Alfeizerão tinha sido uma personalidade conhecida no seu tempo, sendo prova disso o facto do seu nome ser referido em letras de fados e a sua casa (conhecida como a “Casa das Palmeiras” em S. Martinho do Porto) ter sido local de acolhimento do Rei de Portugal.
O que aprendi nesta sessão foi que Vitorino Froes, para além de ter sido uma pessoa muito bem relacionada na época, foi o “pai” do toureio a cavalo como o conhecemos hoje. A arte de tourear como a conhecemos hoje em que o cavaleiro cita o touro de frente e o só avança depois do touro se mexer, foi uma criação deste cavaleiro amador.
Foi também de sua quinta (Quinta do Talvay) em Alfeizerão que saíram inúmeros touros famosos, não só em Portugal como também em Espanha. Vitorino foi um mestre não só na arte de tourear como também na criação desta raça de bovinos. Ganadarias famosas como os Gama começaram com animais de mestre Vitorino.
Foi provavelmente por causa de Vitorino Froes e das famosas festas que ele dava no pinhal da sua quinta, que S. Martinho veio a ter a fama que teve.
Espero nestas minhas palavras não estar a cometer nenhuma imprecisão mas não tomei notas, apenas me deliciei a ouvir a forma empolgada como o autor contava estas histórias. Para quem quer conhecer melhor este assunto sugiro mesmo que tente ouvir a apresentação de Adriano Monteiro, ou esperar que ele nos presenteei com uma publicação sobre o assunto.
O autor deixou um desafio, uma exposição de homenagem a Vitorino Froes em 2012 (penso que para comemorar os 150 anos do nascimento do cavaleiro), fico ansioso a aguardar este evento.
Parabéns a Adriano Monteiro e à Junta de Alfeizerão pelo evento.
.
Por Paulo Fonseca

1 comentário:

Ernesto Feliciano disse...

Amigo Paulo,

Agradeço-te por esta partilha de conhecimentos.

Um abraço.