quarta-feira, outubro 03, 2007

Uma sugestão para este fim-de-semana...


Além da admirável Baía onde se pode desfrutar da tranquilidade do mar e da praia, São Martinho do Porto propõe agora uma sugestão diferente: um percurso pedestre delineado a partir da praia, seguindo pelas arribas da Gralha até à Serra dos Mangues e com regresso pelo centro histórico vila.
Trata-se de uma pequena rota circular, que se pode efectuar durante todo o ano.
O ponto de partida e de chegada é na Praça Eng.º José Frederico Ulrich. Este percurso tem uma extensão aproximada de 8,470 Km, e uma duração prevista de 2h30.
O trilho proposto inclui caminhos de terra batida, caminhos de pé posto e alguns metros de alcatrão.
Este percurso, promovido pela Câmara Municipal de Alcobaça e pela Junta de Freguesia de São Martinho do Porto, é apresentado num folheto desdobrável de distribuição gratuita ao público, onde se assinalam os vários pontos de interesse, a fauna e flora existentes que se podem observar durante o percurso e outras informações úteis.
.
Percurso:
O percurso inicia-se na Praça Eng. José Frederico Ulrich(1). À direita o Palacete “Casa das Palmeiras” (2), construído nos finais do séc. XIX por Vitorino Frois relembra o Romantismo Tardio em Portugal. Segue-se em direcção ao cais, uma das referências mais importantes de São Martinho do Porto. Proporciona um agradável passeio numa zona criada para uso pedestre onde é possível avistar as tradicionais traineiras de apanha submarina de algas. No início do cais encontra-se um pilar com a data do início da construção 1828.
São vários os edifícios históricos que se vão encontrando ao longo da Rua Cândido dos Reis: a casa da família Jordão Pereira (3), uma das mais antigas construída na 2ª metade do séc. XIX, o edifício da Antiga Lota (4), o edifício da Colónia Balnear da Empresa “Cimentos de Leiria” (5), construído em 1936 é hoje propriedade da Cimpor, a Casa abrigo do Salva-Vidas (6) construída nos anos 30 e desactivada em 1979. Antes de subir o morro de St.º António através de escadas, pouco adiante situa-se o túnel (7) que atravessa a base do morro, mandado abrir em 1948. Após a subida do morro avista-se, junto à barra, o Farol que ajuda à orientação dos marinheiros.
Percorre-se um carreiro de pé posto até à estrada principal. Ao caminhar pela estrada principal chega-se ao Miradouro sobre a praia de Santo António, virada a Poente mas que perdeu toda a areia.
O cenário é lindíssimo com vista privilegiada sobre a entrada da baía. E no lado oposto avista-se a Capela de Sto. António (8). Pequeno templo que se ergue no alto do morro, no exterior pode encontrar belíssimos azulejos onde se conta a lenda do milagre de formação do “lago”, ou seja, da baía. Poucos metros depois um caminho de terra batida que se percorre até ao Miradouro do Facho.
Antes de virar à direita e seguir a estrada principal, o pedestrianista pode visitar o Miradouro do Facho, outrora o ponto mais alto da costa portuguesa que permite avistar toda a orla marítima até à Nazaré. Segue-se depois por estrada de terra batida, na direcção Norte e percorre-se o caminho sobre as arribas. Costa acidentada e rochosa, as encostas encontram-se cobertas por mantos rasteiros e pode se ver a praia da Gralha assim como recantos de grande beleza natural. Do lado Este, situados nas colinas que se estendem a norte do morro de Stº António, avistam-se os moinhos (9) que funcionaram até final dos anos 50. Sempre por caminhos rurais, percorrendo o relevo de baixa altitude paralelo à linha da costa e por entre matas e campos de cultivo mais protegidos de ventos marítimos, antes de entrar num caminho de pé posto os mais determinados poderão descer a arriba e encontrar várias pegadas de dinossauros (10) dispersas já que o trilho ruiu e as rochas com os rastos espalharam-se. Segue-se o percurso acidentado pelo coração da arriba com vista para a Praia do Salgado e Praia da Nazaré.
Nas falésias que se avistam com características geológicas do Jurássico Superior afloram grés, argilas e margas. Desce-se até à povoação com o nome de Serra dos Mangues onde se encontra uma fonte (11).
A Sul e a Este ao fundo estendem-se antigos sistemas lagunares, várzeas litorais que fazem a transição para o interior através de vales férteis, onde se pratica agricultura de regadio. De regresso a São Martinho contorna-se o muro da Quinta dos Avellares (12) construído no século XIX e que, da grande quinta que existiu, hoje se reduz a uma casa de habitação cujo proprietário é o Marquês da Graciosa. Chega-se à Rua da Liberdade e antes de virar à direita pode visitar-se a Igreja Matriz (13). Templo datado do século XVIII, no ser interior ostenta uma enorme tela pintada a óleo com a imagem do milagre de S. Martinho. Segue-se pela Rua José Bento da Silva, do lado esquerdo descobre-se a Capela de Nossa Senhora do Livramento (14) já existente no século XVI, e do lado direito os antigos Paços do Concelho (15), edifício construído no século XVIII e que serviu como sede do extinto Concelho até 1855.
Antes de descer a calçada D. Pedro V junto à Fonte da Praça (16) pode seguir em frente pela Rua Professor Eliseu e desfrutar da vista sobre a baía do Miradouro do Largo José Bento da Silva. No largo, além do Busto de José Bento da Silva em bronze, encontra-se o edifício do antigo Colégio José Bento da Silva (17), de 1883.Voltando atrás, desce-se a calçada D. Pedro V e chega-se à Rua Vasco da Gama e ao ponto de partida, a Praça Eng. José Frederico Ulrich.
.
Fauna e Flora:
Algumas das Plantas que poderá encontrar:Alcachofra; Alecrim; Aroeira; Balsa; Camarinha; Cana Miúda; Cardo Penteador; Cardo Porqueiro; Carrasco; Figueira; Pinheiro Bravo; Pinteira; Sargaço; Silva; Tádega; Tojo Bicudo; Tojo Chamusco; Tojo Mular; Tamargueira; Trovisco; Urze; Zimbreiro.
Aves que poderá ver ou ouvir:Carriça; Alvéloa; Rouxinol; Melro; Bico de Lacre; Verdilhão; Estorninho; Cuco; Papa-figos; Rola Turca; Codorniz; Gaivota Prateada; Felosa; Ferreirinha; Poupa; Pardal de Telhado; Pintassilgo; Pintarroxo; Tordo; Gaio; Corvo; Pombo da Rocha; Perdiz Vermelha.
.
Regras de Conduta:
Não pisar, cortar, ou arrancar plantas; Não recolher, matar ou perturbar animais; Não abandonar lixo no percurso, a sua recolha deverá ser feita para sacos e depositar em locais apropriados; Não fazer fogo; Não sair do trilho.
.
PONTO DE PARTIDA E CHEGADA: Praça Eng.º José Frederico Ulrich
.
LOCALIZAÇÃO: Freguesia de São Martinho do Porto, Concelho de Alcobaça
.
EXTENSÃO APROXIMADA: 8,470 Km
.
DURAÇÃO APROXIMADA: 2h30m
.
GRAU DE DIFICULDADE: ****
.
MOTIVOS DE INTERESSE: História, Fauna e Flora

ÂMBITO: Paisagístico e Desportivo

TIPO DE CIRCUITO: Pequena Rota Circular

ÉPOCA ACONSELHADA: Todo o ano

CARACTERÍSTICAS DO PISO: Caminhos de terra batida, caminhos de pé posto e alguns metros de alcatrão
.
NÍVEL DE VISTAS PANORÂMICAS: *****

MATERIAL ACONSELHADO: Mapa, bússola, binóculos, máquina fotográfica, boné, cantil com água, óculos de sol, caderno de notas, agasalho para vento, roupa e calçado confortáveis.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:Em dias chuvosos e escuros não é aconselhável a realização do percurso já que o piso se torna escorregadio e lamacento.
.
Fonte: Região de Turismo Leiria/ Fátima

4 comentários:

António Inglês disse...

Estranho a Casa da Cultura não estar envolvida neste passeio pedestre.
Tem sido esta Instituição que os tem divulgado e organizado em colaboração com a Câmara Municipal
Estranho...
José Gonçalves

Anónimo disse...

Amigo Ernesto,

Por acaso já tinha conhecimento deste folheto. Acho que o passeio está muito bem pensado e dá destaque aos pontos de maior interesse na zona.
Muitos beijinhos e um bom fim de semana!

Como é que foi a Assembleia de Freguesia de ontem? Não pude mesmo estar presente. Aguardo noticias!

Ernesto Feliciano disse...

Amigo José,

Esta iniciativa é uma parceria entre a Câmara Municiapl e a Junta de Freguesia.

Ernesto Feliciano disse...

Amiga Aramis,

E caminhar também faz bem à saúde...