terça-feira, março 27, 2007

Mais suspensões de mandato na bancada laranja...

A Assembleia de Freguesia do passado sábado foi ainda marcada por mais 3 suspensões de mandato por parte da bancada do PSD.
Com efeito, o 2º secretário da Mesa da Assembleia, o Sr. Sabino Rodrigues, pediu a suspensão de mandato por um período de 1 ano.
Como já tinha feito anteriormente um pedido de suspensão de mandato, este novo pedido, fará com que automaticamente perca o seu mandato (excede 365 dias de suspensão no mandato).
Os dois outros elementos que se seguiam na lista PSD, pediram escusa de tomarem posse.
Pelo que foi o 3º elemento seguinte da lista que tomou posse.
Vamos ver como vai ser na próxima Assembleia de Freguesia...

segunda-feira, março 26, 2007

CONVOCADA NOVA ASSEMBLEIA DE FREGUESIA

Dada a urgência de resolução de outros assuntos da vida da freguesia, foi por nós requerido, no final da passada Assembleia de Freguesia, a convocação de uma nova Assembleia de Freguesia.
Em análise estarão à discussão e apreciação os seguintes assuntos:
1 – A poluição na Baía de São Martinho do Porto;
2 – A instalação da GNR em São Martinho do Porto;
3 – Ponto de situação às fiscalizações e/ ou auditorias realizadas à Junta de Freguesia.
A Assembleia de Freguesia foi convocada para a próxima 6ª feira (30/03/2007), pelas 21:30 horas.
Sucede-se o mesmo que no ano passado …


As actas das últimas 3 Assembleias de Freguesia continuam por aprovar.
Mais grave se torna, quando, um dos pontos, da Assembleia de 29 de Dezembro de 2006 (uma das em falta), englobava o ponto da aprovação do Plano e Orçamento para 2007.
Ora se o orçamento era para vigorar logo a partir de 01 de Janeiro de 2007, e não estando aprovada a respectiva acta, afigura-se um quadro de nova ilegalidade.
As actas não estão aprovadas, nem em minuta.
Esta situação é tanto mais grave, quando para esta última Assembleia de Freguesia, neste sábado (24/03/2007), o ponto previsto para a aprovação das actas das Assembleias de Freguesia anteriores, foi retirado a pedido do Sr. Presidente da Assembleia, afirmando que não lhes tinha sido possível ainda fazer as actas!
Este facto provocou enorme protesto da nossa parte, culminando com uma proposta do membro da Assembleia de Freguesia, Lino Neves, que consistia em que o presidente da Assembleia pedisse a sua demissão.
A proposta foi discutida e votada, saldando-se por um empate (4-4), excluindo o voto do próprio presidente.

sexta-feira, março 23, 2007


VISITE SÃO MARTINHO DO PORTO ...
PARTICIPE NA SEMANA SANTA...

quinta-feira, março 22, 2007

Sábado é dia de Assembleia de Freguesia

.
Realiza-se no próximo sábado, com início às 21:30 horas, no edifício José Bento da Silva, uma nova Assembleia de Freguesia Extraordinária, que conta com a seguinte ordem de trabalhos:
.
1- Proposta de cedência de terreno à Câmara Municipal de Alcobaça;
2- Propostas de votos de louvor à PSP;
3- Aprovação das actas das Assembleias de Freguesia em atraso.

sábado, março 17, 2007




A nossa “sala de visita” está assim …

O areal da baía tem estado, como as fotos documentam, muito sujo.
Os visitantes que por cá passam, certamente que verificam o estado em que se encontra a areia da praia, e ficam com pouca vontade de cá voltarem.
E a Páscoa está prestes a chegar…
Valerá a pena todo este investimento na requalificação da Marginal, se a praia é para estar neste estado?

sexta-feira, março 16, 2007



Solução à vista para um novo Centro de Saúde
.
O processo iniciado com as moções aprovadas em Assembleia de Freguesia no paasado dia 02 de Março, com vista à concretização de um novo Centro de Saúde para a nossa freguesia, estará muito bem encaminhado.
Para o efeito, tenho intensificado diligências a várias instâncias, no sentido de se conseguir a transferência do Centro de Saúde, para um outro local que garanta as necessárias condições de funcionamento.
Ontem, estiveram de visita aos vários locais por nós propostos, diversas entidades responsáveis por esta área, tendo sido do agrado de todos a mudança para um dos locais propostos.
A Câmara Municipal de Alcobaça ficou de analisar a melhor solução financeira para a concretização do negócio.
Não queria deixar de registar a acção do Sr. Tesoureiro da Junta, que após a dita Assembleia de Freguesia, tem tido, em conjunto comigo, um papel primordial para este possível desfecho.

GNR prestes a assumir a segurança da freguesia...
.
A GNR irá assumir a segurança da freguesia a partir do próximo dia 16 de Abril.
Às 24:00 do dia 15 de Abril a PSP cessará as suas funções de policiamento à Vila, o que acontecia já à 37 anos.
A GNR ocupará as actuais instalações da PSP que são pertença da freguesia de São Martinho do Porto.
Está previsto um destacamento de efectivos entre as 20 e as 22 unidades.
Em princípio será também o posto da GNR de São Martinho do Porto, o responsável pela segurança da freguesia de Alfeizerão.

quarta-feira, março 14, 2007



A visita do Sr. Ministro ...

Hoje esteve em visita a São Martinho do Porto, o Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Reguional, Eng. Nunes Correia.

O Sr. Ministro, teve de manhã no Governo Civil de Leiria a assinar a consignação de uma obra ambiental para a lagoa de Óbidos, e no regresso passou por São Martinho do Porto, para ver a obra de requalificação da Marginal.

Estranhamente, o anúncio da visita não foi comunicado à Assembleia de Freguesia, e tanto quanto sei o Sr. Presidente da Junta também não comunicou aos seus colegas do executivo.

É pena, e muito lamentável ...

terça-feira, março 13, 2007

O SENHOR DAS TREVAS...

Numa comunidade pequena como é o caso de São Martinho do Porto, as suas gentes vão-se acostumando a um convivio diário quase obrigatório, no quotidiano das suas vidas.
Para além dos que por força da descendência são parentes mais chegados ou mais afastados, existem aqueles outros que não sendo familia, logo pela manhã se cruzam nos pontos habituais do dia a dia.
Na praça, na padaria, no talho, na papelaria, no café , na rua, dezenas de moradores sem qualquer espécie de laço parentesco, vão-se cruzando lançando um bom dia ao vizinho, ao amigo, ao conhecido que num aceno lhes vão correspondendo ao cumprimento, ritual que se vai prolongando ao longo do dia.
Esta prática é um velho costume do nosso povo nos pequenos centros populacionais, que felizmente teima em não acabar.
É assim que toda uma população se comunica, como de uma familia se tratasse.
Verdade que uns se comunicam mais que outros, mas tambem não é menos verdade que esse facto não implica que as pessoas se ignorem. Pelo contrário.
Mais dia menos dia todos acabamos por nos preocupar uns com os outros, mesmo que não tenhamos um convivio assim tão assiduo ou tão amigável.
Depois todos temos um factor em comum, a nossa Terra, aquela que nos acolhe e onde muitos de nós, mesmo não sendo de cá naturais, escolhemos viver e educar os nossos filhos e os nossos netos. Até por eles somos diáriamente obrigados a encontar-mo-nos no infantário, na primária ou no liceu.
A vida vai correndo, ao sabor das estações que nos vão trazendo, ora sol, ora chuva, ora alegria, ora tristeza. A Primavera pouco se faz sentir dando quase de imediato lugar ao Verão que é a época por excelência de São Martinho do Porto, ponto de encontro de mais familias que por cá procuram recuperar de um ano de trabalho, intenso e saturante.
Esta Baía tem esse condão inigualável de nos fazer sentir de bem com a vida, e quando o regresso ao trabalho acontece, sentimo-nos mais fortes, mais preparados para vencer todas as contrariedaes que nos surjam. E levamos uma ansiedade imensa de que o ano passe depressa e nos voltemos a encontrar todos na mesma esquina, na mesma onda, no mesmo café.
Acabado o Verão, entra-nos pela porta dentro o Outouno, talvez a época mais controversa de todas as quatro que enfrentamos, em que as cores se transformam e o pôr do sol tem outra beleza, mais triste mas não menos belo. Não é por acaso que o romantismo mais se faz sentir nesta altura do ano. O Inverno, para alem do frio e da chuva, mais não faz do que recordar-nos que dentro em breve uma nova Primavera se avizinha.
Mas é o Outouno a época que mais nos marca. A face da nossa Vila muda-se quase radicalmente e as árvores, aquelas poucas que restam, deixam cair as suas folhas que atapetam os passeios da nossa freguesia. É nesta altura que mais nos dói o coração. Nem todos nos voltaremos a ver.
Muitos dos nossos amigos e familiares partem com as folhas para a viagem eterna onde todos chegaremos inevitávelmente.
É o cemitério da nossa Vila, um dos pontos onde voltamos a encontar-nos com maior frequência acompanhando quem parte, à sua ultima morada.
Do mesmo sangue ou não, todos fazemos parte desta Família que é São Martinho do Porto e de cada vez que cumprimos este dever sentimos que partiu um pouco de cada um de nós.
É assim que o povo sente, é assim que o povo honra os seus mortos, é assim que os homens são solidários.
Raros são aqueles que não estão presentes na despedida de um membro desta grande familia de São Martinho. Raros mas há excepções.
Por entre as excepções, lamentávelmente encontramos o Presidente da Junta de Freguesia de São Martinho do Porto, que passa normalmente ao lado destas situações.
Não só não vai como não se faz representar. Ele que precisou dos votos de todos aqueles que ali repousam. Ele que em nome deles utilizou o nome da sua última morada para sensibilizar a população para que o mantenha mais uns anitos á frente dos destinos desta Vila. Ele que por eles e por nós, não todos óbviamente, mas pela maioria foi escolhido para gerir a nossa comunidade, é precisamente aquele que menos vezes é visto quando infelizmente o ponto de encontro é o nosso cemitério. Ser solidário é coisa que nunca saberá o que é.
Talvez por isso a vida nem sempre lhe corra bem, e de tão poucas vezes que nestes momentos é visto que nos apetece chamar-lhe O Senhor das Trevas.
.
Por António Inglês

sexta-feira, março 09, 2007


Ao que apurei, a dívida da Junta de Freguesia à Segurança Social ascende a 100.000,00 Euros.
Em causa, estão fugas ao pagamento de Segurança Social desde 2003, por parte deste executivo e do executivo anterior.
Este valor terá sido apurado pela Segurança Social no culminar do recente processo de fiscalização.

quinta-feira, março 08, 2007

FESTAS DE SANTO ANTÓNIO
2007

As festas de Santo António deste ano, organizadas pelo Grupo Desportivo Concha Azul, vão realizar-se no parque desportivo do Concha Azul.

As festas de Santo António são as de maior tradição da freguesia.

A sua Vida:
Nascido e criado em Lisboa, aos quinze anos entrou para um convento de Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, e em 1220, com vinte e cinco anos, impressionado pela pregação de alguns frades que conheceu em Coimbra enquanto estudava, trocou o seu nome por Antônio e ingressou na Ordem dos Franciscanos. Era um pregador culto e apaixonado, conhecido pela sua devoção aos pobres e pela habilidade para converter heréticos. Leccionou ainda teologia em várias universidades europeias, tendo passado os últimos meses da sua vida em Pádua, Itália
, onde viria a falecer no bairro de Arcella.

A sua Canonização:
Santo Antônio detém o recorde de
canonização da Igreja Católica: foi declarado santo menos de um ano decorrido sobre a sua morte, em 30 de Maio de 1232 (11meses e 17dias após a sua morte). É o santo padroeiro das cidades de Pádua e de Lisboa (nesta última, substituiu a antiga devoção ao mártir São Vicente de Saragoça). Em 1934, o Papa Pio XI proclamou-o segundo padroeiro de Portugal, a par de Nossa Senhora da Conceição. Por fim, em 16 de Janeiro de 1946, o Papa Pio XII juntou o seu nome à lista dos Doutores da Igreja Católica.



MOÇÕES APROVADAS EM
ASSEMBLEIA DE FREGUESIA
DE 02/03/2007




segunda-feira, março 05, 2007


REQUALIFICAÇÃO DE S. MARTINHO
.
Outro dos pontos discutidos na Assembleia de Freguesia da passada sexta-feira, era a análise da situação das obras de requalificação na Vila - avenida Marginal, elevador e parte alta.
O Presidente da Junta, e restante executivo afirmaram por diversas vezes que não sabem como vão evoluir as obras.
Em suma, muitas dúvidas sobre os "timings" e nenhumas respostas a perguntas concretas.

sábado, março 03, 2007


ASSEMBLEIA DE FREGUESIA QUER O NOVO CENTRO DE SAÚDE
CONCLUÍDO NESTE MANDATO
.
Ontem, na Assembleia de Freguesia, e por nossa proposta, foi aprovada por unanimidade uma moção no sentido da Câmara Municipal de Alcobaça, começar e concluir, a construção do novo Centro de Saúde neste mandato autárquico.
Foi ainda aprovada por maioria (abstenção do Presidente da Assembleia) uma outra moção, também de nossa iniciativa, visando obter esclarecimentos junto das Entidades estatais deste sector:
- Ministério da Saúde;
- Administração Regional de Saúde do Centro;
- Sub Região de Saúde de Leiria.

PSP VAI SAIR DE S. MARTINHO ...


Segundo informações do Sr. Presidente da Junta, feitas ontem na Assembleia de Freguesia, foi feito recentemente um acordo entre o Sr. Presidente da Câmara e o Ministério da Administração Interna para a saída da PSP de São Martinho do Porto.
Em sua susbstituição virá a GNR que passará a "policiar" toda a freguesia.

sexta-feira, março 02, 2007



Estão a nascer na marginal ...
Couves, batatas e nabos ...
Serão fenómenos tipo os do Entroncamento?
Ou a nova arborização do passeio da Marginal?



Hoje é dia de Assembleia de Freguesia
.
.
Realiza-se pelas 21:30 no edifício José Bento da Silva, a Assembleia de Freguuesia Extraordinária, que conta com a seguinte ordem de trabalhos:
.
1- Análise da situação actual do Centro de Saúde da Vila;
2- Análise da situação actual e futura das forças policiais na freguesia;
3- Análise da situação actual das obras de requalificação da Vila.
.
Tratam-se de assuntos muito importantes para o futuro da nossa freguesia, pelo que a presença da população é fundamental.