sábado, maio 31, 2008

Descargas poluem Baía de S.Martinho...

Vários pescadores queixaram-se ao REGIÃO pelas sucessivas descargas na Baía de São Martinho do Porto, alegando que vem de uma estação elevatória junto ao cais que está sucessivamente avariada.
O cheio nauseabundo e a cor negra da areia indiciam aquilo que os pescadores reclamam há muito, descargas na Baia de São Martinho do Porto, só visíveis na maré baixa, como retrata a imagem.
Contactada a empresa Águas do Oeste, fonte referiu que a estação elevatória não lhe pertence, mas sabem que há reclamações acerca daquele equipamento.
Em comunicado o Pelouro do Ambiente transmitiu que “o Município não teve conhecimento de qualquer descarga”, e ressalvam que “ainda esta manhã, (dia 8 de Maio) estiveram no local engenheiros da autarquia e não registaram qualquer ocorrência”.
Porém, segundo o vereador da CDU, Rogério Raimundo, que levou este assunto à reunião de executivo, foi-lhe garantido pelo vereador Vinagre que “telefonou e confirmou que não houve nenhuma descarga nem na zona do cais nem na Vala Real”, contrariamente ao que mostram as imagens.
Rogério Raimundo interpelou também a câmara no sentido de “ter registos de descontentamentos porque se anunciou que a obra da marginal acabaria com a despoluição e houve descargas poluidoras dos esgotos, junto ao cais em frente à estação elevatória e de novo, na Vala Real na zona dos Medros”.
Aproveitando este problema ambiental os pescadores reclamam também por uma intervenção na Baía, já que o assoreamento visível dificulta a atraque de barcos ao cais, o que faz fugir os pescadores para a Nazaré.
Relativamente às dragagens, o Pelouro do Ambiente relembra que “foi efectuada há cerca de quatro anos uma dragagem na baía e que obras deste porte não podem ser efectuadas todos os anos”.
De qualquer forma, acrescentam que esta tarefa “deve envolver outras entidades como o Instituto Portuário e o INAG (antigo responsável), uma vez que são as entidades com jurisdição para tal”, esclarecem.Já Rogério Raimundo descreve que “o assoreamento da barra e junto ao cais, piorou, o que torna impossível a atracagem de embarcações em maré baixa”, invocando a resposta de Gonçalves Sapinho, presidente da Câmara de Alcobaça que lhe terá dito que está “a pressionar o INAG” para solucionar o problema.
In www.regiaodanazare.com

7 comentários:

Anónimo disse...

O custume: descontrolo e a Câmara a fingir que é eficiente. Mais uma agressao ambiental. Considero que a agressao paisagistica é tao má como a poluiçao, ou talvez pior, porque é irreversível.
Uma pergunta: alguém sabe o que é que se passa com as dunas de Salir? Apesar de estarem num Município diferente, o impacto visual afecta S. Martinho.
JLF

Anónimo disse...

Boa noite!

As descargas na baia provocadas pelas constantes avarias das estações elevatórias dos SMAS de Alcobaça são constantes.
Não percebo como, com tantos engenheiros e técnicos a ganhar o seu belo ordenado, este problema ainda não está a resolvido.
Nos últimos dois meses esta é, pelo menos, a terceira descarga na baia provocada por estas avarias (recorde-se que, e segundo alguns populares, a descarga de Abril na Vala Real durou 2/3 semanas) …
Aos poucos começo a perceber o porquê da não candidatura da Baia ao Galardão Bandeira Azul?
Sempre pensei que as descargas das suiniculturas fossem o grande foco de poluição da baia, mas pelo que me venho a aperceber, o grande problema está nestas constantes avarias das estações elevatórias dos SMAS de Alcobaça…

Cumprimentos,
Rodrigo Neto

aramis disse...

MEU AMIGO,
FOI POR ACHAR ESTE ASSUNTO TÃO PERTINENTE QUE TAMBEM COLOQUEI ESTE ARTIGO NO MEU BLOG. PASSA POR LÁ...
UM ABRAÇO AMIGO,

Anónimo disse...

É inacreditável a incúria e a irresponsabilidade.
Como é que é possível?
Andam-nos a enganar?
E a saúde Pública?
Ninguém actua?
Nao se tomam medidas?

Anónimo disse...

Isto é mesmo verdade?

A Reis

Anónimo disse...

Estive na zona dos faróis nos dias 7 e 8 e o aspecto da água é bastante pior que nos últimos anos: espuma castanha que ficava depositada na areia e que metia nojo, numa extensao que ia desde o que se costuma chamar o fim da marginal, até práticamente a Salir.
Também apanhei vários bocados de vidro da areia molhada. Que abandono, que falta de cuidado, que desinteresse!
É preocupante.
J L F

Anónimo disse...

Já nao se fala em bandeira Azul, pois nao?