sábado, maio 31, 2008

Projecto Cogumelos de Alcobaça...

Os consumidores vão poder produzir os seus próprios cogumelos com a ajuda do Projecto de João Inácio e Sandro Silva, dois jovens empreendedores, que lançaram os “Cogumelos de Alcobaça”.
Para já, a empresa vai vender kits com a espécie pleurotus ostreatus e espera aumentar a oferta até ao final do ano. Os dois empresários pensam, ainda, começar a produzir cogumelos frescos em S. Martinho do Porto a partir de 2009, depois de ter iniciado este projecto numa localidade do concelho do Bombarral.
Lançado no Concurso Nacional de Empreendedorismo, iniciativa da CGD e UNL, o projecto “Cogumelos de Alcobaça” tenciona produzir e comercializar uma gama diversificada de cogumelos exóticos frescos e derivados. Estes cogumelos, divulgados nos países asiáticos, têm um maior valor comercial e são uma melhor alternativa para uma empresa se iniciar, ocupando nichos de mercado não preenchidos e de gama elevada.
Como mercado alvo da fase inicial do projecto foram apontados os restaurantes de gama elevada das regiões de Leiria, Oeste e Grande Lisboa. Haverão rotas próprias de distribuição. Como objectivo importante da fase final do projecto foi definida a entrada do produto nas cadeias portuguesas e/ou espanholas da distribuição moderna.
João Inácio é licenciado em Química/Biotecnologia com Doutoramento em Biologia/Microbiologia. Sandro Inácio Silva, é formado em Gestão e Engenharia Industrial.
In www.cister.fm

2 comentários:

Anónimo disse...

Aqui está um exemplo de idéias novas!

António Inglês disse...

Não acho que seja assim uma ideia tão nova quanto isso. Afinal, cogumelos é o que não falta pela nossa marginal...
Claro que este meu comentário é uma brincadeira e aos autores do projecto deixo os meus parabéns.
São precisos mais e vontade dos empresários para apostarem nesta terra, mas também é preciso que se ofereçam condições, estruturas e uma planificação do futuro clara e definida, discutida e objectiva.
Esperemos por novos ventos... esta Baía merece.
Um abraço
António