sexta-feira, maio 16, 2008

Incêndio mata intruso em habitação de S. Martinho do Porto...

Um incêndio numa habitação de S. Martinho do Porto provocou esta quarta-feira de madrugada um morto.
O alerta para o incêndio foi dado por volta das 03h45 pela GNR mas “quando os Bombeiros chegaram ao local já a cobertura da habitação tinha desabado e a casa estava totalmente tomada pelas chamas”, disse João Caçoila, segundo Comandante dos Bombeiros Voluntários, que adiantou que a casa se encontrava cheia de entulho, levado pela proprietária, que sofrerá de problemas psiquiátricos. A detecção do cadáver de um homem, totalmente carbonizado, só aconteceu quando os Bombeiros procediam à fase do rescaldo do fogo.
No espaço de dez anos, foi a terceira vez que os Bombeiros de S. Martinho do Porto acorreram àquela habitação por causa de focos de incêndio. A proprietária encontra-se internada no Hospital Psiquiátrico Sobral Cid, em Coimbra, e de acordo com as informações prestadas à GNR desconhecia que alguém estivesse alojado em sua casa.
As divisões da habitação estariam cheias de lixo (maioritariamente plástico com centenas de garrafas e garrafões de plástico), que a proprietária recolhia nos caixotes do lixo da vila, empilhado até ao tecto o que, de acordo com os Bombeiros, esteve na origem na rápida propagação do incêndio desta madrugada.
O indivíduo encontrado morto não é de S. Martinho do Porto, a avaliar pelos dados do Bilhete de Identidade que a GNR está, neste momento a investigar, mas sim da Arieira, da Cela Velha, terá cerca de 60 anos e será viúvo. São dados ainda por confirmar oficialmente, nomeadamente através da autópsia, a cargo de Leiria para onde foi enviado o cadáver. Para já desconhece-se os motivos da sua presença naquela casa, durante a ausência da proprietária, assim como o que iniciou o incêndio na casa verde, que fica à entrada da vila, logo a seguir às Bombas de Gasolina. A investigação ao caso está a cargo da Polícia Judiciária.

4 comentários:

Anónimo disse...

Acidente ou sabotagem?

Vamos seguir com atençao o que é que vai acontecer no local da casa que acaba de sofrer o 2º incêndio.

aramis disse...

Amigo Ernesto, por diversas razões deve de saber que conheço muito bem a proprietária desta casa e todo o seu antigo historial, bem triste...
Aconteçe que por diversas vezes a Proteção Civil foi alertada para o perigo de incendio que esta casa sofria. Depois de muitas insistencias lá começaram a passar de vez em quando, limpando e retirando todo o lixo que a Ivoninha (proprietária) ia acumulando. Ultimamente, o tempo tem passado e nunca mais vieram, ou seja, o entulho foi acumulando e tristemente aconteceu o que se previa ha muito tempo!
Para quem não sabe a proprietária é doente mental profunda e uma das suas "manias" era passar as noites a recolher coisas dos caixotes do lixo e levar para casa. A mesma não tinha luz, por isso ela usava muitas velas, que por vezes até roubava da Igreja.
Como sempre, penso que nesta situação houve falha grave de alguem...
Um abraço amigo,

Anónimo disse...

Nao acredito que tenha havido crime.
Mas será que vai aparecer um prédio de 5 andares?
De qualquer forma é esquisito o facto do prédio anexo que está em fase final de construçao, nao ter respeitado as distâncias regulamentares em regiao à habitaçao agora destruída.

aramis disse...

Amigo Ernesto,
Ao passar hoje na marginal vi uma carrinha da RTP1, e um reporter a fazer uma entrevista ao comandante pereira. Sabe por acaso a razão e de que se trata? Tenho curiosidade em saber se é sobre a requalificação urbana...
Um abraço amigo,