quarta-feira, maio 21, 2008

Festas de Sto. António 2008...



13 comentários:

Anónimo disse...

Muito PIMBA!

Há que mudar o formato.

Anónimo disse...

Quem dá o que tem....

Anónimo disse...

Realmente o modelo está gasto. A única coisa que tem mudado é o local das festas.
Imaginaçao, precisa-se!!!!!

Anónimo disse...

E verdade que o formato deixa muito a desejar, mas também é verdade que foram os únicos a formar uma comissão...

aramis disse...

Meu querido amigo,
Venho publicamente prestar a minha homenagem ao Grupo Desportivo Concha Azul, pois, é preciso ter muita coragem e perseverança para dar continuidade à realização das Festas de Santo António!
Não podem ter começado com as piores condições- o local de realização...
Tenho conhecimento que a comissaõ organizadora tem trabalhado mesmo muito para conseguir ter este ano, um programa melhor e mais atrativo que o ano passado.Desejo que lhes corra tudo pelo melhor!
Um grande abraço,

Anónimo disse...

Boa tarde!

As Festas de Sto António de 2008 são as possiveis.
É preciso muita coragem para organizar estas festas. As despesas,causadas pela mudança de local são enormes. Aquele espaço ficará com condições para receber as festas para os próximos anos assim como outro tipo de eventos que se realizem em São Martinho. A preparaçao do espaço é suportada quase na totalidade pelo Concha Azul.
Mesmo assim, ainda foi possivel contratar o Quim Barreiros e vamos ter de novo Fogo de Artificio na Baia. Estos dois investimentos, juntamente com as depesas da preparação do terreno, representam grande parte dos pagamentos feitos pelos feirantes.
Podemos dizer que estas festas são "muito pimba" ou que o "modelo está gasto" ou ainda "Que são sempre a mesma coisa", mas, a verdade, é as que são financeiramente possiveis.
Gostaria de ver menos pessoas a criticarem as festas e mais pessoas a trabalhar nelas, seja com esta organização ou outra...

Cumprimentos

Rodrigo Neto

Anónimo disse...

É verdade que há que apoiar a Comissao que tem mérito. No entanto aqui se deixam algumas idéias para futuras festas:
Festival de Peixe Grelhado
Artesanato Piscatório
Folclore do Litoral Português

Anónimo disse...

Caro anónimo!

Boas ideias não faltam…

As que apresenta são apenas mais algumas e há que saber aproveitá-las.
Como tal, desafio-o a avançar e a pôr essas ideias em prática.
È que isto de ter boas ideias, toda a gente as tem…O problema é avançar com elas: falta dinheiro e falta quem queira trabalhar e esse será sempre o problema de S.Martinho.
Criticas não faltam... Toda a gente diz que faz melhor… Mas não vejo ninguém a avançar…

Cumprimentos,

Rodrigo Neto

Anónimo disse...

Pelos vistos o problema nao é dinheiro. Será que o Q. Barreiros vem de graça?

Anónimo disse...

Caro anónimo!

O Quim Barreiros não vem de graça, como é lógico. No entender da organização, e também na minha opinião, esta é uma boa aposta.
As Festas Sto António são populares e, julgo que este cantor agrada toda a gente (ao contrário das pimbalhada espanhola contratada pela Junta nas Festas de 2006)...
Tenho de admitir que se pode fazer muito mais e melhor(pode-se fazer sempre mais e melhor), mas ninguem se chega à frente...
Admiro a coragem desta organização que, contra tudo, e quase todos, avança com estas festas (quase sem apoios)...
Para o ano há mais, e pelas criticas que já ouvi, vai haver vários interessados na organização destas festas (a ver vamos se fazem melhor)...

Cumprimentos
Rodrigo Neto

Anónimo disse...

Nao queria ferir susceptibilidades quando dei algumas sugestoes ou comentei algumas coisas que nao gostei no programa deste ano. Isto nao pretende ser uma crítica, mas que tem recebido vários comentários: se nao gostas, vem cá e faz melhor!
Se só pretendem receber elogios, o melhor é que isso fique expresso no blog, a fim de nao criar confusoes nem mal entendidos! Com isso o blog acabará por ficar reduzido a um grupo de amigos que trocam elogios entre si.

Anónimo disse...

Calma, calma, isto é também o blog da oposiçao à Junta e que tem dado provas de abertura e diálogo.
Creio que quem nao está aceitar bem os comentários nao o faz concientemente que a troca de ideias só fortalece a oposiçao.Nao somos da "tripulaçao" do Comandante.

António Inglês disse...

Tenho evitado envolver-me em comentários com os quais não me identifico de maneira nenhuma, desde logo porque vêm sob a capa do anonimato.
Mas desta vez, não posso deixar passar a oportunidade para deixar aqui algumas notas sobre os muitos comentários que aqui têm sido depositados.
Meus amigos, debitar criticas sem apresentar trabalho é simples, muito simples e por isso só compreendo a necessidade do anonimato por essa razão.
Este modelo de Festas, esgotado ou não, faz parte de um património cultural do Povo de São Martinho do Porto, e tem sido obrigado a mudar de local nos últimos anos por força de uns quantos que se sentem donos e senhores desta terra.
Evocaram sempre que não queriam ser incomodados, pois as festas tiravam-lhes o sossego, durante oito dias.
Aqui lhes digo que o sossego desses tantos têm incomodado todos os outros, aqueles que vivem esta terra por dentro e sentem no peito as dificuldades que a vida vai levantando a todos os que cá vivem o ano inteiro.
Estas Festas de Santo António, estão finalmente no local mais apropriado, em minha modesta opinião, não obstante o imenso vento que se faz sentir no local. É um modelo gasto como dizem alguns, mas é o tradicional do povo português e são o exemplo de muitas outras espalhadas pelo país.
Claro que podem fazer-se outro tipo de Festas, de eventos, de exposições, de mostras, de certames... sei lá de tantas coisas, é apenas necessário que apareçam as boas vontades e os braços para trabalhar. É que deixar "bitaites" sem oferecer mão de obra e soluções não me parece que seja o melhor caminho.
O Grupo Desportivo Concha Azul, tomou nos ombros há dois anos a esta parte, a responsabilidade de fazer estas festas e têm-no conseguído com êxito não obstante as muitas dificuldades que se lhes depararam, mas que todas venceram.
A melhor resposta àqueles que deixaram aqui o seu comentário, evocando o modelo gasto das Festas de Santo António, foi dada ontem dia 9 de Junho de 2008. Cerca de 12.000 pessoas estiveram presentes no concerto de Quim Barreiros, coisa nunca antes vista por estas bandas. Assim sendo, que as comissões que se seguírem continuem a apostar neste modelo gasto pois a São Martinho conseguíram trazer tanta gente que faz falta por cá.
Quanto ao dinheiro que vejo questionado num comentário, apenas deixo este meu ponto de vista. Há uns anos atrás, Rui Veloso esteve em SMP dando um Concerto incluído no programa de Festas do Verão de São Martinho, as tais que fogem ao padrão normal, menos gasto, mas que poucas ou quase nenhumas actividades são feitas dentro dos limites da terra, e os que são não são para todos mas sim para alguns convidados e para o retrato, e nessa altura custou à Câmara Municipal de Alcobaça a modesta quantia de 5.000 contos em moeda antiga, 25.000€ na moeda actual. Com a projecção que o artista tem no panorama musical nacional e beneficiando do facto de o Concerto ter sido dado em plena época de Verão, conseguiu reunir à sua frente cerca de 5.000 pessoas.
Quim Barreiros, um artista mais popular, cuja musica ou se gosta ou se não gosta, genuinamente minhota, genuinamente portuguesa, misturando folclore com brejeirice bem à moda do nosso Povo, custou à organização cerca de 25% do valor que Rui Veloso levou naquela época, dinheiro pago agora com aquilo que a Comissão conseguiu arranjar na organização das Festas, não sobrecarregando assim os cofres da Autarquia, teve o seu Concerto feito neste princípio de Junho, fora portanto do "pico" do Verão e reuniu à sua volta mais do dobro de Rui Veloso. Creio que esta é a melhor resposta. Não foi por acaso que Gonçalves Sapinho prometeu na inauguração destas Festividades, que para o próximo ano a Câmara trará às Festas de Santo António em São Martinho do Porto, Marco Paulo, mais um artista bem ao gosto Pimba do nosso Povo. Com as reservas que uma tal promessa me merece não deixo de a registar.
Ontem o recinto das festas rebentou pelas costuras e viu-se na cara dos presentes como por momentos conseguíram esquecer as agruras e dificuldades da vida. Braços no ar e muita gente com a perninha a puxar para o baile, de gargantas afinadas foi o que mais se viu no recinto.
Bem Hajam amigos do Concha Azul, Bem Hajam todos aqueles que continuam a acreditar que vale a pena lutar contra tudo e contra todos.
Aos que aqui deixaram os seus comentários, digo-lhes sem receio de me estar a substituir ao proprietário deste blogue, que são bem vindos, mas não atirando a pedra e escondendo a mão.
Larguem o anonimato, apareçam porque todos somos poucos para levar até ao fim a renovação de SM do Porto.
Um abraço a todos.
António