sábado, novembro 15, 2008

Comunicado - Onda de Mudança...


33 comentários:

Anónimo disse...

Mudança ? Em equipe que ganha nao se mexe.
O DR. Sapinho tem feito um bom trabalho se bem que mal apoiado em S.Martinho. Arranjar Oposiçao é arranjar problemas. Aliás neste blog tem-se visto a intolerância às críticas: quem nao concorda, que faça melhor!
Nós concordamos - apesar do incapaz da Junta - e nao acreditamos que alguém faça melhor: o Candidato é bom, mas os apoiantes sao intolerantes e têm contas para ajustar.
NAO À MUDANÇA!!!!!!!!!!!!!!

José Irlandês

Anónimo disse...

REalmente, a Oposiçao tem mostrado alguma arrogância e triunfalismo, mas tem feito propostas interessantes. Vamos esperar mais uns tempos.
AReis

Anónimo disse...

Interessante a posição dos dois comentaristas de serviço.
Estarão a mando de quem?

E já agora quem da oposição tem mostrado triunfalismo? Esta só mesmo por má fé!

Interessante sem dúvida!

Anónimo disse...

As intenções da CM Alcobaça até podem ser as melhores para S. Martinho mas, sinceramente, com todo o historial da CM em relação à nossa Vila...não acredito!
Mas vamos lá ver: então basta "prometer" para meia-dúzia de inocentes acreditarem e permitirem que se tome de assalto o alheio?
Se não são toleráveis situações destas, fabricadas nestes moldes, vindas de particulares mais graves serão vindas duma instituição que devia pugnar pela honestidade e transparência dos seus actos. E "eles" sabem que não jogaram e continuam a não jogar limpo!

Dr. Ernesto, obrigado pela oportunidade.

Fernando Baptista

Anónimo disse...

Obrigada pela divulgação do comunicado. Penso que todos concordamos que as intenções são boas e os projectos necessários. Os métodos é que não são os mais correctos. É pena, porque acredito que se poderia levar tudo a bom porto com mais legalidade e transparência, sem criar atritos e conflitos desnecessários.
Filipa R.

Anónimo disse...

Sendo um cidadao desta terra e vosso apoiante,lamento que tenham posto uma situação destas em comunicado.Falei com o Sr.Presidente da Direcção da Associação de Bombeiros que me disse que havia documentos e uma escritura de compra que comprovam que o quartel e´deles e que a câmara já sabia desses documentos antes de fazer a escritura de usocapiao .Alguma vez viram a câmara la´no quartel?A fazer obras?Eu nunca vi.Quanto aos restantes imóveis que constam da escritura,so´lamento que saiam da freguesia.Diz a câmara que e´para um centro de saúde,mas quem acredita que com tantas mentiras que tem dito? Lamentoque a oposição se tenha passado para o lado de la´e,em vez de fazer oposição esteja do lado do PSD,do Presidente da Câmara e do Presidente da junta de freguesia de S.Martinho! Afinal,mudaram de partido e não informaram os vossos leitores

Anónimo disse...

Gostaria de dizer que penso que na freguesia existem terrenos que foram cedidos pela Câmara Municipal de Alcobaça e nunca ninguém elevou a voz na altura.
Também queria dizer que a oposição não poder ter ar triunfalista pois ainda não ganhou nada.
De arrogantes, dos que conheço não acho nada mas...

O último comentário deve ter sido feito sem que o Comunicado tenha sido lido até ao fim. Não voto nuns, nem noutros mas parece-me que até há pouco tempo eram eles que eram apelidados de votarem contra só porque eram da oposição.
Agora já estão do outro lado?
Parece-me uma leitura algo precipitada e perigosa, a menos que seja encomendada...
A mim tanto se me dá que haja mudança ou não, o que importa é que não deixem estragar S. Martinho que me parece tem vindo a alterar-se.

Repare-se: Se a Câmara Municipal de Alcobaça já tinha conhecimento de que o edifício do antigo quartel era dos Bombeiros de São Martinho antes mesmo de ter feito esta escritura de usocapião, e mesmo assim teimou em fazê-la, então pergunto: Será que aqueles senhores de Alcobaça são assim tão estúpidos? Ou são malucos?

Também é verdade que nunca lá vi a Câmara a fazer obras, nem sequer os lá vi alguma vez dentro, mas a verdade é que também nunca lá vi os Bombeiros. Se não me engano até emprestaram o espaço à Conferência de S. Vicente de Paulo, porque o espaço lhes estava cedido. Verdade?

Porque será que agora aquele edifício é assim tão importante para os Bombeiros? Então não têm já Sede própria? Querem outra? Porquê? Para render ou para vender?

O tempo irá esclarecer tudo e creio que não existiria outra maneira de resolver este problema.
Não sou de cá, mas passo cá grande parte do meu tempo e acho que São Martinho tem mudado muito. Por isso acho que devemos esperar para ver o que acontecerá.

Curioso apenas

Anónimo disse...

Caro J. Garcia,

O nosso grupo apenas defende aquilo que acha que é melhor para a São Martinho do Porto. É por este motivo que estamos cá e não abdicamos dele...
É verdade que toda esta história poderia e deveria ter tido outros contornos, mais que não seja pelo secretismo que foi feito por esta tentativa de escritura por usucapião.
Também concordo que, no meio de tantas falsas verdades, a palavra da câmara é suspeita...
O problema é que não existem registos destes imóveis.
Quanto ao terreno do futuro Centro de Saúde (espere-mos nós) e ao da praça (salão de festas) a situação julgo que é +/ – pacifica.
Quanto ao antigo quartel dos Bombeiros, era bom que fosse dita toda a verdade. A verdade é que não existem muitos registos deste edifício e aquilo que me foi dito por alguns membros da direcção dos bombeiros é que existe apenas uma cedência datada do início do Séc. XX.
Perante esta situação, pedimos esclarecimentos a quem de direito e, não existindo mais registos, só poderemos apoiar aquilo que consideramos ser o melhor para S. Martinho.
Também não sabemos quais são as verdadeiras intenções da direcção dos bombeiros, fala-se que, caso consigam registar aquele edifício, o mesmo será para vender ou entregar à CMA ou JF a troco de algo (esta ultima opção foi-me confirmada por alguns membros da direcção dos BVSMP).
Se aquele edifício for realmente restaurado e devolvido à população, julgo que será muito bom para S. Martinho.
Era bom que todos pensássemos o mesmo e em vez mesquinhices, politiquices ou interesses pessoais trabalhássemos em prol desta bonita vila

Cumprimentos,

Rodrigo Neto

Anónimo disse...

Fazendo fé nas palavras do sr. C.Garcia é de uma irresponsabilidade tremenda a actuação do presidente da Junta de Freguesia e das outras testemunhas neste processo tendo uma delas uma respnsabilidade acrescida pois foi presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários durante vários anos! Então este senhor não tinha conhecimento destes factos? Tinha, com certeza! Então não foi ele que tentou a venda do antigo quartel, em acção concertada com a Fundação Clérigo para esta o adquirir por 19.100 contos (o euro andava longe...), só não o conseguindo porque a Assembleia Geral não permitiu chumbando a proposta apresentada por esse mesmo senhor enquanto presidente da direcção? Não ia vender um prédio da Câmara Municipal,pois não? Claro que não pois tentou vender algo que era e é propriedade da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de S. Martinho do Porto. Mas agora faz um testemundo em sentido oposto! Anda tudo doido?
Dá a sensação que a desorientação se apossou de algumas pessoas ou será que para essas mesmas pessoas se vive na época do "vale tudo"? Ou não haverá aqui um sentimento de vingança pessoal que pode sair caro a alguém?
Dr. Ernesto, aguardemos mais desenvolvimentos.
Um abraço

Anónimo disse...

Parabens por este blog.
Embora no anonimato, muitas verdades se têm sabido através dele.
Se é verdade que a junta e a Camara se têm portado mal em muitas situações acho que neste caso há que denunciar o que está por detrás disto.
O Sr presidente (e comandante) dos nossos Bombeiros está a usar uma instituição respeitável da nossa terra para fins politicos.
Nós voluntários e alguns da direcção que não estão com ele, nada temos a ver com isto.
É preciso dizer que o nosso actual quartel chega bem para o que é preciso. Há 2 razões para este "caso", o nosso comandante estar em guerra com o Pereira, com o Sapinho e com o Alexandre (um tiro mata 3) e obter uma fonte de rendimento para ajudar a pagar as grandes dividas que ele criou, já agora em negócios feitos sempre só por ele.

Alguem

Anónimo disse...

A este ultimo anonimo ja´ que diz que e´voluntario,nao sera´daqueles que queriam os bombeiros em Afeizerao?A´´
uns anos atras?

Anónimo disse...

A este anonimo que diz que e´voluntario,porque razao se sente tao prejudicado,Porque nao apresentou o seu caso a´Direcçao?Ou melhor numa assembleia?Nao porque ai tinha que dar a cara e e´tao cobarde que se esconde no anonimato.

Anónimo disse...

SR.RODRIGO.Era bom que todos pensassemos o mesmo!Como?se a onda de mudança se colou A CAMARA E AO PRESIDENTE DA JUNTA,Atraves do SR.ANTONIO INGLES?Emais quero-lhe dizer que no dia da escritura de usocapiao feita pela Camara,Foi visto no parque de campismo o SR.ANTONIO INGLES no seu carro ao lado dele, O SR.ERNESTO e no banco de tras o PRESIDENTE DA JUNTA , AONDE FORAM?PARA ALCOBAÇA PARA O NOTARIO?

Anónimo disse...

SR.RODRIGO NETO.O sr.TEM CONHECIMENTO QUE O PRESIDENTE DA JUNTA DE FREGUESIA,VAI ENTREGAR AS FESTAS DE SANTO ANTONIO AO PADRE E ELE E´QUE VAI GERIR AS MESMAS O SR.FAZENDO PARTE DA ASSEMBLEIA,E DA DIRECÇAO DO PARENTE POBRE QUE E´O CONCHA AZUL,NAO DIZ NADA SOBRE O QUE SE ESTA A PASSAR.

Anónimo disse...

SR.DR.ERNESTO,QUERO-LHO DIZER QUE NAO ESPERA-VA OUTRA POSTURA DE SI SENAO A VERDADE,O SR.TEM POBLICADO TODOS OS COMENTARIOS NA INTEGRA ESTA DE PARABENS, OS MEUS RESPEITOSOS CUMPRIMENTOS

Anónimo disse...

Nunca defendi que os bombeiros fossem para Alfeizerão, tenho muito orgulho na nossa corporação e no nosso quartel.
Sinto-me prejudicado porque quem sabe o que está por detrás disto pode confundir o comandante com os bombeiros.
Está a brincar comigo !!! Falar numa assembleia, ficava logo marcado !!!
Se não gosta que eu esteja anonimo porque não assina com o seu nome verdadeiro ?
Alguem

Anónimo disse...

SR.ANONIMO,Se o Sr tem muito respeito pela corporaçao esta a dizer que respeita muito o comandante,ou ele nao faz parte da corporaçao?Entao esta a faltar ao respeito ao SR.comandante,tem orgulho no nosso quartel?se o SR.e´bombeiro nao devia de estar neste corpo de bombeiros deveria ter acompanhado o SR.ALEXANDRE como outros o fizeram O SR. DIZ QUE a´dividas quem nao as tem?e quanto e´que valorizaram estas dividas?Um exemplo,porque nao sei dessas dividas que o SR.fala se forem de 150.000 euros hoje seriam precisos para o que foi feito talvez 1.500.000 entao o que e´que me diz?para o SR dizer que tem orgulho no quartel deve-o ao actual comandante.

Anónimo disse...

pEÇO IMENSA DESCULPA DE NO MEU ULTIMO COMENTARIO NAO ME IDENTIFICAR MAS VOU-ME IDENTIFICAR AGORA NAO ME REFUGIO NO ANONIMATO SE PO QUAQUER MOTIVO QUIZEREM O MEU NUMERO DE TELEFONE EU DOU .

António Inglês disse...

Senhor C. Garcia

Pensei que a polémica entre nós tinha ficado sanada desde o último desentendimento que se gerou.
Pelos vistos assim não aconteceu.
Confesso-lhe que não era para lhe responder, até porque acho que o senhor tem todo o direito de ter a sua opinião. Agora o que o senhor não tem direito é de vir aqui e utilizar o meu nome da forma que mais lhe convém.
Quem é o senhor para me julgar? Com que direito me diz com quem devo ou não devo andar?
Anda completamente enganado meu caro e até cheguei a pensar que me conhecia bem. Pelos visto não conhece.
Quero dizer-lhe que não me escondo, e também não me sinto na obrigação de lhe dar satisfações dos meus actos. Porém, e vejo que anda bem informado, apenas lhe digo que é verdade sim senhor, que nos encontrámos com o Presidente da Junta de Freguesia, e que tratámos de problemas relacionados com a Freguesia.
Sabendo o senhor quem foram as testemunhas da referida escritura, tentando colar-me a ela, apenas lhe digo que o senhor tem outros objectivos em mente que não só os de tentar ser esclarecido sobre problemas da freguesia.
Como não alimento guerras destas e como até hoje de há oito anos a esta parte, tenho sido daqueles que mais se tem batido contra o que de errado se tem passado na freguesia e tenho sido um dos principais críticos da Gestão desastrosa do actual e dos anteriores executivos da Junta, não entendo o que pretende.
Pode o senhor ficar descansado que a minha ligação à Assembleia de Freguesia se limita ao facto de estar na bancada da oposição, e apenas isso, e como tal serei crítico sempre que o tiver de ser e apoiarei sempre que a matéria se prove em benefício da Freguesia.
Perante este meu esclarecimento, volto a dizer-lhe que este é o último comentário que faço, sobre o facto de o senhor tentar envolver o meu nome numa guerra que não subscrevo.
Se quiser falar comigo sobre assuntos da freguesia que interessem a todos, pois muito bem, estou ao seu inteiro dispor.
Alimentar guerras destas, numa tentativa de denegrir a minha imagem, lamento mas peço-lhe que escolha outro.
Pensei que gostaria de saber coisas sobre São Martinho do Porto, afinal vejo que a sua preocupação tem outra natureza o que lamento.
Espero poder vê-lo pela próxima Assembleia de Freguesia e que se identifique por forma a ficarmos a conhecer-nos pessoalmente.
Não sei porquê, mas algo me diz que não me iria espantar muito!
Saudações
António

Fernando Baptista disse...

Eu não chamaria estúpidos ou malucos aos elementos da CMA mas, sim, incompetentes!
Vem isto na sequência daquilo que é escrito por alguém que assina(?)por "Curioso apenas" e posso acrescentar ainda mais um adjectivo para os autarcas de Alcobaça: jogadores! E quando se joga, ganha-se e ...perde-se! E no que diz respeito ao antigo Quartel acho que vão levar uma grande cabazada!
Diz também este(a)senhor(a)que nunca lá viu os bombeiros.Ou é muito jovem, ou anda distraído ou então frequenta SMPorto há muito pouco tempo.Se é esta última hipótese a correcta aconselho-o a informar-se antes de fazer determinado tipo de afirmações.
Ao dizer que não é de cá mas passa grande parte do tempo nesta vila faz-me depreender(espero que bem!)que possui mais que uma habitação. Adquiriu-as, são suas! Se, porventura, aparecesse alguém a tentar "roubar-lhe" uma delas o que é que fazia? Insurgia-se contra os autores desse roubo e defendia-se, com certeza!
Julgo que não é necessário continuar pois já entendeu o que pretendo com a analogia.

Um abraço e boa-noite!

Anónimo disse...

Sim senhor respeito muito a corporação, que para mim é muito mais do que o comandante.
Quanto ao quartel, todos o devemos a muita gente, o comandante é apenas um deles. Ou o trabalho foi feito só por ele ? o dinheiro veio da conta dele ?
Quanto ao ter saido com o Alexandre só vem dar razão ao que eu disse sobre a razão desta "guerra".
Alguem

Anónimo disse...

Boa noite,

Esta situação é, no mínimo, vergonhosa...
É publico que o Sr. Comandante dos Bombeiros está a utilizar essa instituição para uso próprio. E não sou só eu que o digo, perguntem aos restantes membros da Direcção dos Bombeiros? Ou até mesmo aos Bombeiros?
Enquanto esta terra tiver tantos interesseiros, ela não evolui…
Não percebo como é que a população vive enganada.
O Sr. Presidente, que vive às custas da Freguesia, só faz asneirada (isto para não falar nas negociatas feitas no Farol). Basta ver as contas das Festas de Sto António 2006 ou o relatório do Tribunal de Contas (alguém anda-se a safar com estas negociatas).
Quanto ao Comandante dos Bombeiros que, em tempos apoiou o Pereira (mais conhecido por Sássá), tenta seguir-lhe as pisadas, mas utilizando os Bombeiros (por enquanto…).
Quanto ao trabalho da oposição, parece-me correcto, mas atenção: não se fiem nas promessas da CMA…
Também tenho pena que o Sr. António Inglês ou o Sr. Ernesto não divulguem o que estavam a fazer no parque de campismo no dia da escritura.

João Carlos

Nota: já agora, porque é que os restantes membros do executivo da Junta não se pronunciam? Têm o rabo entalado?

Anónimo disse...

Meus caros amigos acho de muito mau tom a facilidade com que se insultam e ofendem determinadas pessoas nos comentarios anteriores!
Quanto ao Municipio de alcobaça todos sabemos que nunca houve o minimo de interesse por parte do mesmo em relação à nossa vila!
e não acho que seja justo que queiram tirar aos bombeiros uma coisa que oficialmente lhes pertence (ou não existissem as tais escrituas que o comprovam).
é triste que as pessoas de s. martinho não se unam e não lutem por uma coisa que é de terra e das pessoas da terra.
porque é muito bonito criticar os bombeiros (como ja vem sendo hábito nesta terra desde à muito tempo)... mas quando precisam deles.. passam a ser os maiores..
eles não fazem mais do que ajudar a população e no fundo tenham eles 10, 20 ou 30 carros~.. são TODOS para assistir a população. não servem como sabem para passear as familias e amigos como muitas vezes acontece por exemplo com os carros da junta!
é de louvar TUDO o que o senhor Comandante e Presidente dos Bombeiros tem feito pela Instituição nos ultimos anos. ele nao fez mais que tirar aquela instituição de uma (quase) falencia provocada nem mais nem menos que pela antiga direcção. de onde como sabem fazia parte esse tal senhor Alexandre.
sim porque esse senhor que aparentemente parecia fazer muito por aquela instituição, não fez mais que deixa-los cheios de dividas.. a direcção que se seguiu não fez melhor.. e a direcção actual é que ficou (se me permitem a expressão) com a batata quente!
é triste que haja gente aqui que continue a defender os tachos que existem na junta, o desleixo da camara em relação a S.Martinho e afins...
caramba parem para pensar e sejam homens e mulheres capazes de defender o que realmente é importante para esta terra!
CORRAM com o actual presidente da junta!
RECLAMEM os direitos de S.Martinho!

A BAIXO os parasitas desta vila!

com os melhores cumprimentos

M.Rosa

Anónimo disse...

Mistérios de S. Martinho.

Meias palavras, ameaças veladas, arrogância.....

José Irlandês

António Inglês disse...

Sr João Carlos

Se por acaso tivesse deitado uma vista de olhos pela postagem que o Dr. Ernesto fez após este comunicado, neste momento estaria já elucidado sobre o que estivemos a fazer no dia da escritura no parque de campismo, pois este serviu apenas como ponto de encontro, para a reunião que solicitámos com o Presidente da Junta de Freguesia.
De qualquer das formas, tenho muito gosto em esclarecê-lo, o que até poderia fazer na próxima reunião de Junta, mas como me questionou publicamente através deste blog, aqui lhe deixo duas boas razões para ficar totalmente esclarecido.

1ª- Quer eu, quer o Dr. Ernesto desconhecíamos que naquele dia fosse ter lugar a tal escritura de usocapião e nem na conversa que tivemos de seguida com o Presidente da Junta nos foi dado qualquer indício da mesma, pelo que a desconhecíamos totalmente e a ela estamos e sempre estivemos alheios, independentemente da sua legalidade ou não, que esperamos seja apurada o mais breve possível.
Para isso, existem os locais próprios e seguramente que a decisão será conhecida. Posso adiantar-lhe que estranhámos o facto de nada nos ter sido dito, pelo que já manifestámos o nosso desagrado pela omissão, a que já estamos habituados, pois foi prática na freguesia durante muitos anos.
Em relação a esta matéria, já emitimos a nossa posição e mantemos que se a escritura estiver ferida de ilegalidade, estaremos certamente do lado da Lei e de quem provar que ser o legítimo proprietário da Edifício.
Aliás no nosso comunicado salvaguardá-mos exactamente o aspecto legal do acto pois será a Lei a repor a verdade dos factos.
O único interesse que nos move é a defesa dos interesses de São Martinho do Porto e qualquer decisão que venha a ser tomada nesse sentido terá o nosso apoio incondicional. E nem a minha opinião aqui interessa pois a posição é colectiva e essa sim é importante.

2ª - O motivo da reunião por nós solicitada ao Sr. Presidente da Junta de Freguesia prendeu-se com a preparação e definição da próxima Festa de Natal das crianças de São Martinho do Porto, à semelhança do que no ano passado foi feito pela primeira vez.
Como por certo sabe, porque nela esteve envolvido, aquela primeira festa foi uma iniciativa da Assembleia de Freguesia e da Junta, tendo sido um evento com algum sucesso, a avaliar pelas inúmeras opiniões que nos foram chegando ao longo do ano que agora está a findar.
Como o tempo urge, e nos tinha sido dito que era preciso dar continuidade à mesma Festa de Natal, entendemos que seria importante definir o que se pretendia, daí a dita reunião que pretendemos informal pois o intuito era definir muito bem o que pretendia.
Informo-o que desde esse dia, me encontro totalmente envolvido na sua organização pelo que será natural que me vejam mais vezes quer na Junta, quer trocando impressões com os membros do executivo envolvidos no evento.
Também lhe adianto que, se a freguesia entender que não pretende utilizar a minha colaboração para este efeito,
me sinto completamente disponível para me afastar de evento.

Espero assim que o amigo João Carlos e quem se der ao cuidado de ler este meu comentário, fique definitivamente esclarecido sobre a tal reunião informal e bem assim com a nossa posição sobre a tão falada polémica da escritura de usocapião.

Saudações
António

Anónimo disse...

Depois de ler o comentário do sr.João Carlos, no qual me revejo quase na totalidade, fica a pairar-me uma dúvida: o senhor sabe quem são os directores que contestam o modo de actuar do comandante? Se sabe, divulgue-os!
Sou um associado de muitos anos daquela Associação Humanitária e, como tal, gostaria de saber como é que se "vive", que ar se respira naquela casa!
Pelas suas palavras anda poluído, mas não parece!

Um abraço e boa noite

Anónimo disse...

So por ma fe ou desconhecimento e que se pode dizer que a direçao dos bombeiros pode vender ou trocar patrimonio.Pode propor a venda ou permuta, mas serao sempre os socios a dicidir,dai que estes sim serao os responsaveis.Quanto a questao de ser o sr. presidente dos bombeiros a fazer negocios,imformo que existe uma direçao composta por varios elementos que por maioria dicidem.Nao partilho da mesma opiniao do bombeiro que esta a tentar a destabilizaçao.Quer um conselho,se tiver a verdade do seu lado nao se esconda.Para julgar a direçao so os socios.Ja agora vao decorrer eleiçoes em dezembro mas olhem que o ordenado nao e grande coisa.Em relaçao ao antigo quartel e salao,a ignorancia da maior parte dos comentadores e assustadora.A seu tempo saberao de toda a verdade(os socios).Finalmente o sr. comandante e presidente da direçao tem B.I. como todos nos e so la esta escrito Joaqim Augusto da Conçeicao Clerigo. Nao misturem a pessoa com as funçoes que desempeha.A Associaçao dos B.V. de S.Martihno do Porto agrade-se.Boa noite.

Anónimo disse...

Há princípios e valores que devem ser mantido, mesmo quando as pessoas escrevem sob uma falsa identidade ou sob o anonimato. Quero com isto dizer que não se admite humilhar publicamente as pessoas ( sejam elas, o Senhor António Inglês ou o Senhor Presidente dos Bombeiros de S.Martinho). Uma coisa é a crítica construtiva, outra coisa bem diferente é a falta de educação...
Feita esta introdução, cabe dizer que: 1º Era preferível a oposição , liderada pelo autor deste blogue, ter-se abstido de publicar qualquer comentário, enquanto não houvesse um esclarecimento da Associação dos Bombeiros sobre esta situação, que terá de ser feita aos sócios e à população em geral;
2º Se a intenção era inscrever no QREN os restantes edificios para interesse público, porque razão não poderia a Freguesia ficar como titular dos mesmos, uma vez que a autarquia é composta pelas Juntas de Freguesia ?
3ºPorque razão os terrenos terão de passar para o património da Câmara e não ficaram na terra, tendo a freguesia (nomeadamente a Junta) uma palavra a dizer sobre o destino que lhe pretendam dar ?
Todos nós sabemos dos interesses imobiliários da Câmara em S. Martinho ( veja-se os prédios construídos quase anarquicamente e que tiveram motivações financeiras e contrapartidas camarárias).
4º Assim, quem nos garante que a Câmara irá utilizar estes imóveis para proveito da terra ? É que, passando para a serem propriedade da Câmara, fica fragilizada a posição da Junta, futuramente, caso pretendam se opor a uma eventual construção imobiliária nestes imóveis.
Assim, independentemente da cor politica, deverão pensar nas razões que levam a Câmara a pretender estes espaços.
5º Finalmente, porque razão tal escritura foi feita no cartório notárial da Drª Ana , quando a Câmara tem um notário privativo que faz todas as escrituras da Câmara ?

Anónimo disse...

Caro anónimo,

É verdade que em vez da CMA, estes terrenos poderiam e deveriam ser colocados em nome da Freguesia, e não nos Bombeiros ou no CMA.
Mas, com esta Junta, o mais certo é que acontecesse o mesmo do terreno junto ao Parque Campismo que, como todos sabem, foi entregue ao Sr. Coutinho (para mais uns belos mamarrachos), por menos de 40 mil contos (julgo que, no mínimo, esse terreno vale 1 milhão de contos).
Por isso, entre a Junta (que não sabe gerir nem a freguesia, nem o património da freguesia) ou os Bombeiros (que, como é publico, pretendem vender/negociar o edifício do antigo quartel), que venha a CMA e que esses terrenos e edifícios sejam postos ao uso da população (cabe agora à população, JF e oposição garantir o cumprimento dessa promessa).

Um abraço,

Anónimo disse...

Estou revoltado,indignado e por vezes até me dá vómitos,com comentários de certas pessoas.Com que então venha a camãra e isto é tudo nosso.não há leis,isto é uma anarquia ou assalto por método de terreno-jacking!Os bombeiros são uma associação privada constituida por direção,bombeiros e sócios com comparticipações do estado,porque é ao estado que compete socorrer os seus cidadaos,como é aos socios e só estes que compete dicidir a venda,troca ou doação.Se por acaso quando o processo em tribunal der razão aos bombeiros e os sócios dicidirem vender seja que patrimonio for qual é o problema.Estão a vender aquilo que é deles.Já agora queria dizer gozar com a cara dos bombeiros,pois são homens e mulheres que se ausentão de suas casas a qualquer hora do dia ou da noite para virem em nosso auxilio.Tenham vergonha.Para quem não conhece,vão ao quartel sede e visitem as instalações.Foram 10 anos de trabalho de bombeiros com e sem farda.Quem não gostaria de deixar de ouvir o toque da sirene.Pois é, com o estado não contem para reforçar os meios humanos existentes.Só com um património rentável poderiamos sonhar com um socorro mais eficaz.Para terminar por agora, queria deixar bem claro que se alguem dos corpos gerentes ou outros,enveredar pela politica o que tem a fazer é pedir de imediato a sua demissão.Bem hajam os BOMBEIROS

Anónimo disse...

Aonde e´que estao os comentaristas da onda de mudança,parece-me que desde que se descobrio que tinham feito a aliança com o comandante Pereira,Fugiram,Calaram-se,Escondenram-se,Ou ja´foram passar o Natal a´terrinha?

Anónimo disse...

Parece que anda por aí muita gente preocupada com essa tal aliança...
Será?
Parece-me que não fugiram porque ainda hoje vi dois, mas andam calados1
Porque será?

Anónimo disse...

Após ler o comunicado da "Onda de mudança", apesar de não me identificar com os seus ideais, li igualmente os comentários e as enterlinhas de ambições políticas para futuras eleições e em relação aos mesmos seria benéfico para todos nós, são martinhenses, que tivéssemos em conta o seguinte:
1. Se bem me lembro durante as várias apresentações do projecto de requalificação de S. Martinho que foram apresentadas publicamente à população, na planta da 2ª fase relativamente à área entre o adro e o outeiro e nas próprias plantas apresentadas, julgo existirem cópias na Casa da Cultural, o 1º quartel dos bombeiros (antigo quartel) junto à pensão era efectivamente transformado para albergar a Junta de Freguesia e outros serviços.
2.O Edifício do antigo colégio José Bento da Silva seria restaurado e alterado para albergar uma biblioteca e um serviço de restauração, na data não estava garantido dado pois não se saberia se estes incentivos abrangeriam tal restauro.
3.Na 3ª fase da requalificação implicava a destruição do salão dos bombeiros tornando a área num estacionamento de acesso à zona do outeiro e da praça. Por estas razões os Bombeiros Voluntários de SMP receberiam em troca, por parte da CMA, uma tranche em valor para apoio na construção do novo quartel. Em relação ao valor em causa só as Direcções dos Bombeiros o saberão, quanto ao recebimento esse foi efectuado.
4.Em relação ao terreno para construção do Centro de Saúde é algo que se fala há muito, inclusivamente já estivemos prestes a mudar para outros locais mas dadas as alterações no Ministério da Saúde ainda não foi possível alcançar esse objectivo.
5.Concordo que seria benéfico se este património se mantivesse nas mãos da Junta de Freguesia ao invés da CMA, mas desconheço os moldes em que as candidaturas a estes vários incentivos da Comunidade Europeia foram feitos e se implicaria a obrigatoriedade de ser a CMA a assumi-los.
6.Quanto a guerras políticas para futuras eleições à presidência da Junta de Freguesia ou à CMA, essas, nunca nos deverão desviar dos verdadeiros objectivos que são : estarmos cada vez mais atentos ao que se passa na nossa terra e dinamizarmos-a cada vez mais, de forma a não voltarmos ao marasmo que temos vivido estes longos anos.
É necessário sangue novo, com visão para o futuro, os tempos de recessão económica que se avizinham vão ainda ser longos, por essa razão quem assumir qualquer uma destas instituições deverá ser extremamente inteligente, com iniciativa e com "visão" para que o concelho e a nossa freguesia, principalmente, não entrem em declínio profundo.