sábado, maio 31, 2008

Concha Azul vence torneio de Encerramento...

O Grupo Desportivo Concha Azul conquistou o Torneio de Encerramento de Futsal da Associação de Futebol de Leiria em Juvenis.
Na final do torneio disputada no passado fim-de-semana, o Concha Azul venceu a equipa da Silveirinha por 8-1.

Projecto Cogumelos de Alcobaça...

Os consumidores vão poder produzir os seus próprios cogumelos com a ajuda do Projecto de João Inácio e Sandro Silva, dois jovens empreendedores, que lançaram os “Cogumelos de Alcobaça”.
Para já, a empresa vai vender kits com a espécie pleurotus ostreatus e espera aumentar a oferta até ao final do ano. Os dois empresários pensam, ainda, começar a produzir cogumelos frescos em S. Martinho do Porto a partir de 2009, depois de ter iniciado este projecto numa localidade do concelho do Bombarral.
Lançado no Concurso Nacional de Empreendedorismo, iniciativa da CGD e UNL, o projecto “Cogumelos de Alcobaça” tenciona produzir e comercializar uma gama diversificada de cogumelos exóticos frescos e derivados. Estes cogumelos, divulgados nos países asiáticos, têm um maior valor comercial e são uma melhor alternativa para uma empresa se iniciar, ocupando nichos de mercado não preenchidos e de gama elevada.
Como mercado alvo da fase inicial do projecto foram apontados os restaurantes de gama elevada das regiões de Leiria, Oeste e Grande Lisboa. Haverão rotas próprias de distribuição. Como objectivo importante da fase final do projecto foi definida a entrada do produto nas cadeias portuguesas e/ou espanholas da distribuição moderna.
João Inácio é licenciado em Química/Biotecnologia com Doutoramento em Biologia/Microbiologia. Sandro Inácio Silva, é formado em Gestão e Engenharia Industrial.
In www.cister.fm

Descargas poluem Baía de S.Martinho...

Vários pescadores queixaram-se ao REGIÃO pelas sucessivas descargas na Baía de São Martinho do Porto, alegando que vem de uma estação elevatória junto ao cais que está sucessivamente avariada.
O cheio nauseabundo e a cor negra da areia indiciam aquilo que os pescadores reclamam há muito, descargas na Baia de São Martinho do Porto, só visíveis na maré baixa, como retrata a imagem.
Contactada a empresa Águas do Oeste, fonte referiu que a estação elevatória não lhe pertence, mas sabem que há reclamações acerca daquele equipamento.
Em comunicado o Pelouro do Ambiente transmitiu que “o Município não teve conhecimento de qualquer descarga”, e ressalvam que “ainda esta manhã, (dia 8 de Maio) estiveram no local engenheiros da autarquia e não registaram qualquer ocorrência”.
Porém, segundo o vereador da CDU, Rogério Raimundo, que levou este assunto à reunião de executivo, foi-lhe garantido pelo vereador Vinagre que “telefonou e confirmou que não houve nenhuma descarga nem na zona do cais nem na Vala Real”, contrariamente ao que mostram as imagens.
Rogério Raimundo interpelou também a câmara no sentido de “ter registos de descontentamentos porque se anunciou que a obra da marginal acabaria com a despoluição e houve descargas poluidoras dos esgotos, junto ao cais em frente à estação elevatória e de novo, na Vala Real na zona dos Medros”.
Aproveitando este problema ambiental os pescadores reclamam também por uma intervenção na Baía, já que o assoreamento visível dificulta a atraque de barcos ao cais, o que faz fugir os pescadores para a Nazaré.
Relativamente às dragagens, o Pelouro do Ambiente relembra que “foi efectuada há cerca de quatro anos uma dragagem na baía e que obras deste porte não podem ser efectuadas todos os anos”.
De qualquer forma, acrescentam que esta tarefa “deve envolver outras entidades como o Instituto Portuário e o INAG (antigo responsável), uma vez que são as entidades com jurisdição para tal”, esclarecem.Já Rogério Raimundo descreve que “o assoreamento da barra e junto ao cais, piorou, o que torna impossível a atracagem de embarcações em maré baixa”, invocando a resposta de Gonçalves Sapinho, presidente da Câmara de Alcobaça que lhe terá dito que está “a pressionar o INAG” para solucionar o problema.
In www.regiaodanazare.com

Condutas de água da Escola S. Martinho do Porto degradadas...

Uma nova ruptura nos canos da água obrigou ao encerramento da Escola 2,3 de São Martinho do Porto na segunda-feira à tarde.
O rebentamento das condutas, que são anteriores a 1986 ano em que as aulas começaram a funcionar naquele estabelecimento de ensino, é frequente mas, desta vez, o problema foi mais grave e obrigou o Conselho Executivo a cortar o abastecimento de água em toda a escola e a enviar para casa os 600 alunos logo a seguir à hora de almoço. A normalidade, com o regresso às aulas, só foi retomada na terça-feira.
As condutas de água da Escola S. Martinho do Porto estão cada vez mais degradadas, devido à idade do sistema. As obras de substituição das condutas da água estão previstas acontecer em 2009, depois do próximo ano lectivo.

In www.cister.fm

sábado, maio 24, 2008

20 anos de escutismo...

.
O Agrupamento 869 de São Martinho do Porto, irá amanhã, dia 25 de Maio, realizar as promessas dos seus elementos, no ano em que comemora 20 anos de existência.
Parabéns a todos os actuais e antigos escuteiros.
.
.

Uma canhota amiga.

sexta-feira, maio 16, 2008

Incêndio mata intruso em habitação de S. Martinho do Porto...

Um incêndio numa habitação de S. Martinho do Porto provocou esta quarta-feira de madrugada um morto.
O alerta para o incêndio foi dado por volta das 03h45 pela GNR mas “quando os Bombeiros chegaram ao local já a cobertura da habitação tinha desabado e a casa estava totalmente tomada pelas chamas”, disse João Caçoila, segundo Comandante dos Bombeiros Voluntários, que adiantou que a casa se encontrava cheia de entulho, levado pela proprietária, que sofrerá de problemas psiquiátricos. A detecção do cadáver de um homem, totalmente carbonizado, só aconteceu quando os Bombeiros procediam à fase do rescaldo do fogo.
No espaço de dez anos, foi a terceira vez que os Bombeiros de S. Martinho do Porto acorreram àquela habitação por causa de focos de incêndio. A proprietária encontra-se internada no Hospital Psiquiátrico Sobral Cid, em Coimbra, e de acordo com as informações prestadas à GNR desconhecia que alguém estivesse alojado em sua casa.
As divisões da habitação estariam cheias de lixo (maioritariamente plástico com centenas de garrafas e garrafões de plástico), que a proprietária recolhia nos caixotes do lixo da vila, empilhado até ao tecto o que, de acordo com os Bombeiros, esteve na origem na rápida propagação do incêndio desta madrugada.
O indivíduo encontrado morto não é de S. Martinho do Porto, a avaliar pelos dados do Bilhete de Identidade que a GNR está, neste momento a investigar, mas sim da Arieira, da Cela Velha, terá cerca de 60 anos e será viúvo. São dados ainda por confirmar oficialmente, nomeadamente através da autópsia, a cargo de Leiria para onde foi enviado o cadáver. Para já desconhece-se os motivos da sua presença naquela casa, durante a ausência da proprietária, assim como o que iniciou o incêndio na casa verde, que fica à entrada da vila, logo a seguir às Bombas de Gasolina. A investigação ao caso está a cargo da Polícia Judiciária.

sábado, maio 10, 2008

Posto GNR S. Martinho do Porto desajustado aos investimentos públicos em curso...

A Câmara Municipal de Alcobaça voltou a pedir um novo posto da GNR para S. Martinho do Porto.
O chefe do Executivo, Gonçalves Sapinho, esteve recentemente reunido com a tutela para falar de vários assuntos relacionados com a segurança do concelho e aproveitou para pediu melhores condições de funcionamento para o posto da Guarda Nacional Republicana em S. Martinho do Porto, que substituiu a 16 de Abril de 2007 a Polícia de Segurança Pública no âmbito do reordenamento das forças de segurança no país.
Para além de estar mal instalada, Gonçalves Sapinho disse à tutela que S. Martinho do porto está a crescer a um ritmo que exige maior acompanhamento das forças de segurança aí instaladas e ainda que o posto da GNR, que também é responsável pelo patrulhamento de Alfeizerão, não está a acompanhar outros investimentos que estão a acontecer na vila com vista à sua adaptação aos objectivos de a tornar num ponto de atracção turística, como é o caso do Posto de Turismo e do novo Centro de Saúde.

quinta-feira, maio 01, 2008

Na Assembleia de Freguesia...

Alguns dos pontos abordados no período antes da ordem do dia, pelo nosso grupo:
1. Animação de verão de 2008
2. Passagem de Ano 2008 / 2009
3. Festas em honra de Sto António 2008
4. Lixeira junto à linha de comboio (Marginal)
5. Esgoto dos Medros a esgotar para a Vala Real
6. Ponto de situação dos terrenos cedidos pela freguesia:
· Capitania
· Avenida paralela à linha do Comboio
7. Obras vs Buracos nas estradas
8. Requalificação da Marginal:
· Para quando as árvores
· Iluminação
· Marco do cais
· Vedação do parque infantil
9. Degradação no outeiro:
· Perigo de queda de pedras no depósito da água
· Calçadas em muito mau estado
10. Requalificação da parte alta da Vila
11. Resultados do concurso de admissão de pessoal parque de campismo
12. Ponto de situação do novo Centro de Saúde
Muitos outros assuntos foram abordados na Ordem de Trabalhos da Assembleia de Freguesia, com especial destaque para a deslocalização do Parque de Turismo.