sexta-feira, junho 15, 2007

Bombeiros celebram 100 anos

1ª Corporação de Bombeiros de São Martinho do Porto

Fundada a 13/06/1907 a Associação Humanitários dos Bombeiros Voluntários de São Martinho do Porto, acabou de completar 100 anos de existência.
Na sua fundação, tiveram como padrinhos, os Bombeiros Voluntários de Torres Vedras.

A corporação instalou-se num prédio cedido pela Junta da Paróquia no nº 4 da Rua Marquês de Pombal.

No próximo domingo, será o dia festivo das comemorações.

Entre outros eventos, será entregue o crachá de ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses à Associação Humanitária.
.
Das cerimónias fazem ainda parte a inauguração de um novo espaço no quartel dos Bombeiros Voluntários, contendo parque de viaturas, salão para festas e sala do bombeiro.

7 comentários:

Anónimo disse...

Caro Ernesto,
Acabei agora de ver o desfile das fanfarras, dos bombeiros convidados e da nossa corporação.
Estão realmente de parabens!
A nossa fanfarra, com tão pouco tempo de existencia, já está a tocar muito bem e tem muitos elementos, que quem sabe, mais tarde, poderão vir a ser grandes homens e mulheres ligados aos bombeiros... E não só, a tudo o que poderá fazer bem na sua vida de adultos. Entretanto temos de os acarinhar e ensinar os valores da vida.

Sentimos orgulho ao ver a nossa corporação, pois já tem uma dimensão enorme, quer em bombeiros, quer em numero de viaturas.
Felicito-os a todos e em especial a sua direção.

Cipriano Simão disse...

Não é todos os dias que uma associação festeja o seu centenário.
Neste caso específico, trata-se de uma associação humanitária e por isso, merece especialmente a nossa admiração e o nosso apoio.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de S. Martinho do Porto, com os seus 100 anos, faz parte da vida de gerações de sãomartinhenses que contribuiram para a prestaçao do socorro que a associação tem proporcionado aos habitantes de toda a região e para que chegasse aos nossos dias, com a pujança e a qualidade que hoje tem.
Bem hajam todos os que, ontem e hoje, contribuem de forma altruísta e benévola, para o bem estar das populações, actividade cada vez mais rara na sociedade consumista dos nossos dias.
Cipriano Simão

Anónimo disse...

Caros amigos,

Aproveito esta oportuna notícia para deixar um apelo a todos aqueles que ainda não se associaram aos Bombeiros, o fazerem.

Para além de, associando-nos, ser uma atitude de reconhecimento do trabalho destes Soldados da Paz, ajudamos com um pequeno contributo para a corporação.

Muitas vezes só nos lembramos do trabalho dos Bombeiros quando precisamos deles. Lembremo-nos também quando os outros pode necessitar dos seus préstimos.

Um abraço.

Kamikase

Anónimo disse...

Caros amigos(as)!

Esta foi sem dúvida uma grande festa. Tive a opurtunidade dar os meus parabens à direcção desta associação que muito tem feito para o bens estar da nossa população e aos que nos visitam diáriamente.
São organizações destas que engrandecem São Martinho do Porto.

Tenho de realçar também a excelente organização desta festa do cententenário dos Bombeiros voluntários de SMP, em especial à "nossa" fnfarra que esteve muito bem.
Espero que continuem o excelente trabalho efectuado.

Cumprimentos

Rodrigo Neto

Ernesto Feliciano disse...

Caros Aramis, Cipriano e Kamikase,

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários é também a mais antiga associação da nossa freguesia.

Penso que é da mais elementar justiça que na próxima Assembleia de Freguesia se vote favoravelmente um voto de louvor à associação, que tão bons serviços nos presta.

Se a Junta de Freguesia não elaborar a proposta, como deve, disponibilizo-me a fazê-lo.

Ernesto Feliciano disse...

Rodrigo,

Nem mais.
Um abraço, e boa estadia pelo norte.

Anónimo disse...

Meus caros

Datas como esta que os nossos Bombeiros comemoram não se devem deixar passar em claro.
Pelo trabalho desenvolvido por todos aqueles que fazem parte deste magnifico corpo de soldados da paz os meus parabéns e só lamento não ter estado cá por São Martinho para testemunhar o valor destes homens e mulheres.
Bravo, meus senhores.
Louvo também a acção da Direcção daquela Associação pelo bom desempenho que tem vindo a desempenhar à frente dos destinos da AHBVSMP.
Minha querida aramis, penso que o facto de se pertencer à fanfarra dos Bombeiros já significa ser bombeiro e espero que, como tem sido tradição nesta terra, eles se mantenham fieis à sua Associação.
Um abraço
António Inglês