sexta-feira, junho 01, 2007

São Martinho do Porto - Praia das Crianças



Email enviado hoje pela amiga Paula Monteiro:

Hoje Dia Mundial da Criança, e também Dia de Abertura da Época Balnear, andei a passear na marginal e a nossa praia estava completamente cheia de crianças de diversas localidades.
Uma alegria vê-las a brincar, depois almoçar em convívio...
Estavam mais concentradas num local concessionado já a funcionar em pleno a partir de hoje, com barracas e nadador salvador.
A certa altura começo a ver filas de crianças com os respectivos professores a virem para a marginal, a atravessar e.... qual o meu espanto... a entrarem cafés a dentro para utilizar as casas de banho.
Pensei que se calhar não tinham reparado que existiam balneários e fui ver o que se passava e por lá.
Então deparo-me com portas fechadas a cadeado...
Isto é incrível, é uma falta imperdoável!!!
Até de Inverno deviam estar abertos, pois não temos para já mais nenhuma infra-estrutura do género, quanto mais a partir de hoje, que é a abertura oficial da época balnear!

Nota:
Este assunto já foi referenciado por nós, por diversas vezes, em sede de Assembleia de Freguesia.
Lamentavelmente, a solução que é simples, ainda não foi implementada.

19 comentários:

Anónimo disse...

É verdade minha cara Paula, uma falta imperdoável para uma terra que supostamente vive do turismo. Também estava na assembleia em que esse assunto foi falado e se bem me lembro a resposta terá sido o custo de uma funcionária. Para mim não é desculpa, até porque o Parque de Campismo tem essas condições. Não tenho nada contra o facto de os campistas terem as condições para as quais pagam, mas como tanto no Parque como no resto da freguesia estamos a falar de investimentos/custos da junta de freguesia custa-me aceitar que o Parque tenha balneários e a população em geral não os tenha, que haja dinheiro (cerca de 50 000€) para alcatroar o parque e o Cruzeiro (por exemplo) esteja uma vergonha, que o parque de campismo tenha parques para crianças e de merendas e a freguesia não veja nascer um há anos, ao contrário do que tem sido prometido nas campanhas eleitorais.
Seguindo a sugestão de um comentário a um post anterior deste blog, a freguesia precisa de um rumo, de uma estratégia integrada, que pense para onde quer ir e o que tem de fazer para lá chegar. Até esse trabalho estar feito continuaremos, nós cidadãos, a pedir avulsamente à Junta para resolver estas questões.

rendadebilros disse...

Que pena!!!
Cheguei aqui vinda d'O Sino de Aldeia e é sempre com muita emoção que ouço falar desta belíssima terra que está no meu coração pr uma razão muito particular: a minha irmã nasceu aí e aí fiz dois anos da escola primária há quase cinquenta anos e tenho belas recordações e fotos desses tempos e tenho passado regularmente por essa praia , e com minha irmã e minha filha e sobrinho temos recordações de belas férias e coloquei vários posts no meu blogue relativos a essa praia ( ex: 19 agosto 2006 Casas)...
Foi um enorme prazer passsar por aqui.
Bom fim de semana.

Maningue disse...

Quem resolveu neste dia dar um passeio pela praia, no inicio da época balnear foi com grande espanto que viu os W.C´s da praia encerrados. Infelizmente todos os anos isto sucede desde que aquela infra estrutura foi construída e tem-se verificado que aquele local quando está aberto não tem tido a devida limpeza.
Como já o disse em ocasiões anteriores não basta só requalificar, há que inovar e corrigir os erros que se têm feito.
Aquele local é por vezes degradante, 1º porque quem o utiliza, por vezes, não se preocupa com quem vem a seguir, 2º porque as pessoas que têm sido contratadas para a limpeza do local, passam horas ao sol e na conversa e a limpeza é feita na última, dado que ninguém as fiscaliza, 3º existe uma Associação de Concessionários de praia, e pelo que me parece (podendo estar errado)ao longo destes anos, espera sempre muito da Junta e da Câmara, mas vontade mudar de imagem, pela praia, pouco tem feito. As barracas estão com panos velhos os paus são colocados ao monte num canto da praia, passando por vezes lá o verão todo.
Julgo que a limpeza não poderá ser apenas exigida à Junta mas a Associação deverá igualmente agir.

Anónimo disse...

Minha querida amiga Paula Monteiro


Estranho este teu passeio. Não pelo passeio porque eu sei que o fazes frequentemente. Mas pelas conclusões a que chegás-te.
Então não tens cá casa há muitos anos? Não tens cá família? Não costumas andar por cá?
Ou esta situação é só de agora?
Minha cara, já devias estar habituada.
Procura eco do teu artigo no comentário do Paulo Fonseca.
Um abraço
António Inglês

Rakel Macedo disse...

Boa tarde.
Concordo plenamente que os Balneários se deveriam encontrar abertos, pelo menos desde o início da Época Balnear. Mais... Acho que somente os balneários existentes neste momento, não são suficientes. Não me estou a ver a dizer à minha filha (lá para o ano que agora ainda usa fraldas) «não faças xixi agora, aguenta aí que só temos de ir até aos balneários que são no meio da Baía» Sendo assim vamos parar ao que já se sabe: ou recorremos aos cafés, ou então vêem-se as crianças à beira da água a fazer o seu xixi ou o que tiverem na vontade.
Não concordo é que se misture alhos com bugalhos. O Parque de Campismo tem essas infraestruturas. E ainda bem. Um Campismo sem wc's nem sequer poderia funcionar de todo. São coisas muito diferentes. Lá por um sítio estar bem e o outro mal, não devemos fazer esse tipo de comparações. Corremos o risco de piorar o que está bem. Não se deve apontar o dedo ao que está feito, mas sim emendar o que ainda não está feito.
O fecho dos balneários é algo alegadamente fácil de implementar. Digamos para fazer o horário completo teria de ser 1 funcionária, mas depois para fazer as folgas teria que se contratar outra ou então fazer um equilibrismo horário com as empregadas existentes. Mas, a meu ver passa sempre pela contratação de mais uma empregada a tempo inteiro.
A questão das casas de banho apresentarem (quando abertas) poucas condições de higiene passa por 2 pontos: pela falta de civismo das pessoas que as utilizam e pela falta de vigilância das empregadas que lá se encontrem.Quanto a isso pelo menos um dos pontos teria solução: pela passagem aleatório de elementos (do Executivo, da Assembleia, outros funcionários) para se poder controlar o trabalho que é efectivamente feito.
Concordo com o Pirata no que se refere à Associação dos Concessionários. No entanto, eu não sei que entidade teria «poder» para poder solicitar que os panos das barracas fossem trocados de x em x de anos, e não somente quando se rasgam de podres (por ex).
Mas, como diz António Inglês esta situação não é nova e as pessoas acabam por se «habituar» ao mau.

Ernesto Feliciano disse...

Paulo,

Nem mais...
Mas é tão fácil a resolução desta situação.
Bastava atribuir essa função, a um dos trabalhadores da autarquia, com idênticas funções.

Ernesto Feliciano disse...

Cara "Renda de Bilros",

Obrigado pela sua visita ao blog – São Martinho do Porto.
Que pelo que escreve, é uma terra que está no seu coração.
Visite-nos sempre, tanto ao blogue como a São Martinho.

Uma boa semana.

Ernesto Feliciano disse...

Caro “pirata”,

Sendo a única infra-estrutura existente do género em São Martinho, penso que tal tarefa caberá à autarquia.

No entanto, e na época balnear, reconheço que a Associação Praia das Crianças também deveria ter um outro papel neste aspecto.

O resto é como relata, uma questão de mau civismo…

Ernesto Feliciano disse...

Amiga Raquel,

Como sabes, também considero insuficientes apenas os já existentes.

Mesmo com a conclusão dos do elevador, estas infra-estruturas são insuficientes para a Vila.

Não concordo é que fora da época balnear seja necessária uma pessoa a tempo inteiro para desempenhar as funções de limpeza dos wc's.

Anónimo disse...

Olá rakelita

Acho que quem baralhou tudo foste tu minha querida.
A ilação que tirei do que foi dito é que não existiria dinheiro para contratar pessoal para manter os balneários em funcionamento, segundo uma resposta do executivo da Junta quando confrontados com a questão.
Não está em causa se o Parque tem ou não essas infra-estruturas. Se as tem ainda bem, e até sei que tem uma estação de lavagem para viaturas para os seus utentes, o que se põem em causa é que haja dinheiro para umas coisas e para outras não.
Se reparares bem, as infra-estruturas que o parque tem, servem apenas e só os seus utentes, e muito bem porque eles pagam para isso, faltam é aquelas que servem toda uma população.
Para isso também tem que haver dinheiro, ou não achas?
Quanto à funcionária que dizes ser preciso contratar para suprir horários, minha cara, bastaria tão só que os balneários existentes estivessem abertos durante as horas normais de expediente, já era alguma coisa.
De resto, como já disse, este problema até já nem é novo, todos os anos falamos sobre as mesmas coisas. Por cá estes problemas tornam-se ciclicos.
Quanto às barracas de praia dos concessionários não me pronuncio porque desconheço se existe alguma lei que os rega.
Um beijinho para ti.
António Inglês

Ernesto Feliciano disse...

Os WC's já estão abertos.

Anónimo disse...

Caríssimo Ernesto Feliciano

O seu blog teve há pouco tempo um prémio dos tomates.
Pois eu daqui lhe comunico que nomeio ou elego, como preferir, o seu blog para Presidente da Junta de Freguesia de São Martinho do Porto, em substituição do actual executivo.
Não é a primeira vez que isto acontece...
Fala-se neste espaço, comenta-se, reclama-se, chama-se a atenção para os problemas da Vila, e resultado?
As coisas fazem-se, resolvem-se, sem grandes discussões.
Por isso o Blog São-Martinho-do-Porto ao poder já!
Parabéns meu caro é sinal de que o Ernesto e de todos aqueles que aqui dão as suas achegas sabem o que é melhor para São Martinho e se só depois de lerem ou terem conhecimento do que aqui se escreve as situações são emendadas, das duas uma, ou estão desnorteados, ou então andam com a governação ao Deus dará.
VENTOS DA BAÍA

Rakel Macedo disse...

Os wc's foram abertos no próprio dia 01 de Junho, assim que doi detectado o movimento das crianças junto da praia.

Anónimo disse...

Raquel,

Não nos conhecemos, ou se calhar conhecemos, mas a informação que nos traz é de alguém que estará muito perto de saber destes pormenores muito em particular.
Quero no entanto dizer-lhe o seguinte:
Mal vai uma Junta que não tem no inicio da época balnear os seus balneários de praia abertos ao público, desde logo porque assim se intitulam, balneários públicos.
Mal vai uma Junta que só os manda abrir quando detecta que chegaram á praia uns magotes de crianças. Então isto não é normal e natural acontecer todos os anos?
E depois menina Raquel, quem escreve o artigo afirma que os balneários estariam fechados e que assistiu à corrida dos meninos e dos professores para os cafés em busca de wc's. Se como afirma, os wc's públicos foram abertos nesse mesmo dia 1 de Junho, seria interessante saber a que horas é que isso aconteceu.
Por ventura foram abri-los perto das 18 horas e depois dos meninos todos terem feito o seu "xixi" nos cafés das redondezas...
VENTOS DA BAÍA

Anónimo disse...

Querida amiga Rakel Macedo,
Se os balneários foram abertos, foi depois das 16h00, pois foi a essa hora que os fotografei, como pode ver na imagem e estão com o cadeado.
Mas se abriram ao fim do dia, ainda bem, pelo menos entraram em funcionamento...
Paula Monteiro

António Inglês disse...

Meus amigos

Fico perplexo que em São Martinho do Porto, os balneários públicos na praia não estejam abertos durante todo o ano e não só no Verão.
Então são públicos ou privados?
E para agravar a situação, parece-me que são neste momento os únicos públicos existentes na Vila ou estou enganado?
Em tempos existiam uns nas traseiras do antigo posto de turismo, no jardim dos macacos ou largo do turismo como era geralmente conhecido. Não estavam normalmente em muito boas condições de higiene nem conservação, mas iam salvando as "aflições" mais urgentes de muitos. Só que as recentes obras de requalificação do local apagou-os do mapa.
Seria pedir muito,, Sr. Presidente da Câmara de Alcobaça que nesta linda terra fossem colocados alguns daqueles móveis, que viriam atenuar pelo menos provisóriamente a falta de balneários novos.
Será que nestas obras de requalificação isso foi previsto?

Apenas mais um pormenor. Então segundo uma informação de uma comentadora que dá pelo nome de Rakel Macedo, os balneários em questão foram abertos após se terem detectado movimentos de crianças na praia, juntando-lhe a informação complementar da autora do artigo que afirma que essa abertura só poderia ter existido depois das 16 horas, eu pergunto:
Foram abrir os balneários depois dessa hora e depois de as crianças estarem todas servidas, para quê?
Ou essa resposta foi uma encomenda?

Realmente São Martinho não entra nos eixos mesmo. É pena.
José Gonçalves

Rakel Macedo disse...

Boa tarde.

Em relação ao horário concreto da abertura dos mesmos não tenho essa informação, mas assim que a tiver irei disponibilizá-la aos senhores.

Em resposta ao sr José Gonçalves tenho somente a acrescentar que eu não dou respostas por encomenda de ninguém. Sou auto suficiente para poder falar por mim e somente utilizo palavras minhas. Se alguém dá respostas por encomendar ou coloca comentários a mando de alguem não serei eu de certeza.

Rakel Macedo disse...

Após ter entrado em contacto directo com a Junta de Freguesia (não preciso mesmo nada de esconder que vou directamente à fonte saber o que for preciso e que eles me possam e queiram dizer) soube que infelizmente eu estava enganada. E os balneários não foram mesmo abertos no dia 1 de Junho.
Perante tal facto não há mais argumentos. É uma falha muito grande.

António Inglês disse...

Minha cara Rakel

Não tinha intenção de a ofender, apenas constatei factos.
Mas com o ultimo comentário que faz, depois de ter confirmado que afinal os balneários não abriram no dia 1 de Junho, acho que nada mais há a acrescentar ao assunto.
O que lamento é que a 1ª informação que lhe foi dada tenha ido no sentido de informar mal quem consulta este blog.
De resto, não quis dizer que a rakel, estivesse a fazer o "favor" a alguém, mas que quem lhe deu a 1ª informação, errada, se serviu de si, lá isso serviu...