sexta-feira, janeiro 11, 2008

Ministério confirma ligação linha do Oeste com TGV em Leiria...


O Ministério das Obras Públicas confirmou hoje que a ligação entre as duas estações ferroviárias de Leiria, uma que serve a actual linha do Oeste e outra que irá fazer parte da Rede de Alta Velocidade, revela a agência Lusa.
Em resposta a um requerimento interposto pelo deputado Feliciano Barreiras Duarte, o gabinete do ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações revelou que os estudos técnicos indicam que haverá uma ligação directa entre a linha do Oeste e a futura estação de alta velocidade de Leiria.
Será possível, «a partir da linha do Oeste aceder às duas localizações alternativas para a nova estação de Alta Velocidade de Leiria», permitindo assim a «articulação» entre as duas redes ferroviárias. Esta solução irá «permitir a revitalização da linha do Oeste e constituir um forte apoio à sua modernização», conclui o ministério, em resposta ao deputado social- democrata Feliciano Barreiras Duarte, que foi eleito pelo distrito de Leiria. «A intermodalidade e a dinamização da procura entre a rede de alta velocidade e a rede convencional são situações a promover» pela tutela e como a actual estação da linha do Oeste não pode ser incorporada na rede de alta velocidade fica garantido, pelo menos, a sua ligação.
Actualmente, estão em análise duas localizações para a nova estação de Leiria, «uma a nascente e outra a poente da cidade, a decidir em função da avaliação de impacte ambiental do troço Alenquer - Pombal, actualmente em curso».
A modernização do Oeste é uma das «acções prioritárias» da tutela, refere o gabinete ministerial, estando em curso a conclusão do Plano Estratégico para esta rede onde ficará estabelecido «o conjunto de acções a realizar na modernização desta infra- estrutura».
No requerimento, o deputado deu conta das preocupações da população do concelho de Alcobaça relativamente à nova linha de alta velocidade, lembrando os protestos dos moradores e da autarquia.
Em resposta, a tutela recorda que os dois traçados em discussão, a poente da Serra dos Candeeiros, terão sempre medidas de engenharia que visam a «minimização dos impactes negativos», através soluções como a construção de túneis e viadutos, a atenuação de ruído com barreiras acústicas, a garantia de locais de atravessamento para a fauna a que se somará depois a identificação e acompanhamento arqueológico de qualquer património detectado.
.

2 comentários:

aramis disse...

Olá! Passa no Aramis, tens lá um prémio para ti.
Muitos beijinhos

Anónimo disse...

A ligação que trará mais benefícios para a região é a estação Oeste do TGV perto de Rio Maior com a programada linha transversal de Santarém até às Caldas.