sexta-feira, fevereiro 29, 2008

Associação Gota de Amor...



Associação de Dadores de Sangue foi despejada pela Junta de Freguesia

A Associação de Dadores de Sangue “Gota de Amor”, de S. Martinho do Porto, vem manifestar publicamente o seu profundo desagrado e indignação pelo forma como a Junta de Freguesia a despejou da sua sede, na sala que lhe estava atribuída no edificio do Colégio José Bento da Silva.
Esta Associação fundada em 24 de Fevereiro de 1995 e reconhecida com o estatuto de "Pessoa Colectiva de Utilidade Pública" repudia profundamente a atitude da Junta de Freguesia que retirou os bens da Associação da sede e os colocou num corredor publico sem o minimo de resguardo ou segurança. O Colégio José Bento da Silva é um património público deixado a S. Martinho do Porto pelo Comendador José Bento da Silva que se destinava a servir o ensino e a cultura. Quando deixou de servir as funções para que foi criado, o edificio passou a estar ao serviço da população albergando as associações, como a Casa da Cultura, a Associação de Dadores de Sangue, a Associação de Defesa do Ambiente e até a Junta de Freguesia ali instalou a sua sede.
Agora a junta sem qualquer aviso ou informação mandou retirar os bens da Associação e colocou-os num espaço público, um tratamento indigno para com uma Associação que tem prestado à freguesia relevantes serviços e que sempre tem estado disponivel para colaborar com a Junta. Pelo que não se compreende nem se pode aceitar este tipo de postura que apenas revela arrogância, prepotência, autoritarismo, falta de bom senso e até má fé. Se a Junta entendia dar aquele espaço outra utilização teria que previamente conversar com a Direcção da Associação e conceder-lhe um prazo e um outro espaço para albergar os seus bens. Entendemos que a Junta deve a esta Associação um pedido de desculpas e que a situação seja reposta com a colocação dos bens da Gota de Amor, no espaço que lhe estava atribuído.

Maria Clérigo

Comunicado e fotos enviados por email.

38 comentários:

Lisa's mau feitio disse...

Olá caro Ernesto,

Lamentável o assunto deste post... Enfim... Mas para tudo há uma solução...

Na verdade, o que me trouxe aqui foi o facto de eu ter visto no blog de ARAMIS que lhe foi deixada a ponta de uma corrente que é suposto ter seguimento. E vim verificar se a tinha blogado e feito passar a mais alguém. Isto porque eu sou a pessoa da frente dessa corrente, daí andar a ver como as "coisas" vão!

Poderá informar se aceita o desafio da Quadragésima que ARAMIS lhe lançou? é que a corrente está parada há cerca de 2 semanas... E não é o que eu gostaria que acontecesse!

Peço desculpa se incomodo!:)

Um beijinho

Lisa
:)

aramis disse...

Oh meu Deus, isto está lindo!!! Cá para mim, ou existe uma grande reviravolta ou então até os valores essenciais da nossa existencia como seres humanos, são postos em causa...
Esta Associação tem imenso valor e mérito e até é já reconhecida a nivel nacional. Os "senhores do burgo" só podem estar loucos, não vejo outra explicação!
Acho que a Sra.D. Maria Clérigo, como responsável da "Gota de Amor", devia colocar este assunto em tribunal e até pedir uma indeminização por danos próprios,não à Junta, mas concretamente às pessoas responsáveis por este acto, pois penso que só assim, pudessem vir a aprender algo. Sim, porque já todos sabemos que "diálogo"... é mentira!
Um abraço amigo,

aramis disse...

Amigo Ernesto, no seguimento do post da Lisa, aproveito já agora para te pedir que digas alguma coisa sobre o seguimento da corrente "quadragesima.com", para vermos se anda para a frente!
Um abraço e bom fim de semana,

Anónimo disse...

Sem querer fazer juízos de valor, pois não conheço o que levou o executivo da Junta a tomar tal decisão, não me parece que esta seja a forma mais correcta e cordata de tratar deste assunto. É um mau precedente que não me espanta, pois sei que os métodos utilizados são apanágio de quem sempre se julgou imune e impune a tudo e a todos.
A Instituição despejada, pelo importante papel que desempenha junto da sociedade civil e pelos inúmeros apoios que tem concedido e conseguído para os habitantes de S. Martinho do Porto, e não só, merecia ser tratada de outra maneira.
Aguardemos pelas explicações dos autores de tal acto, e que esta grave situação se resolva a bem de todos nós.
António Inglês

Unknown disse...

Desde já peço desculpa, pelo meu comentário, mas tenho que o fazer, secalhar até sou das pessoas mais indicadas para o fazer.
Trabalho em frente à referida Associação de Dadores de Sangue, "Gota do Amor", na UNIVA (Unidade de Inserção na Vida Activa)de São Martinho do Porto, que já existe nesta freguesia à cerca de 10 anos, numa sala cedida pela Junta, para atendimento ao público. A UNIVA tem como Entidade Promotora o Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto em parceria com o Centro de Emprego de Alcobaça (Instituto do Emprego e Formação Profissional).
Quero, desde já, dizer que considero que esta Associação é muito importante e uma mais valia para a freguesia. Não sei em que termos ou modos a situação foi tratada por parte da Junta, mas o que eu posso dizer é que qundo as coisas foram retiradas pelos funcionários da da Junta, foi tudo retirado com o devido cuidado, pois eu própria assisti a tudo. Quero também salientar que a Associação está muito preocupada com os bens da sede, porque estes foram colocados num corrredor público (que eu considero um hall, pois o referido corredor encontra-se vazio e é o que tem acesso às casas de banho do 1.º andar, que também estão em obras de remodelação), sem o mínimo de resguardo ou segurança, quando a porta desta Associação sempre se encontrou aberta (eu própria é que a fechei muitas vezes), e quem ìa às casas de banho podia entrar na referida sala e de lá levar o que bem quisesse.
Esta sala não tinha o mínimo de condições, estava suja, não era limpa por ninguém, as janelas estavam sempre fechadas com as portas de madeira, não tinha um único computador ou telefone ligado... Então onde funciona efectivemente a sede? Será esta sala (que tem que ser remodelada, pois com os anos foi degradando)que a Junta precisa para outros fins, um "depósito" ou um "armazém" da "Gota do Amor"? Desde que estou a trabalhar aqui na UNIVA (já lá vão 7 anos), nunca vi uma única actividade que seja nesta referida sala da Associação. Não estou de forma alguma a defender a Junta, porque nem sequer tenho qualquer cor política. Mas estou indignada com o facto de se querer fazer qualquer coisa por esta freguesia, a qual nem tem uma sala condigna de formação (quando atravessamos uma fase que se fala tanto nas "NOVAS OPORTUNIDADES"), nem um Posto de Internet Gratuíto, que é necessário para cerca de 200 pessoas, uns que já se encontram a frequentar e outros que vão iniciar, a curto prazo, processos de RVCC (para obtenção do 9.º e 12.º anos) para adquirirem mais escolaridade, por forma a poderem competir no mercado de trabalho. Este Posto também deveria ser dirigido para as outras pessoas da freguesia que, devido às suas dificuldades financeiras, não podem ter acesso nas suas casas à Internet.
Não podemos modernizar esta freguesia por falta de espaço? Nesta junta, que também tem os seus erros e que eu própria também não os tolero, se não se faz nada pela freguesia é porque não se faz (e eu sou das primeiras a apontar o dedo), quando se pensa em fazer alguma coisa de MUITO IMPORTANTE, é porque se fez prejudicando A ou B...
Meus senhores afinal o que se pretende? Modernizar ou Regredir?
Pensem nisto... Deveria haver era UNIÃO e não Conflitos... Os interesses públicos devem SEMPRE estar à frente da política. Não misturem as coisas, POR FAVOR!

Cristina Cruz
Responsável pela UNIVA de São Martinho do Porto

Anónimo disse...

Minha cara Cristina,

Concordo em parte com o que diz, é preciso ouvir as 2 partes e agir sempre com a calma necessária, no entanto tenho alguns comentários ao que diz:
- Independentemente da justificação para as obras na sala e do cuidado com que a remoção dos pertences foi feita, não faz sentido nenhum terem-no feito sem informar a Associação, mesmo que a cedência seja temporária como diz o sr. presidente ou que a porta estivesse sempre aberta como diz.
- Diz que é das primeiras a apontar o dedo. Costumo estar atento aos assuntos de S. Martinho e nunca tinha ouvido falar de si, nem mesmo agora depois de se saber os resultados da auditoria do tribunal de contas.
- Diz que não defende a junta nem tem cor partidária mas pelo seu texto fico com a impressão de que ou é mesmo defensora da junta, ou tem alguma coisa contra a Associação "Gota de Amor" ou tem interesse na sala ocupada pela associação. Ou as 3 coisas.
Cumprimentos a todos,

JM

Anónimo disse...

"Secalhar" em vez de dizer disparates e de tentar falar em nome do progresso deveria estar quieta e calada porque segundo creio vive em vale paraíso e já tem estrada alcatroada até à porta...
Sabe que 10 metros mais adiante, alguém anda a pedir o mesmo e ainda não lhe concederam essa benesse?
Onde está o progresso? É só para si?
Então acha que que a Junta pode chegar à sala da Gota de Amor e... por aqui me avio... tira tudo e mete no corredor? Mesmo que a sala estivesse sempre aberta e não fosse limpa?
E a sala da Univa? Quantas vezes é limpa por semana? E por mês?
Porque não disponibiliza a Univa parte do seu espaço para os tais cursos?
E a Junta precisa desse espaço para outros fins? Que fins?
Sabe que a Junta tem ou teve no 1º andar uma sala que lhe serviu de armazém anos a fio, depósito de lixo e que nunca foi limpa?
Pois muito bem, acha que o facto de a Junta ter tirado os bens da Associação Gota de Amor para o corredor, com muito carinho, que lhe dá o direito de o fazer?
Ora, que sentido de democracia é esse? Ou o espaço é para a Univa também?
E diz a menina que assistiu... ou participou? É que quem cala é cúmplice, logo a acção também lhe pertence... Não seria melhor ter estado calada?
Marosca do Bairro

Rakel Macedo disse...

Ora muito boa tarde.
E mais uma vez salta a polémica.
A alguém das pessoas que aqui colocaram comentários interessa saber qual o fim que será dado à sala? A alguém interessa saber porque estava aquela sala sem actividade, sem qualquer uso há alguns (largos) anos?

Atenção que conheço bem a Associação Gota de Amor, auxiliar a Maria Clérigo em diversos eventos. Sei o devido valor que a mesma tem. Pessoa extremamente dinâmica e eficiente que normalmente luta até conseguir atingir os seus objectivos. Não há como esquecer da quantidade enorme de dadores de sangue que a mesma associação obteve, alguns assim que fazem os seus 18 aninhos e que, legalmente, podem doar sangue. Eu própria, quando tive de levar transfusões de sangue, já me servi dos préstimos da Associação não tendo de repôr o sangue no Banco de Sangue hospital, visto a minha mãe ser dadora. (por motivos de saúde não o posso ser também). Lembro perfeitamente iniciativas organizadas pela Associação Gota de Amor, tais como o atletismo na Baía, com atletas federados e a «Miss de S. Martinho» que sempre alegrava as moças da terra :)

Mas, há que ser objectivos. Talvez devesse ter sido feito um ofício. Uma coisa protocolar, ser marcada uma reunião com o Executivo da Junta mais os corpos gerentes da Associação, e ter sido tudo resolvido a contento de todos os intervenientes. Com burocracia, muito tempo desperdiçado, provavelmente tudo seria assim resolvido da mesma, mas ninguém ficaria ofendido.

No entanto há que avançar. Há que saber que a sala se encontrava em franco processo de degradação (e de sujidade); que se encontrava fechada sem servir a ninguém; que era utilizada mais como sala de arrumos do que sede de Direcção.

O fim destinado, ou o fim a que se destinava, agora aquela sala é efectivamente necessário à freguesia. Locais como Salir já possuem postos gratuitos de internet. Há que facultar apoio às pessoas que em casa não podem aceder à internet. Estão em curso vários RVCC (que têm sido leccionados na escola C+S), mas cujas pessoas precisam de apoio informático.

Não sei de que modo a Maria foi contactada para retirar os objectos da sala. Não sei que tipo de empréstimo da sala foi acordado. Acho que as pessoas deveriam ter-se sentado e falado.

Sem falar por ninguém, acredito sinceramente que sempre que a Direcção da Gota de Amor precise de reunir (já agora reunem de quanto em quanto tempo?) a Junta facultará uma sala, nem que seja a Biblioteca .

Acho que estava na altura das pessoas quererem resolver as coisas. Mas, continuo a chegar à minha conclusão de sempre. Que conta mais a exposição pública e exacerbada dos factos, do que o crescimento da freguesia e consequente bem estar da população.

Em relação ao Sr Jorge Magalhães... nem todas as pessoas que apontam o dedo ao que se passa de errado têm necessidade de o fazer em praça pública. Nem só de posts em blogs vive o homem... Muitas vezes as chamadas de atenção para o que está errado surte muito mais efeito se for feito em local e com as pessoas correctas do que através de manchetes, blog, ou manifestos públicos.

Bom resto de semana

Anónimo disse...

E eis que do anonimato saem duas grandes defensoras da junta ...
Que fazem questão de dizer que não estão a defender a junta mas que o fazem de uma forma tão aplicada.
A rakel, que já auxiliou a Maria Clérigo e que que acha que nem só de blogs vive o homem, mas vem precisamente num blog colocar a questão de qual a periodicidade das reuniões da associação, como se isso fosse relevante para a questão. Por outro lado não exerce nenhuma função na junta, que eu tenha conhecimento, mas consegue justificar tudo o que a junta faz.
Não, cara rakel, não era preciso burocracias, só respeito. Uma conversa informal provavelmente ajudaria. Embora, ao contrário do que o sr. Presidente da junta disse na comunicação social, a rakel vem mesmo confirmar que é um “despejo”.
Minhas caras, há mesmo que ser objectivos senão corremos o risco de parecer estar a defender interesses pessoais. Esse argumento das burocracias é o mesmo usado pela junta para justificar a embrulhada em que se meteu.
Gostava ainda de lembrar que este edificio foi deixado por um benfeitor mas não para sede de junta. A actividade desta associação aproxima-se mais da vontade de Bento da Silva do que alojar a junta.
Ao que julgo saber a biblioteca é da instituição “casa da cultura”, não me parece uma boa ideia para reuniões, era mais do mesmo, usar os espaços cedidos para outros fins.
Quanto à necessidade de exposição pública, oh minha cara, estamos conversados ...

JM

Unknown disse...

Já agora sr. anónimo, Marosca do Bairro, ficava-te melhor dares a cara, mas como eu tenho educação, ao contrário de ti, nem te dou resposta... lembra-te só que além de te apresentares como anónimo, sabes bem que te conheço e não é qualquer pessoa em Vale do Paraíso que ía escrever o que tu escreves-te... pois aquele povo tem muito mais valor que tu... enfim... Pode parecer mas não ando aqui a ver os outros passar...
Até nunca

Anónimo disse...

Ora bem minha cara Cristina

Não ofendi a população de Vale Paraíso, não sou de Vale Paraíso, não me conhece, não dou a cara nem mais nada, até porque só tenho esta, mas que a resposta que me deu confirma que tenho razão... lá isso confirma..
Senão não teria ficado tão "assanhada".
Além de tudo o mais, entre nós dois não sei quem tem mais educação, se eu que a tratei e continuo a tratar por você (sabe, é que não temos intimidade nenhuma mesmo) se a menina que me começou a tratar por tu sem mais nem menos.
Terá acusado o toque? "Secalhar"...
Marosca do Bairro

Anónimo disse...

Minha cara

Só mais uma coisinha, parece-me que até no sexo se enganou...
E, a menina que trabalha na Univa tem afinal muito tempo para andar em blogs... para além de assistir a despejos... Não deve haver muito a fazer...
Até sempre
Marosca do Bairro

Rakel Macedo disse...

Meu caro Jorge Guimarães, (utilizando o mesmo termo que o senhor, apesar do mesmo não me agradar de todo):

Anonimato?? O meu? Está bem. Relembro que quando falo, falo por mim e não preciso de me esconder atrás do anonimato. É preciso coragem para assumirmos o que dizemos. Seja correcto ou errado. Nunca fui adepta de falar e não assinar por baixo.

E sim, a periodicidade do uso da sala é relevante. Mas se não o considera importante, estamos conversados. A actividade da Associação é muito benéfica. Mas, efectivamente não tem havido qualquer actividade envolvendo aquela sala. Portanto não se pode dizer que vá de encontro aos ideais do benfeitor José Bento da Silva.

Interesses pesosais? O meu interesse é sómente de poder ajudar a terra e poder incrementar os (poucos) recursos existentes. Quanto ao facto de eu não exercer qualquer função na Junta. Sabe... Quando as perguntas são feitas as pessoas que não têm nada a esconder respondem objectivamente. Não é preciso ter um contracto assinado com a Junta para ter conhecimento dos factos. Sobretudo quando estes são discutidos por tudo o que é povo na rua. Sou recenseada na freguesia. Gosto de me manter a par do que se vai passando. Não tiro juízos de valor só sabendo as informações de um dos lados.

Quanto à conversa informal.. Creio que deverá ter existido, senão como teria a Direcção da Gota de Amor sabido das obras na referida sala? Afinal já não se deslocavam lá há alguns anos...

No contexto geral dos comentários aqui colocados hoje... Acho muito feio que se façam acusações pessoais e muito sérias. As pessoas deveriam saber guardar as situações para os locais e horas apropriados.

Mas, pronto. cada um terá de viver com a sua consciência e com os disparares que diz boca fora.

Anónimo disse...

é triste que hajam pessoas como estas duas senhoras (cristina e Rakel) que venham para um "sitio" destes.. lavar roupa suja e que defendam com unhas e dentes a junta de freguesia de s.martiho do porto.. parece-me com tudo que têm alguma cumplicidade com a mesma... ou será a necessidade de arranjar algum "tacho".. talvez...
ninguem melhor que as senhoras para falar dos podres da junta.. ou não estivessem as duas tão proximas da mesma..embora por diferentes motivos.
a D.Rakel deve saber bem o que se passa na junta ou não seja a sua mãe o braço direito do presidente... (ou será um braço esquerdo?)
quanto a proximidade da D. cristina com a Junta as razões são obvias...
mas para quê perder tempo a defender uma junta que nunca se preocupou com a vila?!

Rakel Macedo disse...

Caro anónimo

Quanta coragem em atacar e tão pouca em assinar.

Caso não saiba pertenço à lista do PSD, já fiz por diversas vezes neste mandato parte da mesa da Assembleia da Freguesia.

E graças a Deus, não sei que tipo de relação terá com os seus pais, mas eu e a minha mãe temos muito mais, e melhor, para falar do que da Junta, dos problemas, das tricas e mexericos que por lá se passam. Esse é assunto que, em minha casa, não se discute.

Anónimo disse...

vejo que ficou ofendida D.Rakel...
parece-me com isso que tem alguma coisinha a roer-lhe o calcanhar.. ou a consciencia...

do que falam na sua casa não sei nem quero saber.. mas que tenho pena que haja numa vila tão bonita uma junta tão "suja".. tenho...
e que a srª deve ser das primeiras a apoia-la...

enfim... nem há comentário possivel a sua defesa em relação a tamanha sugeira (junta)...
a srª com toda certeza terá os motivos...

com os melhores cumprimentos

Anónimo disse...

quanto ao seu partido politico...
assunto de pouco interesse..
sabe que pessoas como a senhora aproveitam todas as oportunidades para ter fotografias "minimas" naqueles panfletos que em altura de campanha eleitoral andam espalhados pelo chão e que toda a gente põe o pé por cima...

Anónimo disse...

Costumo visitar este site e últimamente com mais frequência devido às noticias que infelizmente envolvem tão bonita vila que me habituei a visitar desde miúdo.
Ao ver um post com tantos comentários fiquei curioso.
Qual não foi o meu espanto quando vi que tudo isto se devia a 2 senhoras que aparentemente não têm muito que fazer (embora digam que há muito desemprego em S. Martinho e portanto a UNIVA deveria ter muito trabalho, pelo menos a que conheço na minha freguesia tem).
Não vejo a preocupação pelo anonimato, a não ser que as senhoras queiram perseguir alguem. Assim o dá a entender a sra da UNIVA com o "eu sei quem és", minha cara já não existem perseguições politicas à anos e em portugal não existe FBI. Já sabia do "alcatrão" em Vale Paraiso e Serra dos Mangues, infelizmente é conversa de café em S. Martinho, só não sabia que uma das beneficiadas tinha sido a "responsável" da UNIVA.

RP

Rakel Macedo disse...

Caro anónimo,

Não merece sequer a consideração de me preocupar em relação aquilo que pensa.

Realmente, quem não tem onde atacar tem de recorrer à tentativa de ofensa pessoal. E anónimo.

Confesso. Faz-me pena.

Anónimo disse...

pena?!
a srª a mim tambem me faz muita pena...
senhoras como a D. raquel deviam arranjar ocupação...
peça uma ajudinha à D.Cristina...
se calhar tambem é esquesita na ocupação...
assim não é facil...
olhe aproveite e vá fazendo o jantar... já esta na hora...
mas não descarregue essa raiva toda no cozinhado.. se não fica intragável...

Rakel Macedo disse...

Esquisita por favor. Ao menos tente ofender-me sem dar erros de ortografia.

Ernesto Feliciano disse...

Caros comentadores,

Verifico que alguns dos comentários a este artigo estão a fugir aos propósitos deste blogue.

Até ao momento, e na expectativa que os comentários melhorassem, não quis intervir, nem cortar a discussão.

Peço desculpa a todos, e solicito-vos que elevem o teor dos vossos comentários, e os direccionem para o assunto dos artigos, sem o qual, na qualidade de moderador, terei mesmo que fechar este assunto à moderação.

Anónimo disse...

Bravo Dr Ernesto,

Mais uma vez o vejo exercer a sua função com responsabilidade.
O que interessa mesmo é saber se a Associação tem ou não sede, se tem óptimo, senão, é preciso saber porquê e qual a alternativa.
Tudo o resto são comentários que no lume da discussão, por vezes baixam de nivel, embora todos em S. Martinho (eleitores ou apenas visitantes como eu) saibamos as razões dos comentários anteriores e os factos que foram apresentados, não são segredo eu ouvi da boca do próprio presidente.

Anónimo disse...

Boa tarde a todos

Acabo de chagar aqui e dou de caras com tão acesa polémica sobre coisas que o não merecem.
As energias gastas em discussões deste género deveriam ser canalizadas para defender São Martinho do Porto com unhas e dentes e se assim tivesse acontecido sempre talvez hoje não estivesse-mos a atravessar um período dos mais negros desta Freguesia.
Já tinha feito um comentário a esta matéria anteriormente e sem querer defender nem atacar ninguém, gostaria de acrescentar duas ou três coisas que me parecem oportunas.
Em primeiro lugar, penso que todos os que têm por costume frequentar as instalações do Colégio José Bento da Silva, hoje sede da Junta de Freguesia, da Casa da Cultura, da Univa, da ADA e da Gota de Amor, não sei se de mais alguma Associação, sabem que, efectivamente, a sala da Gota de Amor há muitos anos que não é utilizada e encontrava-se sempre aberta, disso sou testemunha.
Se não era limpa, não sei porque nunca tive a curiosidade de lá entrar sem que alguém da referida Associação lá estivesse presente.
Por essa razão, era de todo importante que o executivo da Junta tivesse tomado a iniciativa de convocar os membros da direcção daquela Associação por forma a com eles encontrar uma solução para a tal sala.
Desconhecemos todos que acções a Junta de Freguesia tomou em relação a este assunto e será de bom senso tentar saber primeiro o que se terá passado.
Não tendo existido da parte da Junta, nenhuma iniciativa, parece-me que esta não é a melhor maneira de solucionar este problema, que só o foi porque pelos vistos a Univa ou alguém a solicitou alegando não estar a ser utilizada.
Como membro eleito pelo Partido Socialista à Assembleia de Freguesia, tenho conhecimento que não há muito tempo fizemos uma sugestão ao Presidente da Junta para que nos fosse facultada uma sala para as nossas reuniões e a resposta que obtivemos foi a de que estariam todas ocupadas.
Estranho agora, que existam outros objectivos e outros pretendentes, a pretexto de que é para bem e para o desenvolvimento da freguesia.
Como já tinha dito no comentário que anteriormente tinha feito, não me admiro muito com estas atitudes do executivo, pois esse tem sido sempre o calcanhar de Aquiles do Presidente. Eu mando, logo poço, logo, faço.
Alonguei-me demasiado neste comentário mas não posso estar de acordo com este tipo de diálogos que aqui vim encontrar. Nem Jorge Magalhães (que não conheço nem sei quem é, nem a Cristina, nem a Rakel, muito menos um tal Marosca do Bairro,e muito menos ainda os anónimos, deveriam tecer qualquer comentário sem saberem primeiro o que se terá passado. Manda o bom senso que se deva evitar trocas de mimos como os que acabei de ler, se bem que me parece que se puseram a jeito uns dos outros.
Um abraço a todos e esperemos calmamente pelo desenrolar dos acontecimentos.
A si Ernesto, agradeço-lhe por mais este exemplo de imparcialidade e ponderação que não me espanta porque o conheço suficientemente bem.
António Inglês

Rakel Macedo disse...

Boa noite!

Amigo António acho que não teci qualquer comentário depreciativo, nem ofendi ninguém com as coisas que disse. Acho aliás que simplesmente falei do que sabia, e do pensava. Não ataquei ninguém pessoalmente, nem aliás me «defendi» dos ataques verbais a que fui sujeita.

Se há coisas que não gosto de fazer, nem que me façam é de ofender pessoalmente por discussões públicas/políticas.

Por mim, já sei tudo o que precisava saber sobre este assunto. Não me compete a mim divulgá-lo.

Anónimo disse...

Boa noite,

Tal como o meu amigo António Inglês fiquei triste e surpreendido com o que se passou neste blog durante a tarde.
Tenho a certeza que a ideia do Ernesto ao fazer este post era ajudar a resolver um diferendo e não o de gerar uma polémica.
Falo em nome próprio mas sei que é a opinião da maioria dos membros da lista que apoia o Ernesto, o momento não é para tricas mas sim para nos unirmos todos nesta fase dificil da nossa terra. Como já fizemos saber em comunicado a nossa preocupação neste momento é ajudar no que puder-mos a resolver os problemas. Isto não quer dizer que concordemos com o que foi feito mas colocamos em primeiro lugar a nossa terra.
É pena que estejam a gastar energias com ataques pessoais, acho que quem pode ajudar deve ajudar, quem não pode deve esperar por outra altura para estas conversas.

Paulo Fonseca

Unknown disse...

Acho que ficou bem à oposição o discurso que teve, só lamento o facto de eu ter feito um comentário em resposta ao sr. "Jorge Magalhães" e este não ter sido publicado, pois o seguinte, como já era mais "assanhado", como refere um anónimo, foi colocado lá.
O comentário anterior como tinha muita informação que poderia acabar com estas especulações todas, ficou de fora...
Só posso considerar isto tempo perdido, e ver isto como um jogo de interesses...
Dispenso os comentários acerca do meu trabalho, pois também não os solicitei a ninguém.
Nunca tinha comentado nenhuma coisa deste género e já vi que é tempo perdido.
Assim me despeço e agradecia que o responsável pelo Blog evitasse este tipo de ofensas quando o fundamental aqui é a FREGUESIA e não os conflitos.
Já deu para perceber que só é publicado aquilo que o autor do Blog entender...
Adeus
Cristina Cruz

Anónimo disse...

Boa noite!

Vejo com bom agrado que esta situação preocupa alguns comentadores deste blog.
A Associação Gota de amor é uma instituição de enorme importância para São Martinho.
Desde os 18 anos que "trabalho" com essa instituição através da minha dávida de sangue. Foi através dessa instituição que um familiar meu recebeu sangue numa complicada operação onde a esperança de vida era de 5/10%. Muitos se salvaram com o excelente trabalho da Srª Clérigo.
A ela e a todos os seus voluntários o meu muito obrigado!
Quanto a este despejo, essa situação só é estranha a quem anda a dormir, senão veja-mos:
1. Aos escuteiros, foi-lhes negado uma arrecadação para a arrumação dos barcos. Só com muita força da oposição, foi-lhes concedido um espaço.
2. Ao Concha Azul, foi-lhes negado por diversas vezes a utilização do autocarro da Junta.
3. À Casa da Cultura os apoios são quase nenhuns.
A Junta apenas apoia os Bombeiros (sem dúvida uma grande instituição que merece o nossa aprovação) e o Clube Náutico, uma instituição que tem lucros próprios e que apenas serve alguns (e não são moradores de S. Martinho). Ao Clube Náutico já foram dadas carradas de dinheiro para a sede e para organização de eventos, um terreno da Freguesia e ainda lhes é emprestado a antiga lota.
Gostaria de lembrar que, caso esta instituição feche portas, muitas vidas se irão perder em detrimento de umas jantaradas no Farol ou de uns passeios de barco dos “tios” de Cascais na nossa Baia.

João Carlos

Nota: Não posso deixar de reparar na picardia que está a ser feita neste post.
À Dª Raquel e à Dª Cristina peço apenas que se calem. Pois caladas estão muito melhor e não dizem asneiras.
Compreendo que tenham de defender a “sua bandeira” (até porque comem do mesmo tacho) mas, desta maneira? Com que propósito? Gostava de as ver defender o Centro de Saúde, a escola pré-primária (que tanto falta fazem). Gostava também de as ver repudiar publicamente as descargas efectuadas na Baia, as asneiradas do Sr. Pereira e Cª, etc.
Quanto ao alcatroamento da entrada da habitação da Dª Cristina, fico contente com esta notícia. Haja alguém, sem ser o Sr Coutinho e o PSD Alcobaça, que ganhe com esta Junta.

Ernesto Feliciano disse...

Cara Cristina,

Volto a este espaço, apenas para lhe dizer que publiquei todos os comentários, de todos os comentadores, sem excepção.
Se houve algum erro terá sido da sua parte com o envio do comentário, pois até ao presente momento não existe nenhum comentário para moderar, nem a nenhum comentário foi recusada a sua publicação.

Cumprimentos a todos.

Anónimo disse...

Ora eu não tenho medo de me identificar.
Chamo-me Joana Cruz e moro no Cacem.
Não conheço estas senhoras e mal conheço S. Martinho, mas bastou-me ler os comentários para perceber tudo: a D. Cristina quer mais uma sala para expandir o seu poderzinho de funcionária pública e a D. Raquel quer um posto de acesso à internet só para ela para não ter de pagar em casa ou ter de usar o da UNIVA.
E para obterem estas regalias não se importam de mandar para a rua a associação que elas próprias recolhecem tanto ter feito pela populção.
Acho que sei a solução para a associação, e se a sra Clérigo se filiasse no PSD !!! “secalhar” até tinha 2 salas ...

Joana

Anónimo disse...

Peço desculpa ao Dr. Ernesto, tem toda a razão, estes não são assuntos importantes.
Eu até nem numca tinha comentado num blog, mas estas senhoras deixam-me os poucos cabelos que tenho em pé.
E a continuação dos seus comentários dão-me razão.
Para a D. Raquel que gosta de emendar os outros o meu nome e Magalhães não Guimarães.
Não sei se lhe chamaria coragem se desplante, dizer que até é uma das beneficiárias da associação e defender o despejo em troca de uma sala de acesso à internet, porque não defende o despejo da UNIVA ?
Ambas falam de objectividade, será objectividade defenderem a junta e, sem qualquer justificação atacarem o moderador deste blog. Será objectividade chamarem oposição aquilo que o sr Paulo Fonseca chama de “lista que apoia o Ernesto” ?
Não percebo é porque os membros desta lista estão calados em relação ao que tem sido dito, têm medo ?
D. Cristina, se o tal comentário esclarece tanto, volte a enviar que de certo o Dr Ernesto publicará, afinal publicou a sua acusação.
A sua amiga Raquel, que já tem comentado mais vezes nunca fez tal acusação.
Jogo de interesses ?! de quem ?!? Está a assumir alguma coisa ?
Ora minha senhora, não sei se perteceu à ditadura, mas tem tiques disso. Provavelmente estava à espera do “lapis azul” nos comentários que lhe tocaram directamente. Agora que a conversa não lhe convem, “bate em retirada”.
Provavelmente ninguem teria falado no seu trabalho se tivesse assinado o primeiro comentário como “Responsável pela UNIVA de São Martinho do Porto”.

JM

Rakel Macedo disse...

Bom dia,

Desta feita será a última vez que coloco um post neste blog. Com pena minha, pois conheço pessoalmente o Ernesto e outras pessoas que aqui colocam comentários, e que merecem a minha consideração e respeito. Mas, sinceramente, acho que não preciso de ser ofendida nem de me aborrecer com coisas que podem ser faladas em locais apropriados, tais como a Assembleia de Freguesia e Reuniões de Junta.

Em relação à moderação de comentários terei que dizer que todos os que fui colocando ao longo dos tempos foram sempre publicados. Nunca houve qualquer um a que tenha sido negada a publicação.

Não peço desculpa pelas minhas opiniões nem pelos meus interesses. Infelizmente parece que não existe lugar à liberdade de expressão. E não, não estou a dizer isto em relação ao Ernesto que se tem mostrado sempre correcto.

Sr Jorge Magalhães, não defendo o despejo de nada. Defendo a utilização de uma sala que estava parada sem ser usada por ninguém. Se ler com atenção o que escrevi há-de igualmente notar que eu digo que as pessoas deveriam ter-se sentado e falado antes de tomarem atitudes mais ou menos precipitadas. Teremos de concordar que ninguém aqui falou na extinção da Associação de Dadores de Sangue. Esta continua a funcionar, sem no entanto usarem aquela sala há já alguns anos.

Peço desculpa de me ter enganado no seu apelido. Mas, terá de concordar que é algo diferente a troca de um apelido do que erros ortográficos.

Não defendo igualmente o despejo da Univa. Creio que não estará familiarizado com a ajuda efectiva à população de S. Martinho que se faz a partir de lá. Nem eu tenho bem a noção da quantidade de acções que por lá se iniciam e desenvolvem. Portanto a única coisa que posso fazer é convidá-lo a ir lá e conhecer o espaço em questão.

Chamo mais uma vez a atenção que nunca ataquei o moderador deste blog. Não tenho qualquer motivo para o fazer.

Sr João Carlos: bom dia. A «picardia» como lhe chama não foi começada e muito menos alimentada por mim. Calculo que o senhor quisesse sempre que eu apoiasse tudo o que é dito sem dizer o que penso. As acusações feitas de que «comem do mesmo tacho», além de graves, são totalmente falaciosas. A sua realidade provavelmente é diferente da minha. O senhor não me conhece e não poderá dizer o que repudio ou não. Já pensou que posso falar das coisas que considero erradas em sede própria? Mas, eu tenho é de viver com a minha consciência e não me sinto na obrigação de agradar a gregos e troianos.

Para a Srª Joana Cruz só a posso informar (apesar de ela não ter nada a ver com isso) que não acedo à Internet em espaços públicos. Possuo Internet em casa há já muitos anos. Acho sim, que pessoas que não tenham condições monetárias para a terem em casa deveriam ter um local de acesso grátis. Informo-a igualmente que a Univa não dispõe de Internet para acesso do público.

Com isto me despeço, deixando um abraço e cumprimentos ao Ernesto.

Anónimo disse...

É vergonhoso a forma como estão a tratar de um assunto, que pelos vistos ainda ninguém sabe muito bem a causa, neste Blog...
Pelo que leio parece-me que anda meia dúzia de homens (mas com "h" pequeno) a atacar 2 mulheres de "armas"... pela forma como escrevem vê-se logo o que são...
Força Rakel e Cristina!!!!! Dispensem "gentinha" de 3.ª Categoria...

AT

Anónimo disse...

Bom dia,

Se ontem não gostei do que se passou no blog, estou indignado com o que se passou depois. Ontem houve dois grupos a atacarem-se, depois do meu último comentário alguns dos ataques foram dirigidos a quem tentou moderar a discussão.
Nos meus comentários não me costumo dirigir directamente a ninguém, mas agora vou fazé-lo:
Cristina, acho que foste injusta com o Ernesto, tenho a certeza que ele não rejeitaria um comentário teu que lhe chegasse. E não deixes de comentar, a opinião de todos é importante e este post é uma excepção, se vires os outros, mesmo com divergências os comentários são sempre educados.
Sr Jorge, sei que a palavra “oposição” tem uma conotação negativa, mas nós não ganhámos as eleições portanto somos oposição. Eu chamo-lhe “grupo que apoio o Ernesto”, porque é isso que somos desde o inicio, mesmo antes das eleições.
Quanto ao medo, é porque não assiste às assembleias. Sempre defendemos o que entendemos correcto. Gostava é que percebesse que para além de não ser o nosso estilo o ataque pessoal, a responsabilidade que sentimos por ser eleitos como membros da assembleia nos leva a ser moderados nos nossos comentários.
Rakel, não tomes uma posição tão radical (a de não voltar a escrever para o blog), a internet tem destas coisas, a de qualquer um puder escrever o que bem entende sem ser responsabilizado por isso. És umas das animadoras mais interventivas deste blog, seria uma pena que não voltasses a escrever.
Ernesto, concordo com o teu comentário de ontem, estas conversas não levam a lado
nenhum, acho melhor fechar os comentários a este post.

Paulo Fonseca

António Inglês disse...

Amiga Rakel

Eu não afirmei que teceste comentários depreciativos a ninguém. O que disse é que deveríamos todos estar calados, não fazendo comentários sem primeiro sabermos como tudo isto se passou.
Tu própria dizes num comentário acima que ressalvaste esta situação, ou seja também na altura não estarias na posse de todos os dados sobre o assunto, logo tenho razão.
O que aqui está em causa são os métodos utilizados e mais nada. A Junta ao que parece é administradora do espaço do Colégio e para isso foi mandatada pela Assembleia de Freguesia (na minha opinião mal). Este facto por si só não dá o direito ao executivo de despejar quem quer que seja, conforme lhe der na real gana.
Terão de haver razões muito fortes para que isso aconteça.
Quanto à questão apresentada pela Cristina sobre um comentário que afirma ter enviado ao Dr. Ernesto e o mesmo não ter sido publicado, acho de todo infeliz e aqui sim, aqui veio ao de cima no último comentário que ela fez, questões partidárias mal resolvidas, pois o Dr. Ernesto para além de ser efectivamente o líder da bancada da oposição, é sobretudo, honesto, isento, e pretende como todos nós o melhor para São Martinho do Porto.
Repito o que já disse anteriormente, o Ernesto não me passou procuração para o defender, nem disso precisa, mas frases destas, acentuadamente provocatórias não se entendem.
Eu pelo menos não entendi, nem percebo muito bem como a Cristina se tenha virado para o Ernesto, depois de ter entrado em confronto com um tal Jorge Magalhães que ninguém sabe quem é, pelos vistos.
E essa de que será a última vez que fazes comentários neste blog não é daquela Rakel que eu conheço e muito prezo, como sabes.
Este blog, é um espaço informativo e um espaço de diálogo, que embora seja da autoria do líder da oposição dá voz a todos aqueles que nele se querem pronunciar. A prova evidente disso foi este infeliz episódio que descambou não faço ideia como.
Na questão apresentada pelo tal senhor Magalhães, de que estranha o silêncio da oposição, se passar os olhos pelos diversos comentários que aqui estão seguramente verá que estão aqui alguns, sendo eu um deles, a menos que não nos conheça mesmo.
Resumindo.
1º Todos estiveram menos bem neste processo.
2º Os métodos utilizados pela Junta de Freguesia são contestados e pouco claros.
3º Os fins a que a referida sala se destina são no mínimo duvidosos.
4º Continuamos a não saber direccionar as nossas energias no mesmo sentido, ou seja, em prol e defesa dos reais interesses de São Martinho do Porto.
5º Continuo a verificar que os interesses continuam e o executivo mantém-se fiel ao seu lema: Quero, logo faço!
6º Como último pensamento, agrada-me mesmo assim verificar que o que se passa em SMP está a interessar muita gente.
Passa um bom dia.
Beijocas para a tua filha.
António Inglês

António Inglês disse...

Esqueceu-me de um pormenor. Como repararás assino António Inglês e faço o comentário como José Gonçalves, propositadamente para veres que nada tenho a esconder. Aliás já sabias disso, mas com esta última nota dou por encerrados os meus comentários a este assunto pois começaram agora a aparecer a tal gentinha de 3ª categoria e essa eu não alimento.
Passa um bom dia Rakel.
António Inglês

Anónimo disse...

bom dia a todos...
é curioso como em 34 comentários a maior parte se refere a Srª Drª. Cristina e Srª D. Rakel (talvez sejamos todos obrigados a trata-las assim ou não fossem elas superiores aos restantes comentadores deste blog. "gentinha de 3ª categoria". como alguem lhes chamou) como pessoas "desesperadas" por um bom tacho da junta...
é provavel que esta não tenha sido a primeira vez que estas senhoras se manifetam nesse sentido...
é pena de facto que as atenções agora se voltem para o baixo nivel dos comentários e não para o assunto que nos trouxe aqui mas estas senhoras merecem de facto resposta...
concordo a 100% com o senhor jorge magalhaes...
e de facto a atitude da Srª. Drª. Cristina ao assinar e fazer referencia ao facto de ser a responsavel pela UNIVA de S.Martinho do Porto teve as suas consequencias...

quanto a Srª D. Raquel enfim não há comentário possivel...

aproveito a oportunidade para dar os parabens ao Dr.Ernesto por divulgar S.Martinho...

Ernesto Feliciano disse...

Lamentavelmente, parece que os comentários a esta notícia continuam a fugir aos propósitos do blogue, tomando proporções que nunca imaginei.

Como sabem, sempre defendi a liberdade de expressão, e por isso publiquei todos os comentários, sem excepção, que foram enviados ao blogue.

Mas chegou a altura de colocar um ponto final nestas discussões.

Não irei permitir o continuar destes assuntos, nem neste artigo, nem noutro artigo do blogue.

Pela 1ª vez desde a criação do blogue, tenho que tomar esta medida drástica, dando por encerrada a publicação de mais comentários a este artigo.

Reportando ao assunto em questão no artigo, importa ressalvar que se tratou da publicação de um comunicado da Associação Gota de Amor, devidamente assinado pela respectiva presidente.
Comunicado esse, entregue também a diversos órgãos da comunicação social.

Uma última palavra para a Rakel, espero que reconsideres a tua posição de comentares neste blogue.

Nele tens e terás sempre a porta aberta, até mesmo para a publicação de artigos.

Um abraço a todos.
Ernesto Feliciano