quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Campo de golfe a caminho de São Martinho do Porto...

Está aberto o caminho à instalação de um campo de golfe e de um hotel em S. Martinho do Porto.
A Câmara já aprovou o texto do protocolo do Plano de Pormenor que prevê um campo de golfe e uma unidade hoteleira num terreno à entrada da Baía. Carlos Bonifácio, vice-Presidente da Câmara, fala de um “projecto de grande interesse para a região”.
A decisão conta com o apoio do PS. Daniel Adrião lança ainda a ideia de se construir um Centro Hípico e um Hipódromo na vila de São Martinho do Porto como mais uma forma de chamar turistas à freguesia.
Ao contrário do PS, a CDU contesta este equipamento previsto entre São Martinho do Porto e Alfeizerão. Rogério Raimundo considera que já há campos a mais na região, e no país, criticando o excesso de oferta destes equipamentos que, segundo especialistas contactados pela CDU, aumentam os custos ambientais.
A CDU aprovou, na CMA, a instalação dos campos de Golfe na Praia Pedra do Ouro, em Pataias, e em Alcobaça, mas contesta o que está previsto para SMP como mais um equipamento de atracção turística.
A vila de São Martinho do Porto reivindica há vários anos uma unidade hoteleira e equipamentos que puxem por turísticas durante todo o ano. A aprovação do texto do protocolo entre a Câmara e os Privados é, por isso, para Antunes Pereira, Presidente da Junta de Freguesia, que não conhece todo o projecto “uma boa notícia”.
Um grupo privado propôs construir entre S. Martinho do Porto e Alfeizerão um campo de golfe e uma unidade hoteleira. O estudo de impacte ambiental está concluído e não levanta problemas. A Câmara já aprovou o texto do protocolo que, em breve, irá à Assembleia Municipal.
.
SM.

3 comentários:

Anónimo disse...

Boas Noticias !
Finalmente parece haver condições para S. Martinho dar o salto de que precisa. Do saudozismo do turismo de massas para a realidade incontornável do turismo de qualidade.
Pena é que assim que se fala neste assunto vozes de oposição se levantem. Na linha do que já havia feito Adelino Granja, vem agora Rogério Raimundo opor-se a este projecto. Sendo pessoas respeitadas e ouvidas no concelho é uma pena que tomem estas posições de principio, provavelmente, sem estudarem os impactos de um projecto destes.
O argumento desta vez é que já existem campos a mais na região, provavelmente a ideia é essa, então o Algarve não está cheio de campos de golfe ? não é esta actividade que tem suportado grande parte da ocupação hoteleira, em especial na época baixa ? Há opiniões de que o Oeste poderia ser o 2º Algarve em termos de turismo de qualidade.
Mas lamento ainda mais que seja mais uma vez S. Martinho o local escolhido para apresentar todos estes argumentos de principios: problemas ambientais, destruição de terrenos agrícolas, excesso de construção, etc. Então Pataias, Serra do Bouro, Vimeiro e Nazaré não têm este problema. Como já disse anteriormente (Golfe: ameaça ou desafio?) porque tem de ser S. Martinho a manter-se "virgem" nesta onda de desenvolvimento?
Espero que o projecto vá avante e que todos se unam em prol do desenvolvimento de que S. Martinho precisa.
Um abraço

Anónimo disse...

Boa! Já se começa a ver "uma luz ao fundo do tunel..." em relação ao desenvolvimento turistico de S.Martinho do Porto! Chega de marasmo e "falta de oferta" para os potenciais visitantes.
Como licenciada em Turismo e com 32 anos de experiencia de trabalho na maior agencia de viagens de Portugal, sei que a oferta de golfe no estrangeiro e actualmente tambem em portugal, é um produto de grande venda. Trás atrás de si todo um potencial de clientes, na maioria reformados, que ajudarão e muito no desenvolvimento comercial e imobiliário na nossa terra.
Não posso concordar de forma alguma com o Dr.Rogério Raimundo - pessoa que muito admiro - pois como sempre, só para São Martinho é que se colocam questões???
A Mãe natureza deu-nos todo um conjunto de beleza natural que temos de mostrar.
Outra mais valia será poder mostrar a nossa querida terra no estrangeiro, através da oferta de golf, nas feiras de turismo internacionais, nos operadores turisticos e lógicamente na internet. Até hoje, nas dezenas de feiras em que estive presente, olhava sempre com tristeza para o Pavilhão onde poderia encontrar a zona oeste e... na nossa Região de Turismo (Leiria-Fátima) só via fotografias da Nazaré...
Tenho mesmo muita esperança que isto dê uma grande volta em todos os sentidos!!!
Até o mercado de trabalho será maior, o que queremos mais?
Amigo Ernesto, se for necessário fazer alguma coisa para que este projecto não vá "por agua abaixo" conte comigo, bem como todo o executivo da Junta de Freguesia, para o que for preciso. Temos de agarrar esta realidade com muita garra!!!
Um abraço
Paula Monteiro

Anónimo disse...

Meus amigos

Estou e estarei na linha da frente para defender projectos que visem o desenvolvimento económico e turístico de São Martinho do Porto.
Por isso, estou ao lado deste e a ser verdade, que a ideia e o projecto vá para a frente e depressa.
Esta terra é a sala de visitas do nosso Concelho e merece tudo isto e muito mais.
O Turismo de qualidade trás com ele exactamente isso, qualidade.
Agora o que eu temo é que estas ideias não sirvam apenas determinados objectivos menos claros e não passem do papel.
Com este projecto tem a Câmara de criar todo um conjunto de obras de apoio e sustentabilidade a uma iniciativa destas, e não posso esquecer os acessos, o saneamento básico, o estacionamento, a qualidade da nossa água, do nosso mar e tantos outras necessidades que normalmente ficam pelo caminho infelizmente.
Quero acreditar que desta vez as coisas se alterem e tudo nasça com cabeça tronco e membros. Nunca é tarde!
Por outro lado, melhor turismo significa mais e melhores postos de trabalho, por isso que seja bem vindo que nós estamos de braços abertos.
António Inglês